Atletismo: mesmo com falta de apoios, Cláudia Batuca vai ao Campeonato Europeu

Depois de se ter sagrado, este ano, campeã nacional de veteranos, em pista ao ar livre, nos 800 metros, vice-campeã nos 400 metros, e ter ainda conquistado o bronze nos 1500 metros, a elvense Cláudia Batuca vai, no próximo dia 28, entrar em prova, em Pescara, em Itália, no Campeonato Europeu Master de Atletismo.

Mas a participação nesta competição só é possível com Cláudia a pagar todas as despesas associadas a inscrição, deslocação, alimentação e estadia. Nesse sentido, a atleta do Barbaris BTT Team, de Barbacena, tem pedido “algumas ajudas”, para conseguir alcançar o seu sonho.

“A inscrição já a fiz, juntamente com a Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV) e com o presidente da Associação de Atletismo de Portalegre. Vou representar o país, mas tudo o que a competição exige é por minha conta, ou seja, a inscrição na prova, os voos, o hotel, a alimentação. A única coisa que a ANAV me deu foi o equipamento de competição em si”, revela a atleta.

Pensando inicialmente que a ANAV a ajudasse a suportar parte das despesas, Cláudia Batuca chegou a pensar em desistir, quando percebeu que teria de suportar todos os encargos. Contudo, foi impedida por alguns colegas e amigos. Conta ainda que foi incentivada a inscrever-se nesta prova europeia após o seu triunfo no campeonato nacional de pista.

Algumas empresas de Elvas, e não só, já se mostraram solidárias com a atleta, patrocinando a sua participação na prova, sendo que Cláudia teve, desde logo, de assegurar, para além da inscrição, a marcação dos voos.

Agradecendo a todos quantos a queiram ajudar, Cláudia explica ainda como os interessados em apoiá-la o podem fazer ou junto de José Maneta, presidente da Barbaris BTT Team, ou de Isabel Santos, na APPACDM de Elvas. “Eu não vou pedir valores, porque eu não peço valores. O que quiserem dar, dão”, diz ainda.

Cláudia comenta ainda ser “triste” que, em Portugal, todos os apoios sejam canalizados para uma única modalidade desportiva: o futebol.  “No nosso país só há dinheiro para o mundo do futebol, mas o desporto não é só futebol, há várias modalidades”, remata.

A entrevista completa a Cláudia Batuca para ouvir no podcast abaixo: