A obra “Clausura” de Pedro Calapez, da coleção António Cachola, foi apresentada, na manhã deste sábado, no Museu Berardo Estremoz, onde ficará exposta até novembro.
O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sadio, disse que “é um motivo de grande orgulho receber no Museu do Azulejo esta peça de Pedro Calapez e da coleção António Cachola. O Museu de Arte Contemporânea de Elvas é uma referência não só no Alentejo, mas também no País, na arte e na cultura. Serão dois meses em que se pode desfrutar de uma peça de arte maravilhosa, surpreendente, lindíssima e também realçar que em todas as áreas, mas também na cultura que se possa trabalhar em rede com os municípios vizinhos, para fixar população e trazer turistas”.
O colecionador e comendador António Cachola disse “estar muito satisfeito, pois o Museu Berardo é um projeto interessantíssimo, com a sua coleção de azulejos aqui no Alentejo, não podíamos ficar de outra forma que não fosse satisfeitos. Houve aqui uma grande oportunidade e que por mera casualidade, no dia em que apresentamos aqui uma peça excelente de Pedro Calapez, o Papa Francisco que está em Portugal na Jornada Mundial da Juventude, hoje está em Fátima, onde uma obra excelente de Pedro Calapez está a ser vista por milhares de pessoas, as portas do novo Santuário são uma obra de Pedro Calapez”.
Clausura (2021) “é um dispositivo especial, uma máquina radical, de visão. A peça é uma estrutura quadrangular de estantaria de armazém comercial sem qualquer vocação estetizante. Virada para um espaço interior, sustém um conjunto de quatro telas e dois espelhos. Nenhuma das diferentes imagens assim enclausuradas se consegue ver frontalmente, todas resistem ao olhar que lhes deitamos e todas são campos de enorme instabilidade”.

Como nos refere o artista Pedro Calapez diz que “o objetivo é que o espetador veja a obra por parcelas, vai visitando por cada canto, de cada vez e é essa memória que vai tendo. É preciso que se tenha tempo, coisa que os museus devem proporcionar, eu espero que as pessoas vão passando e formando uma memória por parcelas que é um processo que tem muito a vez com a nossa memória, juntando olhares que a nossa memória retém”.


O Município de Estremoz vai oferecer os cadernos de atividades das disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês Curricular aos alunos do 1º ciclo, que frequentam as escolas do concelho, no próximo ano letivo 2023/24.
A Câmara Municipal de Elvas volta a organizar as Viagens a Fátima, para a idade de ouro.
O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Montemor-o-Novo já na noite deste sábado, 5 de agosto, com um concerto no castelo da cidade. Até 4 de setembro, outros espetáculos serão apresentados em outros espaços de Montemor, bem como em duas instituições do concelho.

O Orçamento Participativo de Elvas conta com cinco propostas aprovadas e que vão estar a votação, por parte da população, entre os dias 16 de agosto e 30 de setembro. Pode votar 
Teve uma grande presença de público a jornada desta sexta-feira, 4 de agosto, do Torneio de Futsal Ricardo Gama “Pita”, a decorrer no Jardim Municipal, em Elvas.
Grandes multidões são esperadas em Redondo, para apreciar as Ruas Floridas, nestes sábado e domingo, últimos dois dias da festa. Neste sábado, 5 de agosto, às 22 horas, na Praça da República, é o concerto de David Carreira e, à meia-noite, a animação é assegurada pelo Dj Alain Briats & Brat, no Parque Ambiental.
O grupo de Gospel de França está a realizar o seu estágio em Elvas e irá apresentar o resultado final, num concerto, na Igreja de São Domingos, este sábado, dia 5 de agosto.


A obra “Clausura, de Pedro Calapez, da Coleção António Cachola, é apresentada este sábado, 5 de agosto, no Museu Berardo em Estremoz.
O helicóptero do INEM esteve esta madrugada no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, em Elvas, para transportar um doente do Hospital de Santa Luzia, para uma unidade de saúde noutro ponto do país.
A iniciativa “Sábados com Arte” está de regresso hoje, sábado, 5 de agosto, ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
As Festas de Verão na Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, prosseguem este sábado, 5 de agosto, com várias atividades.
