“Cinema na Praça” promovido pelo Continente chega sábado a Elvas

Elvas vai acolher a iniciativa “Cinema na Praça”, que são sessões de cinema gratuitas e ao ar livre, que vão decorrer nas principais praças das localidades onde estão inseridas algumas das lojas Continente Modelo.

A sessão começa sábado, dia 19 de agosto, às 21.30 horas, na Praça da República de Elvas.

Os clientes são convidados a escolher o filme que querem ver entre os cinco mais vistos dos últimos anos e podem votar em cinemanapraca.continente.pt.

Entre as opções estão “Top Gun Maverick” (2022), “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo” (2022), “A Pequena Sereia” (2023); “Guardiões da Galáxia: Volume 3” (2023) e “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” (2023).

Cada sessão terá em média 400 lugares disponíveis e o Continente Modelo oferece águas, sumos, pipocas doces e salgadas aos participantes da iniciativa “Cinema na Praça”, que decorre até 17 de setembro, em todo o país.

O objetivo da marca é “estar mais próximo das comunidades onde estão inseridas as lojas Continente Modelo e proporcionar bons momentos, escolhendo locais relevantes de cada localidade para que o público usufrua de uma sessão de cinema gratuita de um dos filmes mais vistos dos últimos anos”.

Comboios da Renfe podem ligar Lisboa e Porto a partir de 2027

A Renfe, empresa pública espanhola de comboios, pretende ligar Lisboa e Porto com dois comboios diários a partir de 2027, ligando ainda as duas cidades portuguesas a Madrid e à Corunha. O comboio entre Madrid e Lisboa deve aproveitar a ligação planeada a Évora, onde a Renfe quer fazer chegar os comboios que partem de Madrid e que param, atualmente, em Badajoz.

Segundo a Renascença, a informação é avançada pelo jornal espanhol La Información, que refere que as intenções da Renfe requerem um investimento inicial de 15 milhões de euros, na adaptação do material circulante aos requisitos técnicos da infraestrutura ferroviária portuguesa, nenhuma delas relacionada com a questão da bitola ibérica.

Para os comboios espanhóis circularem em Portugal, é preciso adaptá-los à tensão elétrica da catenária portuguesa. A operadora ferroviária quer ligar as duas maiores cidades portuguesas e seguir até à Corunha, na Galiza, com paragens em Vigo, Pontevedra e Santiago de Compostela. A intenção segue-se ao plano de chegar a Évora a partir de 2025.

Com duas ligações diárias em cada sentido, a Renfe procura posicionar-se na principal rota de longo curso em Portugal em 2027, três anos antes da abertura prevista do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto – que deverá aumentar a procura neste percurso.

Para além de operar entre Lisboa e Porto, a Renfe quer criar também um serviço diário a ligar Madrid a essas duas cidades.

A Infraestruturas de Portugal declarou ao La Información, citada pela Renascença, que não recebeu nenhum pedido da Renfe, enquanto a CP disse que tem tomado conhecimento das intenções espanholas através da comunicação social.

Elvas: despiste provoca ferido leve

Um ferido leve é o resultado de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, que ocorreu esta quarta-feira, 16 de agosto, na Estrada Municipal 1126, entre o Santuário da Piedade e as Casas Novas.

Segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o ferido, um homem de 70 anos, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta para a ocorrência foi dado às 15.50 horas e, para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e Polícia de Segurança Pública, num total de nove operacionais apoiados por quatro viaturas.

Rota dos Petiscos volta a dinamizar restauração de Arronches

Camarão frito, amêijoas à Bulhão Pato, polvo e bolinhas de alheira são apenas algumas das iguarias que, até ao próximo dia 20, têm o seu destaque em sete restaurantes do concelho de Arronches, no decorrer de mais uma Rota dos Petiscos, promovida pela Câmara Municipal.

Com o objetivo principal de “promover a gastronomia local”, explica a vereadora Maria João Fernandes, a autarquia voltou a convidar os estabelecimentos a aderir à iniciativa, que vai já na sua quinta edição. “Procuramos trazer mais gente de fora, aqui ao nosso concelho, para provar estas iguarias de verão”, adianta.

Procurar que os restaurantes, que têm manifestado que esta é uma iniciativa importante, tenham “uma maior adesão de clientes”, adianta a vereadora, é outro dos objetivos desta Rota dos Petiscos. “Os restaurantes aderem com bom agrado e manifestam sempre que é uma atividade de que as pessoas gostam”, assegura.

Ao longo de todo o ano, e a par desta iniciativa, são várias as quinzenas gastronómicas promovidas pelo Município de Arronches. Ainda que, no final de cada uma dessas quinzenas e desta Rota do Petisco, a autarquia procure reunir com os estabelecimentos, para fazer uma avaliação das iniciativas, Maria João Fernandes garante que o balanço tem sido sempre “muito positivo, segundo o feedback dos restaurantes”.

Esta quinta edição da Rota dos Petiscos, nos restaurantes aderentes do concelho de Arronches, e que faz parte da Marca Arronches com Sabor – Cozinha com Alma, teve início na passada sexta-feira, 11 de agosto. A iniciativa estende-se até ao próximo domingo, dia 20.

Noite de fado animou festas de Borba no feriado

Uma noite de fados decorreu ontem, 15 de agosto, em Borba, no âmbito das Festas em honra do Senhor Jesus dos Aflitos.

Subiram ao palco das festas, localizado no Largo da Fonte das Bicas, José Geadas, Filipe Ladeiras, Humberto Quina, Rute Sousa, Gonçalo Rijo, Francisco Rijo e Carlos Arvanas.

Tiago Afonso e Os Sabugueiros animaram Campo Maior

Os Sabugueiros foram os principais responsáveis por animar a noite de véspera de feriado, segunda-feira, 14 de agosto, na Feira de Santa Maria de Agosto, no Jardim Municipal de Campo Maior.

Num concerto “repleto de animação e de energia, o grupo sedeado em Marvão trouxe músicas de várias partes do mundo ao muito público que se deslocou ao recinto da feira”, revela o Município de Campo Maior, nas redes sociais.

Seguiu-se um animado baile com Tiago Afonso que, com a boa disposição que o caracteriza, levou a festa madrugada dentro. A música, na zona de bares, ficou a cargo do DJ Boss Dici.

Durante a tarde, coube aos “Camisas Negras” animar o Jardim Municipal.

Fonte: Município de Campo Maior

Campo Maior recorda e presta homenagem aos combatentes do concelho

O 98.º aniversário da fundação do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes e o sexto aniversário da inauguração do Monumento aos Combatentes do Concelho de Campo Maior assinalaram-se ontem, 15 de agosto.

A data foi celebrada junto ao monumento, sendo que durante a cerimónia foram depositadas, pelas várias entidades, coroas de flores em homenagem aos combatentes do concelho de Campo Maior que deram a vida em combate.

Estiveram presentes nesta cerimónia o presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, João Cirilo e Hugo Rodrigo, respetivamente, Jorge Romudas, em representação da Junta de Freguesia de S. João Baptista, o presidente do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, José Joaquim Trindade, e o comandante do Posto de Campo Maior da GNR, segundo sargento Luís Santos.

Fonte: Município de Campo Maior

Biodiversidade agrícola e segurança alimentar no “ABC”

A biodiversidade agrícola desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, pois garante a disponibilidade de variedades de cultivos e espécies, adaptadas às diferentes condições ambientais, oferecendo resistência a pragas, doenças e tornando os sistemas agrícolas mais resilientes.

No caso do trigo, por exemplo, quando cultivadas diferentes variedades, com características genéticas distintas, é possível aumentar a resistência a doenças e pragas específicas, reduzindo o uso fertilizantes químicos e promovendo um sistema agrícola mais sustentável e seguro para os consumidores

No entanto,  um dos principais desafios é a perda contínua de variedades tradicionais de cultivos, que muitas vezes são substituídas por espécies comerciais e de alto rendimento.

A biodiversidade agrícola e a sua importância na segurança alimentar é o tema em destaque esta semana no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Novos radares de velocidade média a partir de 1 de setembro

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) promove esta quarta-feira, 16 agosto a sessão de lançamento dos novos radares de controlo de velocidade média, que irão funcionar em Portugal, a partir do dia 1 de setembro.

Segundo o Jornal de Notícias, no total, serão mais 37 aparelhos, com destaque para os que medem a velocidade média, que serão 12, a ser instalados nas zonas de elevada sinistralidade. Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.

Este radares não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.

O novo radar deteta a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois volta a registar a velocidade num segundo equipamento, cabendo ao sistema calcular o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos.

Os radares de velocidade média vão estar localizados em quatro autoestradas: na A1 (em Santarém e na Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e na Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira).

A velocidade média também vai ser controlada em três estradas nacionais: na Nacional 10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na Nacional 109 (na Figueira da Foz) e na Nacional 211 (em Marco de Canavezes).

Em termos de itinerários complementares, os novos aparelhos vão ser colocados no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures).

Nos restantes 25 locais, sobretudo estradas nacionais, será medida a velocidade instantânea.

PSD de Elvas preocupado com “estado do património classificado e de equipamentos municipais”

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas, em comunicado, vem demonstrar a sua preocupação com o estado do património classificado de Elvas, bem como dos equipamentos municipais.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas vem demonstrar a sua preocupação por, no espaço de um ano, por duas vezes, terem caído várias telhas dos beirais do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, constituindo um risco e um perigo eminente para todos os que ali passam, diariamente.

A preocupação pelo facto de o município continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva.

Preocupação pela falta de resposta e rapidez, por parte da Câmara Municipal de Elvas, quando estas situações ocorrem, condicionando espaços e acessos, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea, e foi da interrupção, durante meses, do trânsito nas Portas de São Vicente, aquando da queda parcial da estátua do José de Melo.

Preocupação pelo estado danoso em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça e que, há mais de dois anos, aguarda ser reconstituída.

A quantas mais derrocadas assistiremos? A senhora vereadora Paula Calado, no âmbito do Património Mundial, elaborou, com os seus serviços, um diagnóstico dos danos existentes no património classificado e foi apresentado ao senhor presidente para conhecimento e resolução. Esperemos que não caia no esquecimento e sirva de base para a manutenção preventiva e reparação dos nossos monumentos”.

Município incentiva Campo Maior a dizer “sim” às Festas do Povo em 2024

As Festas do Povo, ao que tudo indica, estão de regresso já no próximo ano a Campo Maior. Foi, pelo menos, com o propósito de incentivar os campomaiorenses a dizerem “sim” à realização do maior evento do concelho, em 2024, que o Município de Campo Maior promoveu, na tarde de ontem, 15 de agosto, um desfile etnográfico, no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto.

Assegurando que os campomaiorenses têm “obrigação de não deixar morrer as suas tradições”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, começa por agradecer a todos aqueles que se juntaram a este desfile: “foram largadas dezenas, cerca de 300 pessoas, agradecer aos grupos aqueles que nos visitaram de fora, que tiveram a amabilidade de aceitar o nosso convite, que sejam muito bem-vindos e que voltem sempre”.

Após este desfile que, segundo Rosinha, foi de “uma emoção fantástica”, está na hora dos campomaiorenses fazerem a sua “reflexão”, de assumirem que está na hora de se voltar a realizar as Festas do Povo. Ainda que reconheça as dificuldades na sua organização, num processo que diz “não ser fácil”, o autarca não tem dúvidas que “é obrigatório assumir-se que se quer fazer as Festas do Povo”. “É o nosso evento maior, é aquilo que caracteriza, aquilo que nos faz mostrar ao mundo, que nos engrandece, que nos dá orgulho e eu acho que é hora de nos afirmarmos”, diz ainda, convidando todos para a arruada de saias marcada para sábado, dia 19 de agosto.

