Município incentiva Campo Maior a dizer “sim” às Festas do Povo em 2024

As Festas do Povo, ao que tudo indica, estão de regresso já no próximo ano a Campo Maior. Foi, pelo menos, com o propósito de incentivar os campomaiorenses a dizerem “sim” à realização do maior evento do concelho, em 2024, que o Município de Campo Maior promoveu, na tarde de ontem, 15 de agosto, um desfile etnográfico, no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto.

Assegurando que os campomaiorenses têm “obrigação de não deixar morrer as suas tradições”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, começa por agradecer a todos aqueles que se juntaram a este desfile: “foram largadas dezenas, cerca de 300 pessoas, agradecer aos grupos aqueles que nos visitaram de fora, que tiveram a amabilidade de aceitar o nosso convite, que sejam muito bem-vindos e que voltem sempre”.

Após este desfile que, segundo Rosinha, foi de “uma emoção fantástica”, está na hora dos campomaiorenses fazerem a sua “reflexão”, de assumirem que está na hora de se voltar a realizar as Festas do Povo. Ainda que reconheça as dificuldades na sua organização, num processo que diz “não ser fácil”, o autarca não tem dúvidas que “é obrigatório assumir-se que se quer fazer as Festas do Povo”. “É o nosso evento maior, é aquilo que caracteriza, aquilo que nos faz mostrar ao mundo, que nos engrandece, que nos dá orgulho e eu acho que é hora de nos afirmarmos”, diz ainda, convidando todos para a arruada de saias marcada para sábado, dia 19 de agosto.

A vereadora São Silveirinha, que garante que é agora que os campomaiorenses devem dizer “sim” às Festas do Povo já no próximo ano, garante que este foi um desfile “magnífico”. “Estes momentos arrepiam-nos, fazem-nos vibrar, a nossa alma fica mais enriquecida”, garante.

Lembrando ainda que a população de Campo Maior é bastante “bairrista”, a vereadora assegura que este desfile serviu de “motivação” para que os campomaiorenses se associem à vontade do Município de Campo Maior para que, no próximo ano, se possam voltar a realizar as famosas Festas do Povo.

“Reviver as tradições”, para que não se percam, diz o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, é importante, sendo que Campo Maior tem um património cultural “fortíssimo”. “Nós somos o que os nossos antepassados eram, por isso é fundamental revivermos estas tradições”, remata.

A participar neste desfile etnográfico estiveram vários ranchos folclóricos, como as “Espigas e Papoilas” de Campo Maior, o grupo de cantares “Despertar Alentejano” e as Roncas d’Elvas.

A reportagem completa para ver no vídeo e na galeria abaixo: