Skip to content

Ministra da Coesão Territorial inaugura nova sede da CIMAA

As novas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foram inauguradas ontem, 14 de setembro, em Portalegre, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Esta nova sede resulta da reabilitação de um edifício no centro da cidade, na rua 19 de Junho, teve um investimento de um milhão e 300 mil euros. No decorrer da cerimónia, foram também homenageados funcionários da CIMAA, com 25 anos de serviço.

“Hoje é um dia bom para a CIMAA, nesta nova sede, recuperada, no coração histórico de Portalegre”, começou por dizer Ana Abrunhosa, que destaca “um trabalho imenso que é feito através da CIMAA”, lembrando que “este território captou, através das verbas do Portugal 2020, cerca de 500 milhões de investimento e grande parte deste valor são investimentos dos municípios e, portanto, uma parte também da CIMAA”. “É bom que estes técnicos, que muito contribuem para estes investimentos, possam ter condições de trabalho e, ultimamente, têm tido um trabalho imenso, com um projeto do PRR, que é a Barragem do Pisão, em que a CIMAA é a beneficiária e executora”, acrescenta.

Este, diz ainda a ministra, foi um dia de “recordar um passado de união, quando era a União de Municípios, mas também de presente e futuro, quando as Comunidades Intermunicipais estão a receber cada vez mais competências, nos transportes, na gestão das águas, dos resíduos, em várias áreas, na gestão dos fundos comunitários”.

A ministra destaca ainda a “forma respeitosa” como os autarcas do Alto Alentejo “trabalham e lideram os processos conjuntos em prol de uma região”.

Sem qualquer financiamento, “de ordem pública, privada ou comunitário”, a reabilitação deste edifício deve-se, exclusivamente, à união dos 15 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, revela o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, que garante que este foi “um dia especial”. “Estes municípios têm posto sempre o bem comum à frente dos bens ou interesses particulares e isso hoje deve ser assinalado aqui”, acrescenta.

Hugo Hilário, que revela ainda que, apesar das “divergências” entre os vários municípios, foi “unânime” a decisão de reabilitar este edifício, para dar outras condições sobretudo à equipa técnica da CIMAA, lembra que ”nada do que é feito no Alto Alentejo é fácil”.

Já Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, considera que esta inauguração é o “culminar” de um desejo antigo da CIMAA. “Sou um dos mais novos frequentadores destas lides, deu para perceber que as antigas instalações não eram condignas com aquilo que são as reais responsabilidades desta Comunidade Intermunicipal”, diz ainda,

Para o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva, com esta nova sede da CIMAA, marca-se “um passo importante na coordenação de esforços” entre as 15 autarquias da região.

Nas novas instalações da CIMAA há agora também um espaço de cowork, num investimento de 126 mil euros, inscritos a 100% no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirá aos trabalhadores da administração pública o desempenho das suas funções, remotamente. No mesmo edifício estão também a ADRAL e a AREANATejo.

Compartilhe este artigo: