Irreverência da associação “Agora Quer’Arte” na Feira de Santa Maria de Agosto

Entre os muitos stands que estão no jardim municipal de Campo Maior, desde o passado dia 12, por ocasião da Feira de Santa Maria de Agosto, encontra-se o da associação “Agora Quer’Arte”.

Com a sua habitual irreverência, esta associação, formada por jovens artistas da terra, quis “inovar”, recordando, por outro lado, no certame, entre outras coisas, algumas tradições do país. “Aquilo que nós temos aqui é o que lembra o tradicional, o português, as picardias da língua e é isso que nós queremos mostrar, nesta barraca, e vamos das coisas mais artesanais, como os licores feitos pelas nossas avós, aos shots para os mais novos, e ainda temos comer”, revela Duarte Silvério.

Os waffles de Santa Maria, em formato de pénis, “uma coisa muito especial e em Campo Maior uma novidade”, têm feito sucesso. “Têm vários sabores e são para todos os gostos”, garante Leonor Alegria. A par disso, não faltam o “Pingado de Nutella” e o “Pó Milagre”. “Nós estamos aqui juntos para fazer a festa, porque o que queremos é diversão, mostrar as nossas tradições, a nossa cultura, mas muito relacionado com a tradição da casa, das avós e tudo mais”, diz ainda Duarte Silvério, que adianta que, no stand, há também um roleta, através da qual é possível ganhar alguns prémios.

Frases e provérbios antigos dão também vida a este stand. “Há pessoas que são como o vinho, ficam melhor com uma rolha na boca” é uma dessas frases. “Isto é uma barraca popular, para receber a família e está pronta para isso”, assegura Duarte Silvério.

Miguel Henriques, outro dos elementos da “Agora Quer’ Arte”, é quem está encarregue de servir as bebidas aos clientes: licores caseiros de laranja, de anis, noz, canela, poejo e um abafado são algumas das propostas.

Este ano, garante ainda Leonor Alegria, a feira de Santa Maria de Agosto, com vários atrativos, está melhor que nunca: “temos ruas enramadas, o coreto com coisas interativas, temos bailes, festas, barraquinhas, temos tudo e acho que isso é que faz falta para animar Campo Maior”.

Estes jovens, que produziram as flores de papel que decoram o seu stand, dizem ainda estar preparados para que, já para o ano, se voltem a realizar as Festas do Povo.

Algumas das imagens dos stands presentes na Feira de Santa Maria de Agosto para ver na galeria abaixo: