Mais de 20 mil alunos vão estudar este ano com manuais escolares digitais

Mais de 20 mil alunos, do 3.º ao 12.º ano, vão estudar, já a partir do novo ano letivo, com manuais escolares digitais, segundo um projeto-piloto lançado pelo Governo, que pretende substituir, gradualmente, os manuais em papel.

Os manuais digitais vão chegar, este ano letivo, a 160 escolas, sendo que caberá a cada direção dos Agrupamentos decidir quando deve ser feita a troca dos manuais em papel, segundo o Ministério da Educação.

“Há escolas que optaram por ter todas as turmas de um mesmo ano de escolaridade ou até de mais de um ano de escolaridade envolvidas (neste projeto-piloto). Noutras, por questões de opção da própria escola, decidiram envolver apenas algumas turmas de alguns anos de escolaridade”, revela o Ministério da Educação.

O projeto-piloto “Manuais Digitais” encontra-se na sua quarta fase e integra cerca de 1.100 turmas e cerca de 21 mil alunos.

O número de alunos que utiliza manuais digitais quase que duplicou em relação ao ano passado, sendo que no ano letivo de 2022/23, este modelo chegou a 11.437 alunos de 575 turmas de 68 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

No início do passado ano letivo, o ministro da Educação, João Costa, revelou que esperava que, até 2026, todas as escolas tivessem manuais digitais, defendendo, no entanto, a importância de manter o contacto com os livros em formato papel entre os alunos mais novos.

Carro capota em Barbacena após colisão com outro veículo ligeiro

Um veículo ligeiro capotou na tarde desta terça-feira, 22 de agosto, depois de ter colidido com um outro, também ligeiro, num cruzamento de Barbacena, no concelho de Elvas.

Apesar do aparato, não há registo de feridos. No momento da colisão, um dos veículos circulava no sentido Vila Fernando – Barbacena, enquanto o outro vinha de Monforte.

O alerta para a ocorrência foi dado às 17h51. Para o local foram mobilizados, para além da GNR, os Bombeiros de Elvas, num total de 11 operacionais, apoiados por cinco viaturas.

 

Campo Maior chegou hoje aos 42.1 graus

A temperatura mais alta da região foi atingida em Campo Maior nesta terça-feira ao registar 42.2 graus, enquanto Elvas registou 40.3 graus.

Estas temperaturas podem ser consultadas em www.meteoalentejo.pt

António Telles, João Moura Jr. e Salgueiro da Costa dia 3 na Feira da Luz

António Telles, João Moura Jr. e João Salgueiro da Costa entram em praça, a 3 de setembro (domingo), na tradicional corrida da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo.

Nesta corrida, pegam os seis touros da ganadaria Veiga Teixeira os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, capitaneados por António Pena Monteiro.

Com início às 18 horas, a corrida será abrilhantada pela Banda Filarmónica Carlista. Os bilhetes vão estar à venda a partir de 31 de agosto, das 15 às 20 horas, na bilheteira da Praça de Montemor-o-Novo, sendo que as reservas podem ser feitas através do número 300 505 171.

No sábado, dia 2 de setembro, também na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, haverá variedades taurinas, a partir das 18 horas. A organização dos eventos é da reponsabilidade da empresa Montemor é Praça Cheia.

Médicos do Alentejo em greve nos dias 30 e 31 de agosto

Os médicos que exercem funções nas regiões do Alentejo, Algarve e Açores vão estar em greve nos dias 30 e 31 deste mês, segundo o pré-aviso de greve, divulgado pelo Sindicado Independente dos Médicos (SIM).

De acordo com o documento “a paralisação total e com ausência dos locais de trabalho” de médicos que “exercem funções na Região Autónoma dos Açores, na área da Administração Regional de Saúde do Alentejo e na área da Administração Regional de Saúde do Algarve” vai decorrer desde “as 0 horas do dia 30 de agosto até às 24 horas do dia 31”.

O SIM exige que o Governo “dê uma resposta efetiva ao Caderno Reivindicativo sindical, visa também o urgente encerramento da atividade da Mesa Negocial constituída entre o Governo e o SIM, e que, especifica e prioritariamente, seja apresentada pelos Ministros das finanças e da saúde uma proposta de Grelha Salarial que reponha a Carreira das perdas acumuladas por força da erosão inflacionista da última década e que posicione com honra e justiça toda a Classe Médica, incluindo os médicos internos, na Tabela Remuneratória Única da função pública”.

Incubadora/Aceleradora de Empresas do NERPOR-AE inaugurada a 8 de setembro

A inauguração da Incubadora/Aceleradora de Empresas do NERPOR-AE, Associação Empresarial da Região de Portalegre, decorre no dia 8 de setembro.

Este momento inaugural, marcado para as 11 horas, contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

Trata-se de um momento importante para a associação, e também para a região, particularmente para todos os empreendedores e agentes económicos, revela o NERPOR-AE em comunicado.

Portalegre: R.A.Y.A., Nuno Ribeiro e Maninho na Feira das Cebolas

A Feira das Cebolas está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, de 7 a 10 de setembro.

A animação da feira, no dia 7 de setembro (quinta-feira), estará a cargo dos espanhóis R.A.Y.A., a partir das 21h30. O DJ Nelson irá dar continuidade à festa, a partir das 23 horas. Já no dia 8 (sexta-feira), atuam Nuno Ribeiro, às 22 horas, e Dj Jay Lion, a partir da meia-noite. No dia 9 (sábado), animam a feira o grupo Migas d’Aço (21 horas), Maninho (22h30) e FunkIntown (meia-noite). 

Este ano a feira tem “um formato diferente, que cruza a tradição com a inovação, como Exposição de Atividades Económicas, tendo expositores de gastronomia, música, artesanato e divertimentos, com destaque para os expositores das áreas agrícola e pecuária, empresarial e de serviços”, revela a Câmara Municipal de Portalegre.

A feira conta com organização da Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e do Núcleo Emprearial da Região de Portalegre (NERPOR).

CLDS de Arroches promove concurso de ideias criativas

Um concurso de ideias criativas está a ser promovido pelo CLDS 4G Coração Mágico, de Arronches.

Este concurso, como explica a técnica Ana Lagarto, “insere-se no Eixo 1, que é emprego, Formação e Qualificação, e pertence na atividade 10, relativa à rede de conhecimento e destina-se a jovens dos 14 aos 22 anos, assim como com incapacidade ou deficiência”.

Neste concurso, “junta-se o útil ao agradável, em primeiro lugar porque era uma atividade em que os destinatários não estavam muito participativos e, esta é uma forma de termos mais participantes e, em segundo lugar, conjugar isso com empresas e associações locais, que ofereceram um apoio, que será entregue ao melhor projeto”, revla Ana Lagarto

O objetivo é que os jovens entreguem um projeto “de uma associação ou algo que sintam que há necessidade, no concelho, na área do empreendedorismo”, acrescenta a técnica, dizendo ainda que se pretendem “projetos simples, em papel, maquete, entre outros”.

A técnica no CLDS 4G de Arronches acrescenta que os projetos devem ser submetidos até dia 15 de setembro, mediante inscrição que deve ser feita AQUI, e o melhor recebe uma bolsa de 150 euros.

A data da entrega dos trabalhos pode ser feita através do email clds4garronches@gmail.com ou aml.clds4garronches@gmail.com ou presencialmente no gabinete do Coração Mágico, Rua Dr. Edmundo Curvelo. Para Mais Informações pode contactar através dos números: 245 031 699 ou 937 378 474.

Preocupado com reservas de sangue, Município de Elvas apela à dádiva

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, em comunicado enviado à nossa redação, revela que “ao tomar conhecimento, através de um grupo de munícipes, para a falta de reservas de sangue no Hospital, vem junto de toda a população elvense apelar ao seu caráter solidário”.

O Município de Elvas, para além de “sensibilizar a população para a importância de doar sangue, uma dádiva importante que salva vidas, irá também desenvolver uma campanha junto dos seus trabalhadores e colaboradores para o efeito, dando o dia para que o possam fazer”.

Câmara de Elvas reúne esta quarta-feira no CRP da Boa-Fé

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, na quarta-feira, dia 23, às 18 horas, no Centro de Recreio Popular da Boa-Fé.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da ata da reunião de 9 de agossto de 2023

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Férias dos Eleitos

– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras n.º 17/23; n.º 27/23, n.º 37/23, n.º 51/23, n.º 53/23, n.º 66/23, n.º 69/23, n.º 82/23

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 22 de agosto de 2023

– Alteração orçamental

– Assunção de Compromissos Plurianuais

– Libertação de garantias bancárias

– Delegação e subdelegação de competências

– Minuta adenda e contrato ao investimento – Lagar dos Lopes

– Candidatura ao PRR “Aquisição e Reabilitação de 3 fogos – Rua da Feira n.º 10 e 10 A

– Proposta de submissão da 1ª Reprogramação do projeto: Reabilitação de 3 fogos no Centro Histórico de Elvas – Rua do Espírito Santo nº 21 e 21A, Rua de São Lourenço, nº 14B e Varandinha João Domingues nº 10 e 10ª

– Candidatura ao PRR “Reabilitação de 8 fogos – Bairro Padre Manuel Antunes – Barbacena

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

– Atos praticados pelo presidente sobre assuntos do DOSU, no uso das competências próprias e das competências delegadas pela Câmara Municipal

– Empreitada de “Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 1ª fase”, receção provisória

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Projeto de “Requalificação do Centro de Recreio Popular da Boa-fé”, aprovação do projeto de execução,

4.2. – Empreitada de “Construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos”, aprovação dos documentos de habilitação e caução,

4.3. – Atividades de enriquecimento curricular – delegação de competências,

4.4. – Abertura de Procedimento concursal para atribuição de oito habitações Municipais em regime de arrendamento apoiado,

4.5. – Apresentação da obra “Judeus de Elvas – linhagens e relações de parentesco [Séculos XVI-XVIII]”, da autoria de Nuno Borrego e João Manuel Braz,

4.6. – Cedência do Forte da Graça à AIAR – Associação de desenvolvimento pela Cultura para a realização de duas visitas guiadas noturnas,

4.7. – Cedência do comboio turístico às associações Arkus e Casa de Acolhimento Residencial de Elvas d’Os Cucos,

4.8. – Proposta de aquisição de 25 CD ao grupo Voz Amiga,

4.9. – Proposta de cedência de transporte para o Semi-Internato da Nossa Senhora da Encarnação – a ratificar,

4.10. – Proposta de cedência de transporte para a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas,

4.11. – Proposta de cedência de transporte para a Gota D’Arte – a ratificar,

4.12. – Captação e transmissão áudio e vídeo, em direto e online, das reuniões públicas e públicas descentralizadas da Câmara Municipal de Elvas,

4.13. – Cedência do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas à associação IALBAX,

4.14. Proposta de aprovação de correção material do plano de Urbanização de Elvas.

Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende em Cabrela (Montemor)

Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende

Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, já está em contagem decrescente para a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”.

Este evento, que promete ser único, vai juntar, entre os próximos dias 25 e 27, as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco.

O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” marcado para as  19h30, de dia 26, será o ponto alto do festival, juntando, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Segundo a organização, este é um evento que “pretende contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local”.

O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela. Os bilhetes encontram-se à venda na Bilheteira Online da Câmara Municipal.

Programação completa do evento:

21 a 25 de agosto

Workshop de Cante Alentejano: A comunidade de Cabrela é convidada a participar num workshop de Cante Alentejano dinamizado pelo Grupo Coral Fora d’Oras.

25 de agosto

22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela” e Celina da Piedade

Nesta noite muito especial, os habitantes de Cabrela, reunidos no Coro Participativo de Cante de Cabrela, são convidados a juntar-se ao Grupo Coral Fora d’Oras. Este concerto resulta do workshop desenvolvido durante a semana pelos próprios habitantes de Cabrela. Concerto por Celina da Piedade.

26 de agosto

19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano

Com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”

O Largo Pascoal Coelho acolhe a homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de agosto

11h00: Workshop de flamenco

Com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet.

19h00: Missa flamenca

Com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet.

GNR detém quatro pessoas por condução sob o efeito do álcool

Quatro pessoas foram detidas, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, por condução sob o efeito de álcool, no âmbito da sua atividade operacional, que decorreu entre os dias 14 e 20 de agosto.

No mesmo período, a GNR detetou 111 infrações ao nível de fiscalização de trânsito, das quais 14 por falta de inspeção periódica, oito relacionadas com iluminação e sinalização, seis por falta de seguro, quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e duas por uso indevido do telemóvel no exercício de condução.

A GNR levantou ainda 32 autos de contraordenação, relativos à proteção da natureza e do ambiente.

No âmbito da sinistralidade rodoviária foram registados 14 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e dois feridos leves.

Foram ainda realizadas 13 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 131 idosos e dez ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 95 comerciantes.

