Bombeiros apelam a consumo controlado de álcool no São Mateus

Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas

Nas longas noites de São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, muitos jovens, sobretudo, que se procuram divertir até altas horas da madrugada, tendem a exceder-se e a consumir, de forma exagerada, álcool e algumas substâncias ilícitas.

Assegurando que “a diversão só é diversão quando se tem noção do que se está a fazer”, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, alerta para o consumo de álcool e droga, lembrando que, cada vez mais, se tem assistido ao “aumento deste tipo ocorrências em faixas etárias mais baixas”, o que causa sempre “maior preocupação”.

“Quando somos jovens temos medo que o mundo acabe amanhã e tentamos consumir tudo de uma forma muito rápida”, recorda. “O São Mateus, este ano, são mais dias, e, por isso, dividam todo esse apetite pelos vários dias”, diz, dirigindo-se mais mais novos.

Muitas vezes, nestes casos, os jovens, e não só, já em situação de coma alcoólico, têm de ser transportados ao hospital. Contudo, o comandante lembra que o serviço de urgência do Hospital de Santa Luzia tem sempre situações “mais preocupantes” para dar resposta. “Há muito mais situações preocupantes, mais situações de doença súbita que, essas sim, merecem a preocupação e que sejam canalizados recursos para dar resposta a essas situações”, garante.

Lembrando ainda a “quantidade anormal” de vindas do helicóptero do INEM a Elvas, seja por situações de doença súbita, acidentes ou até por “decisões menos sábias” das pessoas, Paulo Moreira explica essa é uma situação que acarreta sempre uma “grande resposta logística” por parte dos Bombeiros de Elvas. Nesse sentido, apela para que as pessoas evitem situações que as possam colocar em risco e não tentem “voar de helicóptero, pelo menos, enquanto vítimas”.