Skip to content

ULSNA e os constrangimentos na Urgência de Cirurgia: “ninguém ficará sem observação”

Este fim de semana verificaram-se constrangimentos no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, no Serviço de Urgência de Cirurgia e, consequentemente no Hospital de Santa Luzia, em Elvas. Em causa, e segundo o comunicado emitido pelo Conselho Sub-regional de Portalegre da Ordem dos médicos (ver aqui), os profissionais de saúde do referido serviço recusam-se a fazer mais horas extra, este ano.

Sobre este assunto a Rádio ELVAS contactou o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso, que informa que “a ULSNA não faz qualquer comentário sobre o direito que assiste aos médicos em não realizar horas extra e em apresentarem escusa, oficialmente, como fizeram 16 profissionais, do hospital de Portalegre. Também três profissionais de saúde, do hospital de Elvas, apresentaram esta escusa, no enatanto a mesma foi retirada, durante o fim de semana.

Contudo, acrescenta Ilídio Pinto Cardoso, “o serviço de urgência de cirurgia está assegurado por um médico em Elvas e outro de prevenção, uma vez que foi retirada a escusa e, outro em Portalegre e, se houver necessidade o problema é resolvido em rede, de forma interna ou com outras unidades de saúde da região”.

O porta-voz da ULSNA garante que “ninguém ficará sem observação, podendo, logicamente, haver constrangimentos em termos de tempo”.

Compartilhe este artigo: