Ginástica em aula aberta do curso de Desporto e Atividade Física da ESAE

O novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Desporto e Atividade Física, da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) está a promover uma semana de aulas abertas.

Dessa forma, alunos de outras escolas, treinadores, outros profissionais da área ou qualquer interessado podem assistir às aulas que decorrem em vários espaços da cidade, sendo que a manhã desta quarta-feira, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, foi dedicada à prática da ginástica.

De acordo com a professora Susana Pimenta, pretende-se que os 18 alunos do curso, depois de adquiridos alguns conhecimentos mais teóricos sobre as diferentes modalidades gímnicas, possam passar à prática, “com pequeninas sessões de cada uma das modalidades”. “O objetivo não é eles serem ginastas, é serem treinadores, mas têm de ter algum conhecimento de ginástica, para depois poderem aplicar na prática”, adianta a docente, que revela ainda que, entre o grupo, há ginastas, mas há também quem se dedique a outros desportos, como futebol e basquetebol.

Para aqueles que nunca antes fizeram ginástica, diz Susana Pimenta, a prática da modalidade acaba por ser “complexa”: “eles têm de fazer um bocadinho de tudo, e como temos aqui alguns atletas que nunca fizeram ginástica e outros nenhum desporto, começar a introduzi-los, por exemplo, no trampolim, torna-se um bocadinho complicado”.

Até ao momento, comenta ainda Susana Pimenta, este curso tem estado a correr “lindamente”, sendo que Elvas tem “todas as condições”, em termos de infraestruturas, para que sejam lecionadas as diferentes modalidades desportivas. Depois dos dois anos de CTeSP, a professora espera que venha a ser possível a abertura de uma licenciatura na área, no Politécnico de Portalegre.

Uma das alunas, Maria Rodrigues, que considera que este curso já devia ter aberto “há muito mais tempo” em Elvas, explica que decidiu iniciar a sua formação superior através deste CTeSP, porque sempre gostou de desporto. Uma vez que já foi ginasta, na aula de hoje, Maria estava “à vontade”. Já Para Guilherme Arrifes, sendo de Elvas e atleta da Isekais, a abertura deste novo curso na Escola Agrária veio mesmo a calhar. “Calhou muito bem, porque assim não saio do meu clube, que já treino na Isekais há quatro anos”, revela.

A par de Prática Gímnica, nesta semana de aulas abertas, são abordados temas no âmbito de disciplinas como Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treino e Prática Desportiva dos Jogos Desportivos Coletivos. Esta semana de aulas abertas decorre em paralelo em Ponte de Sor, dada a abertura do mesmo curso, do IPP, neste novo ano letivo, naquela cidade.