Município de Vila Viçosa quer todo o concelho com fibra ótica

O Município de Vila Viçosa lançou, recentemente, um concurso com o objetivo de aumentar a rede de fibra ótica em todo o concelho.

Através deste procedimento, a autarquia pretende criar 1328 novos acessos nas zonas sul e norte de Vila Viçosa, onde já não existe capacidade para mais ligações, havendo munícipes à espera de disponibilidade na rede. Permite também que São Romão e Pardais tenham, finalmente, fibra ótica.

O concurso prevê um investimento global de 273.750 euros, sendo que o Município de Vila Viçosa pagará 74.368 euros. Prevê-se que, até 2024, todo o concelho fique dotado de cobertura de fibra ótica.

Adesão à greve dos médicos acima dos 80% no Alentejo

Entre 80 a 100% dos médicos do Alentejo, Algarve e Açores aderiram à greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que teve início às 00h00 desta quarta-feira, 30 de agosto, ainda que todos os profissionais envolvidos nos serviços mínimos estejam a trabalhar, segundo o SIM.

De acordo com o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, a adesão à greve, às primeiras horas da manhã, nos blocos operatórios era de 100%, no Alentejo e Algarve; nas consultas externas, assim como nos centros de saúde, era de cerca de 85% no Alentejo e de 92% no Algarve.

Com esta greve de dois dias, os médicos exigem ao Governo uma resposta efetiva ao caderno reivindicativo sindical. Por outro lado, querem que seja “apresentada pelos ministros das Finanças e da Saúde uma proposta de Grelha Salarial que reponha a carreira das perdas acumuladas por força da erosão inflacionista da última década e que posicione com honra e justiça toda a classe médica, incluindo os médicos internos, na Tabela Remuneratória Única da função pública”.

Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo dia 9 em Arronches

A 30ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo decorre no próximo dia 9 de setembro, no Jardim do Fosso, em Arronches.

Com início às 10 horas, a prova, organizado pela Associação de Criadores de Ovinos Ile-de-France, com o apoio do Município de Arronches, é regida pelos regulamentos da Federação Cinológica Internacional e do Clube Português de Canicultura.

A prova é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.

Junta de Degolados condena ato de vandalismo no Parque Verde

Uma das árvores plantadas no Parque Verde de Degolados, no concelho de Campo Maior, “com objetivo de dar sombra e colorir as paisagens da freguesia, foi propositadamente arrancada e derrubada”, lê-se nas redes sociais da Junta de Freguesia.

“Isto é um comportamento inaceitável e indecente que pode acarretar forte repercussão legal para os responsáveis. As árvores do Parque não são mera decoração; representam, na verdade, uma contribuição ecológica e paisagística muito importante para a freguesia. Deliberadamente vandalizar o nosso Parque Verde é um ato de maldade, não só para os Degoladenses, mas para a Natureza”, lê-se ainda na referida publicação.

Condenando este tipo de comportamentos, a Junta de Freguesia apela “ao bom senso entre os degoladenses, para que não se volte a repetir”.

“Sábados com Arte” regressam ao MACE dia 9 com Luís Rosário

O ciclo de workshops “Sábados com Arte”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), prossegue no próximo dia 9 de setembro.

Este nono workshop, dedicado à moldagem de argila e à pintura natural, terá como convidado o artista Luís Rosário. A sessão, destinada a jovens dos oito aos 14 anos, decorre das 10 às 12h30 e entre as 15 e as 16h30.

Este ciclo de workshops, da autoria de artistas locais, que teve início em janeiro, ocorre um sábado por mês no MACE, até final do ano. O público-alvo e o número de inscrições variam em função da especificidade de cada workshop.

As participações no workshop necessitam de inscrição, que deve ser feita através do telefone 268 626 218 ou do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Elvas: “Barbie” e “Oppenheimer” entre os filmes em exibição em setembro

“Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó”, na sexta-feira, dia 1; “Barbie”, no dia 8; “Elemental”, no dia 10; “Gran Turismo”, no dia 15; “Oppenheimer”, no dia 22; e “The Equalizer”, no dia 29: são estas as propostas de cinema para o mês de setembro no Autidório São Mateus, em Elvas.

Todas as sessões têm início às 21h30, à exceção da exibição do filme de animação “Elemental”, que começa às 16 horas.

Os bilhetes podem ser adquiridos, 30 minutos antes das sessões, na bilheteira do Auditório São Mateus ou na Ticketline.

Nova unidade do CRI em Elvas inicia trabalho em 2024

O médico Pedro Gameiro e o enfermeiro Filipe Monteiro foram recebidos ontem, 29 de agosto, na Câmara Municipal de Elvas, pelo presidente Rondão Almeida, para darem a conhecer o projeto de Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), que terá um polo em Elvas.

Esta nova unidade irá funcionar em três áreas: Hospitalização Domiciliária, Telesaúde e Investigação. A área da Hospitalização Domiciliária irá ter duas vertentes: a polivalente, unidade que existe em Elvas há três anos e que irá também ser criada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e a de reabilitação, que será a primeira da Europa.

Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, têm orçamento próprio, instituído no Orçamento Geral do Estado e com possibilidade de fazer contratualização de clínicos nas diversas áreas.

O polo de Elvas funcionará no 1° andar do edifício da Segurança Social. Este vai contar com serviços como dermatologia, neurocirurgia, cirurgia cardiotorácica, anestesiologia, pneumologia, medicina desportiva e do viajante, entre outros.

O CRI Polivalente tem Conselho de Gestão próprio, composto pelo médico Pedro Gameiro (Elvas), o enfermeiro Filipe Monteiro (Elvas) e o médico Vasco Carvalho (Portalegre).

O objetivo passa por prestar cuidados de proximidade, de excelência e com foco no doente, humanizados, garantindo assim a universalidade e aumentando a acessibilidade a cuidados de saúde diferenciados. Os utentes que usufruírem dos cuidados e serviços do CRI terão os mesmos direitos que os utentes do Hospital, uma vez que este é um serviço do Hospital, sendo referenciados pelas unidades de saúde.

Um exemplo desta proximidade e humanização de cuidados é que um doente de Elvas, que recentemente foi transferido para Lisboa, posteriormente para o Hospital de Évora, e que aguarda vaga para fazer reabilitação num centro do Algarve, poderá usufruir desta vertente em Elvas e sem sair de sua casa. Outra das vertentes deste CRI é que será criado um Centro de Estudos e Investigação, nesta área, e poderá ser um centro de formação nas áreas de intervenção.

A abertura deste Centro de Responsabilidade Integrada encontra-se prevista para janeiro do próximo ano. Em Elvas ficará também a sede da Sociedade Portuguesa de Hospitalização Domiciliária, aberta a todas as profissões e a todo o país, que independentemente da presidência, ficará sempre sedeada na nossa cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas mostrou-se muito satisfeito com a janela de oportunidades que se abre, na área dos cuidados de saúde diferenciados domiciliários, e afirmou total disponibilidade para cooperar, dentro das competências que lhe estão atribuídas.

Fonte: Município de Elvas

Gafa e tuberculose no olival em destaque no “ABC”

O fungo causador da gafa e a bactéria que causa tuberculose nas oliveiras têm sido objeto de estudo, por parte de Louise Perra, uma aluna de Erasmus, de uma universidade de França, no âmbito do seu estágio no InnovPlantProtect, em Elvas.

Esta estudante tem vindo a explorar as bibliotecas de bactérias que foram construídas e tentado perceber se alguma delas tem a capacidade de combater, tanto o fungo causador da gafa, como a bactéria causadora da tuberculose.

Tudo para saber sobre o trabalho realizado por Loiuse Perras, no InnovPlantProtect, na edição desta semana do programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvas: homem ferido com gravidade após queda no Viaduto

Um homem com cerca de 70 anos sofreu ferimentos graves na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, após as 11 horas, depois de ter caído do Viaduto para o Jardim das Laranjeiras, em Elvas.

Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas, para efetuar o resgate da vítima, tendo um helicóptero do INEM estacionado no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal de Elvas, para a necessidade deste homem ser transferido para uma outra unidade hospitalar.

Segundo a Rádio ELVAS sabe, este homem ter-se-á sentido indisposto quando estava sentado num murete, antes de cair de costas de uma altura de cerca de seis metros.

Para além dos Bombeiros Voluntários de Elvas e o INEM, para esta ocorrência, foi ainda mobilizada uma patrulha da Polícia de Segurança Pública.

 

Feira da Luz/Expomor arranca esta quarta-feira em Montemor

Foto arquivo

A Feira da Luz/Expomor está de regresso a Montemor-o-Novo já esta quarta-feira, 30 de agosto, com a inauguração marcada para as 21 horas.Trata-se de um evento de grande relevância cultural e social, que assume também o propósito de promover a atividade económica, não só a nível local e regional, bem como nacional.

Com expectativas “grandes” para a edição deste ano do certame, o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, espera que muita gente visite a Feira da Luz, superando as 112 mil entradas do ano passado, durante os seis dias de festa.

No que toca a novidades, Olímpio Galvão destaca, por um lado, o Palco Mostras e, por outro, o Espaço Freguesias. O próprio espaço do Parque de Exposições e Feiras de Montemor, explica ainda o autarca, conheceu pequenas alterações, com base, entre outros, nas sugestões de melhorias dos comerciantes.

No recinto do Parque de Leilões de Gado, a Apormor, entidade parceira do Município de Montemor-o-Novo na organização da Feira da Luz/Expomor, continua a promover o “Mundo Rural”, naquela que é a capital nacional da pecuária extensiva.

Confessando que tinha receio que este ano fosse “difícil captar a atenção dos produtores pecuários”, o presidente da Apormor, Joaquim Capoulas, garante que o interesse “mantém-se”, com estes a voltarem a participar na maior mostra do setor do país.

