Helicóptero do INEM aterra no Campo Pedro Barrena

Um helicóptero do INEM aterrou no Campo Pedro Barrena, na tarde desta quinta-feira, 7 de setembro, para transportar uma criança acidentada após queda.

Entretanto, o estado da criança permitiu que fosse transportada de ambulância para o Hospital José Maria Grande, em Portalegre, pelo que o helicóptero acabou por levantar voo sem o doente.

“Soutos do Alentejo – Memórias do Porto da Espada” apresentado em Marvão

O livro “Soutos do Alentejo – Memórias do Porto da Espada”, de José Botelheiro, foi lançado na passada semana, na localidade de Porto da Espada, em Marvão.

A referida sessão foi apresentada pelo autor e acompanhada pela vereadora do Município de Arronches, Maria João Fernandes, juntamente com, o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, o representante da editora, Fernando Mão de Ferro, o presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Porto da Espada, Vítor Fonseca e ainda com a coordenadora da apresentação Adelaide Martins.

Piscinas de Campo Maior com vasto leque de atividades

O Complexo das Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior, conta com uma vasta oferta de atividades, para miúdos e graúdos.

As aulas de natação, para crianças, decorrem às segundas e quartas-feiras: das 18h15 às 19 horas, para crianças dos três aos oito anos; e das 19h15 às 20 horas, para crianças dos 9 aos 12 anos.

Também às segundas e quartas, entre as 20h15 e as 21 horas, há “Total Mix”, em sessões que juntam Aeróbica, Bolas Fit, Circuit Trainning, Fitness Dance, GAP, Localizada, Step e Tabata.

Já as sessões de hidroginástica decorrem em vários horários: às terças e quintas, com aulas das 9h15 às 10 horas, entre as 17h15 e as 18 horas e das 19h15 às 20 horas. Às quartas e sextas, estas sessões de hidroginástica acontecem das 10h15 às 11 horas.

Incubadora de Empresas do NERPOR inaugurada esta sexta-feira

A inauguração da Incubadora/Aceleradora de Empresas do NERPOR-AE, Associação Empresarial da Região de Portalegre tem lugar amanhã, sexta-feira, dia 8 de setembro.

Este momento inaugural, marcado para as 11 horas, contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

Trata-se de um momento importante para a associação, e também para a região, particularmente para todos os empreendedores e agentes económicos, revela o NERPOR-AE em comunicado.

Faleceu Maria Rosa Sequeira

Maria Rosa Moreira Sequeira, de 84 anos e moradora em Elvas, faleceu nesta quinta-feira, 7 de setembro, no Hospital de Santa Luzia, onde se encontrava internada há semanas. Maria Rosa Sequeira era mãe de Carlos Lascas, colaborador da Rádio ELVAS.

O corpo de Rosa Sequeira encontra-se no Complexo Funerário de Elvas. Nesta sexta-feira, dia 8, às 11.30 horas, há uma celebração fúnebre, na Capela do Complexo, seguindo para o Cemitério em Elvas.

À família enlutada, em especial ao nosso Carlos Lascas, apresentamos sentidas condolências.

“Elvas Conquista-te” no centro histórico e fortes de sexta-feira a domingo

O Centro Histórico de Elvas, assim como os Fortes da Graça e de Santa Luzia, entre esta sexta-feira e domingo, de 8 a 10 de setembro, vão ser palco da iniciativa “Elvas Conquista-te”, com iniciativas previstas pelas 11 e 13 horas.

Esta é uma iniciativa para dar a conhecer a história de Elvas, tendo ainda, o espetáculo “Os Amores do Vasco”, assim como um sketch itinerante, onde os figurantes vão interagir com o público.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

Caminhada dos Capuchos esta quinta-feira em Vila Viçosa

O programa da Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, estende-se por seis dias, entre 7 (quinta-feira) e 12 de setembro (terça-feira), numa organização da Câmara Municipal.

Nesta quinta-feira, dia 7, a programação elaborada anuncia, às 21 horas, a realização da caminhada noturna Capuchos 2023, com concentração no Largo dos Capuchos; uma hora depois, no mesmo local, é feita a abertura do barril.

Workshop de moldagem de argila e pintura natural no sábado no MACE

A nona sessão do Ciclo de Workshops “Sábados com Arte no MACE” realiza-se no próximo sábado, dia 9 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

O workshop deste sábado, dedicado à moldagem de argila e pintura natural e orientado por Luís Rosário, decorre das 10 às 12h30 e das 15 às 16h30. A sessão é destinada a crianças dos oito aos 14 anos.

Os interessados em participar neste workshop devem fazer a sua inscrição através do contacto 268 626 218 ou do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Orçamento Participativo: saúde mental dos jovens é base do projeto “Tu és +” de Carla Carvalho

“Tu és +” é o projeto que Carla Carvalho apresentou ao Orçamento Participativo 2023, promovido pela Câmara de Elvas e é um dos cinco aprovados e que se encontra a votação.

Carla Carvalho é enfermeira especialista na área da saúde mental e psiquiatria, daí este projeto estar vocacionado para esta área.

Em entrevista à Rádio ELVAS, Carla Carvalho revela que o objetivo, deste projeto, passa desde logo, “por um reforço positivo, pela capacitação na área da saúde mental positiva, ou seja, é o conjunto de características psicossociais que todos temos, como a atitude, autocontrolo, autonomia, relacionamento, entre outros, e pretende dar ferramentas aos jovens, pela positiva, para cresceram saudáveis, mentalmente”.

Considerando que o projeto é “ambicioso”, Carla Carvalho adianta que pretende incidir principalmente nos jovens, dos 8 aos 18 anos, e afirma que será implementado através de “ações nas escolas, ou integrados nas AECS, workshops, dias abertos, entre outros, para conseguir alcançar o máximo de público alvo”.

Carla Carvalho conta, neste projeto, com o apoio da psicóloga clínica Joana Largueiras, garantindo que este é um projeto “de Elvas e para Elvas, de duas elvenses motivadas, nas áreas da saúde mental e psiquiatria e acreditamos que com ideias destas conseguiremos uma maior harmonização na própria comunidade de Elvas”.

“Tu és+” o projeto de Carla Carvalho que está a votação no Orçamento Participativo 2023, até dia 30 deste mês, no website do município de Elvas.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

RC3 de Estremoz começa comemorações em Elvas

O Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz comemora 316 anos, contando com um vasto leque de atividades que decorrem entre esta sexta-feira, 8 de setembro e o dia 16.

As atividades, que ocorrem durante as comemorações, vão dar destaque à “Guerra do Ultramar”, que foi um dos períodos mais importante da história do Regimento e do país.

As comemorações têm início em Elvas, na sexta-feira, 8 de setembro, com a tradicional Marcha a Cavalo, que tem partida do Museu Militar de Elvas, com a formatura a cavalo marcada para as 8 horas, seguindo-se a cerimónia de descerramento da placa referente à marcha. Pelas 12 horas os militares chegam à Terrugem, de onde partem pelas 16 horas, a chegada ao Seminário de Vila Viçosa está prevista para as 18.15 horas.

No dia seguinte a marcha prossegue de Vila Viçosa, passando por Borba às 9.15 horas e prevê-se que chegue ao Parque de Feiras de Estremoz, pelas 12 horas, seguindo depois para o RC3.

Ainda no sábado, 9 de setembro, haverá um passeio TT com viaturas 4×4 e um passeio de BTT, que sai do RC3 de Estremoz, passando pela Serra D’ Ossa, Parque de Feiras de Estremoz e termina no local de partida.

No final deste passeio haverá um almoço convívio, pelas 13 horas, no Regimento, com os participantes das três atividades, acima mencionadas.

As comemorações do RC3 de Estremoz contemplam também, no dia 13 de setembro, (quarta-feira) uma tertúlia literária, na Sala do Capítulo, sob o mote “Madrinhas de Guerra”, pelas 18.30 horas.

Na sexta-feira, dia 15, decorre a cerimónia militar, no Rossio Maquês de Pombal, em Estremoz, pelas 10.15 horas e, um espetáculo equestre, junto ao castelo de Estremoz, pelas 21.30 horas.

As comemorações dos 316 anos do RC3 de Estremoz encerram no sábado, 16 de setembro, com uma conferência no Museu do Azulejo, marcada para as 17.30 horas, sob o mote “As Campanhas em África”.

Pelas 21.30 horas há concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Conheça as novas medidas do Governo de apoio aos jovens

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, 6 de setembro, que o Governo vai aprovar um conjunto de medidas de apoio aos jovens.

Estas medidas, que abrangem os estudantes do ensino obrigatório e do superior, são ainda destinadas àqueles que enfrentam os primeiros anos de trabalho, em Portugal.

Para os alunos do ensino obrigatório, a partir de janeiro, os passes de transportes passarão a ser gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos.

Os alunos que concluírem a escolaridade obrigatória irão receber um passe que lhes permitirá passar uma semana na rede das pousadas de juventude e ainda quatro bilhetes de viagem na CP para conhecer o país.

Ao completarem 18 anos, os jovens recebem ainda um “cheque-livro”.

No que diz respeito aos estudantes do ensino superior público, as propinas pagas serão devolvidas por cada ano de trabalho em Portugal. Esta medida também se vai aplicar a jovens que beneficiam da Acção Social Escolar.

Os rendimentos do primeiro ano de trabalho beneficiarão de IRS zero. No segundo ano, os beneficiários vão pagar apenas 25% do IRS correspondente; no terceiro e no quarto só pagam metade, e no quinto 75% do imposto.

Concurso para jovens tradutores já tem candidaturas abertas

O concurso de jovens tradutores, promovido pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia 2023, tem candidaturas abertas até dia 16 de outubro.

Este é um concurso que se destina a escolas secundárias, com o intuito de estimular os jovens estudantes, para a tradução, sendo que, este ano, as instituições de ensino podem candidatar entre dois a cinco jovens, nascidos em 2006.

O concurso jovens tradutores, que terá lugar a 23 de novembro, é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

PSP interceta dois indivíduos que tentaram burlar pessoas em Elvas

Dois indivíduos, que se fizeram passar por funcionários da EDP e por elementos de corporações de Bombeiros, tentaram durante a tarde de ontem, quarta-feira, 6 de setembro, burlar algumas pessoas no centro histórico de Elvas.

O comissário Rui Massaneiro, comandante da Esquadra da PSP de Elvas revela que, “durante a tarde de ontem, a PSP recebeu algumas chamadas, de diversos habitantes do centro histórico de Elvas, que estavam a ser alvo de tentativa de burlas, por supostos funcionários da EDP e membros de diferentes corporações de bombeiros para angariar donativos”. A PSP, acrescenta o comissário, “fez deslocar vários agentes para os locais de onde eram oriundas as chamadas e procedeu a inúmeras diligências, com o apoio da população, que avistou os suspeitos, com o objetivo de os intercetar em flagrante delito”.

Estes indivíduos foram abordados pela PSP, já fora da cidade de Elvas, sendo que o seu objetivo era mudar contadores da luz, “algo que pressupunha o pagamento de um valor de 35 euros”. Rui Massaneiro acrescenta que “uma das vítimas tinha dinheiro à vista, o que facilitou que esse dinheiro fosse subtraído pelos suspeitos”.

O comandante da PSP de Elvas explica ainda que estes dois indivíduos são da zona da Grande Lisboa e, “um deles fazia o esquema de burla e o contacto direto com as vítimas, enquanto o outro conduzia a viatura, para ser mais fácil fugir do local de onde eram praticadas as burlas”.

Destes dois indivíduos, apenas um foi detido e será presente a juiz, esta quinta-feira, 7 de setembro, pelas 14 horas, no Tribunal Judicial de Elvas, para primeiro interrogatório.

Rui Massaneiro adianta ainda que “a PSP fez alocar um número considerável de polícias e com um trabalho em equipa foi possível identificar os suspeitos, proceder à sua interceção e apreender muito produto do valor que foi subtraído às vítimas, que após a fase de processo, certamente lhe será devolvido, contribuído este trabalho da PSP para trazer paz e tranquilidade à cidade de Elvas”.

Feira das Cebolas tem início esta quinta-feira em Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas, um dos eventos mais queridos dos portalegrenses, regressa este ano como Exposição de Atividades Económicas, num novo formato que cruza tradição e inovação, para mostrar e alavancar o que de melhor se faz em Portalegre e arredores.

Com um programa diversificado que projeta Portalegre para o futuro, a feira decorre no Parque de Feiras e Exposições e vai ser a montra do potencial económico do Norte Alentejano, com gastronomia, música, artesanato e divertimentos, com destaque para os expositores das áreas agrícola e pecuária, empresarial e de serviços.

Nesta quinta-feira, dia 7, a inauguração está marcada para as 18 horas, com animação de rua. Uma hora depois, há uma arruada com o Grupo de Cante Os Lagóias. Às 20 horas, atua o Grupo de Sevilhanas do EsPasso de Dança, no palco da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre.

Às nove da noite, apresentação do tema original “Portalegre sem igual”, pelo coletivo da aKadémia-Improvisos, no Palco Principal. No mesmo local, às 22 horas, apresenta-se o espetáculo R.A.Y.A. e, às 23 horas, começa a atuar o DJ Nelson. O encerramento dos expositores é às 23 horas e o recinto é o encerrado às duas da manhã.

A Feira das Cebolas, entre os dias 7 e 10, de quinta-feira a domingo, é uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, em colaboração com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e NERPOR – Associação Empresarial.

Barbacena celebra Nossa Senhora do Paço com festa a partir desta quinta-feira

Barbacena está em festa a partir de hoje, quinta-feira, 7 de setembro, e até segunda-feira, dia 11.

Bailes, atividades tauromáquicas e religiosas são algumas das componentes destas festividades em honra de Nossa Senhora do Paço que, como explica José César, da comissão de festas, levam sempre muita gente – sobretudo aqueles que, sendo de Barbacena, residem fora – até àquela freguesia do concelho de Elvas.

Em termos de programação, ainda que com algumas novidades, como uma guerra de balões de água e a tradicional apanha do leitão, para os mais novos, as festas, adianta José César, seguem os moldes de anos anteriores.

No que toca às tradicionais largadas de touros, realizam-se agora, não na zona do Centro Cultural, como era tradição, mas no largo do castelo. “Não tínhamos possibilidade de meter areia nas ruas e esta é uma questão que já se tem vindo a falar há algum tempo, uma vez que têm vindo a proibir o gado de correr nas ruas em alcatrão. Como não tínhamos essa possibilidade, falámos com o ganadeiro e achámos melhor em trocar o sítio, para fazer uma coisa melhor para o gado e para as pessoas”, justifica. “Tentámos encontrar uma solução. Houve muita gente que concordou, outros que não, mas têm de haver sempre críticas”, lamenta ainda o responsável.

As festas iniciam-se esta quinta-feira, com uma largada de touros, às 21h30.

As Festas em honra de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, são organizadas pela comissão de festas da Barbaris BTT Team, contando com o apoio da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando e do Município de Elvas. O programa completo para consulta abaixo:

Encontro “Minis & Padrinhos” este domingo em Elvas

O VIII Encontro Minis & Padrinhos realiza-se este domingo, 10 de setembro, em Elvas.

A concentração está marcada para as 8h30, na Praça da República. Segue-se uma visita guiada ao centro histórico de Elvas e, ao meio-dia, um passeio pela cidade. Por fim, às 13 horas, decorre um almoço convívio, no Solar dos Chorões.

Os interessados em participar no encontro devem fazer a sua inscrição através de um dos seguintes contactos: 969 347 697 e 967 632 303.

FECIEX de regresso à IFEBA na próxima semana

Foto arquivo

A 32ª edição da FECIEX, Feira da Caça, Pesca e Natureza vai decorrer entre os dias 14 e 17 deste mês, na IFEBA, em Badajoz.

A vereadora, responsável pela IFEBA, Sol Giralt, sobre este evento, destacou “a importância de realizar um evento desta natureza e que represente estes setores, dada a importância que têm para a nossa região e para o Alentejo em termos económicos, sociais, culturais e ambientais”.

A Feciex contará com mais de 120 atividades, organizadas tanto com a colaboração da Junta de Extremadura como de Federações, associações, organizações e personalidades do setor da caça e da pesca da região.

