O Arco do Relógio, na Praça da República de Elvas, tem esta sexta-feira, 20 de outubro, outro brilho, mesmo num dia cinzento e de chuva, graças aos sóis, criados com recurso a materiais reciclados, com o objetivo de alertar para a importância da erradicação da pobreza e exclusão social.
A mostra deste conjunto de trabalhos, que inclui dezenas de sóis expostos no topo do arco, foi inaugurada esta tarde, na presença de alguns daqueles que participaram no projeto.
A vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, adianta que participaram neste projeto as crianças das escolas, forças de segurança, associações e IPSSs de todo o concelho. “Graças a eles, temos este colorido aqui na Praça da República, que dá uma aspeto diferente ao arco, e que, na minha modéstia opinião, ficou aqui muito bem, num ponto bastante visível”, assegura.
Por trás destes sóis, lembra Anabela Cartas, o importante é passar a mensagem e alertar para a importância de se conseguir ter uma sociedade “melhor e mais justa”, unindo-se esforços para se “combater a pobreza e as desigualdades de género”.
Para se conseguir montar esta exposição, revela ainda a vice-presidente, foram precisas várias horas de muito trabalho.
O Município de Elvas associou-se, desta forma, às comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, este ano sob o lema “O Sol quando nasce é para todas as pessoas”.
Os restantes municípios do distrito assinalaram, à mesma hora – às 14h30 – nas sedes de concelho, este Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, ainda que a data seja comemorada, anualmente, a 17 de outubro, decorrendo, por essa ocasião, iniciativas para sensibilização e visibilidade das ações de luta contra a pobreza e a exclusão social, através do apelo à participação e ao ativismo.