No que toca à programação da Expomor, Joaquim Capoulas destaca um colóquio sobre o montado no dia 2 de setembro, bem como a aposta na ligação às crianças e jovens, com uma atividade prevista para amanhã, 31 de agosto.

A Inauguração da Feira da Luz/Expomor está marcada para hoje às 21 horas. Depois do ato inaugural atua Nena, no palco principal e os Mambo Jambo, no Palco Tasquinhas.

Câmara de Viçosa precisa de quase um milhão para o cineteatro

Para retomar as obras de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, após o incêndio do mês passado, o Município de Vila Viçosa vai precisar de quase um milhão de euros.

A decorrerem ainda as peritagens, avança o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, o objetivo é continuar a obra, para que se possa, em 2024, reabrir aquele equipamento. “Já estamos a tratar da reconstrução e das várias fases de construção”, adianta.

“Gostava muito que (a reabertura do cineteatro) fosse em junho ou julho do próximo ano, mas não me posso estar a comprometer com nenhuma data”, comenta o autarca, dando conta que o município precisa de cerca de 940 mil euros para, “não só repor aquilo que se danificou, que já estava feito de novo, como para repor aquilo que se danificou e que não tinha sido mexido, que pertencia ao próprio edifício e que, em virtude do incêndio, ficou destruído”.

Agradecendo à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pelo apoio prestado, “na procura de soluções para se encontrar o caminho para resolver esta questão”, bem como aos outros municípios do Alentejo Central, por estarem “solidários” com a autarquia de Vila Viçosa, Inácio Esperança lembra que esta operação de requalificação do cineteatro, foi faseada, entre os programas operacionais Alentejo 2020 e Alentejo 2030.

Para retomar, o quanto antes, a obra do cineteatro Florbela Espanca, depois do incêndio que destruiu, a 31 de julho, a cobertura, o tecto falso e o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado daquele equipamento, o Município de Vila Viçosa espera agora conseguir o financiamento necessário, através de fundos próprios, comunitários, de emergência e dos seguros.

De recordar que o cineteatro de Vila Viçosa estava fechado há mais de dez anos. A autarquia, antes do incêndio, previa reabri-lo em dezembro.

Município de Campo Maior dedica semana aos “Maiores”

O Município de Campo Maior dedica a semana de 16 a 24 de setembro aos “maiores”, que é como quem diz, aos mais velhos, com um conjunto de atividades, como já vem sendo tradição.

Os festejos, que terminam sempre com um almoço, iniciam-se com um passeio a Peniche, com “uma série de dinâmicas nesse mesmo dia”. Pelo meio, não vão faltar iniciativas, que se desenvolvem em vários espaços da vila. Isto porque, diz a vereadora São Silveirinha, os seniores “merecem tudo e mais alguma coisa”.

“Ao longo de toda a semana, teremos um conjunto de atividades no Centro Comunitário, espaço que acaba por ser uma segunda casa para muitos deles; no complexo das piscinas; vamos ter uma série de dinâmicas, como uma caminhada sénior. Temos aqui uma hipótese de levar os nossos maiores a um outro passeio e depois, para fechar com chave de ouro, vamos ter o Almoço dos Maiores no dia 24, às 13 horas, no pavilhão da Escola Secundária”, revela São Silveirinha.

Estas iniciativas destinam-se a todos os campomaiorenses maiores de 55 anos. As inscrições para o passeio a Peniche podem ser feitas até dia 11 de setembro, no Centro Comunitário de Campo Maior ou na Junta de Freguesia de Degolados. Já para o almoço, de dia 24, as inscrições podem ser feitas, não só no Centro Comunitário e na Junta de Degolados, como no Balcão Único da Câmara Municipal, na Loja do Cidadão ou na CURPI.

Inscrições para o Festival da Idade de Ouro terminam esta quinta-feira

Foto arquivo

As inscrições para o Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, terminam amanhã, dia 31 de agosto.

À semelhança do ano passado, como revela o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, a iniciativa “vai decorrer em todas as freguesias do concelho, uma vez que resultou melhor”.

Os presidentes de junta, das freguesias rurais, diz ainda Rondão Almeida, têm procurado mobilizar “as pessoas, para que se inscrevam, sendo que depois o Festival encerra, em Elvas, com a população das freguesias urbanas”.

Os interessados em participar no Festival da Idade de Ouro, que vai decorrer ao longo do mês de outubro, podem fazer a sua inscrição, até amanhã, nas juntas de freguesia do concelho ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 106 milhões de euros

O sorteio de ontem, 29 de agosto, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que o montante em jogo, na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, sobe para os 106 milhões de euros.

A caminho de Portugal há um terceiro prémio, no valor de 24.778,64 euros, sendo que outros cinco apostadores, no estrangeiro, tiveram a mesma sorte.

O segundo prémio, de 636.120,60, saiu a um único apostador no estrangeiro. Já o quarto prémio, de 1.251,55 euros contempla um total de 37 jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.

A chave vencedora de ontem do Euromilhões é composta pelos números 21, 23, 32, 40 e 49 e as estrelas 8 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.