A vereadora destacou “o facto de estarem presentes na feira mais de 200 empresas comerciais, representando as mais importantes marcas de materiais para a prática de ambos os hobbies, e que ocupam 100% da superfície comercial disponível. Aeste espaço juntam-se os 20.000 m2 de espaço exterior onde decorrem as atividades, além dos concursos internacionais de pesca realizados no rio Guadiana na sua passagem por Badajoz.”

Os profissionais e amadores que passarão por aquela que é considerada uma das melhores feiras de Espanha e Portugal, onde poderão desfrutar de importantes atividades, como exposições, conferências técnicas, exposições, sorteios, workshops, entre outros, o que lhe permite afirmar-se mais uma vez como uma referência hispano-lusa e ibérica dada a sua proximidade com Portugal.

Mais uma vez, praticamente todas as associações, organizações e federações estarão presentes, fazendo com que o recinto de feiras de Badajoz concentre grande parte da actividade económica em apenas quatro dias, e os encontros sectoriais que marcarão a temporada. Haverá também uma exposição de caça dedicada a Jesús Caballero que mostrará a carreira do caçador, com uma visão muito pessoal da caça, com inúmeros prémios, entre os quais se destaca o Prémio Culminum Master 2007, e presidente da Fundação de Caça e Conservação.

Outra das atividades a destacar são os Premios Huntts-Todomontería.

Além disso, terá lugar o XII Encontro de Sociedades de Caçadores com entrega de prémios e distinções da Federação de Caça Extremadura. O “PRÉMIO FECIEX IBÉRICO 2023” foi atribuído a José Antonio Rodríguez Amado, diretor da revista “Caza Extremadura”.

A pesca também estará amplamente representada, não só pela importante presença de destacados distribuidores e lojas, mas também pelas atividades que lhe estão relacionadas, como as tradicionais e importantes competições de pesca no rio Guadiana ao longo do seu percurso, em Badajoz: o XXVII Concurso Internacional de Pesca Desportiva FECIEX e o XII Concurso de Pesca Bass-FECIEX, ambos a realizar-se no sábado, bem como as exposições de pesca no aquário gigante que decorrerão durante os dias de feira e no que profissionais de renome explicarão técnicas de pesca e mostrar as últimas novidades de algumas das marcas e distribuidores presentes no evento.

 

 

Obra sobre Alzheimer dá vitória a Rute Simões Ribeiro no prémio Hugo Santos

Imagem: Rute Simões Ribeiro (Facebook)

A obra “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro, é a vencedora da segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovido pelo Município de Campo Maior, como já antes tinha sido noticiado pela Rádio Elvas (ver aqui).

Num texto que não segue as tradicionais normas literárias, narrado na primeira pessoa, sobre um doente de Alzheimer, e escrito há cerca de um ano, explica a autora, natural de Coimbra, este trabalho foi submetido a concursom, tendo em conta que Rute Simões Ribeiro encontrou semelhanças entre o seu trabalho e o de Hugo Santos. “Achei muito interessante o facto de o Hugo Santos ter sido professor e ter tido também um trabalho com crianças, que é um trabalho que eu também faço”, começa por dizer.

“São sempre trabalhos que eu não sei como é que vão ser recebidos e eu sabia que só se tivesse um reconhecimento de um júri cuidado e atento é que eu conseguiria vê-lo ser exposto e ser apresentado, porque não é um trabalho habitual”, justifica ainda.

Feliz por ver “Do Corpo o Homem” ser reconhecido pelo Município de Campo Maior, a autora adianta que este é um trabalho que teve início “sob impulso de uma reportagem” a que assistiu, sobre Acácio Rodrigues. A sua obra centra-se “num mundo interno de um homem que se vai desligando, de alguma maneira, de um mundo que o envolve, sem saber, sem compreender, acordando um dia pensando que tem 47 anos, noutro dia na idade certa, e com base também na relação com a sua mulher”.

Rute Simões Ribeiro garante ainda que estes reconhecimentos são sempre “validações importantes” para os escritores: “há muita gente a escrever e no meio de tanta produção, os prémios são importantes para nos apresentar, para expor o trabalho e para um primeiro reconhecimento”.

Rute Simões Ribeiro vai ver o seu trabalho publicado em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, recebendo ainda um prémio monetário de 1.500 euros. A cerimónia de entrega do prémio à autora e de apresentação da obra está prevista para 1 de outubro, dia de aniversário de Hugo Santos.

De recordar que a primeira edição deste prémio foi ganha, no ano passado, pelo poeta Nuno Garcia Lopes, natural de Tomar, com a obra “Uma Casa de Papel Onde Morar”.

As vantagens dos jogos online para a saúde mental dos jogadores

Os jogos online têm se tornado cada vez mais populares entre os jogadores. Além de proporcionarem entretenimento, também podem trazer benefícios para a saúde mental de quem os joga. Atualmente, existem diversos géneros de jogos disponíveis, para diferentes tipos de gostos. Para os fãs de desporto, existem diversas opções, como é o caso de jogos mais realistas ou até plataforma que permitem que o jogador tome parte da emoção do campo, como a betway app. Neste contexto, é importante destacar as vantagens que esses jogos podem oferecer, nomeadamente a forma como contribuem para o bem-estar emocional e cognitivo dos indivíduos. Descubra mais neste artigo.

Benefícios dos jogos online para a saúde mental

Os jogos online podem trazer diversos benefícios para a saúde mental. Alguns destes benefícios são:

1. Estimulação cognitiva: algumas das habilidade cognitivas, tais como a memória, atenção, raciocínio lógico e resolução de problemas são desenvolvidos ao jogar.

2. Redução do stress: os jogadores já revelaram que o jogo torna-se uma distração que proporciona momentos de diversão e entretenimento entre os jogadores.

3. Socialização: alguns dos jogos online possibilitam recursos de interação social, como chats por voz ou texto, fóruns e multiplayer online. Isso permite que os jogadores tenham contacto com outras pessoas que compartilham os mesmos interesse.

5. Estímulo criativo: Além disso, os jogos online oferecem ferramentas de criação e personalização, permitindo que os jogadores expressem a sua criatividade. Isso pode ajudar a estimular a imaginação e a capacidade de resolver problemas de forma criativa.

Os tipos de jogos online favoritos entre o público

Em Portugal, os tipos de jogos online favoritos entre o público são variados. Alguns dos mais populares incluem temas como ação e competição entre diversos jogadores, como Call of Duty, Counter-Strike e Fortnite. Existem ainda jogos de estratégia em tempo real, como Age of Empires, StarCraft e Dota 2, que são apreciados pelos jogadores que gostam de criar estratégias e competir contra outros jogadores. Por fim, para os fãs de desporto, jogos como FIFA, NBA 2K e Pro Evolution Soccer são muito populares, permitindo que joguem com as suas equipas e atletas favoritos. Para os fãs de desporto, as plataformas de aposta online, como a betway app, permitem que, a partir de um dispositivo móvel, consigam ter acesso a conteúdos sobre os principais campeonatos.

Visão do setor dos jogos online em Portugal

Os jogos online são uma realidade popular em todo o mundo, e Portugal não é exceção. Números divulgados pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos revelam que os Portugueses 31 milhões por dia em jogos online em 2022. Só em apostas desportivas, os jogadores investiram, em 2022,  aproximadamente 1.482,1 milhões de euros. Em resumo, o setor de jogos online em Portugal está em constante crescimento, impulsionado pelo avanço tecnológico e pelo aumento do acesso à internet.

Livro “Judeus de Elvas” apresentado no domingo na Biblioteca Municipal

O livro “Judeus de Elvas”, da autoria dos elvenses Nuno Borrego e João Manuel Braz, vai ser apresentado, na Biblioteca Municipal de Elvas, no domingo, dia 10 de setembro.

Tendo em conta que Elvas teve, em tempos, “uma forte presença judaica”, a vereadora na Câmara de Elvas, Vitória Branco, revela que este livro “resulta de uma investigação dos autores e que será bastante interessante ouvir a sua apresentação, para que todos conheçam as marcas importantes, deixadas por essa comunidade”.

Vitória Branco garante ainda e apesar de as novas tecnologias ganharem, atualmente, um maior destaque face aos livros, que estes continuam e devem continuar a ser procurados, uma vez que, segundo diz, “é um desfolhar de sabedoria e transportam-nos para temas muito variados e interessantes, o que nos enriquece”.

A apresentação do livro está marcada para as 17 horas.