A assinatura do auto de consignação da empreitada da Porta do Parque e Grande Rota das Cascatas de São Mamede, entre Fermelinda Pombo Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Portalegre, e Fernando Pinto, em representação da Floema, Lda., teve lugar esta sexta-feira, dia 18 de agosto.
Tendo como mais-valia a água e potenciando este riquíssimo território sem perturbar os múltiplos sistemas coexistentes, a Porta e Grande Rota das Cascatas de São Mamede é um projeto de valorização do turismo de natureza que se pretende afirmar como mais um itinerário de visitação que vem enriquecer a rede municipal de percursos pedestres, consolidando e expandindo a oferta enquadrada no Parque Natural e na sub-região Alto Alentejo.
Com um prazo de execução de 180 dias e um investimento previsto de 138 869,26 € (a que acresce IVA à taxa legal em vigor), esta intervenção contempla a abertura da Porta do Parque, como apoio aos visitantes, as infraestruturas de acessibilidades e visitação às cascatas, incluindo miradouros e leitores de paisagens, abrangendo um território extremamente diversificado em termos geomorfológicos, biofísicos e paisagísticos, entre S. Julião e Alegrete.
Será assim possível valorizar o território, permitindo melhorar o acesso pedonal às cascatas e criar condições para a promoção das estadias, com a qualificação e expansão da oferta de experiências, produtos e serviços, observar e conhecer a bio e a geodiversidade, desfrutar da beleza e dos múltiplos cenários envolventes e fruir destas paisagens.
A Câmara Municipal de Portalegre tem vindo a investir cada vez mais no desenvolvimento de uma atividade turística compatível com a preservação do património natural, de modo a melhorar as condições de mobilidade e visitação e gerar complementaridades que permitam ganhar escala e potenciar a abertura do território ao exterior.


Lupe Rios inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto, na Casa da Cultura de Elvas, uma exposição de pintura alusiva à icónica pintora Frida Kahlo.
O antigo Convento da Luz, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba, está a ser recuperado pela The Strokes & Ground, uma subsidiária do grupo indiano Sugee, para dar origem a um hotel de luxo, o Wellness & Grand Vista Winery.
O município de Borba procedeu à limpeza do Lago e Largo da Fonte das Bicas.
A Banda Filarmónica de Veiros atua, esta sexta-feira à noite, 18 de agosto, no Museu Berardo, em Estremoz, cabendo, à Banda Luzitana, na próxima sexta-feira, dia 25, apresentar-se, em concerto, no mesmo espaço da cidade.

Uma estufa de cultivo de estupefacientes, localizada no concelho de Arronches, foi desmantelada ontem, quinta-feira, 17 de agosto, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.
O Município de Borba aumentou os apoios a atribuir aos alunos do 1º ciclo de escolaridade, no âmbito do Programa de Ação Social Escolar, para o ano 2023/ 2024.
A edição deste ano da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, recebeu o estatuto de “EcoEvento” pela Valnor.


Miguel Moura vai atuar em Campo Maior, esta sexta-feira, dia 18, às 21.30 horas, na penúltima noite da Feira de Santa Maria de Agosto, uma organização da Câmara Municipal de Campo Maior, a decorrer desde o passado dia 12.
Esta é uma altura em que muitas famílias deixam as suas casas para passar férias noutros locais. Neste sentido, na rubrica desta semana com a Associação para a Defesa do Consumidor, a jurista Ana Sofia Rosa deixa alguns conselhos para que as pessoas adotem comportamentos preventivos, de forma a evitar possíveis assaltos.
As Glossy, uma girls band portuguesa, animaram na noite de ontem, quinta-feira, 17 de agosto, as Festas de Borba, em honra do Senhor Jesus dos Aflitos, no Largo da Fonte das Bicas.
“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos inicia o Campeonato de Portugal já no próximo domingo, 20 de agosto, frente ao Vasco da Gama, da Vidigueira.
O grupo “Vozes da Nossa Terra” levou, na noite de ontem, quinta-feira, 17 de agosto, as tradicionais Saias até ao palco da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, certame organizado pela Câmara Municipal de Campo Maior, que teve início no passado sábado, dia 12.
“Frida Kahlo, El Metaverso” é o nome da exposição de pintura, da autoria da artista Lupe Ríos, que vai ser inaugurada, esta sexta-feira, 18 de agosto, na Casa da Cultura de Elvas.
Com o objetivo de angariar dinheiro, para permitir que as crianças que jogam futebol no Sporting Clube Campomaiorenses, possam, para o ano, viajar até aos Açores, para participar num torneio, em março, os pais destes jovens atletas têm estado na Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, com um stand.
O Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, liderado por Alexandre Gomes, apresentou-se na noite da passada quarta-feira, 16 de agosto, ao público, subindo ao palco instalado no Jardim Municipal da vila, no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto.
Mariano Aranhol, de 67 anos, faleceu na noite desta quinta-feira, dia 17, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, após uma luta contra uma doença prolongada.
As noites de verão estão de regresso à Praça da República de Elvas com espetáculos, durante dois fins de semana, dias 18 e 19 e 25 e 26 de agosto.
Colin Stüssi venceu ontem, 17 de agosto, a sétima etapa da Volta a Portugal e é agora o novo Camisola Amarela.