Em 2024 vai haver Festas do Povo em Campo Maior

Em 2024, vai haver Festas do Povo.

Segundo Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, “já é hora de assumirmos todos que vamos fazer as festas em 2024”.
No final do desfile etnográfico desta terça-feira, o autarca desafiou os campomaiorenses a participarem nas Festas, que só realizam “quando o povo quer”.

“O Elvas” vence 3-0 o jogo de fecho da pré-época

A equipa sénior de futebol de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos concluiu a pré-temporada com um triunfo por 3-0, frente aos estremenhos do Puebla de la Calzada. A partida teve lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, na tarde deste feriado, dia 15, data em que os azuis-e-ouro completam 76 anos de fundação.

Dois golos do ganês Desmond (aos 34 e 45 minutos) e um do capitão Luís Dias (minuto 80) coloriram o marcador. Os alentejanos foram claramente superiores, dominaram todo o jogo e os seus guardas-redes não foram postos à prova. Os espanhóis sentiram maiores dificuldades nos 15 minutos finais de cada parte, altura em que sofreram os golos.

Em 3x4x3, de início, “O Elvas” apresentou: Pedro Victor; Ruben, Djaló e Medida; Júnior, Russel, Harruna e Clésio; Almara, Desmond e Enoh. Ainda jogaram mais 12 jogadores: António Pinheiro, Duarte Carapinha, Martim Remédios, Luís Carapinha, Ari, Okebe, Nhaga, Pedro Fernendes, Gariel Silva, Luís Dias, Filipe Dias e Bernardo Soares.

À reportagem da Rádio ELVAS, o treinador Pedro Canário salientou o trabalho que está a ser feito com um plantel maioritariamente novo; o técnico espanhol Pasca Soriano referiu que a sua equipa chegou a Elvas apenas com cinco treinos; o capitão Luís Dias mostrou-se confiante numa temporada bem conseguida no Campeonato de Portugal.

Nos cinco desafios de pré-época, o emblema de Elvas obteve duas vitórias, um empate, duas derrotas, seis golos marcado e seis sofridos: empate 1-1 com o Sindicato dos Jogadores, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a 31 de julho; derrota caseira por 0-2, em casa com o Juventude, a 2 de agosto; vitória caseira por 1-0 com o Arroyo, no passado dia 9; derrota fora por 3-1, com o Arroyo, a 12 de agosto; e o triunfo desta terça-feira, em casa, por 3-0, diante do Puebla de la Calzada.
O Campeonato de Portugal começa no próximo domingo, dia 20; para “O Elvas”, a primeira jornada marca um jogo entre alentejanos, em casa, com o Clube de Futebol Vasco da Gama, da Vidigueira, às 17 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal, com relato e reportagem em direto na Rádio ELVAS.

Adega Mayor volta a abrir portas para a Vindima Mayor

É tempo de vindimas e a Adega Mayor, em Campo Maior, abre as suas portas para mostrar, de perto, como nascem e se transformam os vinhos de um Alentejo maior.

“Com uma vista magnífica para a planície alentejana, e com programas para todos os gostos, esta é uma oportunidade única para aprender a vindimar e para viver uma experiência inesquecível nas vinhas de Campo Maior”, garante a Adega Mayor.

Desde o domingo passado, 13 de agosto, e até a 18 de setembro, a Adega Mayor convida a desfrutar de três programas de enoturismo Vindima Mayor em família ou entre amigos, sob marcação prévia e com número limitado de 12 participantes por grupo, para sentir a cultura alentejana, descobrir os segredos desta tradição milenar e todo o processo da vinha ao vinho.

Exposição sobre José Saramago inaugurada em São Romão

Imagem: Município de Vila Viçosa

A exposição “José Saramago – Um Escrito de Inquietações” foi inaugurada, no passado sábado, 12 de agosto, no Multiusos de São Romão, no concelho de Vila Viçosa.

A mostra dedicada ao Nobel da Literatura pode ser visitada até meio de setembro, sendo a entrada livre e gratuita.

Viagens foram mote para “Férias nos Museus” de Portalegre

A segunda parte da atividade “Férias nos Museus”, oficinas artísticas, desta vez subordinadas à temática “Viagens”, com Susana Bicho e a ajuda da equipa do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (MTGF), no (MTGF), no final de julho.

A iniciativa, que decorreu num ambiente de boa disposição e criatividade, foi organizada pelo Município de Portalegre e destinada a crianças dos seis aos 12 anos.

As “Férias nos Museus” englobam não apenas expressão artística livre, mas também visitas guiadas e aprofundadas ao MTGF, assim como a outros espaços culturais da cidade, possibilitando, deste modo, aos jovens participantes, alicerces criativos e um maior conhecimento das riquezas culturais do nosso concelho.

Portalegre: Orquestra de Malabares a 2 de dezembro no CAEP

A Orquestra de Malabares apresenta o seu espetáculo, a 2 de dezembro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), pelas 21h30, no âmbito das comemorações do 163º aniversário da Sociedade Musical Euterpe.

As entradas têm um custo de dez euros. Os bilhetes para menores de 12 anos têm o preço de sete euros.

Orquesta de Malabares é um dos mais originais e sugestivos projetos na área cénica da Europa. Junta dois mundos no mesmo palco, o Circo e a Música, pela mão de seis malabaristas e cerca de cinquenta músicos que compõem a Banda Euterpe.

Tal como o fumo, o Circo, na sua evolução geométrica voltada para o futuro, penetra por todas as portas, janelas e frestas do panorama cénico. Neste caso, ocupa os espaços vazios entre as arquibancadas e as cadeiras dos músicos da Banda. Um concerto onde os malabaristas são os bailarinos deste ballet aéreo. Clarinetes, saxofones e trompetes são os pintores de uma tela expressionista, em que as bolas, clavas e argolas desenham no ar os sentimentos e emoções transmitidos pela música e pelo circo.

Exposição “Os Bombeiros aos Olhos dos Barristas de Estremoz” abre dia 19

No âmbito das comemorações do 90º Aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, a exposição “Os Bombeiros aos Olhos dos Barristas de Estremoz” é inaugurada no próximo dia 19 de agosto, no Posto de Turismo de Estremoz.

Esta exposição, que contará com mais de uma dezena de peças em exposição, resulta de um desafio lançado aos artesãos de Estremoz, para que criassem peças alusivas ao Bombeiro. O desafio foi aceite por Ana Catarina Grilo, Carlos Alberto Alves, Duarte Catela, Fátima Estróia, Inocência Lopes, Irmãs Flores, José Carlos Rodrigues, Madalena Bilro, Manuel Broa, Ricardo Fonseca, Sofia Luna e Vera Magalhães.

A inauguração está marcada para as 11 horas. A mostra fica disponível para visita até dia 30 de setembro.

Município abre concurso para arrendamento de espaços comerciais na Boa-Fé

Está aberto concurso para arrendamento de três espaços comerciais, no Centro Comercial da Boa-Fé, informa a Câmara Municipal de Elvas.

Os espaços para arrendamento são: Espaço 1 – Bar e Restaurante; e Espaços 3 e 7 – destinado a qualquer tipo de negócio. A base de licitação é de 50 euros para os espaços 3 e 7, e de 200 euros para o espaço 1.

As propostas serão efetuadas por licitação verbal, no dia do ato público, 5 de setembro, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As normas e as condições para arrendamento destes espaços comerciais encontram-se disponíveis para consulta nos Serviços de Atendimento do Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas e no site do Município.

Do Aeroporto de Badajoz é possível voar para Instambul (Turquia)

O aeroporto de Badajoz aumentou a oferta de voos, com o novo destino Instambul (Turquia), no primeiro voo internacional deste ano e que tem lotação esgotada já nesta quarta-feira.

O pacote turístico à Turquia de oito noites tem como destino Instambul, Ankara e Capadoccia, com preços a oscilar entre os mil e os mil e quinhentos euros, dependendo do percurso escolhido pelos turistas.

Há regsito de passageiros da Estremadura e de outras regiões espanholas, havendo ainda oferta de turística do destino o Egipto, no final do ano. As várias partidas de Badajoz têm como destino Madrid, Barcelona, Canarias, Baleares, Roma e Instambul.

Em 2022, o aeroporto teve 65.500 passageiros

Run Castle promete dinamizar Montemor em setembro

As inscrições para a edição deste ano do Run Castle, em Montemor-o-Novo, marcado para 24 de setembro, já se encontram abertas.

A prova, que se divide num Trail Running, de 17 quilómetros, um mini trail de dez e uma caminhada de oito, é organizada pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo. Nos últimos anos, a competição tem conseguido atrair atletas, para além da região de Évora, de Lisboa, Montijo e Barreiro.

O Run Castle foi retomado no ano passado, com quase 500 atletas, depois de tempos difíceis de pandemia, recorda o presidente do clube. Nesta nona edição, Nuno Chapa espera que se consiga ultrapassar esse número. Esperandando também que este volte a ser “um grande convívio”, Nuno Chapa diz ainda que, com a prova, procura-se “dinamizar o concelho de Montemor e apoiar o turismo e a restauração”.

Para além dos vários brindes oferecidos aos participantes, será entregue uma medalha a todos aqueles que concluam a prova. As inscrições na prova, abertas até dia 11 de setembro ou até que sejam alcançadas as 750 inscrições pagas, podem ser feitas, no site do Trilho Perdido.

Na organização da prova, o Atlético Clube de Montemor-o-Novo conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Associação de Atletismo de Évora e GNR.

Museu Berardo acolhe concertos das bandas filarmónicas de Estremoz

Nas duas próximas sextas-feiras à noite, dias 18 e 25 de agosto, o Museu Berardo, em Estremoz, acolhe os espetáculos de duas filarmónicas do concelho: as bandas Veirense (dia 18) e Luzitana (dia 25).

Ainda que dedicado à exposição “800 Anos de História do Azulejo”, o museu, garante o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, “potencia também outras formas de arte”, como é o caso da música.

A iniciativa, explica o autarca, arrancou, naquele espaço, faz agora um ano. “Em Estremoz, temos três excelentes bandas e, há um ano, também tivemos aqui três excelentes concertos; vamos ter agora aqui dois concertos e um mais à frente, da Banda União, num outro concerto e num outro local”, adianta.

Dizendo ainda que “poucos concelhos no país se podem orgulhar de ter três bandas filarmónicas com esta expressão”, José Sádio destaca “a qualidade e o trabalho que fazem também no crescimento e na educação musical, e não só, dos jovens”.

Dando conta que, no decorrer das Festas da Cidade, a 3 de setembro, a Banda União vai juntar-se, em palco, aos Dezalinhados, José Sádio assegura que, ao todo, estes serão “três grandes concertos”.

Os dois espetáculos, no Museu Berardo, com entradas gratuitas, têm início às 21h30.

 

Escolha o filme para ver ao ar livre na Praça da República de Elvas

No próximo sábado, 19 de agosto, há sessão de cinema ao ar livre na Praça da República de Elvas, numa iniciativa levada a cabo pelo Continente.

Para esta sessão, com início marcado para as 21h30, cabe ao público escolher o filme que quer ver. As votações encontram abertas aqui.

A votação encontram-se os seguintes filmes: “Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo”, “Top Gun: Maverick”, “A Pequena Sereia”, “Guardiões da Galáxia: Volume 3” e “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões”.

Desfile etnográfico em Campo Maior quer recriar tradições

É já hoje, 15 de agosto, que, em Campo Maior, sai para as ruas o Desfile etnográfico que pretende recriar as artes e ofícios do povo alentejano.

Perto de 250 pessoas são esperadas, nesta iniciativa, incluindo grupos de música tradicional de vários locais da região, “entre Rancho de Campo Maior, Arraiolos, Redondo, Serpa, Vendas Novas e as Roncas D’ Elvas”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, adiantando que “todos ficarão satisfeitos, porque este é um momento que faz parte da nossa cultura e das nossas tradições”

São Silveirinha acrescenta ainda que este desfile pretende “mostrar a alma dos campomaiorenses e dos alentejanos, a todos os visitantes”.

O desfile etnográfico, inserido na Feira de Santa Maria de Agosto, tem partida, às 18 horas, do Centro Comunitário de Campo Maior e vai percorrer as principais artérias da vila.

Ainda no âmbito do certame pelas 21.30 horas atuam os “Diabo a Sete” e às 23 horas há baile com Nuno Jorge.

Procissão da Senhora do Parto fecha Festas de Monforte no feriado

A Procissão em honra de Nossa Senhora do Parto, às 18 horas desta terça-feira, dia 15 e feriado nacional, é o ponto alto do último dia das festas que decorrem em Monforte desde a passada sexta-feira, 11 de agosto.

O programa abre às 9 horas, com os “cumprimentos à população” com a Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense. Ao meio-dia, é a missa em honra de Nossa Senhora do Parto. Às 16 horas, concerto da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense. Às 17.30 horas, realiza-se o Leilão dos Andores.

A última noite inclui, às 20 horas, a abertura do serviço de restauração; às 22 horas, começa a quermesse; e, à mesma hora, principia o arraial, com Jorge Gomes.

“O Elvas” CAD está de parabéns. Completa 76 anos esta terça-feira

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos comemora esta terça-feira, dia 15 agosto, os seus 76 anos de existência.

Para assinalar a data e como revela o presidente da direção do clube, Hugo Mimoso, “queremos que este seja um grande dia, por isso, para além do hastear da bandeira, marcado para as 9 horas, será também inaugurada a loja do clube, na sua sede, uma vez que todos nos questionavam sobre este assunto, seguindo-se a missa por alma dos sócios já falecidos”.

Esta loja, explica Hugo Mimoso, que se pretende que também esteja disponível online, terá à disposição da população “vários artigos como cachecóis, camisolas e chapéus, e terá o mesmo horário de funcionamento da sede do clube”.

Depois destas iniciativas haverá um almoço convívio no “Solar dos Chorões”, “com os investidores do clube e todos aqueles que nos têm apoiados, seguindo-se o jogo de apresentação da equipa sénior, frente ao Pueblo de La Calzada”.

“O Elvas” que assinala hoje, feriado nacional, os seus 76 anos, com várias iniciativas.