APORMOR alicia crianças para a vida rural na Feira da Luz

A APORMOR, à semelhança do que já tinha feito no ano passado, voltou ontem, 31 de agosto, a levar os mais novos ao campo, no decorrer da Feira da Luz/Expomor.

Passeios de pónei e pega de touros, com o Grupo de Forcados de Montemor-o-Novo, foram algumas das iniciativas promovidas, sob o lema “Juntos pelo Mundo Rural”: atividades que, para o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, são importantes, para que estas crianças estejam motivadas, pois “são o futuro do setor”. Caso contrário, “perde-se tudo aquilo que foi feito”.

“Nas escolas, infelizmente, não se passa essa mensagem da importância do mundo rural, do ponto de vista da produção de alimentos e na defesa do territórios e dos ecossistemas rurais”, lamenta Joaquim Capoulas.

Desde 2015, que a APORMOR tentava promover este tipo de atividades com os mais novos, algo que só, no ano passado, acabou por acontecer. “Para mim, foi um choque de alegria”, garante o responsável, quando conseguiu, finalmente, reunir várias dezenas de crianças.

Desde então, e até ao dia de ontem, a APORMOR conseguiu promover mais duas iniciativas com as crianças das escolas, que se revelaram importantes para que estas perceberem o que é “a vida no campo”.

Joaquim Capoulas agradece ainda aos professores das escolas de Montemor por, de forma voluntária, levaram os seus alunos até à APORMOR, com o objetivo de aliciá-los para o gosto “desta vida com os animais”.

Este ano, na Expomor, no recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR conta com 1057 animais, entre ovinos e bovinos. “Os bovinos cresceram muito; os ovinos não são tantos como o ano passado, porque vendeu-se muito animal e houve muita desmotivação. Custa muito alimentar os animais quando não há nada no campo. Também grande parte do efetivo de vacas foi vendido e, desta forma, o efetivo vai-se reduzindo, porque sem ajudas as pessoas não aguentam”, diz ainda Joaquim Capoulas.