Obra da estátua equestre de Mestre Bastinhas está em curso

O obra de construção da estátua equestre de Mestre Joaquim Bastinhas, em frente à porta principal do coliseu, em Elvas, já começou na semana passada. Da responsabilidade de uma empresa elvense, esta intervenção de construção civil tem de estar concluída até ao próximo dia 20.

A 29 de setembro, sexta-feira, antes do início da segunda corrida da Feira Taurina de São Mateus 2023, marcada para as 22 horas, vai ser inaugurada a estátua de Mestre Joaquim Bastinhas, em que o “cavaleiro de Elvas” monta a cavalo, com a mão esquerda a segurar as rédeas e a direita com o tricórnio em pose de saudar o público.

Nesse dia, vão estar na arena 12 cavaleiros: João Moura, Miguel Moura, Paulo Caetano, João Moura Caetano, António Telles, António Telles Filho, Luís Rouxinol, Luís Rouxinol Júnior, Tiago Pamplona, João Pamplona, Marcos Bastinhas e Francisco Palha. As pegas são dos Grupos de Forcados Amadores de Évora (cabo José Maria Caeiro) e Académicos de Elvas (cabo Luís Machado), diante de touros com ferro da gadaria Passanha.