“O Elvas” empata 1-1 em casa com o Sintrense

“O Elvas” empatou 1-1, em casa, com o Sintrense, na jornada 3 da Série D do Campeonato de Portugal, em partida disputada no Campo Patalino do Estádio Municipal, na tarde deste domingo, 3 de setembro.

Os golos foram marcados na primeira parte: David Rebelo, para o Sintrense, no minuto 2, e Franco Almara, para os alentejanos, no minuto 43.

Resultados da jornada: “O Elvas”, 1 – Sintrense, 1; Juventude de Évora, 0 – Lusitano de Évora, 0; Barreirense, 1 – Vasco da Gama, 1; Fabril, 3 – Serpa, 0; Oriental, 3 – Imortal, 2; Vitória de Setúbal, 1 – Moncarapachense, 2; e Louletano, 3 – Real, 0.

Classificação: 1ºs Oriental e Moncarapachense, 7 pontos; 3ºs Fabril e Vitória de Setúbal, 6 pontos; 5ºs Lusitano de Évora, Juventude de Évora e Sintrense, 5 pontos; 8ºs Barreirense, Vasco da Gama da Vidigueira e Louletano, 4 pontos; 11º “O Elvas”, 2 pontos; 12º Imortal, 1 ponto; 13ºs Real e Serpa, zero pontos.

A quarta jornada disputa-se no próximo dia 17, às 15 horas, com os desafios Real – “O Elvas”, Vasco da Gama – Juventude de Évora, Lusitano de Évora – Oriental, Serpa – Vitória de Setúbal, Moncarapachense – Louletano, Imortal – Fabril e Sintrense – Barreirense.

Montemor-o-Novo: Ana Bacalhau na penúltima noite de Feira da Luz

Ana Bacalhau sobe este domingo à noite, 3 de setembro, ao palco principal da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo.

Ainda antes do espetáculo da antiga vocalista dos Deolinda, ao longo de todo o dia, no Parque de Exposições e Feiras de Montemor, não vão faltar atividades para todos os públicos: uma oficina de culinária, um concurso de hipismo, um concurso de bovinos, diversas exposições e várias oficinas recreativas.

O concerto de Ana Bacalhau está marcado para as 22 horas. À meia-noite, o Palco Tasquinhas recebe um concerto de OMIRI.

No RCM Spot a música também se vai fazer sentir, a partir das 23 horas com o DJ Slowminded, e à 1h30, com a Bendita Banda.

Concurso aberto para arrendamento de oito habitações municipais em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas vai arrendar, em regime de arrendamento apoiado, oito habitações, no âmbito do projeto de apoio social em vigor.

Os imóveis para arrendamento são da tipologia T1, T2 e T3. Os T1 estão localizados no Beco das Romeiras n.º 8, Rua João de Quintal n.º 17, Rua de Diu n.º 33; os T2, na Rua do Matadouro n.º 1 – 1º Esq., Rua do Tabolado n.º 6 B – 2º andar, Rua do Touro n.º 8; e os T3, na Avenida Europa n.º 15 e Rua do Matadouro n.º 2- 3º Drt.

As candidaturas, que tiveram início a 28 de agosto, decorrem até ao próximo dia 15 de setembro.

Podem solicitar o arrendamento destes imóveis, agregados familiares nucleares com idade superior a 18 anos e residentes no concelho há mais de dois anos.

A candidatura ao concurso de arrendamento deve ser instruída e formalizada no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, ou no Balcão Virtual, através de preenchimento de requerimento e apresentação dos documentos solicitados (os documentos estão disponíveis aqui).

Inscrições abertas para o 1º Trail Vila de Campo Maior

Estão abertas as inscrições para o 1º Trail Vila de Campo Maior, que resulta de uma organização do Campo Maior Trail Runners, em parceria com o Município, Juntas de Freguesias, Bombeiros Voluntários de Campo Maior e várias entidades locais.

Estre trail vai decorrer nos dias 7 e 8 de outubro, contando com provas distintas, ou seja, “no primeiro dia, decorre o Kids Urban Run, dedicado a crianças; já no dia 8 há caminhada, sem caráter competitivo, um mini trail de 11 quilómetros, um trail curto de 20 quilómetros e um trail longo de 35 quilómetros, este a começar na aldeia de Ouguela”, como revela Carlos Pepê, da organização. As provas são destinadas a atletas federados e não federados.

Carlos Pepê acrescenta que para esta prova haverá uma zona, junto às piscinas municipais de Campo Maior, denominada de “arena”, uma vez que “reúne todas as condições para fazer o que se pretende: é local de onde parte o trail curto e mini trail e onde será feita a entrega de prémios e convívio final”.

Quanto às inscrições, Carlos Pepê explica como podem ser feitas: “na plataforma online O Meu tempo, através das redes sociais do Campo Maior Trail Runners e ainda na página do GEDA“.

O membro do Campo Maior Trail Runners revela ainda que estão a tentar “reforçar a ligação com os alojamentos locais da vila, para que quem vem de fora tenha alguns benefícios”. “Estamos também a preparar um pacote de desconto, não só no alojamento, mas também para quem participe na prova”, remata Carlos Pepê.

Conferência sobre Duarte Darmas no dia 13 em Monforte

O auditório do Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS), em Monforte, acolhe no próximo dia 13 de setembro, pelas 14 horas, uma conferência com o historiador e investigador Santiago Macias.

Trata-se de uma sessão que serve para se assinalar o encerramento da exposição “Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone”. A conferência irá incidir sobre a temática, abordada em livro, vídeo e no site www.duartedarmas.com.

Bombeiros de Montemor angariam verbas para ambulância na Feira da Luz

Com o objetivo de angariar verbas para a compra de uma nova ambulância de transporte de doentes não urgentes, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo tem estado representada na Feira da Luz/Expomor, que chega amanhã, 4 de setembro, ao fim, no Parque de Exposições e Feiras da cidade.

A verdade é que essa ambulância está já encomendada e a esperança é que, no primeiro trimestre de 2024, a viatura esteja já ao serviço da população. Esta angariação de fundos, revela o presidente da direção dos Bombeiro de Montemor, António Pinetra, teve início com uma sugestão dos próprios operacionais da corporação: “foram eles que, no fundo, deram início a este projeto; abrimos uma conta solidária e estamos a recolher os fundos que cada um, pessoalmente ou a nível de empresas, deposita nessa conta”.

Com uma frota de viaturas “muito antiga”, e sem meios suficientes para suportar os custos relacionados com a aquisição de novas ambulâncias, ainda que, ao longo dos anos tenham contado sempre com o apoio do Município de Montemor, os Bombeiros enveredaram por este caminho.

“Para além desta, ainda vamos tentar, até final do ano, e talvez com o apoio do Município, arranjar uma forma para a aquisição de mais duas viaturas deste género e por isso agradecíamos à população de Montemor e arredores que possam fazer o seu depósito, porque cada cêntimo dá para ir aumentando a conta”, explica ainda António Pinetra.

Para além da presença na Feira da Luz para a angariação de verbas e com uma exposição de viaturas, os Bombeiros de Montemor estão também sempre prontos a dar resposta a qualquer ocorrência que possa surgir.

Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive aumenta oferta de enoturismo e ecoturismo

O Vila Galé Alentejo Vineyards ampliou a sua oferta de enoturismo e de propostas ao ar-livre. Os hóspedes deste hotel rural, perto de Beja, podem agora usufruir gratuitamente de atividades como visitar a quinta pedagógica e alimentar os animais, visitar a adega da Santa Vitória, jogar mini-golf ou utilizar o court de ténis.

Localizado no Clube de Campo Vila Galé, herdade de 1.620 hectares onde o grupo Vila Galé produz os vinhos e azeites Santa Vitória, tem plantações de fruta e produz gado, este hotel tem também ao dispor dos clientes outras iniciativas com horários e preços específicos como fazer provas de vinhos e de azeites, relaxar em wine parties ou participar nas vindimas e na apanha da azeitona (atividades sazonais).

Os workshops de vinhos e azeites, em que os participantes preparam um prato sob orientação do chef com explicações da enóloga sobre as harmonizações com o vinho e o azeite, são outra opção, bem como os jantares vínicos na adega da Santa Vitória, privilegiando a gastronomia regional.

Aproveitando o ambiente campestre e a plena comunhão com a natureza, há também novas propostas de ecoturismo. Aqui, destaca-se a ‘Experiência no campo’ que consiste num passeio de trator ou de jipe pela propriedade, passando pelas vinhas, olival, pomares, capela e área do gado, terminando com uma visita à adega da Santa Vitória. Mas também os piqueniques no campo ou a possibilidade de praticar canoagem, tiro com arco, paintball e birdwatching, de fazer passeio de bicicleta elétrica ou de voar num balão de ar quente.

De referir ainda as várias sugestões equestres: passeio de charrete, a cavalo com guia ou volteio.

Para desfrutar em família, há três programas – com combinação de diferentes atividades -, com preços desde 74€ por pessoa: ‘Aventura no Campo (canoagem, passeio de bicicleta elétrica e tiro com arco); ‘Exploradores da Natureza’ (passeio de jipe pela herdade, birdwacthing e experiência equestre); e ‘Aeronautas’ (voo de balão de ar quente, canoagem, passeio de bicicleta elétrica, tiro com arco).

