Arronches: Dia do Idoso celebrado com batismo de voo em balão

Ao preparar um dos eventos mais aguardados pela população de Arronches, a Câmara Municipal procura sempre proporcionar uma experiência diferente para abrilhantar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, efeméride que se comemora anualmente a 1 de outubro.

Depois de no passado já ter dinamizado a data com sessões de cinema ou aulas funcionais, por exemplo, no passado domingo foi a vez dos seniores do concelho terem a oportunidade de efetuar o batismo de voo em balão de ar quente, uma atividade que se realizou no Espaço Multiusos do Rossio.

Auxiliados pelos colaboradores da empresa ‘Voar Sem Asas’, todos puderam vivenciar esta experiência, uma vez que o balão estava devidamente preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

De destacar que, além dos seniores, ao longo das horas em que aquele veículo esteve preparado para levantar voo, houve ainda tempo para alguns mais jovens e igualmente curiosos experimentar esta novidade e, desta forma, apreciar a beleza da vila de Arronches de outra perspetiva.

Findo esse período, os cerca de trezentos participantes nestas comemorações dirigiramse para o edifício ‘O Celeiro’, onde decorreu o habitual almoço que juntou munícipes de todo o concelho, com o Município a ceder transporte aos habitantes das freguesias de Esperança e Mosteiros, existindo assim a possibilidade de toda a gente estar nesta festa.

Quem também não faltou à chamada foram os utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de Arronches, estando representadas instituições como o Centro de Bem Estar Social, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia.

A receber toda a população naquelas instalações esteve o executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente, Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto.

Após o almoço e antes da animação musical, que ficou a cargo do artista Vítor Realinho, o presidente da autarquia dirigiu umas breves palavras aos presentes, agradecendo a sua presença e destacando o enorme gosto que é receber a população naquele espaço ano após ano. João Crespo referiu ainda que é com muito prazer que o Município oferece este convívio aos seniores do concelho.

A terminar a tarde, decorreu o tradicional partir de bolo, não sem antes ser oferecida uma lembrança a todos os participantes.

Fonte: Município de Arronches