A vereadora São Silveirinha, que garante que é agora que os campomaiorenses devem dizer “sim” às Festas do Povo já no próximo ano, garante que este foi um desfile “magnífico”. “Estes momentos arrepiam-nos, fazem-nos vibrar, a nossa alma fica mais enriquecida”, garante.

Lembrando ainda que a população de Campo Maior é bastante “bairrista”, a vereadora assegura que este desfile serviu de “motivação” para que os campomaiorenses se associem à vontade do Município de Campo Maior para que, no próximo ano, se possam voltar a realizar as famosas Festas do Povo.

“Reviver as tradições”, para que não se percam, diz o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, é importante, sendo que Campo Maior tem um património cultural “fortíssimo”. “Nós somos o que os nossos antepassados eram, por isso é fundamental revivermos estas tradições”, remata.

A participar neste desfile etnográfico estiveram vários ranchos folclóricos, como as “Espigas e Papoilas” de Campo Maior, o grupo de cantares “Despertar Alentejano” e as Roncas d’Elvas.

A reportagem completa para ver no vídeo e na galeria abaixo:

Formação de Música do Município atua esta quarta em Campo Maior

A atuação do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior é a saliência da programação da Feira de Santa Maria de Agosto nesta quarta-feira, dia 16. O espetáculo é anunciado para as 21.30 horas.

Antes, às seis da tarde, a animação de rua é garantida pelos “Moustache Brass Band”; mais adiante, às 23 horas, há baile com a presença do “Sol Nascente”. Esta Feira decorre entre os dias 12 e 19, numa organização da Câmara Municipal de Campo Maior.

Luís Angel Mate vence 6ª etapa da Volta a Portugal

Luís Angel Mate, da Euskaltel-Euskadi, venceu ontem, terça-feira, 15 de agosto, a 6ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Penamacor à Guarda num total de 168,5 quilómetros.

Esta foi para o ciclista uma etapa “muito difícil de interpretar”, mas demonstra-se “feliz pela vitória”.

Já Delio Fernandes, que perdeu a camisola amarela para Artem Nych, daGlassdrive/Q8/Anicolor, refere que deixou “tudo na estrada numa etapa onde foi importante gerir o esforço para chegar ao objetivo, que é vencer a prova”.

Esta quarta-feira, o dia é de descanso. Os ciclistas voltam à estrada amanhã, para a sétima etapa que liga Torre de Moncorvo a Montalegre, num total de 162,6 quilómetros.

Terrugem, Vila Boim e São Vicente na praia

O município de Elvas volta a proporcionar este mês de agosto, viagens à praia da Comporta, sendo que este mês estas viagens se destinam, sobretudo, aos residentes nas freguesias rurais do concelho.

A vice-presidente na Câmara de Elvas, Anabela Cartas, revela que o objetivo é que as pessoas, que não têm a possibilidade de ir à praia, “o possam fazer e passem um dia diferente”.

A vice presidente da Câmara revela que esta quinta-feira, 17 de agosto, são os residentes na Terrugem e Vila Boim que têm a possibilidade de ir à praia. No caso da Terrugem devem apanhar o autocarro junto à escola de 1º ciclo e em Vila Boim junto à GNR.

Já na sexta-feira, 18 de agosto, as viagens destina-se à população residente em São Vicente que deve apanhar o transporte junto à fonte.

Município de Elvas que proporciona, durante as mês, viagens à praia da Comporta, em autocarro da Câmara. A saída acontece sempre às 7 horas e o regresso às 18 horas. As inscrições devem ser feitas no balcão único do município ou nas juntas de freguesia.

 

“Jackpot” de 63 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

O sorteio de ontem do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na sexta-feira, 18 de agosto, vai estar em jogo um jackpot de 63 milhões de euros.

Os 122 mil euros do segundo prémio saíram a quatro jogadores no estrangeiro, enquanto os 57 mil do terceiro prémio vão para dois apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de dois mil euros, saiu a 17 jogadores, um com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 5, 9, 32 e 43 e as estrelas 6 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.