Peddy paper “Oriflora” este sábado em Avis

O peddy paper “Oriflora”, no âmbito do programa de atividades de educação ambiental da Praia Fluvial do Clube Náutico de Avis, vai decorrer este sábado, 26 de agosto, junto à receção do Parque de Campismo, em Avis.

A atividade está marcada para as 19 horas e podem participar equipas com o máximo de quatro elementos, tendo duração prevista de 60 minutos.

As equipas devem cumprir diversos desafios, que envolvem as temáticas ambientais e sustentáveis, no final há jogos didáticos de iniciação à orientação.

Para participar é necessário a inscrição no link, e podem ser efetuadas até dia 25, sendo obrigatório levar uma caneta.

O evento é organizado pelo Município de Avis e a Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis (ADRAAAvis).

Francisco Laranjeira conquista segunda medalha de prata no Europeu de Atletismo

Depois da conquista da prata nos 10.000 metros, no Campeonato Europeu de Atletismo para Surdos, no início da semana (ver aqui), o jovem elvense Francisco Laranjeira sagrou-se esta quinta-feira, 24 de agosto, vice-campeão europeu dos 5.000 metros, na mesma competição, que decorre em Szczecin, na Polónia.

Francisco Laranjeira conquistou a medalha de prata, nos 5.000 metros, com o tempo de 15:16,57 minutos. O atleta representa o Grupo Desportivo Diana, de Évora, sendo treinado por João Ferrão.

Arronches: Hortas de Cima em festa no fim de semana

Imagem: Romeiros de Esperança (Facebook)

As Hortas de Cima, em Esperança, no concelho de Arronches, estão em festa entre sexta-feira, 25 de agosto, e domingo, dia 27, numa organização dos Romeiros de Esperança.

A festa conta, na sexta-feira, com jogos taurinos na praça de touros de Esperança, a partir das 21 horas.

No sábado, dia 26, pelas 9 horas, decorre um passeio de carroças pelas ruas da freguesia. Pelas 13 horas tem início um almoço convívio, com inscrições limitadas a 80 pessoas. O bar e restaurante das festas, na antiga Escola Primária, abrem às 19h30, estando marcado, para as 22 horas, um baile com AR Musical.

No último dia, domingo, há garraiada com gado cedido pela Herdade da Safra, às 17 horas. Pelas 22 horas, o baile será animado por Vítor Realinho.

Câmara de Elvas aprova projeto para requalificar CRP da Boa-Fé

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de execução da empreitada de “Requalificação do Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, em reunião de câmara realizada ontem, quarta-feira, 23 de agosto.

Esta intervenção, que contempla obras de melhoria no interior do edifício, num investimento de cerca de 20 mil euros, pretende dar melhores condições aos associados e utentes desta associação.

Os documentos de habilitação e caução da empreitada de “Construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos”, que deverá ter o lançamento da primeira pedra da obra, no mês de setembro, num investimento de cinco milhões e meio de euros, foram também aprovados.

Os eleitos deliberaram a abertura de procedimento concursal para atribuição de oito habitações municipais em regime de arrendamento apoiado, no Centro Histórico e no Bairro da Boa-Fé.

A proposta de aprovação de correção material do Plano de Urbanização de Elvas foi aprovada.

A delegação de competências, nos três agrupamentos de escolas do concelho, para as atividades de enriquecimento curricular, foi aprovada.

A proposta de apresentação da obra “Judeus de Elvas – linhagens e relações de parentesco [Séculos XVI-XVIII]”, da autoria de Nuno Borrego e João Manuel Braz, a 10 de setembro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo foi aprovada, assim como a de aquisição de 25 CD ao grupo Voz Amiga.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Forte da Graça à AIAR – Associação de desenvolvimento pela Cultura para a realização de duas visitas guiadas noturnas,

– do comboio turístico às associações Arkus e Casa de Acolhimento Residencial de Elvas d’Os Cucos,

– de cedência de transporte para o Semi-Internato da Nossa Senhora da Encarnação (ratificada),

– de cedência de transporte para a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas,

– de cedência de transporte para a Gota D’Arte (ratificada),

– do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas à associação IALBAX.

