Colisão faz três feridos que recusaram assistência

A colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias provocou três feridos, perto de Varche, na Estrada Nacional 4.

O ligeiro de passageiro circulava na via em direção a Elvas e o ligeiro comercial saía do estacionamento quando se verificou a colisão, tendo o ligeiro colidido ainda com a rede da vedação e com dois veículos que se encontravam estacionados.

Segundo o Comando Sub-Regional de Portalegre, o alerta foi dado as 19h45, sendo que os feridos recusaram assistência.

A GNR tomou conta da ocorrência, tendo sido mobilizados para o local do acidente 15 operacionais dos Bombeiros de Elvas, com cinco viaturas.

Semana do Desporto: passeio de BTT este domingo em Campo Maior

O Sporting Clube Campomaiorense promove este domingo, 1 de outubro, um passeio de BTT e de Cicloturismo.

A iniciativa, inserida na programação da Semana do Desporto, do Município de Campo Maior, tem início marcado para as 9 horas. A concentração será feita no jardim municipal da vila.

Sousel celebra este domingo o Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é celebrado este domingo, 1 de outubro, em Sousel, com um almoço convívio e a já tradicional cerimónia de abertura do novo ano letivo da Universidade Sénior.

Como recorda o presidente da Câmara, Manuel Valério, este dia, em Sousel, vendo sendo comemorado “há já longos anos”.

“Iremos realizar duas ou três atividades, nomeadamente o início da Universidade Sénior, por volta das 11h30, onde os alunos irão ter uma apresentação e depois, seguidamente, o almoço de confraternização destas pessoas que tanto deram ao longo vida e o que, tiveram em troca, foi trabalho e mais trabalho”, diz ainda o autarca.

Esta comemoração, dedicada aos idosos e reformados do concelho, decorre no Centro Escolar de Sousel.

Os Quatro e Meia encerram programa de espetáculos do São Mateus

Os Quatro e Meia são os responsáveis por encerrar a programação de espetáculos da edição deste ano da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas.

O espetáculo da banda de Coimbra, fundada em 2013, este sábado, 30 de setembro, começa logo após o concerto do grupo elvense, Traquiliza, que tem início marcado para as 22 horas.

“Olá Solidão”, “Bom Rapaz”, “A Terra Gira” e “Sentir o Sol” serão, certamente, temas que não faltarão no alinhamento deste espetáculo.

Os Quatro e Meia são formados por Tiago Nogueira (voz e guitarra), Ricardo Liz Almeida (voz e guitarra), Mário Ferreira (teclados e vozes), João Cristóvão Rodrigues (violino), Pedro Figueiredo (bateria e percussão) e Rui Marques (baixo).

Marvão: há cortejo no festival Al Mossassa este sábado

O festival medieval Al Mossassa faz Marvão recuar no tempo; o evento começou nesta sexta-feira, dia 29, e desenrola-se até domingo, 1 de outubro; neste festival, Marvão recua até à era da sua fundação, no século IX, de forma a recordar as suas raízes árabes.

Para este sábado, dia 30, salientamos o cortejo marcado para as 18 horas, com cavaleiros cómicos, guerreiros, encantadores de serpentes, falcoeiros, saltimbancos, malabaristas, músicos, bailarinas e figuras caraterísticas da época.

Neste sábado, o festival Al Mossassa realiza-se entre as dez e meia da manhã às 11 e meia da noite. As tabernas e o Mercado das Três Culturas abrem logo às 10.30 horas e, ao longo do dia, salientamos: às 11 horas, encantador de serpentes; às 11.30 horas, voo das águias; às 13.30 horas, danças das moças cristãs; às 14.30 horas, escaramuças entre cristão e mouros; às 16 horas, as moçoilas em idade casadoira rodam as saias; às 19 horas, a força e equilíbrio dos trapezistas; às 20.30 horas, os trovadores da fortaleza de Ammaia; e às 23 horas, bailias e encantos mouriscos.

Neste festival, a entrada custa dois euros e as crianças até aos 12 anos não pagam.

