Dois indivíduos, que se fizeram passar por funcionários da EDP e por elementos de corporações de Bombeiros, tentaram durante a tarde de ontem, quarta-feira, 6 de setembro, burlar algumas pessoas no centro histórico de Elvas.
O comissário Rui Massaneiro, comandante da Esquadra da PSP de Elvas revela que, “durante a tarde de ontem, a PSP recebeu algumas chamadas, de diversos habitantes do centro histórico de Elvas, que estavam a ser alvo de tentativa de burlas, por supostos funcionários da EDP e membros de diferentes corporações de bombeiros para angariar donativos”. A PSP, acrescenta o comissário, “fez deslocar vários agentes para os locais de onde eram oriundas as chamadas e procedeu a inúmeras diligências, com o apoio da população, que avistou os suspeitos, com o objetivo de os intercetar em flagrante delito”.
Estes indivíduos foram abordados pela PSP, já fora da cidade de Elvas, sendo que o seu objetivo era mudar contadores da luz, “algo que pressupunha o pagamento de um valor de 35 euros”. Rui Massaneiro acrescenta que “uma das vítimas tinha dinheiro à vista, o que facilitou que esse dinheiro fosse subtraído pelos suspeitos”.
O comandante da PSP de Elvas explica ainda que estes dois indivíduos são da zona da Grande Lisboa e, “um deles fazia o esquema de burla e o contacto direto com as vítimas, enquanto o outro conduzia a viatura, para ser mais fácil fugir do local de onde eram praticadas as burlas”.
Destes dois indivíduos, apenas um foi detido e será presente a juiz, esta quinta-feira, 7 de setembro, pelas 14 horas, no Tribunal Judicial de Elvas, para primeiro interrogatório.
Rui Massaneiro adianta ainda que “a PSP fez alocar um número considerável de polícias e com um trabalho em equipa foi possível identificar os suspeitos, proceder à sua interceção e apreender muito produto do valor que foi subtraído às vítimas, que após a fase de processo, certamente lhe será devolvido, contribuído este trabalho da PSP para trazer paz e tranquilidade à cidade de Elvas”.