Um ferido grave e outro ligeiro em dois despistes de mota

Dois feridos em dois despistes de motociclos registaram-se esta tarde, na EN373, perto de Alandroal.

O alerta para estas ocorrências, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, em Évora, foi dado cerca das 14 horas.

O ferido grave é um jovem de 20 anos, que vai ser transportado pelo helicóptero do INEM para um hospital de Lisboa, enquanto o ferido leve foi conduzido, de ambulância, para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Para o local dos acidentes forma mobilizados 16 operacionais, seis veículos e o já referido helicóptero do INEM, entre Bombeiros de Alandroal, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Évora e a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz.

Feira de colecionismo regressa a Estremoz a 30 de setembro

A Feira de Colecionismo está de regresso ao Parque de Feiras de Estremoz, onde decorre de 30 de setembro a 1 de outubro.

Este é um evento promovido pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz (AVCE), dedicado à venda de peças e acessórios, tem vários temas expostos e a entrada é gratuita.

Semana dos Maiores: centenas de campomaiorenses viajam a Peniche

A Semana dos Maiores, promovida pelo Município de Campo Maior, teve início ontem, sábado, 16 de setembro, com um passeio a Peniche.

Centenas de campomaiorenses participaram nesta iniciativa. A Câmara Municipal de Campo Maior, nas redes sociais, agradece a todos quantos levaram a alegria tão característica dos campomaiorenses até àquela cidade.

“Um agradecimento especial também aos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, que nos acompanharam nesta visita, assim como a todos os voluntários e colaboradores que a tornaram possível”, diz ainda a autarquia.

“Pintura e Pintores de Elvas” no último “Percurso pelo Património”

A edição deste ano da iniciativa “Percursos pelo Património”, promovida pelo Município de Elvas, terminou este sábado, 16 de setembro, num passeio subordinado ao tema “Pintura e Pintores de Elvas”.

A iniciativa, que contou com a orientação do professor universitária Vítor Serrão, arrancou no edifício dos antigos Paços do Concelho, hoje Casa da Cultura de Elvas, prosseguindo depois pela antiga Sé, Paços do Concelho e igrejas de Alcáçova, São Domingos e Salvador.

O guia desta visita guiada por alguns dos espaços mais importantes do centro histórico de Elvas fez ainda uma apresentação pormenorizada dos motivos pictóricos existentes em cada um deles e seus autores.

Concerto de agradecimento a Manuel Caldes e Vilar Pires

Manuel Caldes e Vilar Pires foram ontem, sábado, 16 de setembro, homenageados com um concerto de agradecimento da Banda 14 de Janeiro, na sede da filarmónica, na Rua Sá da Bandeira, em Elvas.

Para além do concerto, os nomes de Manuel Caldes, antigo presidente da coletividade, e Vilar Pires, antigo maestro, foram atribuídos às salas de ensaio da banda.

Na mesma ocasião, os dois homenageados foram ainda designados sócios honorários da Federação das Filarmónicas do Distrito de Portalegre.

Do repertório do espetáculo, com a direção do maestro Jorge Grenho, fizeram parte, entre outros temas, as peças “Manuel Pernas” e “Ye Ya”, ambas compostas por Vilar Pires.

Mértola procura na FECIEX novos públicos para a Feira da Caça

O Município de Mértola, Capital Nacional da Caça, está na FECIEX, a Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica, na IFEBA, em Badajoz, desde a passada quinta-feira, 14 de setembro, a promover a sua feira dedicada ao setor cinegético, que decorre de 20 a 22 de outubro.

Esta é uma feira que “vai ganhando dimensão em Portugal”, garante Rosa Roxo, que, em representação do Município de Mértola, revela que, em Badajoz, procuram “novos expositores, que tenham algumas novidades, que possam acrescentar algo ao que já se faz em Mértota”, mas também “novos públicos”.

“A nossa feira tem a particularidade de ter várias atividades de caça no decorrer do evento”, adianta a responsável, que garante ainda que não faltará “muita animação”, “com várias atividades de caça”, incluindo a disputa da Taça Europeia Santo Humberto.

A 32ª FECIEX termina este domingo, 17 de setembro, ao final do dia, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Festival da Idade de Ouro a 1 de outubro na Terrugem

Foto arquivo

As inscrições para o Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, continuam a decorrer e podem ser feitas nas Juntas de Freguesia do concelho.

À semelhança do ano passado, a iniciativa decorre em cada uma das freguesias, com os almoços marcados para as 13 horas.

A calendarização da iniciativa é a seguinte:

1 de outubro – Pavilhão Multiusos da Terrugem;

5 de outubro – Pavilhão Multiusos  de São Vicente;

7 de outubro – Edifício da antiga Junta de Freguesia, em Vila Fernando;

8 de outubro – Centro Cultural de Varche;

14 de outubro – Pavilhão Multiusos de Santa Eulália;

15 de outubro – Pavilhão Multiusos de Vila Boim;

21 de outubro – Pavilhão Multiusos de Barbacena;

22 de outubro – Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Real – “O Elvas” às 15 horas na Rádio ELVAS

“O Elvas” desloca-se este domingo a Massamá para defrontar o Real, na jornada 4 da Série D do Campeonato de Portugal. O encontro realiza-se no concelho de Sintra às 15 horas e tem acompanhamento em direto na Rádio ELVAS.

Após três jornadas de campeonato, “O Elvas” ainda não ganhou e tem dois pontos; por sua vez, o Real ainda não pontuou.

Mais seis desafios completam esta ronda todos às três da tarde: Vasco da Gama da Vidigueira – Juventude de Évora, Lusitano de Évora – Oriental, Serpa – Vitória de Setúbal, Sintrense – Barreirense, Imortal de Albufeira – Fabril do Barreiro e Moncarapachense – Louletano.

O espaço de informação desportiva na Rádio ELVAS, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, começa às 14 horas e estende-se até às 17.30 horas.

Sílvia Pinto: “é gratificante” ver “O Tapete está na Rua” nomeado aos Prémios Mais Alentejo

“O Tapete está na rua”, uma iniciativa que decorre em Arraiolos, com o objetivo de promover este saber ancestral, está nomeada aos prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria “Mais Prazeres e Sensações”.

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, encara esta nomeação como “gratificante e um reconhecimento do esforço que tem sido feito, há vários anos, para promover a arte de fazer tapetes de Arraiolos, bem como as suas artesãs e identificar esta iniciativa como local de partilha e encontro com todos aqueles que nos visitam, porque é sinal que temos feito um bom trabalho ao investir nesta iniciativa, o que nos dá mais força para continuar a trabalhar mais e melhor, já na edição do próximo ano”.

Sílvia Pinto diz ainda que “mais um prémio é mais uma forma de valorizar a iniciativa, de quem nela participa, e também uma forma de alertar as novas gerações para defender este património, que é reconhecido por todos”.

As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de Outubro. A par de “O Tapete está na rua”, estão nomeados na mesma categoria, o Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, a cerveja Artesanal Magnífica, sediada em Évora; o Festival Músicas do Mundo, em Sines, e o gin Black Pig Destilaria, de Santiago do Cacém.

João Grilo: nomeação do Festival do Peixe do Rio aos Prémios Mais Alentejo é “motivo de orgulho”

O Festival do Peixe do Rio, em Alandroal está nomeado aos prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria “Mais Prazeres e Sensações”.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, esta nomeação é um “motivo de orgulho, porque só o facto de estarmos nomeados permite concluir que é um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito, no que ao peixe do rio diz respeito”.

O festival acontece em março, mas ao longo do ano, segundo explica João Grilo, “fazemos um trabalho com os restaurantes, o que faz com o festival seja muito bem recebido pelos restaurantes e pelos visitantes que todos anos veem modernidade”.

João Grilo acrescenta que este é um trabalho que tem sido feito “a partir da cultura gastronómica local e das tradições, para desenvolver economicamente o concelho a nível turístico”, apelando ainda às pessoas que gostam do Festival Peixe do Rio, para que votem neste certame.

As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro. A par do Festival do Peixe do Rio, estão nomeados na mesma categoria, “ O Tapete está na rua”, de Arraiolos, a cerveja Artesanal Magnífica, sediada em Évora; o Festival Músicas do Mundo, em Sines, e o gin Black Pig Destilaria, de Santiago do Cacém.

Ensino Superior: Município de Campo Maior disponibiliza 30 bolsas de estudo

O Município de Campo Maior volta a apoiar os alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior, com as já habituais bolsas de estudo.

Ao todo, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão atribuídas 30 bolsas, que representam um valor anual em torno dos 900 euros, valor que ultrapassa o custo das propinas no Ensino Superior Público, em Portugal.

“As candidaturas têm uma análise prévia, têm cumprimentos que têm a ver com valores relacionados com o IAS (Indexante dos Apoios Sociais) familiar per capita, entre despesas deduzidas”, adianta o autarca.

Luís Rosinha, que felicita todos os alunos do concelho que ingressaram no Ensino Superior, explica ainda que o número de bolsas disponíveis corresponde à expectativa do número de candidatos que possam surgir.

Os estudantes, que cumpram com os requisitos necessários, podem fazer a sua candidatura a estas bolsas de estudo até dia 16 de outubro, no Balcão Único da Câmara Municipal de Campo Maior.

São Mateus: mais bares e outra disposição no Parque da Piedade

A romaria de São Mateus, em Elvas, que tem início já na próxima quarta-feira, dia 20, é uma das mais importantes do país. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de percurso.

Segundo o juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, Carlos Damião, que recorda que é com a chegada da procissão ao Parque da Piedade que é inaugurada a iluminação, esta romaria é “a maior festa” do povo elvense: “é única”. “Toda a gente está à espera do dia 20, para que comece a alvorada com os foguetes, as arruadas das bandas e depois a Procissão dos Pendões”, assegura.

Desta feita, há algumas alterações a registar, face ao ano passado, no que toca à disposição do tabuleiro superior do Parque da Piedade: “de um lado da rua, ficam só os stands de automóveis e, do outro lado, ficam os bares – que este ano há mais bares -, e as diversões”. No que diz respeito a ocupação de feirantes, Carlos Damião garante que a parte de baixo do parque vai estar “cheia”.

As receitas angariadas com a Feira de São Mateus, diz ainda o juiz, são “como pão para a boca” da confraria, ou não fosse deste evento que saem os “resultados líquidos” para que, durante o ano, se possa “pagar às sete pessoas que recebem vencimentos”. “Ao fim do ano, com Segurança Social, com seguros, entre outras coisas, são 70 mil euros, em números redondos, mais a manutenção do espaço, água, luz e por aí fora”, remata.

A junção da componente religiosa à profana do São Mateus, todos os anos, atrai sempre milhares de pessoas a Elvas, não só dos concelhos à volta, mas também da vizinha Extremadura.