Quinta dos Arcos: obras de prédios para rendas acessíveis terão início em breve

O auto de consignação da empreitada de construção de 60 Fogos na Quinta dos Arcos, em Elvas, para arrendamento acessível, foi assinado ontem, sexta-feira, dia 29 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As obras terão início em breve e contemplam a construção de dois blocos de apartamentos, de tipologia T2 e T3, para colocação no mercado, no âmbito do arrendamento acessível, projeto cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O valor da obra é de sete milhões de euros, prevendo-se que no decurso do ano de 2025 a obra esteja concluída.

Fonte: Município de Elvas

Semana do Desporto: Campo Maior a mexer até dia 8

A iniciativa “Desporto em Campo Maior 2023” arrancou ontem, sexta-feira, dia 30 de setembro, ao início da noite, no Jardim Municipal da vila, com a apresentação dos vários clubes e associações que promovem a atividade física no concelho.

Participaram nesta sessão de abertura a vereadora São Silveirinha e a 1.ª secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho. Houve ainda oportunidade para os vários grupos fazerem uma demonstração do trabalho que desenvolvem.

A programação completa desta semana dedicada ao desporto para conhecer aqui.

Fonte: Município de Campo Maior

Festival da Idade de Ouro este domingo na Terrugem

Foto arquivo

O Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, vai, à semelhança do ano passado, passar por todas as freguesias do concelho.

Esta iniciativa tem início já amanhã, domingo, 1 de outubro, com o almoço a decorrer Pavilhão Multiusos da Terrugem.

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela que esta iniciativa vai decorrer em todas as freguesias do concelho, “uma vez que resultou melhor”, destinando-se todos aqueles que têm mais de 50 anos, e que culmina em Elvas, em fim de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, com as freguesias urbanas.

O almoço do Festival da Idade de Ouro, na Terrugem, está marcado para as 13 horas.

Juventude ao rubro com concerto de T-Rex no São Mateus

T-Rex fechou ontem, sexta-feira, 29 de setembro, a programação dos concertos no Palco São Mateus, na Expo São Mateus, em Elvas.

O rapper oriundo de Monte Abraão, no concelho de Sintra, apresentou, durante o espetáculo, temas como “Volta”, “Tempo” e “Tinoni”, que fizeram as delícias do público, sobretudo do mais jovem.

Cantor, compositor e produtor, T-Rex é, atualmente, um dos nomes de topo no panorama nacional de géneros musicais como o Rap, R&B e Trap.

XP Covers recordaram êxitos dos Xutos & Pontapés no São Mateus

A banda elvense de tributo aos Xutos & Pontapés, os XP Covers, abriu ontem, sexta-feira, 29 de setembro, o penúltimo concerto no Palco São Mateus, da edição deste ano da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas.

“À Minha Maneira”, “Homem do leme”, “Contentores” e “Casinha” foram alguns dos temas interpretados pelo grupo, durante o concerto.

Os XP Covers são formados por Mário Carriço, Nuno Veiga, José Rego, Nuno Pires e David Saraiva.

João Carlos Tocha levou música de baile ao São Mateus

João Carlos Tocha abriu, na Praça da Feira, o programa de espetáculos desta sexta-feira, 29 de setembro, décima noite do São Mateus 2023.

Durante cerca de uma hora, o cantor e teclista elvense animou a Praça da Feira com o seu repertório de música de baile, sobretudo temas portugueses, espanhóis e brasileiros.

Este sábado, dia 30, a 11ª e última noite de espetáculos na Praça da Feira vai levar ao palco, a partir das 21h30, o grupo de música popular Moura Encantada.

Tranquiliza estreiam-se no São Mateus com temas originais

Na noite deste sábado, 30 de setembro, último dia de espetáculos na Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, e ainda antes do concerto de Os Quatro e Meia, no Palco São Mateus, apresentam-se ao público, pelas 22 horas, os Tranquiliza, um grupo elvense, ainda recente, mas já com trabalhos originais.

A banda, formada por quatro jovens amigos – Márcio Gago, Vladlen Grigorovschi, João Brinquete e João Carriço – apresenta-se pela primeira vez no São Mateus, numa altura em que se preparam para lançar um segundo álbum. Neste concerto de hoje, revela Márcio Gago, serão apresentados temas, quer do primeiro disco, quer desse segundo, que, ao que tudo indica, estará disponível, para que todos os ouçam, a partir do início do próximo ano.

Fora do alinhamento deste concerto não vai ficar também um dos singles de avanço desse novo trabalho discográfico, “Vem”, que tem feito algum sucesso.

“Espero que as pessoas gostem; vamos tocar também alguns covers, para que possamos interagir com o público, mas muitas as pessoas, em Elvas, conhecem os temas do nosso primeiro disco e vamos tentar jogar com isso”, diz ainda o vocalista da banda, que não esconde que os quatro estão muito satisfeitos por poderem fazer abertura do espetáculo de Os Quatro e Meia.

O concerto desta noite, garante ainda Márcio, será “especial”, sendo que, da parte da banda, o público poderá esperar “muita energia e alegria”.

Depois do concerto de Os Quatro e Meia, o última desta edição da Expo São Mateus, há ainda, a partir da 1 hora da manhã, espetáculo pirotécnico.

Moura Encantada esta noite no Palco da Feira do São Mateus

Os Moura Encanta atuam neste que é o penúltimo dia da Feira de São Mateus, 30 de setembro, e o último de espetáculos musicais, pelas 21 horas, no Palco da Feira.

Este será um espetáculo de “música tradicional com mistura de outros estilos e ritmos, como por exemplo, Bossa Nova e samba, numa partilha de culturas”, garante a responsável pelo grupo, Júlia Brinquete.

Para Júlia Brinquete é importante que, no certame, se dê valor à prata da casa, que deve “ter prioridade e tem muito valor, porque o que se faz na cidade tem muito valor”.

O grupo Moura Encantada é composto por sete elementos: Júlia e António Brinquete, na voz; Cláudio Aparício, na bateria; João Brinquete, na viola baixa; Nuno Aparício, na guitarra; Maria Clara, no acordeão e voz; e Vlad, no piano.

O futuro dos jogos de azar: o que nos aguarda daqui a 5 anos

Nos últimos dois anos, os casinos online cresceram muito, o que mudou o nicho das apostas. Inclusive, com a ascensão dessas plataformas, o público tem começado cada vez mais a jogar e apostar, o que só comprova esse crescimento.

Entretanto, à medida que a tecnologia evolui, casino online dinheiro real tornam-se ainda mais avançados. Por isso, vários casinos têm jogos com alta influência de IA e até mesmo experiência de realidade virtual (RV). Nas próximas linhas, você entenderá as mudanças e avanços tecnológicos desses sites e o que o futuro reserva para eles.

Mundo físico x mundo virtual

Quando os casinos começaram, era necessário se deslocar a algum local para jogar os slots. No entanto, quando os casinos online surgiram, as bets se tornaram mais acessíveis ao grande público. Afinal é bem mais cómodo jogar na própria casa do que fora dela.

No fim das contas, as apostas online oferecem comodidade, rapidez e segurança ao apostador. E embora muitos ainda amem os clubes de casino físicos pela sua atmosfera incomparável, as plataformas online são especialmente populares entre os entusiastas dos jogos. Nos próximos 5 anos, a popularidade das plataformas online só irá crescer. Os jogadores os valorizam por sua conveniência, preço acessível e pelas muitas novas possibilidades que a tecnologia oferece.

Leis brasileiras e o futuro dos jogos de azar

As discussões sobre a legalização dos jogos de azar no Brasil ganham força. Com o surgimento da Lei 13.756 (2018), as apostas desportivas passaram a ser vistas como loteria, algo que, no Brasil, é tratado como um serviço público.

Entretanto, essa mesma lei fala sobre uma futura regulamentação para casinos e apostas online, o que ainda não aconteceu. Portanto, apesar das apostas serem permitidas, não há uma lei que realmente fale sobre elas, o que deixa a situação em aberto.

