Cláudia Batuca em 7º lugar no Campeonato Europeu Master de Atletismo

A elvense Cláudia Batuca ficou em sétimo lugar da sua série, no campeonato Europeu Master de Atletismo, que decorre em Itália.

Numa nota publicada na página da Telefac, um dos seus patrocinadores, pode ler-se o testemunho da atleta elvense: “a prova correu bem, fui na série mais rápida, fiquei em 7º da minha série, não sendo classificada para a final, mas estou muito satisfeita porque melhorei a minha marca pessoal tirando-lhe três segundos. Fiz o meu melhor e estou bastante satisfeita, apanhei atletas com grande nível, que até já chegaram a participar em mundiais”.

Na mesma nota a atleta diz ainda: “muito obrigada por todo o apoio e espero não ter desiludido ninguém”.

Avis: pulseira eletrónica para homem por violência psicológica contra a avó

Um homem com 34 anos foi detido, na passada terça-feira, 26 de setembro, por violência doméstica, no concelho de Avis, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia “violência psicológica sobre a vítima, sua avó de 90 anos”. No seguimento das diligências policiais, “foi dado cumprimento a um mandado de detenção, tendo o indivíduo sido detido e apresentado no Tribunal Judicial de Fronteira, no dia 27 de setembro”.

Foram aplicadas as medidas de coação de afastamento e proibição de contacto com a vítima, controlado por pulseira eletrónica e apresentações quinzenais no posto policial da sua área de residência.

Concerto da Banda 1º de Dezembro domingo em Campo Maior

Celebra-se no próximo domingo, dia 1 de outubro, o dia mundial da Música. Um dia que serve, sobretudo, para promover a arte musical em todos os setores da sociedade e divulgar a sua diversidade.

A Banda 1º de Dezembro não poderia deixar passar esta data em claro, pelo que na tarde de domingo, 1 de outubro, pelas 16 horas, promove um concerto na Igreja Matriz.

O maestro Francisco Pinto refere que o reportório será variado, “com destaque para a música clássica, algo inédito, também jazz com Mozart, Beethoven, e também jazz, entre outros, para transmitirmos a todos sentimentos como paz, amor solidariedade”.

Francisco Pinto acrescenta que “as igrejas têm uma acústica fenomenal e a banda, neste concerto, vai ficar no meio do público, que a vai rodear para sentir todos os sons, seja de emoção, alegria, choro e arrepios”, e sem querer revelar muito, diz que vai haver “uma surpresa linda”.

O concerto da Banda 1º de Dezembro está marcado para as 16 horas, de domingo, na Igreja Matriz e conta com a apresentação de Leonor Alegria e Duarte Silvério.

Stands da região procuram fazer negócio na Feira de São Mateus

A par de carrosséis, bares e espaços de comes e bebes (ver aqui), também os stands de automóveis da região ocupam parte do tabuleiro superior do Paraque da Piedade, por ocasião da Feira de São Mateus, que decorre até domingo, 1 de outubro.

São vários os stands que, no certame, têm oportunidade de mostrar a sua gama de viaturas ao público e fazer negócio.

Algumas das imagens dos automóveis em exposição na Feira de São Mateus para ver na galeria abaixo:

Município de Marvão promove Al Mossassa no Multibanco

O Município de Marvão inaugura amanhã, sexta-feira, dia 29 de setembro, a 16ª edição do Festival Al Mossassa, evento que a autarquia tem estado a promover nas caixas multibanco da região.

O evento que, até domingo, dia 1 de outubro, transforma a vila e leva os visitantes até à época da sua fundação, contará com muita animação, dança, música, artes circenses e recriações históricas.

Os maiores destaques do evento vão para o espetáculo “Na sombra de Ibn Marwan”, agendado para as 21h30, de sexta-feira e sábado, e o desfile que percorre as ruas da parte alta da vila, com a participação de mais de 60 pessoas trajadas a rigor, entre cavaleiros, guerreiros, malabaristas, saltimbancos, músicos, bailarinas, encantadores de serpentes e falcoeiros, nas tardes de sábado (18 horas) e domingo (16 horas).

