Caminhada “Granfondo Serra D’Ossa” este domingo em Estremoz

No âmbito do Granfondo Serra D’Ossa, que se realiza em Estremoz, este fim de semana, todos os interessados poderão, no domingo, dia 8, participar numa caminhada, durante várias horas consecutivas.

A atividade, que se inicia às 9h10, no Rossio Marquês de Pombal, é destinada a todos aqueles que “acompanham, apoiam e vibram com os sucessos dos seus familiares mais próximos em cima da bicicleta”, revela a Câmara Municipal de Estremoz.

O valor de inscrição é de 7,50 euros, incluindo t-shirt oficial do evento, seguro de acidentes pessoais e kit lanche caminhada (água, uma peça de fruta e lanche misto).

O levantamento de kit de participante deverá ser realizado no domingo, entre as 7h30 e as 9 horas, no Rossio Marquês de Pombal.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Campo Maior: “Espigas e Papoilas” promovem Noite de Fados no dia 14

A sede do Rancho Folclórico “Espigas e Papoilas da Vila Raiana”, na Rua dos Quartéis, em Campo Maior, será, no próximo dia 14 de outubro (sábado), palco de uma Noite de Fados.

Neste espetáculo, os fadistas Ana Cirilo, Duarte Silvério e Leonor Alegria serão acompanhados pelos músicos Nuno Cirilo e Joaquim Ferreira.

O início do espetáculo está marcado para as 19h30. A entrada tem um custo de 18 euros, sendo que as reservas devem ser feitas até este sábado, dia 7, através de um dos seguintes contactos: 926 871 185 e 962 726 758.

 

Elvas: sessão de cinema desta sexta-feira cancelada

A sessão de cinema prevista para a noite desta sexta-feira, dia 6 de outubro, no Auditório São Mateus, em Elvas, foi cancelada, devido a uma avaria na máquina de projeção, informa a Câmara Municipal.

Os utentes que já tinham adquirido o seu bilhete para a sessão, vão receber o montante, através da Ticketline.pt

O Município de Elvas “lamenta o ocorrido e pede a compreensão de todos para uma situação a que é alheia”.

Vila Galé lança primeiro podcast de uma marca hoteleira em Portugal

O grupo Vila Galé acaba de lançar um podcast sobre viagens, com a participação de várias caras conhecidas como Cuca Roseta, Paula Lobo Antunes ou José Luís Peixoto. Alice Vieira, Mariana Seara Cardoso, Jorge Gabriel, Tiago Bettencourt, Vítor Sobral e Pedro Couceiro também confidenciaram várias peripécias e aprendizagens nas suas aventuras pelo mundo.

Intitulado A minha viagem dava um podcast, tem como anfitrião João Paulo Sousa. E pode ser ouvido nas principais plataformas como SpotifyApple Podcasts, Google Podcasts, Vimeo e Youtube. O teaser pode ser visto aqui.

Nesta iniciativa, os participantes dão também conta de como as viagens que fazem têm impacto não só na sua vida pessoal, mas também na profissional, servindo de inspiração para criações artísticas inovadoras, motivação, enriquecimento das personagens que interpretam ou experiências com novos sabores, por exemplo. No seu conjunto, e em conversas descontraídas e genuínas, explicam como a multiculturalidade se reflete nos seus trabalhos e personalidades.

primeiro episódio, apresentado ontem e gravado no Vila Galé Ericeira, conta com o testemunho de Fátima Lopes. Os próximos onze serão divulgados de três em três semanas, sempre à terça-feira.

Adicionalmente, cada participante escolheu uma entidade de solidariedade e responsabilidade social para doar 250€, alertando para importância de viajar de uma forma consciente e sustentável.

“Quando viajamos, acabamos por trazer sempre boas histórias na bagagem. Foi exatamente isso que quisemos destacar quando começámos a pensar em ter o nosso podcast, que é o primeiro lançado em Portugal por uma marca de hotelaria. Ao reunir os testemunhos destes 12 participantes, todos comunicadores exímios, acabámos por ouvir relatos muito divertidos, mas também inspiradores e que mostram a relevância de viajar e abrir horizontes. Mas que também alertam também para a importância da sustentabilidade e de nos conectarmos e respeitarmos os destinos que visitamos. Esses são valores que estão no ADN da marca Vila Galé”, refere o CEO do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida.

Lançada primeira pedra da construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, veio a Elvas, esta sexta-feira, 6 de setembro, lançar a primeira pedra da construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos, no âmbito do programa “Arrendamento Acessível”.

Trata-se de uma obra que envolve a construção de dois prédios, que tem um prazo de execução de dois anos e que resulta de um investimento na ordem dos sete milhões de euros.

Lembrando que estas habitações se vão destinar à classe média, para “arrendamento compatível com o rendimento das famílias”, a ministra, que teve também oportunidade de conhecer toda a Estratégia Local de Habitação da Câmara Municipal de Elvas, garante que este é “um bom exemplo” da concretização da política que, nesta área, tem vindo a ser desenhada.

Quando questionada quanto à possibilidade de as habitações devolutas do Caia e do antigo Centro Educativo de Vila Fernando poderem vir a passar para o domínio do Município de Elvas, Marina Gonçalves garante que há “total empenho” do Governo para que se permita utilizar esse património em prol das famílias. “Uma das prioridades é, precisamente, utilizar património devoluto do Estado para estes objetivos”, garante, dizendo ainda que espera que essa cedência possa ser feita no “mais curto espaço de tempo”, para que se possa “responder a mais famílias”.

Já o presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, avança que, nos próximos dois anos, vão surgir, no concelho, mais 214 novos fogos habitacionais e, com isso, serão “resolvidos os problemas de 214 agregados familiares”, lembrando que, neste momento, há já vários projetos, iniciados há cerca de um ano, praticamente concluídos, no que toca a habitação para rendas sociais.

Por outro lado, o autarca explica que os sete milhões investidos na obra da Quinta dos Arcos serão amortizados, através das rendas pagas pelas famílias, ao longo dos próximos 20 anos. “Depois temos a construção de 146 fogos, esses sim, totalmente suportados por verbas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”, acrescenta.

A juntar aos desafios lançados à ministra e ao presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), António Leitão, que esteve também presente nesta cerimónia, relativamente às habitações devolutas do Caia e de Vila Fernando, Rondão Almeida adianta que as 11 casas degradadas que a autarquia tem identificadas no Bairro de São Pedro irão passar para a gestão do município. “Depois, a Câmara dar-lhe-á o destino que entender”, garante. Rondão Almeida apela ainda à “paciência” dos elvenses, assegurando que os problemas habitacionais do concelho vão estar, dentro em breve, “resolvidos”.

Para além da ministra da Habitação e o presidente do IHRU estiveram também, nesta cerimónia, a secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, membros do executivo municipal, da assembleia municipal, das juntas de freguesia do concelho e representantes das instituições do concelho.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação está previsto um investimento superior a 62 milhões de euros, até 2026.

 

Capoeira esta sexta-feira na Semana do Desporto de Campo Maior

O IV Batizado e a Troca de Graduações, na modalidade de capoeira, vão decorrer, nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 18 horas, no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior, integrados na Semana do Desporto.

Ao fim da tarde, às 19 horas, começam os jogos do III Torneio de Padel Henrique Costal, que se prolongam até à meia-noite, no Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, com colaboração da Casa Benfica de Campo Maior.

A Semana do Desporto está a decorrer desde 29 de setembro e estende-se até ao próximo domingo, dia 8, numa organização da Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com as associações e coletividades desportivas do concelho.

Antigo mercado de Galveias inaugurado este sábado como pavilhão multiusos

A Junta de Freguesia de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, vai inaugurar este sábado, dia 7 de outubro, o Pavilhão Multiusos – O Mercado, após obras de requalificação do antigo mercado daquela localidade.

A intervenção e requalificação foi fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Junta de Freguesia de Galveias, “entidades que transformaram um edifício em ruínas num moderno Pavilhão Multiusos, agora disponibilizado às populações de Galveias e de todo o concelho”, revela a Junta de Freguesia em nota de imprensa.

A cerimónia de inauguração tem início marcado para as 15 horas, na presença do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e da presidente da Junta de Freguesia de Galveias, e incluirá uma tarde cultural com o Grupo Galcanta e a Banda da Sociedade Filarmónica Galveense.

Campo Maior: peça “Ainda Marianas” apresentada no Centro Cultural

A iniciativa “Odisseia Nacional”, do Teatro Nacional D. Maria II, chegou a Campo Maior na passada quarta-feira, dia 4 de outubro, sendo que, entre hoje e amanhã, dias 6 e 7, neste âmbito, será ainda apresentado o espetáculo “Ainda Marianas” e promovido o laboratório teatral “Julgamento Marianas”.

De acordo com a vereadora São Silveirinha, esta é uma atividade, através da qual o Teatro Nacional D. Maria II procura “descentralizar a sua dinâmica artística por todo o país” e à qual o Município de Campo Maior se quis associar.

Esta sexta-feira, dia 6, o Centro Cultural de Campo Maior acolhe, pelas 21h30, o espetáculo “Ainda Marianas”,  numa sessão cuja entrada tem um custo de três euros. A peça é produzida a partir da obra “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

Amanhã, sábado, dia 7, realiza-se o laboratório teatral “Julgamento Marianas”, também no Centro Cultural, a partir das 10h30. A participação na atividade está sujeita a inscrição, sendo destinada a maiores de 15 anos. A inscrição pode ser feita aqui.

O Alentejo e o Algarve são as últimas regiões por onde passa a Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, que fechou portas, no início do ano, para obras. Desde então que tem feito a sua programação por esse país fora.

Comunicado do PSD Elvas após o São Mateus

A Comissão Política Concelhia de Elvas do PSD emitiu um comunicado, que enviou esta sexta-feira, 6 de outubro, à redação da Rádio ELVAS.

O comunicado para ler na íntegra:

“Segundo a Carta Social do Concelho de Elvas, 40% dos beneficiários de RSI do Distrito de Portalegre residem em Elvas!

Terminado o S. Mateus, Elvas volta à realidade!

Já não se ouvem as alvoradas, nem se ouvem foguetes, mas as questões persistem neste panorama pintado de rosa. Uns dias mais claros, outros dias mais escuros, mas sempre rosa!

Ao longo de 30 anos de políticas “pro dependência”, conseguimos bater um record distrital, temos o maior número de dependentes de rendimento social de inserção do distrito de Portalegre. Elvas tem cerca de 1300 beneficiários de RSI, enquanto Portalegre não chega a 400, assim o afirma a Carta Social do Concelho de Elvas!

Ao longo dos anos, não souberam aproveitar a ótima localização geográfica que temos. Não souberam aproveitar a riqueza patrimonial que nos deixaram.

Não souberam captar a capital empresarial exterior para investir na nossa cidade!

Com as políticas paternalistas dos “manos rosas”, criaram filhos votantes, que em vez de criarem empregos, criaram dependentes!

30 anos de governação socialista, a fomentar apoios sociais e o desinvestimento! Contudo, o PSD em Elvas é acusado de ter causado o atraso existente na nossa cidade. Até podia dar graça se não fosse tão triste… Infelizmente, a última vez que fomos governo foi no século passado!

Será que neste século a governação rosa não poderia ter feito mais por nós? Nós queremos mais, nós conseguimos fazer mais! Como dizia alguém: DEIXEM-NOS TRABALHAR, DEIXEM-NOS GOVERNAR!

Sempre por Elvas

A Comissão Política Concelhia do PSD”

DECO alerta estudantes para os cuidados a ter em compras online

Através do Guia do Consumidor Estudante, a DECO tem vindo a alertar os jovens para os desafios que têm pela frente, quando ingressam no Ensino Superior.

E nos tempos que correm, as compras online têm-se tornado cada vez mais frequentes entre os mais novos. De facto, comprar online é muito prático e pode ser mais cómodo, mas o consumidor deve estar bem informado, de forma a garantir uma boa compra e a proteção dos seus direitos.

Quando se compra online, não se vê, não se toca, nem se experimenta o produto, havendo sempre a possibilidade de se desistir e devolver, sem quaisquer penalizações. Essa devolução, contudo, tem de ser feita num prazo de 14 dias, após recebida a encomenda, devendo ser comunicado, por escrito, ao vendedor, essa intenção.

As compras online estão em destaque, esta semana, na rubrica da Associação para a Defesa do Consumidor, com a jurista da DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa. O programa para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Portalegre: Encontro de Saúde Mental do Norte Alentejano na terça-feira

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Saúde Mental, que ocorre na próxim terça-feira, dia 10 de outubro, vai realizar-se o 1º Encontro Local de Saúde Mental do Norte Alentejano no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.

A organização deste evento cabe à Realmente – Associação de Profissionais de Saúde Mental de Portalegre e conta com cerca de uma dezena de instituições do distrito.

O evento tem como objetivo a promoção de literacia em saúde mental, o fortalecimento das relações interinstitucionais e a troca de conhecimentos que permita a replicação de respostas em todo o Alto Alentejo.

O evento tem como público-alvo não apenas os profissionais da área, mas também a população em geral. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, mediante inscrição pelo email da Associação Realmente (realmente.portalegre@gmail.com). 

Elvas no Estado Novo em debate nas Conferências Internacionais da AIAR

Imagem: Blog “Restos de Colecção”

A AIAR, a Associação de Desenvolvimento pela Cultura, promove este sábado, 7 de outubro, a sexta edição das Conferências Internacionais de Elvas, nas instalações da Escola Superior Agrária.

Desta vez, como explica Nuno Grancho, um dos elementos da direção da AIAR e responsável pela organização da iniciativa, estas conferências são dedicadas “ao crescimento e à modernidade de Elvas”, no Estado Novo, entre outros, com a abertura da cidade para fora das muralhas com a criação do viaduto.

“É desde os anos 40 que a cidade cresce para lá de muralhas e depois, nos 50, com a criação da Pousada, que é a primeira coisa que se constrói fora das muralhas, e depois com o Bairro da Boa-Fé e o Bairro de Santa Luzia”, recorda Nuno Grancho. A modernidade, adianta, acaba por chegar ao centro histórico de Elvas. A construção de edifícios como o da Caixa Geral de Depósitos e dos Correios são alguns dos exemplos dessa passagem da modernidade para dentro das muralhas.

Participam nestas conferências diversos oradores, muitos deles professores e investigadores de universidades portuguesas, mas também da Extremadura, “que possam contribuir com perspectivas enriquecedoras em matérias tão distintas, quanto às artísticas, históricas, culturais, económicas e turísticas, entre outras, que o tema possa oferecer”.

Estas conferências são “uma oportunidade de estudo e discussão no âmbito do tema eleito, servindo o Estado Novo, como ponto de partida e/ou chegada, para distintos olhares sobre a cidade de Elvas, nomeadamente a partir da vizinha Extremadura” (Espanha).

As VI Conferências Internacionais de Elvas decorrem amanhã, sábado, a partir das 10 horas, no anfiteatro Escola Superior Agrária de Elvas, contando com entrada gratuita.

O programa completo para conhecer abaixo:

Clínica de Medicina Dentária de Évora distinguida nos “Prémios Saúde Oral”

Na 12ª edição dos “Prémios Saúde Oral”, a EV Oral Center, em Évora, venceu a categoria “Revelação”, tendo-se tornando na primeira clínica localizada no Alentejo a ser distinguida neste evento nacional de promoção do mérito profissional.

O prémio “Revelação” foi atribuído por votação de pares, tendo a EV Oral Center recebido 45,56% dos votos.

