Primeiro passeio motorizado de “Os Bielas” a 3 de setembro

“Os Bielas”, de Elvas, promovem, a 3 de setembro, o seu primeiro passeio motorizado, num percurso de aproximadamente 70 quilómetros.

Este passeio, realizado em parceria com a organização das Festas do Senhor Jesus da Boa-Fé, tem inscrições abertas, sendo limitadas a cem participantes. As inscrições podem ser feitas através dos contactos 961 950 656 (Hélder) e 966 237 369 (Rúben).

A concentração, junto aos Arcos da Amoreira, no dia 3, é feita pelas 8 horas, com o início do passeio marcado para as 9 horas. Pelas 10h30, é servido um reforço aos participantes, antes do almoço, marcado para as 13h30.

 

Segundo Simpósio Europeu de Bem-Estar Animal a 20 de setembro

O segundo Simpósio Europeu de Bem-Estar Animal, que vai decorrer dia 20 de setembro, em Bruxelas e via online, pretende focar a situação do bem-estar animal no quadro da União Europeia (UE).

Esta segunda edição, que pretende ser um fórum de interesse a nível internacional para todos os elos da cadeia produtiva do setor da carne, vai contar com a presença de cientistas, técnicos, produtores, certificadores, agricultores e diversos stakeholders da cadeia que vão debater e analisar, do ponto de vista científico e técnico, como está o bem estar-animal em toda a UE.

Ao longo do dia, realizam-se três debates, um primeiro que irá analisar a situação do bem-estar animal na produção pecuária na Europa, com início às 9h50. O segundo tema a ser debatido, a partir das 11h30, está relacionado com a certificação dos animais. “Consumo e bem-estar animal” é o tema do terceiro e último debate do dia, que vai ter lugar às 14 horas.

As inscrições para este simpósio são gratuitas e podem ser feitas aqui.

 

Inscrições abertas para o Festival da Idade de Ouro

Foto arquivo

As inscrições para o Festival da Idade de Ouro, em Elvas, decorrem durante este mês de agosto.

Tal como no ano passado, a iniciativa vai decorrer por freguesias, ao longo no mês de outubro.

Os interessados em participar neste convívio podem fazer a sua inscrição nas juntas de freguesia do concelho ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas.

Desenho digital foi mote para workshop no MACE

O desenho digital foi tema para a edição, deste mês de agosto, da iniciativa “Sábados com Arte”, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, realizado na manhã deste sábado, 5 de agosto.

A ação, frequentada por uma dúzia de formandos, foi ministrada pela artista plástica, Elisabete Fiel.

Os Sábados com Arte, promovidos pelo Serviço Educativo do MACE, regressam a 9 de setembro com tema e formador a anunciar em breve, informa o município.

Folclore de Mafra e Costa Rica este domingo na Praça

Foto arquivo

O Festival Internacional de Folclore está de regresso a Elvas.

Para este domingo, 6 de agosto, está agendada a atuação do Grupo Dança e Cantares Santo Estêvão das Galés, de Mafra, e a Compañía Folklórica Matambú, da Costa Rica.

As atuações têm início às 21.30 horas, na Praça da República.

Ruth Marlene, Raya e Miguel Gameiro e Polo Norte em Borba

As festas de Borba em honra do Senhor dos Aflitos vão regressar de 14 a 21 deste mês. O programa conta com diversas atividades que vão desde espetáculos musicais a comemorações religiosas.

A vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias refere que “os espetáculos começam logo no dia 14, no recinto das festas com animação noturna, nos outros anos isto não acontecia”.

Nos três primeiros dias haverá noite de folclore (dia 14), a noite de fado (dia 15), a noite de dança jovem (dia 16) e as Glossy (dia 17).

Já na sexta-feira, sábado e domingo sobem ao palco o grupo Raya, Miguel Gameiro e Polo Norte e Ruth Marlene, respetivamente.

Após a atuação da artista Ruth Marlene, no domingo, e “se o clima permitir faremos também o regresso do nosso espetáculo de fogo de artifício”, afirmou Sofia Dias.

Ao longo dos dias de festividades vão haver vários momentos de celebrações religiosas, “quer com as eucaristias diárias, quer com as procissões, em que o destaque vai para a “procissão grande no domingo” que é  “a mais aguardada pelos munícipes”, refere Sofia Dias.

A vereadora da Câmara de Borba, Sofia Dias, acrescenta que estas festas são “sempre muito aguardadas por todos, com o regresso de muitos emigrantes, num momento de convívio e reencontro de família e amigos”.

Festas de Borba, em honra do Senhor dos Aflitos que decorrem de 14 a 21 deste mês.

Grupos de Aveiro e da Bósnia Herzegovina no arranque do Festival do Folclore em Elvas

A edição 2023 do Festival Internacional de Folclore de Elvas arrancou na noite de sábado 5 de agosto.

Pelo palco da Praça da República passaram o Grupo Folclórico de Esgueira, de Aveiro, e o grupo Pronija, da Bósnia Herzegovina.

O Festival Internacional de Folclore é uma organização da Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Fundación Extremeña de Folklore.

IPDJ Alentejo assinala Dia Internacional da Juventude em Évora dia 12

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de Agosto e este ano, as comemorações têm como tema, definido pela ONU, “Competências Verdes para Jovens: Rumo a um Mundo Sustentável”.

Este ano as comemorações regionais do IPDJ Alentejo, levadas a efeito em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Évora, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e a Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, realizam-se em Évora.

O objetivo passa por proporcionar aos participantes um conhecimento do património cultural da cidade, através de um jogo de equipa que simultaneamente permitirá o desenvolvimento de tarefas relacionadas com a sustentabilidade ambiental e o conhecimento da biodiversidade urbana; dar a conhecer o IPDJ e a importância da comemoração do Dia Internacional da Juventude; trabalhar as questões da sustentabilidade ambiental através de dinâmicas e ações de sensibilização; conhecer os locais mais emblemáticos da cidade e da sua história observando, através do olhar dos jovens, as questões da sustentabilidade em meio urbano; recolher o maior número de beatas encontradas no percurso do jogo; identificar possíveis soluções sustentáveis às problemáticas encontradas nos locais do percurso do jogo.

As comemorações deste dia, em Évora, contemplam a realização de um jogo de cidade com diversas pistas e tarefas a executar ao longo de um percurso na cidade, terminando com atividades de sensibilização nas piscinas municipais desta cidade.

A concentração está marcada para as 10 horas, junto ao IPDJ. Para além disso,neste dia, a entrada nas piscinas municipais será gratuita para os jovens até aos 30 anos, numa oferta do município eborense. Haverá prémios e brindes para todos os participantes nas atividades.

Os interessados em participar no jogo de cidade devem inscrever- se AQUI.

O programa das atividades é o seguinte:

10 horas– Concentração dos jovens na sede da Direção Regional do Alentejo do IPDJ ( R. da República, 119)

10:30 horas – Acolhimento dos participantes pelo Diretor Regional do Alentejo do IPDJ e representantes da Câmara Municipal de Évora, CNJ, FNAJ e FRAJAL

10:45 horas – Formação das equipas

11 horas – Inicio do jogo de cidade “Évora, cultural e sustentável”

13 horas – Chegada das equipas à Piscina Municipal de Évora

13.30 horas – Almoço oferecido aos participantes no jogo de cidade

14.30 horas – Jogos, Oficinas Diversas e muitas surpresas

16 horas – Encerramento da Iniciativa

Noite Branca promove o comércio local de Montemor

Foi um mar da cor branca que encheu a Rua de Aviz na noite de sexta-feira, 4 de agosto. Das 19h00 à 1h00, uma das principais ruas de Montemor-o-Novo recebeu a Noite Branca e, com ela, uma imensa multidão, animação, boa disposição, convívio e um enorme espírito festivo. Tudo isto em prol da dinamização e promoção do comércio local, já que os estabelecimentos na rua mantiveram as portas abertas durante a noite.

Nada faltou nesta Noite Branca: desde os bares à música, que foi levada até à Rua de Aviz pela Oficina de Produção Musical do Centro Juvenil, representada pelo DJ Zingor e por Laura e Stefan, antes da grande atuação do duo de DJs Doubleman.

Em suma, tratou-se de uma noite em cheio, que tornou a Rua de Aviz no centro de Montemor-o-Novo, promovendo encontros, reencontros, assegurando a diversão e, acima de tudo, valorizando o comércio local.

A Noite Branca foi dinamizada pelo Município de Montemor-o-Novo, em conjunto com as Juntas de Freguesia do concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2023.

Folclore fecha as Ruas Floridas de Redondo este domingo

As Ruas Floridas de Redondo terminam neste domingo, dia 6. Este último de nove dias de festa conta às 16 horas, há cinena, com o filme “Missão Impossível – Ajuste de Contas, Parte 1”, projetado no auditório do Centro Cultural. A partir das 21 horas, na Praça da República, a festa termina com o Festival de Folclore.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

Pintura de Raul Jesus exposta na Casa da Cultura de Elvas

“Nem todos os lápis vêm com uma borracha” é o nome da exposição, com trabalhos de pintura, da autoria do elvense Raul Jesus, que está patente na Casa da Cultura em Elvas.

O artista revela que esta é a primeira vez que expõe, neste local da cidade, algo que o enche de “orgulho”, e conta com 25 quadros de grande dimensão, em acrílico, e uns mais pequenos em aguarela, admitindo que desde miúdo que se dedica à pintura porque segundo diz, “o meu pai era o meu mestre, era um autodidata, e eu nasci nesse mundo e ele incutiu-me alguma coisa, porque eu tinha aptidão para isso”.

Raul Jesus afirma que esta exposição acaba por ser “uma homenagem” ao seu pai, havendo mesmo alguns quadros que são assinados com o pseudónimo ‘Deca’, nome pelo qual o pai era conhecido.

Raul Jesus explica ainda que decidiu dar o nome “Nem todos os lápis vêm com uma borracha” a esta mostra porque “o lápis abre a porta à imaginação, através da forma como se inicia o traço numa tela e, levamo-nos pela magia, ou seja, no meu lápis não há borracha, porque a partir do momento em que coloco o lápis numa tela esse risco já não se apaga”.

Esta mostra conta com várias temáticas, desde quadros alusivos às tradições elvenses, mas também alentejanas e um, que retrata o sofrimento das crianças na Ucrânia, como revela Raul Jesus.

A mostra pode ser visitada até dia 12 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas e, aos sábados, das 10 horas às 13 horas.

Tiro no último dia das Festas na Aldeia da Venda

As Festas de Verão na Aldeia da Venda terminam este domingo, 6 de agosto, numa organização da Associação de Caça e Pesca local.

Neste dia último dia, o programa conta com um torneio de tiro, no campo de tiro, que tem início às 10 horas, seguido de um almoço convívio, marcado para as 13 horas.

Estas festas encerram com um torneio de ximbirra, às 15 horas.

Crianças de Campo Maior limpam Barragem do Caia

As crianças que estão a participar nos Clubes de Verão, promovidos pelo Município de Campo Maior, têm realizado diversas atividades, sendo que, na sexta-feira passada, 4 de agosto, estiveram a colaborar numa ação de limpeza na Barragem do Caia.

Esta atividade, que surgiu no âmbito do Projeto Guardiões, teve como objetivo sensibilizar os mais novos para manterem as ruas, e neste caso a Barragem do Caia, sem lixo.

Para Inês Cândido, da equipa de comunicação do Projeto Guardiões, procura-se que as crianças “levem a mensagem também para casa”, para consciencializar os pais, levando-os a “fazer reciclagem ou deixar de deitar lixo ao chão”. “Queremos que os pais deem também o exemplo aos filhos”, acrescenta.

Apesar destas ações, ao início, não serem vistas com bons olhos pelos mais novos, no fim “acabam sempre por ficar surpreendidos”.  “Eles vêm ter connosco porque não imaginavam que as coisas estavam assim”, garante Inês Cândido.

A palavra-chave destas iniciativas é sensibilização, adianta a responsável, que recorda também alguns dos objetivos deste projeto: “além das visitas às escolas e da sensibilização que fazemos, temos depois esta vertente também com as autarquias e associações, que se queiram juntar a nós; e temos as conferências que acabam sempre por ter temas relacionados com a crise climática, feitas sempre em pontos estratégicos”.

Também a responsável pelos Clubes de Verão, Ana Diabinho, considera estas iniciativas positivas, tanto para as crianças, como para os pais: “eu acho que às vezes os adultos não pensam nestas gerações vindouras e temos de atuar agora”.

Para a técnica superior de Ambiente no Município de Campo Maior, Paula Caldeira, é bastante importante desenvolver este tipo de atividades com os mais novos: “fazem muita falta, porque acabamos por conseguir sensibilizá-los a eles e aos adultos, para a importância de não deixar o lixo nestes espaços naturais”.

A participar nesta atividade estiveram cerca de 20 crianças que, de uma forma geral, consideram este tipo de iniciativas muito importante. “Se estragarmos a terra, não podemos viver com saúde”; “deixar lixo no chão faz mal e depois costuma ir para os rios e os peixes pensam que é comida e depois vão morrer”; “aqui há peixes e se o plástico for para ali ou o cartão eles podem pensar que é comida e faz-lhes mal”, dizem algumas destas crianças.

População continua a preferir fazer férias dentro do país

Com a chegada do mês de agosto, são muitas as famílias que se deslocam dentro ou para fora do país, para passarem as tão desejadas férias.

Neste sentido, fomos questionar os nossos ouvintes, para perceber se este ano vão de férias e para onde.

Leandro Pinheiro afirma que não vai de férias uma vez que segundo diz, “a vida está cara e não só, temos de ajudar a família e qualquer coisinha é logo um dinheirão e uma pessoa tem de pensar no dia de amanhã.”

Por outro lado, Cândido Santos, habitualmente, passa férias no Algarve, tendo ifdo já a Lagos e Quarteira, entre outros locais, e diz-nos que o sítio que mais gosta é em “Monte Gordo, gosto daquele sítio, já conheço lá pessoas, gosto da água, que não é tão fria como em outros lados.”

Já Maria de Fátima Cadete vai passar uma semana a Lisboa, com a sua filha e o seu genro, porque é a altura em que também eles tiram férias. Quanto a viagens e em tom de brincadeira, diz que viaja bastante “com os programas da National Geographic”.

Agosto que é por excelência o mês escolhido para as pessoas irem de férias, com a maioria a preferir aproveitar este tempo para descansar e passear em Portugal.