Manuel Ferreira Patrício recordado em conferência do Grupo Nabeiro

“A Escola e a sua Circunstância”: foi este o mote para a 2ª Conferência Manuel Ferreira Patrício, promovida pelo Grupo Nabeiro, na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

A iniciativa, através da qual se procurou debater as novas construções sociais de aprendizagem e a importância da leitura para os jovens, teve como objetivo, pelo segundo ano consecutivo, honrar e preservar o legado cultural, pedagógico e filosófico de Manuel Ferreira Patrício, primeiro diretor do Centro Educativo Alice Nabeiro, autor do projeto pedagógico-cultural desta instituição e antigo reitor da Universidade de Évora.

O chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, que foi o responsável por abrir a sessão, assegura que, com esta conferência, procura-se manter a obra e o legado do professor “com vida”. João Manuel Nabeiro foi aluno de Manuel Ferreira Patrício, e com quem, durante três anos, conviveu de perto. “Estamos aqui com muita gente da educação, que têm responsabilidades atuais, como o professor Joaquim Mourato, e acho que estamos no bom caminho para manter vivo esse legado do professor Manuel Ferreira Patrício”, diz ainda.

Para o diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Luís Sebastião, que falou aos presentes na sessão de abertura, “pensar a escola, na sua complexidade”, é o desafio que esta conferência se propõe, suscitando, entre a comunidade escolar, uma reflexão a esse respeito. A educação, defende ainda Luís Sebastião, e recordando Manuel Ferreira Patrício, é “um sítio muito curioso”. “O professor Patrício quando pensou a escola cultural, pensou realizar organizativamente aquilo que, para ele, foi mais marcante na sua própria experiência”, acrescenta.

O legado de Manuel Ferreira Patrício, diz, por sua vez, Joaquim Mourato, diretor geral do Ensino Superior, que teve a seu cargo o encerramento da conferência, é “demasiado importante” para ficar guardado em gavetas ou em bibliotecas. Para além do seu legado, diz ainda Joaquim Mourato, procura-se também, por esta ocasião, lembrar a pessoa “humilde e simples”, a “fonte de sabedoria e experiência”, que era Manuel Ferreira Patrício.

Participaram nesta conferência José Pacheco, comendador da Ordem de Instrução Pública e fundador e mentor da Escola da Ponte, e Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, professor na Universidade de Lisboa e ex-ministro de Educação e Ciência.