“Rota do Montaria” em sete restaurantes do concelho de Redondo

Imagem: Parras Wines (Facebook)

A primeira edição da “Rota do Montaria”, promovida pela marca alentejana de vinhos Montaria, que contempla um total de 110 restaurantes de norte a sul de Portugal Continental e Madeira, decorre em sete estabelecimentos do concelho de Redondo.

A iniciativa, que se estende até 15 de setembro, procura premiar os restaurantes aderentes e harmonizar os vinhos Montaria com as iguarias tradicionais das várias regiões.

Os interessados em participar na Rota do Montaria devem adquirir uma ou mais garrafas de vinho Montaria, num dos restaurantes que integram a rota, tirar uma fotografia no contexto do restaurante e publicar nas redes sociais (Facebook ou Instagram) com a hashtag #rotadomontaria. Será vencedora a fotografia que, entre as duas redes sociais, alcançar o maior número de “likes”. O prémio para o vencedor é uma estadia de duas noites no Alentejo.

A “Rota do Montaria”, no concelho do Redondo, está disponível nos seguintes restaurantes: O Ermita, O Chana do Bernardino, Celeiro do Pinto, Taberna do Centro, Aldeia’s Club, Taberna “O Engaço” e Enoteca Redondo.

Primeiros apurados para as meias-finais no futsal da ADBC

As equipas do Bairro das Caixas e de “Os Elvenses”, em seniores, passaram às meias-finais do torneio de futsal do Jardim Municipal de Elvas; e, em veteranos, o Oneratus conquistou o terceiro lugar.

Na noite desta segunda-feira, dia 21, registaram-se os resultados seguintes: Bairro das Caixas, 4 – Cidade Nova, 2 (seniores, quartos-de-final); Quinta da Rita, 1 – Oneratus, 4 (veteranos, apuramento dos terceiro e quarto lugares); e Tayara, 1 – “Os Elvenses”, 2 (seniores, quartos-de-final).

O torneio, organizado pela Associação do Bairro das Caixas, prossegue nesta quarta-feira, 23 de agosto, com os jogos seguintes: às 21 horas, Boa-Fé – Revoltilho (seniores, quartos-de-final); às 22 horas, Oneratus –Boa-Fé (veteranos, meias-finais da Taça); e, às 23 horas, Belhó Raposeira – Unossobar (seniores, quartos-de-final).

O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita” continua a ser disputado no polidesportivo do Jardim Municipal, nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, terminando no final da próxima semana, 1 de setembro.

Campo Maior: Município proporciona um verão saudável e divertido às crianças

Com o objetivo de proporcionar aos mais novos umas férias de verão animadas e, ao mesmo tempo, saudáveis, a Câmara Municipal de Campo Maior decidiu, este ano, alargar a iniciativa dos Clubes de Verão a crianças até aos 12 anos.

Com isto, revela o presidente, Luís Rosinha, inscreveram-se mais crianças que o habitual, sendo que as atividades, desde o início de julho, têm estado “a correr muito bem”. “Abrangemos uma faixa etária maior e tivemos muitas mais inscrições”, começa por dizer o autarca.

“Foi mais um suporte que demos aqui a 80 crianças, para que possam ter uma férias de verão mais saudáveis, e que não seja só estarem em casa ou na escola, terem outro tipo de dinâmicas”, acrescenta Luís Rosinha, lembrando que, com os monitores do Centro Comunitário, os mais novos têm oportunidade, não só de dar mergulhos nas piscinas, como visitar vários espaços da vila e desenvolver as mais diversas atividades.

Estes Clubes de Verão permitem às crianças terem um “outro conhecimento” sobre o próprio concelho de Campo Maior, nas visitas que vão fazendo. “Aproveitam para ter outro tipo de dinâmicas que não têm, durante o ano, quando estão mais focados na escola”, diz ainda o autarca, lembrando que este programa acaba por ser também “um apoio à família”.

Atletas da Escola de Karaté do Motoclube de Elvas já iniciaram os treinos

A Escola de Karaté funciona há cerca de nove anos, no Motoclube Alentejano de Elvas. Este ano são cerca de 25 os atletas que já iniciaram os treinos da nova época desportiva.

Estivemos a acompanhar o primeiro treino, para perceber a modalidade em si, bem como de que forma os atletas são preparados, ao longo da época.

O treinador Paulo Ramalhete explica em que consiste esta modalidade, que tem como base o respeito mútuo. “O karaté é a arte das mãos vazias, apesar de treinarmos com réplicas de espadas, como bastões, ‘armas’, paus, entre outros, o essencial é a forma como começamos os treinos, pela saudação ao sensei, que significa professor ou mestre e, a segunda saudação é feita entre parceiros, porque o respeito mútuo é a base do karaté e de outras artes marciais”. Esta fase é primordial porque, segundo diz Paulo Ramalhete, “é logo aí que os começamos a moldar, para a educação e respeito por todos, porque este é um local onde mais do que o treino físico, é onde se cultivam valores”.

Paulo Ramalhete dá ainda conta como são introduzidas as táticas de Karaté, com os atletas, desde o início. “Nas aulas dos mais novos começamos pela coordenação motora e, paulatinamente, são introduzidas as técnicas de karaté, começamos pelo básico, fazemos alguns jogos para melhorar a condição física deles e capacidade de reação e foco e depois passamos ao treino mais técnico”. Nesta escola a competição não é obrigatória, afirma o treinador.

A escola de Karaté do Motoclube Alentejano de Elvas faz parte da Associação de Karaté do Porto. Paulo Ramalhete diz trabalhar com esta associação tem sido “muito positivo para a evolução dos próprios atletas”.

A amizade, a união, o respeito, a humildade e espírito de combate” são os valores representativos da escola de Karaté. Paulo Ramalhete diz que não há pressão para ganhar nos torneios e campeonatos onde participam, “o objetivo é representar o clube e a cidade com dignidade, com respeito pelos oponentes” (adversário).

As artes marciais, diz ainda o treinador, caracterizam-se pela “superação, de dia para dia”.

Falámos também com alguns atletas, para perceber o que esta arte marcial representa para eles. Filipe Poejo é dos atletas que frequenta a modalidade há mais tempo, no Motoclube, e explica que ingressou no Karaté porque não praticava nenhum desporto e nas aulas aprende a defender-se, bem como várias técnicas, relacionadas com esta arte marcial.

Núria Santos estreou-se em competição, na época passada, tendo participado no campeonato nacional da modalidade. Aos nossos microfones revela que foi “uma aventura fantástica, foi uma grande oportunidade e senti-me bem”. Núria era jogadora de futebol, mas tal como explica “por ser menina era excluída e por isso decidi experimentar o karaté e fiquei, porque esta é uma modalidade de luta, mas onde temos de ter respeito por todos”.

Já Diogo Casacão afirma que ingressou no Karaté porque gosta de artes marciais e “é uma forma de praticar desporto”.

Depois de ter praticado outro tipo de desporto, Tânia Terrinca viu no Karaté uma modalidade onde pode evoluir ao seu ritmo e classifica o grupo como muito unido. “Eu sofria de bullying, tive que deixar outra modalidade por uma lesão e, ao conhecer o treinador, vi que era uma maneira de não parar de fazer desporto, fazia ao meu ritmo e sempre me acolheram, tendo em conta as minhas dificuldades”. Tânia acrescenta que apesar de esta modalidade “ter a componente de combate físico também temos técnicas individuais de concentração, meditação e assim é uma forma de poder estar ativa, sem prejudicar as minhas lesões”, considerando que este é “um grupo muito unido, muito carinhoso e sempre pronto a ajudar”.

Com apenas cinco anos, Francisco Calado decidiu, este ano, começar a frequentar as aulas desta modalidade, para aprender a defender-se e diz que “o Karaté não é para brigas, é para nos defendermos”.

Os treinos de Karaté decorrem no Motoclube Alentejano de Elvas às segundas e quartas-feiras, das 18 às 19 horas para os atletas dos 5 aos 12 anos e, das 19 às 20 horas, dos 12 aos 18 anos.

A entrevista completa, realizada no primeiro treinos de Karaté que pode ouvir no podcast abaixo:

Francisco Laranjeira conquista prata nos Europeus de surdos

O atleta elvense Francisco Laranjeira sagrou-se ontem, segunda-feira, 22 de agosto, vice-campeão europeu nos 10.000 metros para surdos. A competição decorre até sábado em Szczecin, na Polónia

Francisco Laranjeira foi apenas batido pelo sueco Otto Kingstedt, que se sagrou campeão em 30.33,45 minutos. Já o elvense cortou a meta em 32.36,92 minutos, conquistando, assim, o título de vice-campeão europeu de 10 000 metros.

Francisco Laranjeira volta a entrar em ação na quinta-feira, 24 de agosto, nos 5000 metros.  Atleta do Grupo Desportivo de Diana, de Évora, Francisco Laranjeira é treinado por João Ferrão.