A Associação Médica “Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus” (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, ao ter conhecimento do falecimento do médico Pintão Antunes, refere que foi “um colega muito ativo em todas as atividades deste Núcleo, deixa a todos nós uma lição de vida, para além de muitas, muitas saudades”.
Em nome do Núcleo, a Dra. Fátima Pinto, amiga do médico Pintão Antunes redigiu um texto em sua homenagem, que pode ler abaixo:
“José Pintão Antunes
Internista de formação dedicou uma grande parte da sua vida à Diabetes.
Responsável pela modernização de conceitos na abordagem do diagnóstico e tratamento da Diabetes, revolucionou, à época, a forma de ver e viver com esta doença, beneficiando os doentes da área de influência do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
Promoveu a realização de ações de formação a nível local, e saiu das portas da cidade, contribuindo com a sua experiência e dedicação em reuniões científicas, como palestrante, moderador ou elemento de júris diversos. Participou ativamente em reuniões do NEDM, contribuindo para elevar o conhecimento científico das mesmas.
Colaborou com outras especialidades médicas, em prole de uma melhoria do conhecimento e orientação da pessoa com Diabetes.
Colaborou ativamente em programas de saúde, numa rádio local e em outras instituições locais.
Como colega, deixará na memória de quem com ele privou, a simpatia, com aquele sorriso rasgado que todos conhecemos, a amabilidade e a disponibilidade para qualquer ajuda que fosse necessária.
Com o seu sotaque alentejano, orgulhosamente ostentando, defendeu a sua dama, a Diabetes, enquanto pôde e foi capaz.
Até sempre Dr. Pintão!
Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna”.