Nova vitória de João Ferreira na Baja Portalegre 500

37ª Baja Portalegre 500, de 26 a 29 de Outubro de 2023, Foto: Paulo Maria / ACP

Chuva, lama, muito público, mas também muita emoção na discussão dos lugares cimeiros nas diferentes categorias. No fundo, “um Portalegre à antiga”, uma prova de superação para os mais de 400 concorrentes que enfrentaram a 37ª edição da Baja Portalegre 500. No final, segunda vitória consecutiva para o jovem João Ferreira (Mini), entre os automóveis, enquanto Bruno Santos (Motos), João Vale (Quads), Hélder Rodrigues (SSV) e Domingos Cunha (Mini Baja) triunfaram nas respetivas categorias.

“Uma corrida incrível, especiais fantásticas na lama e um número louco de espectadores!”. O consagrado Mattias Ekström era um estreante na Baja Portalegre 500, mas as palavras do bicampeão do DTM, campeão do Mundo de Ralicross e vencedor de etapas do Dakar dizem tudo sobre o sucesso e o caráter especial da prova do Automóvel Club de Portugal. Num fim de semana marcado pelas difíceis condições atmosféricas, que inundaram vários locais do percurso e obrigaram mesmo a encurtar o último setor seletivo, no sábado, a Baja Portalegre 500 voltou a afirmar-se como uma das mais duras e emblemáticas provas do todo-o-terreno internacional.

Desportivamente, João Ferreira chegou à segunda vitória consecutiva na prova dos automóveis, agora acompanhado pelo experiente Filipe Palmeiro e ao volante do Mini JCW Plus da categoria T1+. O ex-campeão nacional e europeu de bajas, que vinha de uma vitória no Rali de Marrocos na categoria T4, geriu com mestria a dureza do percurso e liderou a prova nos dois setores seletivos de sábado. “É um sentimento incrível. Antes da corrida sabíamos que iríamos lutar com o atual campeão do Mundo (ndr, Al-Attiyah) e o vice-campeão do Mundo (ndr, Al-Rajhi). Demos tudo em condições difíceis, com muita água e lama. Ganhar em Portalegre é sempre muito especial, principalmente nestas condições e com esta concorrência”, afirmou João Ferreira no final.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que se estreavam com o Prodrive Hunter, foram penalizados em 20 minutos no setor da manhã, por terem bloqueado o Mini de João Ferreira, abrindo caminho ao segundo lugar da geral provisória de Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota Hilux T1+). “Esta prova em Portugal nunca é fácil, por isso estou satisfeito com o resultado. Há imensos espectadores ao longo do percurso, é incrível, e a organização também faz um excelente trabalho. É muito agradável correr aqui”, referiu o piloto saudita.
Por sua vez, Al-Attiyah conquistou o título da Taça do Mundo FIA de Bajas em Portalegre e apelou da penalização de 20 minutos, podendo ainda subir do 12.º lugar em que terminou.

João Dias e João Miranda (Can-Am Maverick X3) repetiram o pódio de 2022, agora no terceiro lugar, a escassos 17s da Toyota de Al-Rajhi, devendo também confirmar o título de campeão nacional de T3. Armindo Araújo e Luís Ramalho foram os mais rápidos do Setor Seletivo 4, com outro Can-Am da equipa Santag, ficando muito próximo do pódio à geral, no quarto lugar. O top 5 ficou completo com mais um Can-Am da categoria T3, o de Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira. O brasileiro Cristiano Batista, navegado por Robledo Nicoletti, levou o seu Can-Am à vitória nos T4, com Alexandre e Rui Franco a fazerem o mesmo nos T1, apesar de problemas no turbo do Mercedes 350D. Tomás Gameiro e António Saraiva triunfaram nos T2, com o Toyota LC200, e Ricardo Sousa foi o mais rápido na prova do CNTT, com um Can-Am navegado por Jorge Brandão. Sérgio Matos e Sebastião Dominguez repetiram a vitória do ano passado no Evento Nacional, com uma pickup Mercedes-Benz.

Classificação online: https://clasif.anube.es/?rallyId=117

Bruno Santos estreia-se a ganhar em Portalegre 

Dez anos depois de se estrear na prova, chega a consagração de Bruno Santos no lugar mais alto do pódio da Baja Portalegre 500. O piloto da Husqvarna, bicampeão nacional de TT Rally Raid em 2018 e 2019, partiu para o dia de hoje na terceira posição, mas quando, sensivelmente a meio do Setor Seletivo, ascendeu à liderança, foi paulatinamente aumentando a diferença para os mais diretos adversários. No final, 2m44s de diferença para o segundo classificado. “Cometi poucos erros e andei com muita cautela, pois não vinha com ambição de dar tudo em Portalegre. Como tenho de estar operacional para o Dakar, tive muito receio de sofrer uma lesão, mas à medida que a prova foi evoluindo, e com as dificuldades do António Maio, vi que tinha uma oportunidade e aproveitei-a”, disse Bruno Santos.  

Os restantes lugares do pódio foram ocupados por André Sérgio (Beta) e por Gonçalo Amaral (Honda), enquanto Tomás Dias (Fantic) e João Duarte (Honda) fecharam o quinteto da frente. Refira-se que António Maio, o campeão nacional de TT e oito vezes vitorioso em Portalegre, quedou-se pela 19ª posição, devido a uma fuga no tubo de gasolina da sua Yamaha.

Classificação online: https://clasif.anube.es/par/?rallyId=116

Hélder Rodrigues triunfa nos SSV 

Depois de uma ilustre carreira nas motos, Hélder Rodrigues (Can-Am) também dá cartas nos SSV, tendo sido o mais forte em Portalegre, a sua primeira vitória nesta categoria. “Isto significa muito para mim. Depois de um ano duro, vencer aqui é muito especial. O carro esteve impecável, não tive furos e na parte final tive de fazer uma gestão, para ultrapassar as motos 4”. Na classificação final provisória, João Monteiro (Can-Am) foi o segundo classificado e, com este resultado, será o novo campeão nacional, enquanto Pedro Santinho Mendes (Can-Am) termina no terceiro lugar final, depois de ter passado pelo comando da prova.

Classificação online: https://clasif.anube.es/gen/?rallyId=116

João Vale bisa nos Quads 

Pelo segundo ano consecutivo, domínio de João Vale (Can-Am) entre os Quads na Baja Portalegre 500, com o piloto de Santo Tirso a impor a sua lei logo desde o Prólogo. “Uma grande vitória! Ao quilómetro 40 sofremos um azar, quando ficámos sem travões à frente. Cheguei a acreditar que não seria possível, mas missão cumprida e parabéns à equipa”, realçou João Vale.

Tomás Paulo (Yamaha) foi o 2º classificado a 2m57,9s do líder, enquanto Flávio Gonçalves, Filipe Silva e Rodrigo Alves (todos em Yamaha) fecharam o quinteto da frente.

Com um final dramático, depois de ter sido rebocado durante mais de 80 quilómetros pelo colega de equipa Tiago Teixeira, Rafael Carvalho chegou ao final bastante emocionado, numa altura em que discutia o título de campeão nacional. “Não há palavras para descrever. Este é, sem dúvida, o espírito da Baja”, referiu, em lágrimas, o jovem piloto de 21 anos, numa das imagens mais marcantes da edição deste ano. Apesar da classificação ser ainda provisória, Luís Fernandes (Yamaha) deverá ser o novo campeão nacional SSV.

Classificação final em: https://clasif.anube.es/gen/?rallyId=116

Jovem Domingos Cunha bisa e sagra-se campeão nacional na Mini Baja 

Com idades compreendidas entre os nove e os 16 anos, os jovens pilotos da Mini Baja foram verdadeiros heróis em Portalegre, tendo em conta a chuva e as condições dos pisos que tiveram de enfrentar. No final, segunda vitória consecutiva para Domingos Cunha (Yamaha) em Portalegre, um resultado que lhe permitiu sagrar-se campeão nacional Juvenil. “Foi uma corrida muito gira, com um percurso espetacular. Os pisos tinham umas partes mais degradadas depois da passagem dos carros, mas foi sempre a curtir de princípio ao fim e cumpri com o meu objetivo”, disse Domingos Cunha. 

Bernardo Caiado (Gas Gas), Manuel Amaral (Yamaha), Luís Rodrigues (KTM) e António Feliciano (Yamaha) encerraram o grupo dos cinco primeiros, mas com o primeiro a orgulhar-se de ter sido o vencedor entre os Iniciados e de se sagrar campeão nacional. Já Francisco Porto Nunes (Yamaha) venceu entre os Infantis e festejou da melhor forma o seu título de campeão.

Classificação final em: https://clasif.anube.es/gen/?rallyId=119

Quase seis dezenas de concorrentes animaram as categorias Promo & Hobby, com vitórias de Luís Rodrigues (Hobby Motos), Frederico Ribeirinho (Hobby Quads), Gita Gomes (Hobby SSV); Duarte Pereira (Open Moto), António Coimbra (Open SSV), Tiago Ferreira (Maxi Baja0); Francisco Jacinto (Maxi Baja S1) e João Rebelo (Maxi Baja V2).

Horário de Inverno: relógio atrasa uma hora esta madrugada

O horário de inverno em Portugal começa este domingo, dia 29 de outubro.

A mudança de hora faz-se na madrugada deste sábado para domingo, sendo que os relógios devem atrasar-se uma hora às 2 horas da madrugada (passar das duas para a uma hora).

Uma vez que se atrasa uma hora, nos relógios, este é o dia mais longo do ano. A partir deste domingo, os dias começam a clarear mais cedo e a escurecer também uma hora antes.

Este horário de inverno termina a 31 de março de 2024, altura em que se muda para o horário de verão, adiantando-se uma hora no relógio.

TransAlentejo Walking Festival percorre olivais e montado de Montemor este domingo

Os olivais e montado do concelho de Montemor-o-Novo são amanhã, domingo, 29 de outubro, palco da caminhada do TransAlentejo Walking Festival.

Segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, Montemor-o-Novo “é um destino cultural de excelência, a sua cidade, a sua oferta e gastronomia” e através deste percurso pedestre os participantes vão poder ver “o melhor” de Montemor.

Para José Pedro Calheiros a magia de Montemor “tem a ver com os núcleos urbanos bem desenvolvidos, bem cosmopolitas mas bem circunscritos, que é o que se passa em Montemor” porque “quando saímos de Montemor rapidamente entramos nos montados e temos um mundo rural muito ativo e que funciona”.

Pelo percurso os participantes vão passar pelo “antigo caminho de ferro, o ramal de Montemor com uma paisagem do Castelo e de Montemor à nossa frente, um miradouro que nos remete para visões da história”, explica o diretor técnico do festival.

No caminho de regresso “atravessamos Montemor e passamos pela ponte Eiffel que passa por cima do rio e que nos dá aquela sensação de aventura completamente segura, que para José Pedro Calheiros “serve muito bem o troço final de chegada entre Olivais e Montados de Montemor”.

Esta caminhada por olivais e montado de Montemor tem um percurso de 13.6 quilómetros e tem partida do Posto de Turismo, amanhã, às 9.30 horas.

“O Elvas” empatou a zero com Juventude de Évora

“O Elvas” empatou a zero com Juventude de Évora, esta tarde no Campo Patalino, em partida da 7ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Os azul e ouro somam agora três pontos e ocupa a 12ª posição na tabela classificativa.

Caminhada “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos” este domingo em Arraiolos

Arraiolos recebe amanhã, domingo, 29 de outubro a iniciativa TransAlentejo Walking Festival.

A caminhada “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos” sai, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, “diretamente do centro de Arraiolos, cruza a rua dos tapetes e entra na zona rural e depois utilizando a antiga linha de caminho de ferro que passava em Arraiolos, fazendo um grande troço desse circuito, muito utilizado pela população local, mas às vezes desconhecido para quem visita o território”.

Antes de começar ou no final José Pedro Calheiros deixa aos participantes uma sugestão “comer uma empada de Arraiolos, marca do território, porque não há caminhada que não termine com uma refeição” já que o “último quilómetro é sempre à mesa e em Arraiolos esta afirmação ganha especial interesse”.

A caminhada “Entre Pontos e Colinas de Arraiolos”, de 9.4 quilómetros, tem partida às 10 horas, da Praça da República.

Mês da Música encerra sábado na sede do “Grémio” com concerto de José Mateus

José Mateus, em concerto, vai estar na sede do Centro Artísto Elvense, conhecido por “Grémio”, na Praça da República, este sábado, dia 28, às 19 horas, numa atuação integrada no “Mês da Música”, iniciativa que a Câmara Municipal de Elvas leva a cabo.

Esta atuação, segundo revela José Mateus, tem um “sabor especial” porque o seu bisavô foi um dos fundadores desta coletividade, destacando as condições do salão, que segundo diz “tem muita luz é antiga e tem a sua força”.

A apresentação do Tour de José Mateus, nos salões nobres das coletividades elvenses, constitui este programa cultural, no mês em curso; já teve concertos nas sedes de “O Elvas”, Sociedade de Instrução e Recreio e Banda 14 de Janeiro, terminando na sede do Centro Artístico Elvense, neste s´sbado.

O “Mês da Música” tem entradas gratuitas e organização da Câmara Municipal de Elvas.

Blindados voltam a rolar este domingo no Museu Militar de Elvas

Foto arquivo

Os Blindados voltam a rolar, amanhã, domingo, dia 29 de outubro, no Museu Militar de Elvas, numa iniciativa inserida nos 14 anos deste espaço museológico.

O coronel Nuno Duarte, diretor do Museu, revela que esta é uma atividade que se realiza duas vezes, por ano e que pretende colocar “à disposição da população, os carros de combate, para que possam sentir o que os militarem sentem e vêem nas mesmas, proporcionado aos elvenses que desfrutem destas viaturas que, são história da história de Portugal”.

“Blindados a Rolar” a iniciativa que decorre amanhã, a partir das 10 horas, no Museu Militar de Elvas e tem entrada livre.

Entrega de prémios da VII Iberoaves este domingo no CNT de Elvas

Centenas de pássaros estão em exposição, até amanhã, domingo, 29 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, no decorrer na edição deste ano da Iberoaves.

“Isto é a natureza e a vida animal é muito bonita. Um passarinho destes dá muita vida a uma casa”, começa por dizer presidente da associação Ornitológica de Elvas, João Pepê, enumerando, desta forma, os motivos pelos quais o público não deve de deixar de passar pelo evento.

Amanhã, e depois de terminado o certame para o público, após a hora de almoço, serão entregues os prémios aos criadores das aves premiadas, no decorrer do concurso ibérico da Iberoaves. “Juntamos aqui todos os criadores e fazemos mais um convívio, entre portugueses e espanhóis”, remata João Pepê.

Este sábado, a Iberoaves fecha portas às 19 horas. Volta a abrir portas amanhã, para o seu último dia, entre as 10 e as 13 horas.

“O Elvas” defronta este sábado o Juventude de Évora

“O Elvas” joga em casa, este sábado, 28 de outubro, pelas 15 horas, frente ao Juventude de Évora, em desafio da sexta jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O Clube Alentejano de Desportos está na 12ª posição, já o conjunto de Évora ocupa o quinto lugar.

As restantes seis partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Fabril – Sintrense; Louletano – Lusitano de Évora; Moncarapachense – Serpa; Oriental – Barreirense; Real – Imortal; Vitória de Setúbal – Vasco da Gama da Vidigueira.

“Campaniça Trio” anima segundo dia da Mostra Gastronómica em Arraiolos

Este segundo dia da Mostra Gastronómica de Arraiolos começa com a animação da banda “Campaniça Trio” – Campaniças e Vozes às 14 horas.

Ao final da noite é a vez do grupo de Baile “New Age Music Band”  e do DJ Daniel F animarem o recinto desta 22ª edição da Mostra Gastronómica, que tem início marcado para a 23 horas.

Concerto com Maestro Vitorino D’ Almeida este sábado no Cineteatro de Elvas

O Mês da Música é assinalado em Elvas com três concertos, a decorrer no Cineteatro Municipal, numa iniciativa da Câmara Municipal, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Academia de Música de Elvas, Direção Geral das Artes e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O primeiro concerto tem lugar já esta noite deste sábado, 28 de outubro, através do qual se pretende “comemorar os 70 anos de carreira do Maestro Vitorino D’ Almeida, inteiramente dedicado à música francesa”, como revela o diretor artístico da iniciativa, Luís Zagalo. Luís Zagalo explica ainda que esta é mais uma iniciativa que “traz pessoas distintas a Elvas, para enriquecer a agenda cultural da cidade”.

No concerto “Pequena História da Canção Francesa”, o maestro Vitorino d’ Almeida, ao piano, vai ser acompanhado pela voz de Nádia Sousa. O espetáculo tem início às 21.30 horas.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline.pt ou no Cineteatro Municipal, uma hora antes do concerto.

João Baião apresenta “Feliz Aniversário” este sábado à noite em Campo Maior

A comédia “Feliz Aniversário” é apresentada, na noite deste sábado, 28 de outubro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Este é um espetáculo de grande sucesso internacional, que esteve em cena durante seis anos no West End de Londres e na Broadway, em Nova Iorque, e que chega agora aos palcos nacionais pela mão de João Baião.

De acordo com a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, este espetáculo, que “não é um revista”, mas uma peça de teatro, e que serve já de comemoração de mais um aniversário do Centro Cultural, reúne “grandes nomes do teatro nacional”.

Juntam-se a João Baião, em palco, Cristina Oliveira, Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Bruna Andrade e Joana França. O início do espetáculo, esgotado há já algum tempo, está marcado para as 21h30.

Sinopse do espetáculo: “Na sua elegante casa de campo Bernardo, aproveitando a oportunidade de a sua mulher estar fora, programa passar um fantástico fim de semana com a sua linda e elegante amante que comemora o seu aniversário. Tudo está bem planeado, nada pode dar errado… Até que… em cima da hora a sua mulher decide não ir embora.”

Mercado de Outono em Cabeço de Vide sábado e domingo

Mercado de Outono, um mercado de envolvimento
Os produtores locais esperam por si no Mercado Municipal de Cabeço de Vide, nos dias 28 e 29 de Outubro, das 8H às 13H.
Serão dias diferentes, com muita animação, a cargo da Tocata do Rancho Folclórico de Cabeço de Vide.