O ponto sobre a captação e transmissão áudio e vídeo, em direto e online, das reuniões públicas e públicas descentralizadas da Câmara Municipal de Elvas, foi retirado, com o acordo de todos os eleitos, uma vez que será necessário rever a proposta, em termos técnicos.

Ainda antes da ordem do dia, foram subscritos por todos os eleitos um voto de pesar, pelo falecimento do antigo funcionário da autarquia Mariano Aranhol, e um voto de louvor ao atleta elvense Francisco Laranjeira pela conquista da medalha de prata no 11° Campeonato Europeu de Atletismo Surdo.

No final da reunião foi ainda apresentado um resumo da atividade autárquica, obras e eventos realizados, e os presentes puderam apresentar algumas questões, sugestões.

Clubes de Verão do Município de Campo Maior terminam em festa

Os Clubes de Verão, promovidos pelo Município de Campo Maior, desde o início de julho, chegam amanhã ao fim, sendo que, na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, as cerca de 80 crianças, dos seis aos 12 anos, que participaram na iniciativa, estiveram reunidas com os monitores, num almoço convívio de encerramento, no Centro Comunitário da vila.

Estes Clubes de Verão, segundo explica a vereadora São Silveirianha, têm sido muito mais que uma mera ocupação de tempos livres das crianças, neste período de férias. “Acabámos por ter aqui uma série de dinâmicas, ajudando na formação das nossas crianças e adolescentes – e falo em adolescentes porque alargámos a faixa etária até aos 12 anos, que antes era só até aos dez –, com consciência que temos um papel preponderante na formação de uma consciencialização cívica, na sensibilização para as artes e o património histórico”, explica a vereadora.

Garantindo ser “muito gratificante” trabalhar com os mais novos e ajudar na sua formação, para São Silveirinha não havia melhor forma de terminar esta edição dos Clubes de Verão do que com este almoço: “tivemos dois meses repletos de muitas atividades e acho que não havia forma mais agradável, para todos nós, de terminarmos”.

O município, garante ainda a vereadora, tem “a responsabilidade” de dar esta resposta também às famílias, nesta época, procurando também evitar que os mais novos fiquem em casa, dias inteiros, agarrados a um telemóvel ou um tablet. “Esta aposta de alargarmos a faixa etária também vem ao encontro desta nossa preocupação”, acrescenta.

Ana Diabinho e São Silveirinha

Sem capacidade de dar resposta a todos aqueles que se inscreveram para participar nestes Clubes de Verão, várias crianças ficaram em lista de espera. São Silveirinha deixa a promessa de, para o ano, a autarquia “tentar colmatar essa questão”.

Já Ana Diabinho, uma das monitoras destes Clubes de Verão, explica que para esta última semana de atividades procurou-se, à semelhança do que acontece sempre, preparar um conjunto de iniciativas “diferentes”. Desta forma, as crianças, desde segunda-feira, passaram pelas piscinas de Arronches e pelo Centro Cultural de Campo Maior, para assistir a um filme. Depois do almoço de hoje, amanhã irão ainda embarcar uma “viagem surpresa”.

Estivemos ainda à conversa com os mais novos. Mariana Gonçalves, por exemplo, que explica que este almoço de encerramento foi, na verdade, uma festa pirata, considera que esta edição dos Clubes de Verão foi “a mais divertida” em que participou. Já Enzo Pimenta, que tem estado em Campo Maior apenas de férias, uma vez que reside em Lisboa, revela que vai ter “muitas saudades” das amizades que fez nestes Clubes de Verão. Beatriz Carrilho, por sua vez, destaca as amizades novas que fez ao longo destes quase dois meses, enquanto Ivan Bicho confessa ter gostado muito do vídeo apresentado no decorrer do almoço, em que estavam reunidas muitas das imagens que resumem as atividades que desenvolveram.

Terminado o almoço, com direito a bolo, coube ao Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior animar todos os presentes.

“O Elvas” em Loulé neste domingo com a Rádio ELVAS

“O Elvas” joga em Loulé com o Louletano, na segunda jornada da Série D do Campeonato de Portugal. O encontro vai ter lugar às 17 horas do próximo domingo, dia 27, e é acompanhado em direto pelo relato e reportagem da Rádio ELVAS.

Esta ronda completa-se com os seis desafios seguintes: Lusitano de Évora – Barreirense, Vasco da Gama – Sintrense, Imortal – Juventude de Évora, Serpa – Oriental, Real – Vitória de Setúbal e Moncarapachense – Fabril.

A emissão desportiva da Rádio ELVAS, com Carlos Falcato e Manuel Carvalho, começa depois do noticiário das 16 horas e centra-se no Estádio Municipal de Loulé.

Turismo é dos setores mais relevantes para economia de Estremoz

José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz

Estremoz tem vindo a conhecer, ao longo dos últimos tempos, um crescimento significativo, no que toca ao turismo, sendo este um dos setores mais relevantes para a atividade económica daquele concelho do distrito de Évora.

A aposta na cultura, feita por parte da Câmara Municipal de Estremoz, juntamente com os recursos e o património natural, edificado e cultural do concelho, tem sido um motor importante de captação de fluxos turísticos.

Mas este trabalho de promoção do concelho, já com um “reconhecimento importante à escala nacional”, garante, ainda assim, o presidente do Município de Estremoz, José Daniel Sádio, não é uma “obra exclusiva” da autarquia. “Claro que o município potencia, articula e promove, mas aquilo que é o nosso tecido empresarial, a restauração, a hotelaria, a doçaria, o nosso mercado, tudo isso são pontos endógenos, e quando trabalhamos em escala e numa lógica de promoção, eles, no somatório, dão algo que é maravilhoso”, assegura.

Ainda que o trabalho desenvolvido esteja a “dar frutos”, José Daniel Sádio não esconde que isso incute “grandes responsabilidades”, não só ao município, mas a “todos os empresários, empresas e associações”. O objetivo é “continuar a trabalhar em grupo e em rede”, mantendo a “excelência” da afirmação do território já alcançada.

A intenção é que essa visibilidade que Estremoz tem vindo a ganhar, nos últimos tempos, possa passar a um outro patamar: “queremos que se concretiza em investimentos, em possibilidade de fixarmos mais população”. “É possível e esse é o caminho e daí também a aposta que vamos fazendo na cultura, que é mais um fator que acresce valor, porque isso também significa qualidade de vida e desenvolvimento da nossa população”, remata o autarca.

Entre os muitos motivos de atração ao concelho de Estremoz destacam-se o castelo, a torre de Menagem, as praças e os museus, como o Museu Berardo e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, a gastronomia, para além das suas famosas adegas e o tradicional mercado de sábado.

“Taxa Zero ao Volante” deteta 884 pessoas a conduzir com álcool

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu nos dias 17 a 23 de agosto e teve como objetivo alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Durante as operações das Forças de Segurança foram fiscalizados presencialmente 48.909 veículos, tendo sido registado um total de 13.691 infrações, das quais 884 relativas à condução sob o efeito do álcool.

No período da campanha registou-se um total de 2.694 acidentes, de que resultaram seis vítimas mortais, 63 feridos graves e 903 feridos leves. Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Évora, Vila Real, de Braga, de Viseu e duas de Setúbal.

Estas vítimas mortais resultaram de duas colisões entre veículos, envolvendo: um ligeiro de passageiros, um ligeiro de mercadorias, um pesado e um agrícola. Verificou-se ainda uma colisão de velocípede com obstáculo na via, e ainda três despistes (dois veículos ligeiros e um motociclo).

Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se menos 23 acidentes, menos oito vítimas mortais, menos três feridos graves e menos 56 feridos leves.

Neste período foram sensibilizados 479 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens: com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica; os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves; conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível de aspetos cognitivos e do processamento de informação que acarretam, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação e descoordenação de movimentos.

Esta iniciativa incluiu cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela PSP e pela GNR, nas localidades de Lisboa, Almada, Figueira da Foz, Amarante e Faro. Contou ainda com a participação dos serviços da administração regional da Região Autónoma dos Açores completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de um comunicado de imprensa enviado para a comunicação social no dia do lançamento da campanha.

De férias em Portugal, crianças da Ucrânia visitam Campo Maior

No âmbito do programa “Verão Sem Limites”, da Associação de Refugiados Ucranianos em Portugal Help UA.PT, 13 crianças viajaram para Portugal nestas férias de verão. Trata-se do segundo voo solidário, que conta com o apoio da Delta Cafés e vários donativos privados que se associaram a esta causa solidária.

A iniciativa “Verão Sem Limites” é um projeto criado pelo Comissário [Ombudsman] dos Direitos Humanos da Ucrânia, da Associação Friends of Ukraine e Help UA.PT, e visa proporcionar alegria às crianças afetadas pela guerra.

O segundo grupo, composto por 13 crianças, que acabou de chegar a Portugal, permanecerá no país até ao dia 31 de agosto e desfrutará de dias de pura diversão, com atividades variadas, de lazer e culturais, onde se incluem as visita ao Oceanário, Pavilhão do Conhecimento, Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Estufa Fria, Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, e desta vez vão ter também oportunidade de ir até Campo Maior conhecer algumas das estruturas do Grupo Nabeiro, nomeadamente o Centro de Ciência do Café e o Centro Educativo Alice Nabeiro.

Estas atividades têm como objetivo oferecer memórias felizes aos mais novos que enfrentam diariamente um cenário de guerra e uma nova perpetiva de esperança sobre o futuro.

Durante a estadia em Portugal, as crianças serão acomodadas no Centro de Acolhimento em Mafra, da associação, sendo acompanhadas por tutores, incluindo psicólogos.

Aldeias de Xisto são finalistas dos prémios Regiostars

As Aldeias de Xisto são um dos 30 projetos finalistas dos prémios Regiostars, promovidos pela Comissão Europeia.

Estes prémios distinguem projetos financiados por fundos europeus, que demonstrem excelência na sua aplicação e novas abordagens no desenvolvimento regional.

Deste modo, as Aldeias do Xisto são finalistas, porque a Comissão Europeia entende que foi implementada uma estratégia de desenvolvimento regional que se diferenciou por ter um turismo sustentável e com impacto na economia local, com a recuperação de 500 imóveis, a criação de 90 infraestruturas turísticas e 2 mil km de percursos.

Este prémio é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na emissão, às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

Federação das Associações de Dadores de Sangue quer cativar jovens

A Federação das Associações de Dadores de Sangue tem vindo a desenvolver esforços para cativar os jovens para as dádivas de sangue.

Paulo Cardoso, presidente da federação, revela que, “através de protocolos com municípios, escolas e também através de palestras sobre a dádiva de sangue, temos conseguido chegar até aos jovens, a quem explicamos a necessidade de dar sangue, e se eles entenderem vão”.

Recordando uma época, nos anos 80, em que havia falta de sangue, Paulo Cardoso diz que “é preciso fazer este trabalho para garantir que a dádiva de sangue continue”.

Federação das Associações de Dadores de Sangue que, através de vários meios, tem vindo a cativar os jovens para as dádivas de sangue.

PSD de Elvas quer transmissão online das reuniões de Câmara

No seguimento da reunião de Câmara de Elvas, realizada ontem, 23 de agosto, na Boa-Fé, a Comissão Política Concelhia do PSD, em comunicado, vem dar conta dos esclarecimentos pedidos pela vereadora Tânia Morais Rico, que viu ser retirada da ordem de trabalhos a proposta que apresentou para a transmissão online, em direto, das reuniões do executivo, por “não constar das Grandes Opções do Plano”.

Por outro lado, a vereadora do PSD procurou saber se há alguma “viabilidade” do canil municipal vir a ser relocalizado na antiga carreira de tiro e se já foi feita intervenção na cobertura do Museu de Arte Contemporânea, de modo a evitar nova queda de telhas.

O comunicado para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 23 de agosto de 2023 que decorreu na Boa Fé, a Vereadora Tânia Morais Rico no período antes da Ordem do Dia pediu os seguintes esclarecimentos:

– Face à recente queda das telhas do telhado do MACE e tendo-se já retirado a zona de interdição, a área já está segura e já foi feita intervenção na cobertura de modo a evitar nova queda?

– Tendo em conta a última reunião de câmara em que constava o ponto de ampliação do CROA (Centro de Recolha Oficial de Animais) de Elvas, o qual não votei a favor, por ser um risco para a saúde pública e um incómodo para os funcionários da Abegoaria e para os moradores do Bairro da Boa Fé por causa dos cheiros, barulho e transmissão de doenças, e no qual indiquei como solução a relocalização desse espaço para uma zona longe dos focos habitacionais, vinha indagar o Sr. Presidente, tendo em conta uma publicação que fez no seu Facebook em que dizia ir contratar uma equipa de projeto para ver da viabilidade de instalar o canil na antiga carreira de tiro, se vai para a frente com essa intenção?

Na ordem de trabalhos constou uma proposta feita pela Vereadora -Ponto 4.12. Captação e transmissão áudio e vídeo, em direto e online, das reuniões públicas e públicas descentralizadas da Câmara Municipal de Elvas – a qual propunha a transmissão online das reuniões de câmara públicas de modo a que toda população pudesse assistir quando quisesse e estar informada como é de seu direito das decisões tomadas e aproximar da vida política todos os cidadãos elvenses, residentes ou não no concelho e fomentar a transparência na atividade política.Esta proposta foi retirada uma vez que a mesma não consta das Grandes Opções do Plano.

Não desistiremos da proposta voltará a ser apresentada em outubro e proposta a inclusão nas grandes opções de plano!

Todos os pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara foram aprovados pela Vereadora Tânia Morais Rico, assim como o voto de pesar pelo Sr. Mariano Aranhol e o voto de louvor ao atleta Francisco Laranjeira.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Barragem do Caia com 74% do seu volume

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, 24 de agosto, de 140 milhões e 186 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 229,81 metros.

Este volume corresponde a 73,89% da capacidade máxima da barragem, situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

A cota da Barragem, face ao dia de ontem, desceu três centímetros.

Estes dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pela Associação de Beneficiários do Caia, numa albufeira que abastece o regadio e as populações.

Mais de 5200 militares da GNR vigiam risco de incêndio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou, na passada terça-feira, 22 de agosto, em todo o território nacional, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios, face às elevadas temperaturas.

Através do serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, a GNR veio a intensificar a vigilância das zonas de maior risco de incêndios, nomeadamente nas zonas em que o risco é elevado, com o intuito de prevenir os incêndios rurais, tendo assim mais 5.200 militares em campo.

A valência de Proteção e Socorro estará em prontidão para atuar em ataque inicial, guarnecendo os 40 centros de meios aéreos. Também a Rede Nacional de Postos de Vigia irá estar integrada neste esforço, através dos seus 230 postos de vigilância, acompanhados por 920 militares. Paralelamente será garantida a monitorização através das 143 câmaras de videovigilância, e que atualmente garantem uma grande cobertura do Território Nacional.

A GNR emprega ainda, no âmbito da vigilância e também da supressão, quatro Companhias de Ataque Ampliado da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), que têm vindo a ser empenhadas nos cenários de maior complexidade de incêndios rurais.

Neste âmbito, nos espaços florestais e agrícolas nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo, a GNR apela para se não fume, faça lume ou fogueiras; não faça queimas ou queimadas, não lance foguetes e balões de mecha acesa; não fumigar ou desinfetar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de fagulhas; evitar circular com tratores, maquinas e veículos de transporte pesado, que não possua extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas, ou tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

No âmbito das suas competências, no corrente ano, a GNR já realizou mais de 36 000 patrulhas, que resultaram na identificação de 803 suspeitos e na detenção de 57 indivíduos pelo crime de incêndio florestal.

Do total de 6 341 incêndios florestais verificados no ano de 2023, 5189 foram investigados pela GNR apurando-se que 38% se devem ao uso negligente do fogo (queimas, queimadas, entre outros), 29% a causas indeterminadas, 18% a causas relativas a incendiarismo, 10% a causas acidentais (transportes e comunicações), 3% são derivadas de reacendimentos, 1% a causas naturais e 1% a causas estruturais (caça, uso do solo).

Homem transportado pelo helicóptero do INEM para Lisboa devido a AVC (c/ vídeo)

Um homem de cerca de 60 anos foi transportado esta manhã de quinta-feira, 24 de agosto, pelo helicóptero do INEM, na sequência de o agravamento do estado clínico após sofrer um AVC.

O helicóptero do INEM aterrou perto das 9.30 horas, no Campo Pedro Barrena, do Estádio Municipal de Elvas, e descolou pouco depois das 10 horas, para transportar este homem, para uma unidade hospitalar em Lisboa.

Revoltilho e Unossobar nas meias-finais do futsal da ADBC

Foto ilustrativa

O Revoltilho e o Unossobar, em seniores, apuraram-se para as meias-finais do torneio de futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC). Nos jogos da noite desta quarta-feira, dia 23, os resultados foram os seguintes: Boa-Fé, 1 – Revoltilho, 3; e Belhó Raposeira, 2 – Unossobar, 11.

Em veteranos, nas meias-finais da Taça, o Oneratus, de goleada, apurou-se para a final, ao bater a Boa-Fé por 11-0.

O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”, que decorre no polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, tem os dois encontros seguintes na noite desta sexta-feira, dia 25: às 21.30 horas, Bairro das Caixas – Revoltilho e, às 22.30 horas, “Os Elvenses” – Unossobar, ambos das meias-finais de seniores.

Campomaiorense com inscrições abertas em diversas modalidades

Com o início da nova temporada desportiva à porta, o Sporting Clube Campomaiorense tem abertas inscrições para as suas modalidades.

Os interessados em praticar modalidades como futebol, natação, judo ou ginástica, explica um dos responsáveis do clube, Luís Maia, devem fazer a sua inscrição na secretária do Campomaiorense, no Clube de Saúde, em Campo Maior. “Todas as pessoas se podem juntar a nós, com as várias modalidades abertas às diversas faixas etárias”, adianta.

Com uma oferta capaz de “abranger toda a população”, que queira praticar desporto, independentemente da idade, todas as crianças, a partir dos quatro anos, podem iniciar-se na prática de qualquer modalidade, exceção feita ao futebol, uma vez que a Associação de Futebol de Portalegre “só aceita inscrições a partir dos cinco anos”.

Futebol para veteranos, BTT, cicloturismo, atletismo, radiomodelismo e, mais recentemente, pool são outras das modalidades que o clube tem ao dispor. Todos os anos, adianta o responsável, o Campomaiorense conta com entre 450 a 500 atletas, “distribuídos por todas as modalidades”.

Os atletas de natação, judo, ginástica e futebol têm ainda a possibilidade de entrar em competição, participando nos campeonatos das respetivas modalidades.

Elvas: perto de dois milhões de euros para requalificar Cineteatro Municipal

O projeto para requalificar o Cineteatro Municipal de Elvas foi aprovado, recentemente, em sede de reunião de Câmara.

Este espaço cultural, depois de intervenções feitas há cerca de 30 anos, está já a necessitar de melhorias, revela o presidente da câmara de Elvas, Rondão Almeida, “num investimento a rondar os dois milhões euros”. O presidente explica que, quando chegou a Elvas, em 1994, “o Cineteatro estava fechado, porque não tinha licença para ser utilizado, fez-se um grande investimento, através de fundos comunitários e agora está a precisar, novamente de uma grande requalificação”.

A preocupação do autarca é que esta empreitada seja elegível “para financiamento comunitário, através do Portugal 2030”, uma vez que o município não tem capacidade para assumir a totalidade dos encargos.

Rondão Almeida diz que esta requalificação “faz falta, porque o Cineteatro marca a cultura do concelho”, esperando que até final deste ano, “com boa vontade política, a nível nacional, sejamos capazes de ir buscar alguma percentagem do valor, para lançarmos a obra a concurso”.

O projeto para requalificar o Cineteatro Municipal de Elvas pretende dotar este espaço com equipamentos mais modernos para dar melhores condições ao público que ali assiste a vários espetáculos culturais.