Do ponto de vista legal, fazer previsões sobre o futuro dos casinos online é difícil, pois dependerá, exclusivamente, das decisões do governo. Por enquanto, não existe nada que proíba alguém de apostar num casino online dinheiro real.

Futuros dos casinos segundo a própria indústria

Atualmente, a indústria dos casinos está cada vez mais forte. Não à toa, novos sites de apostas não param de surgir. Inclusive, é bem comum ver youtubers famosos anunciando sites desse tipo, o que comprova a popularidade das bets.

Como os jogos de azar foram bem aceites, a indústria está investindo em inovação tecnológica e expansão de seus serviços. Aliás, várias plataformas de apostas possuem traduções para vários idiomas, o que comprova seu projeto de expansão para todo o planeta.

Jogos de azar e a inteligência artificial

Em vários jogos de azar, a inteligência artificial melhora o algoritmo e deixa a aposta mais dinâmica. Além disso, ela monitora o comportamento de cada apostador, incluindo suas preferências e padrões de apostas.

Dessa forma, dentro do próprio site de aposta e até mesmo fora dele, a IA pode sugerir jogos, bónus e até mesmo outra plataforma para apostar. Tudo isso baseado nos gostos e comportamentos do jogador. Ademais, os jogos alimentados por IA têm mecânicas simples e resultados totalmente aleatórios.

Em suma, como as IA’s não param de evoluir, a tendência é que, lidar com jogos de azar fique ainda mais fácil. Com isso, o público dos sites de apostas aumentará ainda mais nos próximos anos, o que trará mais força para o ramo.

IA na criação de jogos

A IA tem um grande peso na criação de jogos de azar. Basicamente, as apostas são atrativas justamente porque as IA’s controlam as dinâmicas e os NPC’s dos jogos. Inclusive, vários personagens virtuais realistas são criados por meio dos algoritmos da IA.

No fim das contas, a IA consegue ampliar o leque de apostas, pois ajuda na criação de vários jogos. Ademais, também é função da IA adaptar a dificuldade dos games segundo a habilidade e a experiência demonstrada pelo apostador.

Com relação ao futuro, os jogos de azar de ficarão ainda mais inteligentes e dinâmicos, o que trará mais possibilidades ao apostador. Afinal, as IA’s serão capazes de reduzir erros (bugs) e deixar as bets ainda mais aleatórias, algo imprescindível para jogos desse tipo.

Suporte ao cliente

Atualmente, vários casinos usam IA para dar suporte aos clientes. Afinal de contas, os chatbots conseguem compreender dúvidas e dar respostas rápidas para os clientes. Portanto, é provável que essa tecnologia ganhe mais força nos próximos cinco anos.

Por meio do processamento de linguagem natural (NLP), o chatbot consegue responder perguntas sobre depósitos, saques, regras do casino, entre outras coisas. No futuro, o atendimento ao cliente dos casinos será ainda mais eficiente, pois a evolução da IA dará mais poder aos chatbots.

IA e a segurança dos apostadores

Com o crescimento da IA, os sistemas dos casinos, que já são muito seguros, serão ainda mais difíceis de invadir. A cada ano, as IA’s conseguem monitorar com precisão o comportamento e as tendências dos apostadores. Dessa forma, fica mais fácil perceber algum comportamento estranho e prevenir alguma fraude.

Com os recursos oferecidos pelas IA’s, é possível verificar o cadastro dos apostadores e perceber se existe algo errado. Assim, será possível prevenir um possível golpe e até mesmo preservar perfis que estavam sendo hackeados. Em suma, a IA garante que apenas o próprio usuário utilize seu perfil.

Realidade virtual nos casinos

Além das contribuições que a IA já faz para os casinos, existe outro tema onde ela pode acrescentar bastante: realidade virtual (RV). Com essa tecnologia, o apostador pode viver uma experiência totalmente nova em suas apostas. Afinal, ele terá a chance de “mergulhar” no jogo como se realmente estivesse ali.

Apesar de ainda estar no começo, a RV pode valorizar ainda mais os casinos, especialmente num cenário de cinco anos. Nesse meio tempo, tanto a IA quanto a RV estarão ainda mais avançadas, o que tornará os jogos mais imersivos.

Como a IA pode avaliar o comportamento do apostador dentro do cenário RV, ela teria como saber as preferências e as reclamações dele. Dessa forma, seria possível corrigir falhas do jogo e implementar melhorias sugeridas pelos próprios apostadores.

Jogos de azar e criptomoedas

As criptomoedas também ganharão ainda mais força nos casinos online. Atualmente, vários casinos possuem forte ligação com as moedas virtuais, pois elas oferecem transações rápidas. Além disso, comparadas com os bancos tradicionais, suas operações cobram taxas menores.

No futuro, será normal ver alguns casinos priorizando criptomoedas ao invés dos métodos bancários tradicionais. Afinal, essa tecnologia facilita o trabalho do apostador e oferece mais privacidade. Inclusive, com criptomoedas, não é preciso informar seu CPF ao fazer uma transferência. Basta ter o endereço da carteira virtual do destinatário.

O que o futuro reserva para os casinos e seus jogos?

No futuro, espera-se que a indústria dos casinos esteja intimamente ligada às novas tecnologias. Atualmente, a inteligência artificial já consegue ajudar bastante os casinos online. No entanto, como essa tecnologia não para de evoluir, ela oferecerá ainda mais recursos no futuro.

O papel das IA’s nas apostas, que já é muito grande, ficará ainda maior. Por meio delas, os casinos poderão oferecer jogos divertidos, seguros e que entretém os apostadores. Aqui está o que esperar nos próximos 5 anos:

  • O entretenimento relacionado à realidade virtual ganhará impulso. Já agora, as salas de poquer virtuais ou caça-níqueis interativas são extremamente populares.
  • A popularidade dos e-sports aumentará. Isto atrai um público mais jovem e contribui para a crescente popularidade dos jogos competitivos.
  • Todas as plataformas avançadas aceitarão criptomoedas. A tendência de introdução da criptografia em todas as áreas da vida não passará despercebida aos casinos online.
  • A popularidade dos jogos com dealers ao vivo aumentará. Com tecnologia melhor, será possível criar jogos ao vivo que reproduzam ainda mais a atmosfera dos clubes terrestres. Isso atrairá ainda mais jogadores.
  • A experiência geral do cliente melhorará. Isso inclui fatores como pagamentos mais rápidos, melhor suporte ao cliente e programas de fidelidade mais atraentes.

Num espaço de cinco anos, os casinos terão protocolos de segurança ainda mais complexos, o que trará mais segurança para o apostador. Ademais, o impacto dos jogos será ainda maior, pois a bet ficará ainda mais personalizada e seu algoritmo ainda mais inteligente.

 

Inaugurada estátua de Bastinhas junto ao Coliseu (c/fotos e vídeo)

A estátua do cavaleiro elvense Joaquim Bastinhas foi inaugurada, ao final da tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, junto ao Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

A família e muitos aficionados de Bastinhas estiveram presentes na cerimónia, que contou com as palavras da neta Clara e do filho Marcos, para além do discurso do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

A Banda 14 de Janeiro tocou na cerimónia, seguindo-se a atuação do elvense Jorge Goes, que cantou o “Fado Bastinhas”, e o duo Rafa e Beltran.

Marcos Bastinhas, filho do homenageado, estava muito emocionado. “É uma estátua muito bonita, ficará aqui a olhar para nós o resto dos anos e será também aqui um grande marco para as pessoas que entram em Elvas, estará de braços abertos a receber todos os visitantes da cidade”, disse aos microfones da Rádio ELVAS.

Já o irmão de Marcos, Ivan Nabeiro, disse que “é muito difícil exprimir em palavras, a emoção é muita”. “Queria dar um agradecimento aos elvenses e a quem possibilitou este momento aqui para a família, tenho a certeza que a família e todos os aficionados estão satisfeitos”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, valorizou a carreira de Joaquim Bastinhas, afirmando que “o seu falecimento, em dezembro de 2018, deixou um vazio que nunca poderá ser preenchido, mas a sua memória vive nos nossos corações. Joaquim Bastinhas foi mais que um toureiro célebre, foi um homem que tocou a vida de muitos com o seu talento incrível, carisma ilimitado e dedicação inabalável à arte da tauromaquia”.

