Leangel Linarez vence primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Foto: facebook Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua

O venezuelano Leangel Linarez, da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, venceu a primeira etapa da 84ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, esta quinta-feira, 10 de agosto, que ligou Anadia a Ourém, num total de 188,5 quilómetros percorridos.

Apesar da vitória do ciclista venezuelano, Rafael Reis mantém a Camisola Amarela.

Amanhã, sexta-feira, 11 de agosto, a segunda etapa liga Abrantes a Vila Franca de Xira, num total de 177,3 quilómetros, havendo três metas volantes em Torres Novas, Cartaxo e Arruda dos Vinhos, mais dois prémios de montanha.

“Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone” em exposição em Monforte

A exposição “Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone” está disponível para visita, na Capela Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS), em Monforte, desde o 21 de julho, até ao próximo dia 18 de agosto.

“Duarte Darmas Revisitado – do Cálamo ao Drone” é a denominação atribuída ao projeto que envolveu a edição de um livro com o mesmo título, da autoria de Santiago Macias, diretor do Panteão Nacional, e a montagem de uma exposição de painéis informativos alusivos aos 20 castelos situados na fronteira do Alentejo, contidos no célebre “Livro das Fortalezas”, de Duarte Darmas, entre os quais se encontram os de Monforte e de Assumar.

Um pouco antes de 1510, Duarte Darmas, escudeiro do rei D. Manuel I, foi encarregue pelo monarca de registar em desenho todas as fortalezas da raia. O levantamento abrangeu 56 castelos, de Castro Marim a Caminha, dos quais os 20 já referidos. É sobre essa vintena de castelos, um deles atualmente em território espanhol (o de Olivença), que se debruça o presente projeto.

Fonte: Município de Monforte

Campo Maior acolheu Conselho Intermunicipal da CIMAA

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu, esta quinta-feira, 10 de agosto, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Esteve presente, neste conselho, o presidente do Município campomaiorense, Luís Rosinha, bem como diversos autarcas dos vários concelhos do distrito de Portalegre.

Durante a reunião, foram abordados diversos temas que dizem respeito aos vários municípios, enquanto integrantes da CIMAA.

Montemor: Nena, Blaya e Pedro Mafama entre os artistas da Feira da Luz

Nena, Blaya e Pedro Mafama

Nena, a 30 de agosto, Blaya, no dia 31, Pedro Mafama, a 1 de setembro, Tito Paris, no dia 2, Ana Bacalhau, no dia 3, e Miguel Gameiro & Polo Norte, no dia 4, são os artistas responsáveis por animar a edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor.

Com a consciência que “é impossível agradar a gregos e a troianos”, o vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, explica que o cartaz que foi elaborado com base num trabalho desenvolvido entre o Executivo e os serviços do Município. O cartaz, diz ainda, “resulta de um conjunto de opiniões e dessa essa visão integrada de um conjunto de pessoas e serviços”. “Há quem goste, há quem não goste, mas não se consegue agradar a todos”, acrescenta.

Mas para além do palco principal, a feira da Luz conta com outros dois. No Palco Tasquinhas, a música também se fará ouvir, num espaço acolhedor para vários géneros musicais e para vários artistas, alguns dos quais locais: a 30 de agosto, atuam Mambo Jambo; a 31 de agosto, o Coletivo da Oficina de Produção; 1 de setembro, os DJs Rich e Mendes; a 2 de setembro, Pearl Band; e a 3 de setembro, Omiri.

Este ano, vai haver ainda um terceiro palco, onde será dado espaço a associações, financiadas pela Direção-Geral das Artes e o Município de Montemor, como “O Espaço do Tempo” e a Trimagisto, para que possam apresentar os seus trabalhos.

A Feira da Luz/Expomor, um evento com grande relevância de natureza cultural e social, tem servido, ao longo dos anos, de veículo de promoção da atividade económica local, regional e até nacional. A música é uma das componentes mais importantes e, pelos palcos do certame, têm passado alguns dos maiores nomes da música portuguesa.

Trail Elvas Património Mundial marcado para 10 de dezembro

Foto arquivo

O Trail Elvas Património Mundial, organizado pela Associação Desportiva IALBAX, está de regresso, para a sua sexta edição e vai ter lugar a 10 de dezembro.

Esta edição, conta com dois percursos, um trail de 19 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros, que se realiza por trilhos, azinhagas e caminhos rurais do concelho de Elvas, sendo a passagem pelo Forte da Graça, Aqueduto da Amoreira, Castelo, Cemitério dos Ingleses e muralhas seiscentistas, as grandes referências de beleza turística desta região Património Mundial.

As inscrições abrem brevemente e podem ser feitas AQUI.

Grupo Nabeiro com paletização automática nos armazéns de distribuição de cerveja

Os armazéns de distribuição de marcas internacionais de cerveja do Grupo Nabeiro contam agora com um sistema de automação, num projeto realizada pela empresa JHernando, especializada na fabricação e integração de sistemas de manuseio de materiais.

De acordo com a empresa foi desenvolvido “um sistema de despaletização e paletização automática que, uma vez recebidas as paletes de origem com mais de dez referências diferentes e utilizando uma câmara de visão artificial, localiza a caixa a ser manipulada e, através de um robô de quatro eixos da ABB, efetua a paletização das caixas para expedição”.

O “sistema de transporte, o empilhador de paletes, o design, o desenvolvimento completo do programa, a integração e a montagem”, revela ainda a empresa, estiveram “integralmente” a cargo da JHernando.

Câmara de Elvas aprova projeto de requalificação do Cineteatro Municipal

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, ontem, 9 de agosto, por unanimidade, em reunião do executivo, o projeto de execução de arquitetura e especialidades de requalificação e modernização do Cineteatro Municipal, para dotar aquele espaço cultural com equipamentos mais modernos e criar melhores condições ao público.

A obra de requalificação do Centro de Recolha Oficial dos Animais de Elvas foi aprovada por maioria, com um voto contra da vereadora Tânia Rico.

Foi aprovada por unanimidade a listagem definitiva da atribuição para habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, bem como o empréstimo de material logístico para a Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa para um evento solidário.

Nesta sessão, os eleitos aprovaram também, por unanimidade, a proposta de coorganização e atribuição de subsídio à Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira para a realização do 3rd International Youth Futsal Cup Elvas World Heritage, que vai acontecer em setembro, assim como a proposta de aprovação das normas de funcionamento e utilização do Estádio Municipal e do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Foram ainda aprovados os apoios ao Rancho Folclórico de Elvas, à Associação Grupo Amadores Forcados Académicos de Elvas, às Pautas e Melodias – Associação Cultural e Desportiva, ao CRP da Boa-Fé, à Associação de Apoio Infância e Terceira Idade de São Vicente e Ventosa, à Associação Barbaris BTT Team e ao Endurance Portugal AREP – Associação de Resistência Equestre Portuguesa.

Corrida de Touros esta sexta-feira em Monforte

Uma corrida de touros tem lugar amanhã à tarde, sexta-feira, 11 de agosto, no âmbito das Festas em honra de Nossa Senhora do Parto, em Monforte.

Em praça, vão estar os cavaleiros Filipe Gonçalves, João Moura Caetano e António Núncio, a lidar touros da ganadaria F. Castro. Pegam os Forcados Amadores de Monforte, de Portalegre e do Ribatejo, sendo que há um prémio para a melhor pega.

Este espetáculo tauromáquico é abrilhantado pela Banda Municipal Alterense, de Alter do Chão.

A corrida está marcada para as 18 horas, na Praça de Touros de Monforte.

Hugo Mimoso e as comemorações dos 76 anos de “O Elvas” CAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos comemora na próxima terça-feira, 15 de agosto, 76 anos de existência.

Para nos falar sobre as comemorações deste aniversário, o presidente da direção de “O Elvas” CAD, Hugo Mimoso,  esteve em entrevista na Rádio ELVAS, dando conta das iniciativas que vão decorrer nesse dia, bem como a apelar aos sócios para que se inscrevam, até amanhã, sexta-feira, 11 de agosto, no almoço convívio, a ter lugar no “Solar dos Chorões”.

A entrevista completa, onde também foram abordados outros temas, para ouvir no podcast abaixo:

IKEA pode ocupar espaço deixado pelo El Corte Inglês no El Faro

A IKEA, marca sueca de mobiliário e artigos para o lar, mostrou interesse em ocupar o espaço que vai ficar livre no centro comercial El Faro, em Badajoz, deixado pelo supermercado Hipercor e pelo outlet do El Corte Inglês, este último que concentra toda a sua atividade comercial nas atuais instalações da Plaza Conquistadores.

No centro comercial já existe um ponto de recolha de encomendas online da marca que pode instalar-se em Badajoz, embora as lojas da IKEA apresentem dimensões muito superiores em área ao espaço que encerra portas dia 26 de agosto.

Espaço Europa: 14º Prémio para a Sociedade Civil dedicado à saúde mental

O Comité Económico e Social Europeu tem a decorrer as candidaturas à 14.ª edição do seu Prémio para a Sociedade Civil, este ano dedicado ao tema da saúde mental.

Serão recompensados projetos sem fins lucrativos criativos e inovadores que ajudem as pessoas com problemas de saúde mental e criem um ambiente favorável ao seu bem-estar mental, quer a nível individual quer como esforço coletivo.

A dotação total do prémio, no valor de 50 mil euros, será partilhada por um máximo de cinco vencedores. O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 30 de setembro. O formulário de candidatura e o regulamento deste prémio para consultar aqui.

Este prémio é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Torneio de Futsal da ADBC prossegue no Jardim Municipal

O Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita” prosseguiu na noite desta quarta-feira, dia 9, com a disputa de três encontros, com os resultados seguintes: Revoltilho, 8 – Geração 90, 1 (seniores); Quinta da Rita, 3 – Oneratus, 7 (veteranos); e Bairros das Caixas, 13 – Bombeiros, 0.

Esta prova é organizada pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas e, na jornada desta sexta-feira, dia 11, tem os três desafios que se seguem: às 21 horas, Belhó Raposeira – Boa-Fé (seniores); às 22 horas, Cláudia Viagens – Oneratus (veteranos); e às 23 horas, Unossobar – Revoltilho (seniores).

O torneio tem vindo a decorrer no Polidesportivo Municipal do Jardim, nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada livre de público e serviço de bar assegurado.

Festas de São Romão começam na sexta-feira

As Festas em Honra de São Romão têm início amanhã, sexta-feira, 10 de agosto, nesta freguesia do concelho de Vila Viçosa, numa organização do Clube Caça e Pesca de São Romão e decorrem até à próxima terça-feira, 15 de agosto.

Márcio Solda, membro da organização, revela que “há pessoas que tiram férias para aproveitar estas festas, sendo que é também uma altura em que muitos forasteiros regressam à freguesia”.

Márcio Solda revela qual o programa destes cinco dias de festa. Na sexta-feira, 11 de agosto, há garraiada na Praça de Touros, baile com o grupo “Pimba Pra Diante” e Dj S-Silva.

No sábado, há corrida de touros às 18 horas, a abertura do baile às 21.30 horas com a banda Karisma, espetáculo com Nuno Ess, Cromos da Noite e a animação prossegue com o Dj Ramox.

Quanto à corrida de touros, marcada para sábado, conta com os cavaleiros João Moura Júnior, Francisco Núncio e Joaquim Brito Paie, em praça, com touros da Ganadaria Lopes Branco. Pegam os forcados de Lisboa e de São Manços. Nesta ocasião será ainda feita uma homenagem a Francisco Leitão, que faleceu recentemente.

No domingo, 13 de agosto, a festa abre com garraiada; já pelas 21.15 há o apregoar do pendão, para quem quiser fazer as festas no próximo ano, na igreja. Neste dia a animação musical está a cargo de Zé Pedro Sousa e o DJ Peat.

Na segunda-feira, 14 de agosto, há novamente garraiada, seguindo-se as atuações de Duo Thy Subry, Micaela, Kiss Kiss Bang Bang e Dj Ramox.

As Festas terminam na terça-feira, 15 de agosto, com garraiada, e a atuação da Banda Nova Onda e o Dj Zé Andrade.

Márcio Solda revela que a entrada nos espetáculos é gratuita, mas a particiação nas garraiadas é paga.

Santa Eulália: ferido grave após queda helitransportado para Lisboa

Um homem de 78 anos foi transportado, na manhã desta quinta-feira, 10 de agosto, por um helicóptero do INEM, do campo de futebol Picão Caldeira, em Santa Eulália, para o Hospital de São José, em Lisboa, com ferimentos graves, na sequência de uma queda.

A queda terá acontecido de uma altura de entre “dois a três metros”, revela o 2º Comandante dos Bombeiros de Elvas, Nuno Santana, que adianta que o homem encontrava-se em cima de uma figueira, junto à linha ferroviária, naquela freguesia.

Os Bombeiros de Elvas receberam o alerta para esta ocorrência por volta das 9h20, sendo que só na chegada da ambulância dos soldados da paz e do Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM ao local se constatou que se tratava de uma queda e não de qualquer outro tipo de situação.

Apresentando “alguns traumas”, adianta Nuno Santana, a condição da vítima foi avaliada no local. Após avaliação e “conferência com o CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes), foi enviada o helicóptero sediado em Évora”.

Tendo em conta “a distância que exisitia entre o local em que se encontrava este homem e a passagem de nível, que era a única passagem que existia, a vítima foi imobilizada e retirada em plano duro até à ambulância”, explica ainda Nuno Santana.

Para o local foram mobilizados um total de cinco elementos dos Bombeiros de Elvas, com duas viaturas, para além de dois elementos da equipa da ambulância da SIV e os quatro do helicóptero do INEM. A GNR tomou conta da ocorrência.

Terena: Trail Running pelos Trilhos do Endovélico em novembro

A associação Alandroal United promove, a 12 de novembro, uma prova de Trail Running, pelos “Trilhos do Endovélico”, em Terena, e para a qual as inscrições se encontram abertas, no site MeuTempo (aqui).

Esta primeira edição do evento desportivo, explica Jorge Rodrigues, da organização, contempla, para além de um trail curto, de 15 quilómetros, e um trail longo, de 28, uma caminhada de oito.

“Nós estamos à espera que venha muita gente, aqui da região. Acho que vai ser bom”, diz ainda o responsável, que adianta que o percurso vai incluir passagens por locais emblemáticos do concelho de Alandroal.

Terena será o ponto de partida desta aventura, que promete levar os participantes numa viagem no tempo, através do Vale Sagrado do Lucefécit. Serão percorridos “trilhos milenares com paisagens de uma beleza avassaladora, santuários pagãos, povoados fortificados com mais de três mil anos, pontes medievais e tantos outros lugares que julgavam só existir em livros de uma história longínqua”.

Na organização do evento, a Associação Alandroal United conta com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e da Junta de Freguesia de Terena.

Campo Maior: sete restaurantes na Quinzena Gastronómica do Bacalhau

O município de Campo Maior promove, até dia 15 deste mês, mais uma quinzena gastronómica, desta feita, alusiva a pratos confecionados à base de bacalhau.

Com sete restaurantes aderentes, revela o presidente na Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, esta iniciativa tem “tido um feedback muito positivo”, destacando que esta quinzena “dá destaque a um prato que é bastante característico da região e acredito que vai correr muito bem”.

Tendo em conta que esta iniciativa decorre até dia 15, altura em que já decorre, na vila, a Feira de Santa Maria de Agosto, o autarca garante que “é tentar juntar as dinâmicas dos restaurantes ao certame para que os campomaiorenses e quem nos visita a provar estas iguarias à base de bacalhau”.

Aderem a esta quinzena gastronómica, que decorre até 15 deste mês, do bacalhau os Restaurantes “Azeitona- Tapas Bar”, “Cozinha do Mercado”, “O Faisão”, “Primavera”, “São Pedro”, “Tasca da Nicole” e Taberna  “O Ministro”.

PSD: CROAC de Elvas na Abegoaria Municipal é um “risco para a saúde”

A Comissão Política Concelhia do PSD, no seguimento da reunião de Câmara de Elvas de ontem, 9 de agosto, na Calçadinha, vem, em comunicado, justificar o voto da vereadora Tânia Morais Rico conta a ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC).

De acordo com o partido, o investimento a ser feito “deveria ser na relocalização do CROAC de Elvas, e não na sua requalificação”, até porque, diz o PSD, onde se encontra, atualmente, localizado (na Abegoaria Municipal), aquele equipamento é “um risco para a saúde e bem-estar público”.

O comunicado para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 9 de agosto de 2023 que decorreu na Calçadinha, a vereadora Tânia Morais Rico votou contra e apresentou a seguinte declaração de voto na votação do ponto 4.1. relativo às Áreas e lotação do CROAC do município de Elvas após obra de requalificação.

O voto é contra neste Ponto, pois o investimento a ser feito deveria ser na relocalização do CROAC (Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia) de Elvas e não na sua requalificação.

Atualmente localizado nas instalações da Abegoaria Municipal onde trabalham e fazem refeições cerca de cem pessoas e na área residencial do Bairro da Boa-Fé, o CROAC é um risco para a saúde e bem-estar público porque:

– o barulho e o mau cheiro dos dejetos animais são um incómodo quer para os moradores quer para os funcionários da Abegoaria;

– pode ser um foco de transmissão de doenças.

A requalificação deste espaço, o qual aumentará a lotação, irá agravar ainda mais os problemas atrás descritos.

A implantação neste local foi um erro, tendo em conta que a recomendação geral para a localização destes espaços é em zonas afastadas de focos habitacionais por questões de higiene e saúde pública.

Todos os restantes pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara foram aprovados pela Vereadora Tânia Morais Rico.

Sempre Por Elvas.

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

MCPE: Tânia Rico mostra-se “efusivamente contra” ampliação do CROAC de Elvas

O Executivo da Câmara Municipal de Elvas reuniu ontem, 9 de agosto, na Calçadinha, na freguesia de São Brás e São Lourenço, em sessão aberta ao público.

Em comunicado enviada à redação da Rádio ELVAS, da ordem de trabalhos desta reunião, o Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) destaca, entre outros, a ratificação da aprovação de vários estudos prévios e os projetos de reabilitação de imóveis no centro histórico da cidade e nas freguesias rurais, bem como a aprovação do projeto de requalificação e recuperação do cineteatro de Elvas.

No mesmo comunicado, o MCPE dá conta que a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, “se manifestou efusivamente contra a ampliação” do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) do Município de Elvas.

O comunicado do MCPE para ler na íntegra:

“Comunicado MCPE

Reunião de Câmara 9 de Agosto de 2023 – São Brás e São Lourenço / Calçadinha

No âmbito da dinâmica de aproximação das reuniões de Câmara à população, iniciada há 20 anos, pelo presidente Rondão Almeida, o executivo camarário reuniu esta tarde na Calçadinha em sessão aberta ao público.

De entre os pontos abordados gostaríamos de salientar:

– A aprovação da candidatura para a modernização, requalificação e ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Elvas, com o voto contra da vereadora Tânia Rico do PSD, que se manifestou efusivamente contra a ampliação deste equipamento.

– A ratificação da aprovação de vários Estudos Prévios e Projetos de reabilitação de imóveis no Centro Histórico e nas Freguesias Rurais, imóveis estes incluídos na Estratégia Local de Habitação.

– A adjudicação de empreitadas de promoção de acessibilidades em Edifícios Públicos, nomeadamente nas Escolas EB1 de Barbacena e EB1 de Santa Eulália.

– A aprovação do Projeto de Requalificação e Recuperação do Cine-Teatro de Elvas.

– A aprovação de vários eventos desportivos e culturais.

– A aprovação de vários apoios económicos a associações do nosso concelho.

O MCPE vem, deste modo, manifestar o seu apoio incondicional ao atual executivo camarário, que dia a dia trabalha em prol do futuro de Elvas.

Elvas sempre”

Rafael Reis vence prólogo da Volta a Portugal três anos seguidos

Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) conseguiu ontem, 9 de agosto, o triunfo, em Viseu, no Prólogo da 84ª Volta a Portugal Continente e a primeira liderança da prova.

O ciclista de 31 anos é um especialista na arte do contrarrelógio e um repetente a vencer as aberturas da Volta, juntando a vitória desta quarta-feira aos triunfos alcançados em 2016, 2018, 2021 e 2022. Ninguém na história da prova tem tantos êxitos a abrir a competição.

O Prólogo de Viseu, com início e fim na Avenida da Europa, teve apenas 3,6 quilómetros, discutidos em redor da cidade. À partida, Reis já se perfilava favorito, mas foi dizendo que sendo o percurso tão curto e pouco técnico poderiam surgir outros nomes para com ele discutir o triunfo. Não foi o que aconteceu e, feitas as contas, o corredor natural de Palmela voou à média de 54 Km/h, ganhando com dois segundos de vantagem sobre o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel/Euskadi). No ponto intermédio, ao quilómetro dois, Rafael Reis já levava um segundo de vantagem. No palmarés da Volta a Portugal e além dos prólogos, Reis já soma oito vitórias.

Viseu, a cidade de Viriato, no “Coração do País” recebeu com calor o início da 84ª Volta a Portugal Continente e orgulha-se de anunciar, desde já, que vai que acolher o final da Prova Rainha do ciclismo nacional no próximo ano, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2024.

Depois do Prólogo e de encontrada a primeira liderança com diferenças muito escassas entre os principais candidatos à vitória nesta Volta, aguarda-se com expectativa a etapa em linha desta quinta-feira.

A primeira etapa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta Continente corre-se esta quinta-feira, 10 de agosto, entre Anadia e Ourém. A partida simbólica será dada às 12h30 junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia em plena região da Bairrada. Os 188,5 quilómetros da tirada vão servir essencialmente para o pelotão desanuviar o stress e a ansiedade que habitualmente tomam conta dos corredores no primeiro dia de corrida e esta etapa representa verdadeiramente o início da competição, uma vez que o contrarrelógio de abertura foi curto para aliviar toda a pressão acumulada. O perfil e características desta primeira etapa em linha e sem convocar demasiado a futurologia para esta nota de imprensa deixa adivinhar uma provável chegada discutida ao sprint já na região do Médio Tejo.

Esta primeira etapa conta com as Metas Volantes de Vila Nova de Poiares (49,1 Km), Ferreira do Zêzere (124,5 Km) e Tomar (147,5 Km). As maiores dificuldades no terreno estão assinaladas com o Prémio de Montanha na Serra do Buçaco (3ª cat.), ao quilómetro 23,6, e em Alburiel (4ª cat.), quando já estiverem completados quase 160 quilómetros e faltarem apenas 29 para a meta final de Ourém (Praça D. Maria I), onde o vencedor deverá ser conhecido cerca das 17h30.