Com 81 quartos, o Vila Galé Alentejo Vineyards & Olive distingue-se assim pelo seu conceito único que alia enoturismo, olivoturismo e ecoturismo. Com uma arquitetura e decoração inspiradas na paisagem e na tradição alentejana, oferece ainda diferentes opções de gastronomia regional no restaurante Versátil, contando ainda com piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, banho turco, ginásio e salas de massagens, dois bares, parque de estacionamento com postos de abastecimento para veículos elétricos, clube Nep para as crianças e parque infantil, sala de jogos e picadeiro. É também um hotel bike friendly, onde estão disponíveis equipamentos e serviços específicos para os utilizadores de bicicleta.

Exposição sobre Frida Kahlo patente na Casa da Cultura de Elvas

Uma exposição de pintura alusiva à icónica pintora Frida Kahlo, da autoria de Lupe Ríos, esta patente na na Casa da Cultura de Elvas.

Levando apenas três anos a dedicar-se à pintura, a artista espanhola revela que foi durante a pandemia que descobriu que a sua vida passava, não pela psicologia, área a que sempre se dedicou, mas à arte. Lupe Ríos, que consegue ver a sua vida, de alguma forma, “espelhada” na de Frida Kahlo, considera a pintora mexicana “uma referência”.

Ainda que com uma curta carreira, Lupe Rios já levou os seus trabalhos a galerias de arte de Espanha e França. Para Elvas, trouxe 12 quadros, alguns deles réplicas de auto-retratos de Frida Kahlo, mas sempre com o seu toque.

Para esta exposição, Lupe Rios convidou o artista plástico cubano Caises Almager Yovani, que na Casa da Cultura de Elvas apresenta “A Retrospective of Cuba”. Na impossibilidade de estar presente, fez-se representar pelo seu irmão, Joel Almager, que conta que o artista se dedica à arte “desde muito novo”: “o meu irmão estudou arte desde os 12 anos, até aos 24, e começou a fazer exposições desde os 18”.

Com a ajuda de Lupe Rios, Joel Almager procura levar agora o trabalho do seu irmão mais longe. “Estou a tentar divulgar a sua obra em Espanha, Portugal e onde se conseguir”, acrescenta. Quanto ao trabalho apresentado, Joel diz tratar-se de uma obra muito “pitoresca”, assegurando que o irmão é um “muito bom pintor”.

Já Vitória Branco, vereadora na Câmara de Elvas, considera que a exposição e o seu “complemento” contêm trabalhos “brutais”. “São trabalhos para os quais olhamos e pensamos: isto é lindo, é real, mas irreal ao mesmo tempo”, assegura.

“Que venham à Casa da Cultura, que se deliciem, porque tudo aquilo que temos ali da Frida Kahlo é magnificado e estonteante e esta aqui fora a mesma coisa”, diz ainda Vitória Branco, apelando à população para que conheça os trabalhos em exposição.

A exposição “Frida Kahlo en Metaverso” pode ser visitada até 18 deste mês, de segunda-feira a sábado. Na Casa da Cultura, Lupe Rios tem ainda disponíveis para venda tshirts e pins, pintados à mão, alusivos a Frida Kahlo.

Procissão de Santa Beatriz da Silva este domingo em Campo Maior

A Paróquia de Campo Maior tem estado a celebrar Santa Beatriz da Silva desde a passada quinta-feira, 31 de agosto, com a reza do terço no Mosteiro da Imaculada Conceição.

As celebrações terminam este domingo, 3 de setembro, com a tradicional procissão em honra de Santa Beatriz da Silva, que tem início às 19 horas, na Igreja de São João. Antes, pelas 11 horas, tem lugar uma missa solene, no Mosteiro.

Bombocas encerram Festas da Boa-Fé este domingo à noite

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Boa-Fé terminam na noite deste domingo, 3 de setembro, após três dias de animação neste populoso bairro de Elvas. Carlos Caracol e Bombocas são os nomes dos artistas presentes no espetáculo musical marcado para as 21.30 horas.

A programação deste dia abre às nove da manhã com o 1º Passeio de Motorizadas, organizado por Os Bielas. À mesma hora, no pavilhão desportivo da Escola Básica 2,3, tem lugar a última jornada do torneio de futsal, com organização do CRP da Boa-Fé.

A missa solene deste domingo começa ao meio-dia e um quarto. Uma garraiada, com prémios para as melhores pegas, está marcada para as 19.30 horas. A Discoteca com DJ, com responsabilidade do Unosso Bar, preenche a madrugada das festas que encerram às 4 horas.

Distrito de Portalegre com aviso laranja

Devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou vários concelhos em aviso laranja.

No Distrito de Portalegre, o aviso passa de amarelo para o nível laranja, devido à previsão de trovoadas frequentes: aviso em vigor este domingo, dia 3 de setembro, entre as 9 e as 18 horas.

Os distritos de Évora e Beja mantêm-se em aviso amarelo até às 18 horas deste domingo também devido à previsão de trovoadas.

O aviso laranja (o segundo mais elevado) é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.