O prémio foi entregue em Lisboa, no passado dia 12 de setembro, tendo sido recebido por João Malta Barbosa, na qualidade de director clínico que, em representação de toda a equipa, agradeceu a distinção: “em nome de toda a equipa queremos agradecer aos colegas que votaram na nossa candidatura, foi uma honra e deixa-nos muito contentes”.

A EV Oral Center é uma clínica de Medicina Dentária localizada em Évora que iniciou a sua actividade em fevereiro de 2023. Aposta na disponibilização das últimas tecnologias e na diferenciação profissional da sua equipa, contando com 13 clínicos diferenciados nas diferentes áreas de actuação da Medicina Dentária.

Este ano a EV Oral Center recebeu também a certificação da “Swiss Dental Academy” no protocolo de tratamento “Guided Biofilm Therapy” (GBT), sendo a primeira (e única) clinica com esta certificação no Alentejo. Conta ainda com um centro de formação avançada – o EVOLUTION – que organiza eventos de actualização profissional destinados a várias áreas da Saúde.

Torneio infantil de judo este sábado em Campo Maior

A Casa do Povo de Campo Maior está a comemorar 40 anos de judo, pelo que organiza, este sábado, 7 de outubro, um torneio infantil da modalidade, que vai decorrer no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro.

António Chavigas Drogas, responsável pela modalidade na Casa do Povo de Campo Maior, revela que “tendo em conta que esta é uma data redonda, pretendemos assinalá-la da maneira mais adequada, com um torneio de infantis, num âmbito não nacional”.

Neste torneio, acrescenta o responsável, participarão “atletas até aos 12 anos, não só do distrito, mas também de Castelo Branco, Coimbra e de Badajoz, esperamos juntar cerca de 120 atletas para, de certa forma, promover o futuro”, acrescenta.

António Chavigas Drogas adianta que Campo Maior “iniciou a prática do judo no distrito e nesta altura temos pessoas de outros clubes, porque o clube é o judo e, no distrito, temos conseguido manter a imagem de que estamos todos juntos para dar a possibilidade da prática da modalidade aos nossos atletas”.

O responsável pela modalidade, na Casa do Povo de Campo Maior, garante que estes 40 anos são “motivo de grande orgulho e alegria, porque sinto que é um trabalho que foi feito, não foi perdido e tem continuidade e isso é o mais importante”.

Este torneio tem início marcado, amanhã, sábado 7 de outubro, para as 9.30 horas, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro. Também no dia 14 deste mês, no mesmo local irá decorrer um Open de Cadetes que contará com clubes de âmbito regional e nacional.

Festival Hípico este sábado no Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas comemora, este mês, os seus 14 anos. Para assinalar este aniversário foram preparadas várias iniciativas, sendo que a primeira tem lugar já amanhã, sábado, 7 de outubro, e trata-se de um Festival Hípico.

O Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, revela que o objetivo, este ano, foi criar “um conjunto de eventos para os elvenses, para que o Museu esteja aberto a todos os que queiram colaborar connosco, aliando o património à cultura e ao desporto”.

Relativamente à primeira atividade, o Festival Hípico, que tem lugar amanhã, o diretor do Museu Militar afirma que tendo em conta que na cidade “sempre se fizeram muitos concursos de hipismo e há muito tempo que tal não se realiza, fruto do grande investimento que a Câmara de Elvas fez nas cavalariças e no piso do campo de obstáculos, que está a ser utilizado e muito bem, pela Escola Superior de Elvas, mas seria importante rentabilizar aquele espaço e a categoria que tem”.

Por esta razão, explica Nuno Duarte, “queríamos reativar uma atividade que, há mais de 50 anos que não se realiza na cidade, por isso vamos realizar este Festival Hípico, este sábado, com entrada gratuita, pelo convido todos a estarem presentes”.

O Coronel Nuno Duarte explica ainda este festival hípico conta, “durante a manhã, a partir das 9.30 horas, decorrem provas com um nível menos exigente, para os mais novos; já durante a tarde serão as provas de maior dimensão, que têm um prize Money para os vencedores”.

O Festival Hípico poderá contar com cerca de 50 conjuntos e, no recinto haverá serviço de bar.