Campo Maior encerrou o programa inovador “O Teu Futuro”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participou na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, na sessão de encerramento do programa “O Teu Futuro”, no Centro Cultural de Campo Maior.

“O Teu Futuro” é um projeto inovador para a capacitação digital, que foi implementado pela Fundação da Juventude e que colocou cerca de 5000 alunos e 300 professores de todo o Alentejo a falar em código e programação. Este número de participantes foi tornado possível através do apoio da Delta Cafés, investidor social do programa desde a primeira hora.

Ana Abrunhosa, que considera que este projeto resultou “numa experiência muito enriquecedora” para os mais novos, não tem dúvidas que os jovens conseguem, através do mesmo, e “num contexto de aprendizagem”, adquirir outras competências. A ministra lembra ainda que o digital não é só o futuro, é também o presente. Depois deste projeto já ter sido aplicado no Alentejo e no Norte, Ana Abrunhosa diz ser importante, depois de “afinada a metodologia”, fazê-lo chegar a mais zonas do país.

Já o presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão, que vê a possibilidade de fazer chegar o projeto a outras regiões do país, faz um balanço “extremamente” positivo da sua aplicação no Alentejo.

Esperando que esta questão da literacia digital seja uma mais-valia para o Alentejo, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, explica que esta foi mais uma proposta que a sociedade, neste caso a Fundação da Juventude, colocou à Delta Cafés.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, por sua vez, assegura que o empreendedorismo do Comendador Rui Nabeiro continua a motivar projetos como este, até porque, numa primeira fase, o mesmo era para ser aplicado apenas nas escolas TEIP do Alentejo. Foi Rui Nabeiro quem fez questão de o fazer chegar a todas a escolas, da região, sem exceção.

De Sines a Elvas, este projeto esteve nas salas de aula de alunos e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e profissional, para dotar jovens dos seis aos 18 anos com competências em programação. Em aula e em diferentes disciplinas, os participantes puderam aprender, de forma lúdica e dinâmica, conceitos de codificação e ciência da computação.

Com recurso a um jogo de codificação especialmente criado para este efeito, pela Fundação da Juventude com a Science4You (para os mais jovens) e ao Micro:bit (uma placa de microcontrolador), as turmas receberam formadores da Fundação da Juventude, para sessões de mentoria e introdução à ciência da computação.

Os cerca 300 professores participantes estão agora formados para manter as atividades nas suas turmas, recorrendo às cerca de 500 placas de Micro:bit que a Fundação da Juventude colocou em 31 agrupamentos escolares. A experiência positiva do ano letivo anterior pode assim continuar, de forma sustentável, e levar a aprendizagem e o aprofundar destas competências nestas escolas.

“O Teu Futuro” foi cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu. A Delta foi a investidora social do projeto.

Nesta sessão de encerramento do projeto, considerado o “maior de literacia digital implementado no Alentejo”, para além das intervenções de Ana Abrunhosa, Francisco Maria Balsemão, João Manuel Nabeiro e Luís Rosinha, alunos e professores tiveram ainda oportunidade de explicar como foi a experiência de participar neste programa. Neste painel, participaram ainda o secretário de Estado da Educação, António Leite, e a vice-reitora da Universidade do Porto, Joana Resende. As últimas palavras foram de Carla Mouro, a presidente executiva da Fundação da Juventude.