Inaugurada estátua de Bastinhas junto ao Coliseu (c/fotos e vídeo)

A estátua do cavaleiro elvense Joaquim Bastinhas foi inaugurada, ao final da tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, junto ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

A família e muitos aficionados de Bastinhas estiveram presentes na cerimónia, que contou com as palavras da neta Clara e do filho Marcos, para além do discurso do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

A Banda 14 de Janeiro tocou na cerimónia, seguindo-se a atuação do elvense Jorge Goes, que cantou o “Fado Bastinhas”, e o duo Rafa e Beltran.

Marcos Bastinhas, filho do homenageado, estava muito emocionado. “É uma estátua muito bonita, ficará aqui a olhar para nós o resto dos anos e será também aqui um grande marco para as pessoas que entram em Elvas, estará de braços abertos a receber todos os visitantes da cidade”, disse aos microfones da Rádio ELVAS.

Já o irmão de Marcos, Ivan Nabeiro, disse que “é muito difícil exprimir em palavras, a emoção é muita”. “Queria dar um agradecimento aos elvenses e a quem possibilitou este momento aqui para a família, tenho a certeza que a família e todos os aficionados estão satisfeitos”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, valorizou a carreira de Joaquim Bastinhas, afirmando que “o seu falecimento, em dezembro de 2018, deixou um vazio que nunca poderá ser preenchido, mas a sua memória vive nos nossos corações. Joaquim Bastinhas foi mais que um toureiro célebre, foi um homem que tocou a vida de muitos com o seu talento incrível, carisma ilimitado e dedicação inabalável à arte da tauromaquia”.

O escultor espanhol de Sevilha, José Arteaga, reconheceu que “é muito difícil fazer uma escultura sem conhecer a pessoa que se está a retratar”, mas que, com a ajuda da documentação, conseguiu realizar o trabalho.

A estátua de Bastinhas ficou colocada em frente do Coliseu de Elvas, em lugar de destaque na entrada da cidade.