A Associação Borba Contigo Cidade Compassiva “ABCCC” comemora o Dia Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro e o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se comemora a 14 de outubro, numa atividade conjunta, marcada para dia 30 deste mês.
As comemorações têm lugar à 17.30 horas, no pátio interior dos Paços do concelho, da Câmara de Borba.
Este ano a ABCCC comemora em simultâneo os dois dias, com um documentário que fala sobre a doença e os cuidados paliativos, por meio da música. O diretor, Alejandro Huyro, mostra a experiência de vida de duas jovens, Laura Martín e Raquel Godoy, para quem o cancro chegou muito cedo. Uma viagem de experiência e emoções onde também fazem parte, Rafa Mota Vargas, médico de Cuidados Paliativos e responsável do projeto Badajoz Contigo, Ciudad Compasiva; José Miguel Navarro, psicólogo de Cuidados Paliativos e da Asociación Española Contra el Cáncer de Badajoz; e Toni Marchena, enfermeira.
Este documentário, dos Músicaos Sem Fronteiras, Pedro Monty e Pedro Martinez Aguilar, leva-nos a ser conscientes que a música faz parte das nossas vidas, e que nos acompanha nos momentos felizes, mas também nos mais difíceis.
“Estes 24 minutos de documentário, simbolizam o amor incondicional, a compaixão, a força, a dedicação, a lealdade, o equilíbrio, a união entre mente, corpo e espírito, fazendo-nos recordar que todos somos seres únicos com um mesmo destino”.
Ainda antes da projeção do documentário, haverá a intervenção da enfermeira Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, que irá falar sobre a importância dos Cuidados Paliativos na vida dos pacientes. Este ano para a associação “ABCCC”, esta comemoração dos Cuidados Paliativos é ainda mais especial pois o slogan é “Comunidades Compassivas Juntos pelos Cuidados Paliativos. Partilhamos Cuidados, Partilhamos Vida!”.
Depois terá lugar um momento musical com Lana Tryhub, cantorae ucraniana, Pedro Monty, no teclado, e António Mouquinho e Miguel Mouquinho da Associação RBF no baixo e na bateria. Depois haverá uma pausa com café e bolo e por fim a visualização do documentário seguido por um colóquio (dinamizado por profissionais da saúde) para que os assistentes possam partilhar as suas inquietudes e conhecer melhor a alguns dos protagonistas do documentário.
O documentário é uma ideia original coproduzida pela Associação Cuidándonos e seu projeto Badajoz Contigo, Ciudad Compasiva, a ONG Musicos Sin Fronteras, e a Asociación Española Contra el Cáncer de Badajoz, contando com a colaboração do Serviço Extremenho de Saúde, Junta de Extremadura, Complexo hospitalário de Badajoz, associação CorazonEx Solidarios de Extremadura , Fundación Hija de Pepe Reyes Dolores Bas de Arus PanContigo, o Gimnásio Oscar González e Fundación CB.
O evento foi organizado pela Associação Borba Contigo Cidade Compassiva e conta a colaboração do Município de Borba, Junta de Freguesia da Matriz, Freguesia De São Bartolomeu, USF Quinta da Prata Equipa Comunitária, de Suporte em Cuidados Paliativos, ECSCP UCC de Borba, Delegação de Borba da Liga Portuguesa contra o Cancro, Dom Borba, Adega de Borba, Mini Mercado Pécurto Design Floral by Zezinha Padaria Galvão.