O momento inaugural do certame será assinalado com as intervenções do presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, do presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, e do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Marques, numa cerimónia marcada para as 18 horas, no Átrio dos Paços do Concelho.

Câmara de Borba aprova colaboração com diversas entidades

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Borba decorreu ontem, quarta-feira, 27 de setembro.

Na referida reunião foi deliberado, por unanimidade celebrar o Protocolo de parceria entre o Município de Borba e a Associação dos Moradores da Horta do Picadeiro, para realização das Festas em Honra de São Miguel Arcanjo, nos próximos dias 30 de setembro e 1 de outubro; bem como os protocolos de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Borba e com a Freguesia de Rio de Moinhos.

Relativamente à celebração de contrato de compra e venda do prédio denominado Atrás do Bosque, com o artigo matricial 128 secção F, foi deliberado, por maioria, adquirir, pelo  valor de €9.500 (nove mil e quinhentos euros), o prédio rústico sito em Atrás do Bosque,  descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o no 1076/19951206 e inscrito na  respetiva matriz predial rústica sob o artigo 128 seção F, com 9500 m2.

Sobre a celebração de Protocolo de Colaboração entre o Município de Borba e a Freguesia de Rio de Moinhos, em cumprimento da cláusula 7ª do Contrato Promessa de Doação da Praça de Touros de Rio de Moinhos, foi deliberado, por unanimidade, aprovar o respetivo Protocolo de Colaboração.

Aprovado, por maioria foi também o protocolo de colaboração na Final do Concurso Nacional de Beleza.

Por maioria, foi deliberado aprovar o Protocolo Celebração contrato de promessa de compra e venda de prédios propriedade do Município de Borba, nomeadamente nas seguintes parcelas: 627 m2 do prédio denominado por Cerca do Álamo, sito em Freguesia de Borba (Matriz), concelho de Borba, descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o número 1478/19970923 e inscrito na matriz predial rústica da respetiva freguesia com o artigo 324 Seção F, que possui uma área registada de 6250 m2; 6082 m2 do prédio denominado por Atrás do Bosque, sito em Freguesia de Borba (Matriz), concelho de Borba, descrito na Conservatória do Registo Predial de Borba sob o número 1371/19961129 e inscrito na matriz predial rústica da respetiva freguesia com o artigo 36 Seção F, que possui uma área registada de  30000 m2; totalidade do prédio denominado por Atrás do Bosque, sito em Freguesia de  Borba (Matriz), concelho de Borba, descrito na Conservatória do Registo Predial  de Borba sob o número 1076/19951206 e inscrito na matriz predial rústica da  respetiva freguesia com o artigo 128 Seção F, que possui uma área registada de  9500 m2.

Foi ainda deliberado por maioria aprovar a modificação objetiva ao contrato de empreitada no 25/2021 respeitante à Reabilitação de Edifício para instalação de Centro Interpretativo da Guerra da Restauração.

Maior projeto de literacia digital no Alentejo encerra em Campo Maior

A sessão de encerramento do “maior projeto de literacia digital implementado no Alentejo” tem lugar amanhã, sexta-feira, 29 de setembro, no Centro Cultural de Campo Maior, a partir das 15 horas.

Esta sessão de encerramento do projeto conta com intervenções da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro. Além destas intervenções será ainda possível ouvir, pela voz de alunos e professores, como foi participar no Programa o Teu Futuro, num painel em que o secretário de Estado da Educação, António Leite, e o secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, participam.

“Programa o teu Futuro” é um projeto inovador para a capacitação digital, foi implementado pela Fundação da Juventude e colocou cerca de 5000 alunos e 300 professores de todo o Alentejo a falar em código e programação. Este grande número de participantes foi tornado possível através do apoio da Delta Cafés, investidor social do Programa o teu futuro desde a primeira hora.

De Sines a Elvas, o Programa o teu futuro esteve nas salas de aula de alunos e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e profissional para dotar jovens dos 6 aos 18 anos com competências em programação. Em aula e em diferentes disciplinas, os participantes puderam aprender, de forma lúdica e dinâmica, conceitos de codificação e ciência da computação.

Com recurso a um jogo de codificação especialmente criado para este efeito pela Fundação da Juventude com a Science4You (para os mais jovens) e ao Micro:bit (uma placa de microcontrolador), as turmas receberam formadores da Fundação da Juventude, para sessões de mentoria e introdução à ciência da computação.

Apesar do final do ano letivo, o projeto promete continuar. Os cerca 300 professores participantes estão agora formados para manter as atividades nas suas turmas, recorrendo às cerca de 500 placas de Micro:bit que a Fundação da Juventude colocou em 31 agrupamentos escolares. A experiência positiva do ano letivo anterior pode assim continuar, de forma sustentável, e levar a aprendizagem e o aprofundar destas competências nestas escolas.

O Programa o teu Futuro contou com o selo “uma ação INCoDe.2030” e foi cofinanciado pelo POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. A Delta foi a investidora social do projeto.

São Mateus: duas celebrações religiosas esta quinta-feira

O concerto de Carolina Deslandes, no Palco São Mateus, às 22 horas, é o destaque da programação das Festas do Senhor Jesus da Piedade, esta quinta-feira, 28 de setembro, em Elvas. Os Filhos da Madrugada preenchem a primeira parte do espetáculo. No Palco da Feira, às 21 horas, apresenta-se o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

No santuário, esta noite, há dois momentos: às 20.15 horas, recitação do terço, animado pelas comunidades religiosas de Elvas; e, às 21 horas, celebração eucarística “votiva pelas vocações religiosas e sacerdotais”, pelo padre Ricardo Lameira.

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, nesta edição de 2023, decorrem entre 20 de setembro e 1 de outubro, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e colaboração da Câmara Municipal de Elvas. A Rádio ELVAS, com uma programação alargada, acompanha o evento com reportagens em direto.

Votações ao Orçamento Participativo de Elvas terminam este sábado

As votações para os cinco projetos aprovados ao Orçamento Participativo 2023, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, estão abertas até sábado, 30 de setembro, e podem ser feitas aqui.

A Rádio ELVAS entrevistou as cinco pessoas que submeteram estes projetos, sendo que pode saber mais sobre cada um deles, clicando no nome do projeto abaixo e ouvindo as entrevistas realizadas.

Jacinto César submeteu o projeto “Antenas de Televisão”; o projeto de Carla Carvalho tem como nome “Tu és +”; Miguel Rondão apresentou o projeto “O Cante vai à Escola“; já o projeto de Luísa Currito denomina-se “Rotas Literárias: Geografias das Palavras d’Elvas”; e o quinto projeto aprovado é o Wendell Carvalho, que tem como título “Elvas, Cidade Horto Terapêutica”.

Presidente da Câmara de Elvas reúne com interessados em habitação social

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, reuniu, na manhã de quarta-feira, dia 27, no salão nobre dos Paços do concelho, com os interessados, que formalizaram a manifestação de interesses, para habitação social.

Com a participação de mais de meia centena de pessoas, o autarca explicou a forma como vão ser atribuídas as habitações, que o Município vai disponibilizar no futuro, entre o concurso que se encontra a decorrer e os que estão previstos, reforçando que a autarquia tem um conjunto de investimentos a decorrer para colmatar as necessidades habitacionais existentes.

Tendo em atenção que, as questões da habitação e da reabilitação, bem como do arrendamento exigem uma implementação segura e estruturada de soluções e respostas de política pública, no setor da habitação, que garantam o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira as impede de aceder a situações habitacionais no mercado, o Município fez um levantamento das necessidades.

Foram ainda esclarecidas dúvidas dos presentes sobre este tema.

Carolina Deslandes no regresso dos espetáculos ao Palco São Mateus

Os concertos estão de regresso esta quinta-feira, 28 de setembro, ao palco São Mateus, nas festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas. O maior destaque de hoje vai para a atuação de Carolina Deslandes.

Considerada uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, Carolina Deslandes promete animar esta noite da Expo São Mateus, num concerto onde, certamente, não faltarão os seus maiores êxitos, como “A Vida Toda”, “Vai Lá”, “Paz” e “Não Me Importo”.

Antes, sobem ao palco São Mateus os Filhos da Madrugada, um grupo elvense de tributo a Zeca Afonso. Este primeiro espetáculo está marcado para as 22 horas.

Dia Mundial do Turismo assinalado em Elvas

O Município de Elvas assinalou o Dia Mundial do Turismo, ao longo do dia de ontem, quarta-feira, 27 de setembro, com diversas atividades, nomeadamente visitas guiadas e percursos de comboio.

Neste âmbito, as entradas nos museus e espaços culturais sob a alçada do Município de Elvas, foram gratuitas, tendo sido ainda feita a distribuição de ofertas a quem passou pelos mesmos.

Para além disso, realizaram-se duas visitas guiadas ao centro histórico e duas visitas gratuitas no comboio turístico, com paragem no Forte de Santa Luzia, para uma pequena visita guiada.

Cantares de São Vicente e Ventosa com “reportório variado” na Piedade

A Expo São Mateus é animada esta noite de quinta-feira, 28 de setembro, pelo Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, no Palco da Feira.

Luís Grilo, responsável pelo grupo, revela que este espetáculo conta com um “reportório variado, desde as músicas mais antigas, às mais recentes, porque temos que ter músicas para todos os gostos”.

O responsável pelo grupo considera que é importante que os artistas locais tenham espaço, no certame, para promoverem o seu trabalho e a cultura do concelho, convidando todos a assistir este concerto, porque segundo garante “não sairão de lá desiludidos”.

O concerto do grupo de cantares de São Vicente e Ventosa está marcado para as 21 horas, no Palco da Feira.

Tribunal de Justiça da UE: candidaturas para juristas-linguistas de língua portuguesa

Para recrutar juristas‑linguistas, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza, regularmente, concursos para o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), em função das necessidades de cada uma das unidades.

Neste momento, encontram-se abertas as candidaturas para ser formada uma lista de 25 candidatos, a partir da qual o Tribunal de Justiça, sediado no Luxemburgo, poderá recrutar novos funcionários como juristas-linguistas de língua portuguesa.

Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da UE, possuir um diploma de Licenciatura em Direito, e dominar, pelo menos, três línguas oficiais, incluindo português e francês.

A remuneração mensal é de quase sete mil euros. As candidaturas estão abertas até às 11 horas de dia 17 de outubro, sendo feitas online. Mais informação sobre o assunto para consultar no site do Europe Direct Alto Alentejo e na edição de hoje do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira:

Município de Campo Maior levou seniores à Assembleia da República

A edição deste ano da Semana dos Maiores, promovida pelo Município de Campo Maior, terminou oficialmente ontem, dia 27 de setembro, com uma visita que levou mais de 50 pessoas à Assembleia da República.

Durante o dia, os campomaiorenses conheceram por dentro o funcionamento daquela que é a Casa da Democracia.

O presidente do Município, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e a 1.ª Secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho, acompanharam o grupo que foi recebido no local pelo deputado eleito pelo Círculo Eleitoral de Portalegre, o campomaiorense Ricardo Pinheiro.

Fonte: Município de Campo Maior

Idosos recordam outros tempos em passeio pelo São Mateus (c/fotos)

Utentes do Lar Júlio Alcântara Botelho, do Lar e Centro de Dia da Boa-Fé e do Centro Social de Bem-Estar de Arronches foram ontem, quarta-feira, 27 de setembro, passar uma tarde diferente na Feira de São Mateus.

O Lar Júlio Alcântara Botelho levou 30 utentes. Paulo Pires, diretor técnico da instituição, revela que este “é um hábito de há vários anos, passeamos, lanchamos e eles acabam por passar um dia diferente, para a manter a tradição”, garantindo que eles aguardam sempre com muito entusiasmo este dia.

Falámos com Manuel Vilas, antigo colaborador da Rádio ELVAS e utente do lar, que nos garantiu que “é sempre bom vir ao São Mateus e falara para a rádio ainda melhor”, garantindo ter muitas saudades dos tempos em que era animador nesta estação emissora.

Já o Centro de Bem-Estar Social de Arronches levou, até ao São Mateus, 12 utentes. Ana Rita, da instituição, adianta que os utentes gostam muito deste passeio, uma vez que “têm sempre muitas recordações, do São Mateus, na altura em que vinham de carroça, pelo que é importante essa partilha”.

Detido suspeito da morte de mulher grávida

O Correio da Manhã avança com a notícia da detenção de um homem de 44 anos, ontem, quarta-feira, 27 de setembro, pela Polícia Judiciária (PJ), por alegadamente ter matado uma mulher grávida, de sete meses, em Vila Viçosa.

A vítima residia no concelho de Elvas e tinha 35 anos. Foi encontrada morta, a 22 de junho (como a Rádio ELVAS dava conta a altura).

O jornal cita fonte da PJ, acrescentando que o detido será presente a juiz para aplicação de medidas de coação.

“O Elvas” recebe o Barreirense no domingo

“O Elvas” recebe o Barreirense, no próximo domingo, 1 de outubro, às 15 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal, em encontro da jornada 5 da Série D do Campeonato de Portugal, acompanhado em direto pela Rádio ELVAS. Os alentejanos estão na 12ª posição, enquanto o conjunto do Barreiro ocupa o oitavo lugar.

As restantes seis partidas da jornada, todas à mesma hora, são as seguintes: Juventude de Évora – Sintrense; Fabril – Lusitano de Évora; Oriental – Vasco da Gama da Vidigueira; Louletano – Serpa; Vitória de Setúbal – Imortal; e Real – Moncarapachense.

O espaço de informação desportiva na Rádio ELVAS, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, começa às 14 horas de domingo, no qual salientamos o relato e reportagem de “O Elvas” – Barreirense .

Jantar de receção ao professor esta quinta-feira no CNT

O Jantar de Receção ao Professor, que engloba a comunidade educativa do concelho, é promovido nesta quinta-feira, dia 28, pela Câmara Municipal de Elvas.

A iniciativa decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), a partir das 20 horas, e tem como objetivo, segundo a autarquia, “promover o convívio entre todos” e, em simultâneo, “dar as boas vindas a toda a comunidade educativa que iniciou o ano letivo”, em especial a quem, em 2023/2024, “está pela primeira vez no concelho”.

Rui Choças mantém a tradição de acampar na Piedade no São Mateus

Rui Choças é um dos elvenses que nunca faltam no parque de Campismo da Piedade, por altura das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e do São Mateus.

Aos nossos microfones revela que “há 11 anos que venho para aqui, sempre no mesmo sítio”. Rui Choças diz que os dias são passados a “dançar, contar anedotas, ver os espetáculos e chegam a juntar-se aqui 20 e tal pessoas, entre família e amigos”.

“Faça chuva ou faça sol nós estamos sempre cá”, diz ainda Rui Choças.

Filhos da Madrugada prometem “grande espetáculo” no São Mateus

Os Filhos da Madrugada abrem o palco principal da Expo São Mateus esta quinta-feira, pelas 22 horas, antes do concerto da cabeça de cartaz de hoje, Carolina Deslandes.

Foi com “muita alegria” que o grupo recebeu este convite, revela Raquel Guerra, vocalista da banda, adiantando que estão a preparar “um grande espetáculo, que promete muita diversão e boa música de Zeca Afonso, pelo que esperamos que tenha muita afluência para partilharmos as músicas deste projeto tem para oferecer”.

Sobre o facto de abrirem o concerto de Carolina Deslandes, Raquel Guerra diz que “é um privilégio, porque também ela é uma grande artista do panorama nacional e muito interventiva através das suas músicas, por isso faz todo o sentido”.

Carrosséis e bares: alguns dos ingredientes da Feira de São Mateus

O tabuleiro superior do Parque da Piedade, em Elvas, por ocasião da Feira de São Mateus, volta a ser espaço, sobretudo, de divertimento para miúdos e graúdos.

Naquela área não faltam carrosséis para todos os gostos – alguns apenas para os mais aventureiros -, mas também bares, que animam as noites longas de São Mateus, e alguns espaços de comes e bebes.

As imagens captadas pela Rádio ELVAS, no tabuleiro superior do Parque da Piedade, para ver na galeria abaixo:

Jorge & Célia levaram baile à Piedade na noite desta quarta-feira

O Duo Jorge & Célia foi o responsável por animar a noite de ontem, quarta-feira, 27 de setembro, na Expo São Mateus.

Ao Palco da Feira, a dupla de irmãos de Vila Boim levou grandes êxitos da música popular portuguesa, metendo todos aqueles que não quiseram perder este baile a dançar.

De recordar que os espetáculos estão de regresso ao Palco São Mateus, o palco principal da Expo São Mateus, esta quinta-feira, dia 28, a partir das 22 horas, com Filhos da Madrugada e Carolina Deslandes. Antes, atua no Palco da Feira, pelas 21 horas, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Três anos depois, Catarina Pereira está de regresso ao The Voice

Imagem: The Voice Portugal

Três anos depois, Catarina Pereira está de regresso ao The Voice: programa de talentos, da RTP, que vai para o ar aos domingos à noite.

Na segunda ronda de Provas Cegas, transmitida no passado domingo, 24 de setembro, a jovem campomaiorense, que conquistou três dos quatro jurados, ao interpretar “Maybe This Time”, de Liza Minnelli, escolheu como sua mentora Sónia Tavares. Na luta por Catarina, com a vocalista dos The Gift, estiveram António Zambujo e Sara Correira, sendo que apenas Fernando Daniel não virou a sua cadeira.

O desejo de voltar ao programa, depois da sua participação em 2020, ao lado de Diogo Piçarra, confessa Catarina, já não era de agora: “já queria há muito tempo voltar, mas precisava de evoluir e trabalhar”. “Da primeira vez, acho que não aproveitei ao máximo a experiência e acho que agora vai ser mais produtivo”, acrescenta, lembrando que a idade, sendo já outra, também faz diferença.

Se em 2020, se apresentou ao público sem ter tido, até então, qualquer aula de canto, a partir daí, Catarina apostou na sua formação. Na Academia de Música de Elvas, a jovem teve aulas de canto lírico. Em Espanha, tem tido aulas de música e composição.

Desta vez, e não encarando a participação no programa como “uma brincadeira”, Catarina diz ter expectativas “elevadas” para a sua segunda passagem pelo The Voice. “Acho que a minha qualidade aumentou imenso. Agora já vou como profissional, com aulas, com um histórico completamente diferente”, assegura.

Durante a sua apresentação no programa, Catarina partilhou a fase conturbada pela qual passou, em termos de saúde mental. Posto isso, assegura que têm sido muitos aqueles que, mesmo sem a conhecerem, lhe têm agradecido por falar sobre o assunto em televisão. Por outro lado, a jovem cantora garante que o feedback da família é sempre o mais importante.

Catarina volta a pisar o palco do The Voice, já na fase das Batalhas, em direto, no final de outubro.

Veja ou reveja as duas Provas Cegas de Catarina Pereira no The Voice.

Prova Cega de 2023:

Prova Cega de 2020:

Raquel Trabuco vence prova de atletismo em Zafra

A elvense Raquel Trabuco voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, depois de ter alcançando, no passado sábado, 23 de setembro, a primeira posição nos 5,5 quilómetros do 42º Cross da Feira de São Miguel, em Zafra, Espanha.

A prova, integrada no Circuito da Diputación de Badajoz, foi organizada pela Federação Estremenha de Atletismo.

PSD questiona vandalismo no prédio municipal da estrada de Santa Rita

No decorrer da reunião da Câmara Municipal de Elvas, realizada ontem, 27 de setembro, no Revoltilho, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, dando conta de situações de “arrombamento e vandalismo que afligem a vida dos moradores” do prédio municipal da estrada de Santa Rita, quis saber para quando se pretende preservar “a integridade” daquele edifício.

Por outro lado, a vereadora quis também perceber para quando o Município de Elvas prevê proceder à limpeza e desobstrução das linhas de água da Ribeira do Cêto e da Ribeira do Cancão, lembrando que “já houve cheia e inundações em casas”.

O comunicado da Comissão Política Concelhia do PSD para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de 27 de setembro de 2023, que decorreu no Revoltilho, a vereadora Tânia Morais Rico no período antes da Ordem do Dia pediu os seguintes esclarecimentos:

– Limpeza e desobstrução das linhas de água da Ribeira do Ceto e da Ribeira do Cancão, para quando? Já houve cheia e inundações em casas.

– Para quando a preservação da integridade do prédio municipal da estrada de Santa Rita? Situações de arrombamento e vandalismo que afligem a vida dos moradores.

Tendo em conta o cumprimento do programa eleitoral proposto e pugnando pela melhoria das condições de higiene, segurança no trabalho dos trabalhadores da Abegoaria antes da ordem do dia constou uma proposta de recomendação feita pela vereadora para a beneficiação e requalificação das instalações da Abegoaria Municipal, com vista à sua adaptação às reais necessidades da sua área operacional e administrativa e à realização de melhorias significativas que criem melhores condições de trabalho, de modo a corresponder às necessidades e exigências dos trabalhadores, passando pelas seguintes ações:

– Criação de uma zona de refeições com capacidade para 70 pessoas pois a existente não tem capacidade suficiente e enquanto não é ampliada ou criada uma nova zona de refeições, recomenda-se que a partir de outubro de 2023, algumas das cozinhas (e seu espaço adjacente) do Centro de Negócios Transfronteiriço sejam utilizadas para que os serviços operacionais da Abegoaria as utilizem para fazer as refeições da hora do almoço;

– Criação de mais WC´s (homens e mulheres) que permitam conceder a devida privacidade e diferenciada utilização dos mesmos;

– Renovação do espaço e da eficiência energética da área administrativa do rés-do-chão, renovação da oficina, carpintaria, serralharia, sapadores, ferramentaria, eletricistas, e armazém de materiais dos serviços da autarquia;

– Expansão dos Serviços Municipais da Abegoaria, através da aquisição de terreno ou edifício para a instalação de alguns destes serviços que, devido às suas características, necessitam de mais espaço ou que provocam constrangimentos a nível acústico ou ambiental.

Todos os pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara foram aprovados pela vereadora Tânia Morais Rico.

Sempre por Elvas

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

José Gervásio e Joaquim Amante acampam na Piedade há mais de 20 anos

Muitos elvenses e não só, nesta época das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus, têm a tradição ficar, por vários dias, no parque de campismo da Piedade.

Há mais de 20 anos que José Gervásio se muda de malas e bagagens para o parque de campismo da Piedade, e refere que, acima de tudo, estes são dias de muito convívio. “Venho para aqui há 24 anos, desde que era pequeno, na altura descalço, porque não tinha sapatos”, recorda.

Apesar de este ano ter vindo mais tarde, José Gervásio conta o que fazem por estes dias, altura em que tira férias: “comemos bebemos, cantamos e ouvimos muita música alentejana”.

José Gervásio diz ainda que esta tradição se caracteriza pela amizade e convívio entre amigos e familiares, muitos vêm de várias partes do país, para aqui nos reunirmos”.

Também o presidente da junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, revela como começou esta tradição, que cumpre há 29 anos. “Comecei no São Mateus com um bar, depois arranjámos um espaço na mata da Piedade para termos uma tenda e desde aí que acampamos, nesta altura”.

“Gosto do São Mateus, divirto-me e vivo o São Mateus, aqui na mata há um grande convívio e amizade entre todos os campistas”, refere ainda Joaquim Amante.