O escultor espanhol de Sevilha, José Arteaga, reconheceu que “é muito difícil fazer uma escultura sem conhecer a pessoa que se está a retratar”, mas que, com a ajuda da documentação, conseguiu realizar o trabalho.

A estátua de Bastinhas ficou colocada em frente do Coliseu de Elvas, em lugar de destaque na entrada da cidade.

 

Espetáculos musicais fecham sábado à noite no São Mateus

Os Quatro e Meia atuam este sábado, 30 de setembro, no Palco São Mateus, em Elvas, num concerto em que os Tranquiliza preenchem a primeira parte. Em termos de animação, saliência para os Moura Encantada, presentes às 21 horas, no Palco da Feira.

Em termos religiosos, o santuário concentra as atenções: às 20.15 horas, recitação do terço, animada pela comunidade paroquial de Santa Luzia e, às 21 horas, é celebrada a eucaristia “votiva de Nossa Senhora Mãe da Igreja”, presidida pelo padre Ricardo Lameira.

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta edição de 2023, decorrem entre 20 de setembro e 1 de outubro, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e colaboração da Câmara Municipal de Elvas. A Rádio ELVAS, com uma programação alargada, acompanha o evento com reportagens em direto.

Fernando Brás e a tradição de passar semanas no campismo da Piedade

Desde o dia 14 de setembro que Fernando Brás e a sua família se mudaram para o Parque de Campismo da Piedade, cumprindo a tradição desta época das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus.

Fernando Brás, conhecido em Elvas por “Fanã”, revela que “a família é grande e sempre aparecem os amigos, e isto é feito de muito convívio, camaradagem e acima de tudo, de boa vizinhança”.

Campo Maior: entrega do Prémio Literário Hugo Santos este domingo

O Município de Campo Maior procede, este domingo, 1 de outubro, à entrega do prémio relativo à segunda edição do concurso literário Hugo Santos, à vencedora, Rute Simões Ribeiro, numa sessão que decorre na Biblioteca Municipal João Dubraz, a partir das 15 horas.

Este, diz a vereadora São Silveirinha, é um prémio “muito importante”, por ser, por um lado, uma homenagem ao escritor campomaiorense e, por outro, pela aposta que é feita na literatura.

“Não há tantos prémios literários no Alentejo, como se possa imaginar, e Campo Maior acaba por estar também nesta lista, o que demonstra a sensibilidade que o executivo do Município de Campo Maior tem para com a cultura”, adianta a vereadora. O prémio monetário, face à primeira edição, subiu para o dobro, sendo agora de 1.500 euros. Para além disso, a vencedora terá direito à edição de 150 exemplares da obra “Do Corpo o Homem”.

São Silveirinha revela ainda que o número de obras a concurso foi superior no ano passado, até porque, segundo diz, “é mais fácil encontrar pessoas que escrevam poesia” do que contos. Rute Simões Ribeiro vai receber o seu prémio em dia do aniversário de Hugo Santos.

Tudo para saber sobre a obra vencedora desta segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos aqui.

“Convívio, amizade e entreajuda” sentidos no parque de campismo da Piedade

Por esta ocasião das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus, que chegam ao fim amanhã, continuam a ser muitos, aqueles que preenchem o parque de campismo da Piedade.

Um casal de Vila Boim, comemorou recentemente os seus 50 anos de casados e há 35 anos que cumprem esta tradição. Fátima Rego conta que no parque de campismo “há uma grande entreajuda e amizade entre todos”. Quanto às iguarias que ali confeciona, por esta altura, uma vez que é a “cozinheira de serviço”, revela que é o cozido à portuguesa e migas com entrecosto”

Já o seu marido adianta que estes dias se revestem, sobretudo, de “um grande convívio, entre todos”.