“Agora Quer’Arte” leva crianças de Campo Maior a cantar, dançar e representar

Ao longo de quase duas semanas, os artistas da associação “Agora Quer’Arte” procuraram levar os mais novos, dos oito aos 16 anos, ao Centro Cultural de Campo Maior, para lhes ensinar aquilo que sabem, no que toca às áreas do teatro, do canto e da dança.

Com o objetivo de estarem mais próximos de crianças e jovens, dando-lhes palco para que possam também mostrar o seu talento, este curso intensivo de artes do espetáculo, “Agora no Verão”, explica Duarte Silvério, um dos responsáveis da “Agora Quer’Arte”, foi um objetivo traçado, desde cedo, pensado para incluir esta faixa etária no plano de atividades da associação.

“Sempre senti que não há um palco grande para que estas crianças se possam evidenciar e mostrar em Campo Maior. Quisemos mostrar que estamos ao lado das pessoas mais novas, mas também das mais velhas, porque são as duas faixas etárias que, muitas vezes, são postas de parte: uns porque não têm palco e outros porque já se querem afastar”, começa por explicar o artista.

Duarte Silvério

Lembrando que o talento já nasceu com estas crianças e jovens, neste curso, garante Duarte Silvério, os mais novos tiveram oportunidade de aprender “um bocadinho mais” sobre as três áreas em questão. “Aqui vêm mostrar o seu talento e crescer com aquilo que lhes podemos ensinar”, acrescenta.

Este curso, garante, por sua vez, Leonor Alegria, acabou por ser “um desafio”, para os próprios elementos da associação, até porque só um deles já tinha antes trabalhado com crianças. “Não é muito fácil, porque eles são muito rebeldes”, comenta.

Mostrar a este grupo que os elementos da associação são felizes e que eles também podem ser, se um dia quiserem enveredar por este caminho das artes do espetáculos, foi outro dos grandes objetivos deste “Agora no Verão”.

Leonor Alegria

Duarte Silvério, que se diz ainda surpreendido com a evolução de algumas das crianças, lembra que muitas chegaram a dizer que apenas se queriam dedicar a uma das três áreas do espetáculo e outras que só estavam ali para concorrer ao “The Voice”. Leonor Alegria diz ainda que, no decorrer desta iniciativa, não foram só as crianças que aprenderam com os artistas da “Agora Quer’Arte”, mas também o inverso.

Deste “Agora no Verão” resultou um espetáculo musical, apresentado, recentemente, no Centro Cultural de Campo Maior.