A assinatura do auto de consignação da empreitada da Porta do Parque e Grande Rota das Cascatas de São Mamede, entre Fermelinda Pombo Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Portalegre, e Fernando Pinto, em representação da Floema, Lda., teve lugar esta sexta-feira, dia 18 de agosto.
Tendo como mais-valia a água e potenciando este riquíssimo território sem perturbar os múltiplos sistemas coexistentes, a Porta e Grande Rota das Cascatas de São Mamede é um projeto de valorização do turismo de natureza que se pretende afirmar como mais um itinerário de visitação que vem enriquecer a rede municipal de percursos pedestres, consolidando e expandindo a oferta enquadrada no Parque Natural e na sub-região Alto Alentejo.
Com um prazo de execução de 180 dias e um investimento previsto de 138 869,26 € (a que acresce IVA à taxa legal em vigor), esta intervenção contempla a abertura da Porta do Parque, como apoio aos visitantes, as infraestruturas de acessibilidades e visitação às cascatas, incluindo miradouros e leitores de paisagens, abrangendo um território extremamente diversificado em termos geomorfológicos, biofísicos e paisagísticos, entre S. Julião e Alegrete.
Será assim possível valorizar o território, permitindo melhorar o acesso pedonal às cascatas e criar condições para a promoção das estadias, com a qualificação e expansão da oferta de experiências, produtos e serviços, observar e conhecer a bio e a geodiversidade, desfrutar da beleza e dos múltiplos cenários envolventes e fruir destas paisagens.
A Câmara Municipal de Portalegre tem vindo a investir cada vez mais no desenvolvimento de uma atividade turística compatível com a preservação do património natural, de modo a melhorar as condições de mobilidade e visitação e gerar complementaridades que permitam ganhar escala e potenciar a abertura do território ao exterior.