Uso de técnicas sustentáveis para a redução do consumo de água no “ABC”

A água é um recurso crucial para a existência do ser humano. Neste âmbito, o Grupo de Recursos Hídricos 2030 prevê que, em 2030, o défice hídrico mundial poderá atingir os 40%.

Sendo a agricultura um dos setores responsáveis por quase 70% do consumo de água mundial, é necessário adotar técnicas de redução deste bem, tais como evitar perdas no transporte, aplicação de técnicas de irrigação e de precisão e reduzir o desperdício de alimentos.

As águas residuais poderão ser usadas também para diminuir os custos, uma vez que mais de 80% das águas residuais são devolvidas para o meio ambiente sem serem tratadas ou reutilizadas. Estas poderiam ser usadas, entre outros, para regar jardins públicos, para lavar as ruas ou contentores do lixo.

água enquanto um recurso fundamental à vida na terra” é o tema em destaque, esta semana, no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a diretora do departamento de monitorização e diagnóstico do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, que pode ouvir no podcast abaixo: