Incêndio: Cine-Teatro de Vila Viçosa em chamas

Foto: O Digital

Um incêndio deflagrou no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, na tarde desta segunda-feira.

O alerta foi dado cerca das 17.35 horas e as chamas e o fumo são visíveis em toda a vila. O edifício encontra-se em obras.

As autoridades conseguiram evitar que as chamas se propagassem aos edifícios contíguos, tendo combatido o incêndio mais de 81 operacionais entre Bombeiros, GNR, INEM, apoiados por 29 viaturas, estando presentes os Bombeiros de Vila Viçosa, Alandroal, Arraiolos, Avis, Borba, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Évora e Redondo.

Auto Escada do Bombeiros de Elvas participou no combate ao incêndio

No Cine-Teatro Florbela Espanca está fechado há 14 anos e de acordo com Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa decorriam “trabalhos de soldadura no interior” do edifício, adiantando ainda o autarca “estou desolado, são horas difíceis, é um momento muito triste para Vila Viçosa é um equipamento que queríamos devolver à população o mais rapidamente possível, infelizmente com isto não sei como vamos resolver o problema. Graças a Deus não faleceu ninguém e ninguém se aleijou, os funcionários que estavam a trabalhar conseguiram sair do local. Decorriam obras na cobertura que tinham a ver com a colocação de telas por causa das quedas de agua e provavelmente terá sido no decorrer desses trabalhos. O equipamento de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e essas máquinas custaram 400 mil euros”.

A obra no imóvel tem o apoio financeiro do 2020 e tinha conclusão prevista para o final de 2023. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, às 20.25 horas, o incêndio foi dado em conclusão.

Reunião da Câmara de Borba na quarta-feira

A reunião ordinária da Câmara de Borba tem lugar na próxima quarta-feira, 2 de Agosto, no salão nobre dos Paços dfo Concelho, pelas 9 horas.

A ordem de trabalhos é a seguinte:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a autarquia

Ponto 1.2 – Expediente

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 – Aprovação da Ata nº 17/2023

Ponto 2.2 – Protocolo de parceria entre o Município de Borba e o Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz, para realização da corrida noturna

Ponto 2.3 – Protocolo de Parceria “EDL2030: O Local + Próximo”

Ponto 2.4 – PAD 2023 – Definição de critérios e orientações

Ponto 2.5 – Protocolo – AECS 2023 – 2024

Ponto 2.6 – Protocolo de parceria entre o Município de Borba e Associação dos  Amigos do Barro Branco (Festas de Nossa Senhora da Vitória)

Ponto 2.7 – Celebração de escritura definitiva de compra e venda do lote 26 do Loteamento do Forno – Orada

Ponto 2.8 – Protocolo de Cooperação entre o Município de Borba e a Direção de Finanças de Évora

Ponto 2.9 – Celebração de Contrato de compra e venda da parcela do prédio propriedade de Maria José Sanches Mexia

Cinema volta a Elvas em setembro após obras no Auditório São Mateus

As sessões de cinema regressam em setembro, ao Auditório São Mateus, em Elvas.

O município informa que, no mês de agosto não haverá exibição de filmes, uma vez que irá fazer algumas intervenções no Auditório São Mateus para proporcionar melhores condições aos utilizadores.

A autarquia garante assim que, no mês de setembro as últimas estreias cinematográficas regressam ao grande ecrã.

Inscrições para almoço de aniversário de “O Elvas” CAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos comemora 76 anos, no próximo dia 15 de agosto.

Para assinalar a data será realizado um almoço, no “Solar dos Chorões”, pelas 13 horas.

As inscrições para este almoço estão abertas até dia 8 de agosto e podem ser feitas na sede do clube, online ou do contacto 268 622 337.

Orquestra Ligeira do Exército em Redondo esta segunda

Foto arquivo

Em Redondo, está a decorrer o espetáculo Ruas Floridas desde o passado sábado, com ornamentações de papel em dezenas de ruas da vila, prolongando-se até ao próximo domingo, 6 de agosto.

O programa desta segunda-feira salienta a atuação da Orquestra Ligeira do Exército, na Praça da República, às 22 horas.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

Zé Pedro Sousa fecha Festas de Vila Boim esta segunda-feira

Um baile com o artista Zé Pedro Sousa, às 22 horas desta segunda-feira, 31 de julho, marca a última noite das Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Baptista, com organização da associação Aboim Jovem, que decorrem desde sexta-feira passada nesta localidade do concelho de Elvas.

Antes, às 18 horas, há uma largada de touros, nas ruas da vila, com gado da Ganadaria Irmãos Serpa. Depois, a partir das duas da madrugada, a festa encerra com Disco Sound, com o DJ Dinga.

Ambiente em FM: Albufeira de Póvoa e Meadas tem agora guia de identificação de aves

Foi recentemente lançado o novo Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas, da autoria de Gonçalo Elias e de Dinis Cortez, com a participação de António Manso e editado pela Colibri.

Através deste guia, que contou com o apoio do Município de Castelo de Vide, segundo explica José Janela, da Quercus, pretende-se dar a conhecer “os valores naturais deste concelho, que integra o Parque Natural da Serra de São Mamede e, em especial, da albufeira de Póvoa e Meadas, bem como estimular as pessoas a tomarem mais contacto com a natureza e a descobrirem as inúmeras espécies de aves que surgem na zona”.

Este guia contém “um inventário das espécies observadas, com dicas de identificação, indicação dos locais onde cada uma delas pode ser observada e informação sobre as épocas de ocorrência”.

O Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Luís Miranda da Barbaris Team vence prova de atletismo de Vila Viçosa

Luís Miranda, da Barbaris Team, foi o grande vencedor da prova de atletismo de Vila Viçosa, a noite de sábado, 29 de julho.

A Barbaris Team marcou presença, nesta corrida, de cinco quilómetros, com quatro atletas: Luís Miranda, Carla Silva, David Miranda e David Vinagre.

Para além de Luís Miranda ter sido o vencedor da Geral, Carla Silva venceu o seu escalão e David Vinagre ficou em segundo lugar, no escalão de infantis.

Três jovens vendem limonada e bijuteria nas Festas de Vila Boim

Três jovens estão nas Festas de Vila Boim, a vender limonada e Bijuteria.

Se por um lado, Madalena Judas vende a limonada, numa iniciativa que pretende angariar dinheiro para as suas férias, as irmãs Constança e Benedita, vieram da Ericeira para passar férias em Vila Boim, onde também têm um stand e vendem bijutaria, que as próprias fazem.

Já há inscrições para Eurobec Granfondo 2024 sai de Elvas a 17 de março

Foto arquivo

O Eurobec Granfondo, 2024 já tem data marcada para 17 de março, com partida de Elvas.

A prova de ciclismo terá passagem pelas três localidades que compõem a Eurobec (Badajoz, Elvas e Campo Maior) em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros.

As inscrições para as provas já se encontram abertas e podem ser feitas AQUI.

TVI vai realizar telefilme sobre Rui Nabeiro

A TVI vai gravar um telefilme sobre a vida do Comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que faleceu em março, aos 91 anos.

Este telefilme começa a ser gravado em setembro, adiantou Adriano Silva Martins, comentador do programa “Noites das Estrelas, da CMTV, revelando ainda que algumas pessoas que trabalham na Delta Cafés vão participar como figurantes.

Jovem elvense fica em prisão preventiva por burla com arrendamento

Um jovem elvense de 23 anos foi detido pela Esquadra de Investigação Criminal do Comando Distrital da PSP de Castelo Branco, pela suspeita da prática de 15 crimes de burla agravada (arrendamento de imóveis) e uso de documento de identificação alheio, perpetrados no distrito de Castelo Branco, informa esta força de segurança, nas redes sociais.

A PSP adianta que “as vítimas eram burladas com recurso a falsos anúncios de arrendamentos de imóveis destinados à habitação, que eram publicitados na rede social Facebook, conseguindo assim o suspeito auferir de forma ilícita milhares de euros, deixando as vítimas em situação vulnerável”.

“No decorrer das conversações, as vítimas eram de forma astuciosa e intencional, levadas a acreditar na existência de forte procura pelo arrendamento do imóvel em questão tendo em vista uma rápida sinalização/formalização do contrato de arrendamento”.

O indivíduo em questão é ainda suspeito “da mesma prática de crimes em várias cidades do nosso país, em número ainda não apurado, pelo que as diligências investigatórias irão decorrer”.

O suspeito já foi presente a primeiro interrogatório judicial para conhecimento das medidas de coação, foi-lhe aplicada a medida mais gravosa (prisão preventiva).

JF de Degolados apela à população para deposite o lixo corretamente

Tendo em conta que são ainda muitas as pessoas que não depositam corretamente o lixo, na freguesia de Degolados, a junta tem vindo a realizar diversos apelos para que esta situação seja evitada.

O presidente da junta, João Cirilo, revela que, “infelizmente há muitas pessoas que chegam junto aos contentores e não têm o bom senso de colocar o lixo dentro do respetivo contentor, limitando-se a colocá-lo no chão e esta é uma situação que não consigo compreender”.

Por este motivo, João Cirilo volta a apelar ao civismo da população para que a freguesia se mantenha mais limpa. “Faço um apelo à população de Degolados para que, entre todos, consigamos ter uma freguesia mais limpa, porque com um pouco de civismo de todos, as coisas são mais fáceis, e se houver bom senso e vontade de todos teremos uma freguesia mais limpa e mais aprazível, para todos aqueles que nela vivem”, refere.

Junta de Freguesia de Degolados a apelar à população para que deposite corretamente o seu lixo, nos contentores.

Primeira pedra para construção dos 60 fogos na Quinta dos Arcos lançada em breve

A Estratégia Local de Habitação, que tem vindo a ser desenvolvida pela Câmara de Elvas, voltou a ser tema de discussão, no decorrer da última reunião do executivo camarário, realizada em Varche.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, avança que, “dentro de um mês, será já colocada a primeira pedra para a construção de 60 fogos, na Quinta dos Arcos, num investimento de sete milhões de euros, a desenvolver ao longo de um ano e meio”. O presidente esclarece que estas casas se destinam a rendas acessíveis, ou seja, “para pessoas que trabalham e cujo rendimento não é compatível com as rendas comerciais, sendo esta uma forma de dar resposta a este segmento da sociedade”.

Para além disto, o município já adquiriu “48 imóveis, que se encontravam degradados, no centro histórico e mais 24 nas freguesias rurais, para serem reabilitados”, adiantando que “o primeiro núcleo já está em fase de conclusão da sua total recuperação, pelo que o objetivo é no espaço de dois anos, realojar cem famílias”.

Rondão Almeida adianta ainda que pode estar para breve a passagem das casas de função da antiga fronteira do Caia e de Vila Fernando para o domínio da Câmara: “é com muita alegria que comunico que estive a falar com os responsáveis pelas casas do Caia e, podemos estar prestes a poder vir a ter essas casas em nome da Câmara, para que as possamos recuperar, assim como as dezenas de casa que existem em Vila Fernando, fora da residências existentes”.

Na referida reunião de Câmara, em que este tema foi a votação, a vereadora do PSD, Tânia Rico, absteve-se. “O que eu gosto de falar é daquilo que são as preocupações de quem tem a responsabilidade de resolver um dos problemas mais graves que existe no concelho, não é estar mais de uma hora, numa reunião de Câmara, a dar formação a uma vereadora que ignora todo o sistema e põe em causa números realizados por equipas técnicas, e a conclusão que tirei foi que a vereadora está contra a Câmara realizar este investimento, porque está preocupada com o custo da manutenção dessas ditas casas”, comenta o autarca. O presidente recorda que já fez muitas obras na cidade, em outros mandatos e não se preocupou com os custos de manutenção e conservação, “porque o que é preciso é depois saber-se gerir”.

O presidente diz que esta posição da vereadora “é lamentável, porque o eleitorado do PSD não se revê nesta forma de fazer política pela negativa; pelo contrário, Paula Calado vestiu a camisola de Elvas, a pensar na melhor resposta para dar aos elvenses e, o que aconteceu nas duas últimas reuniões, em que se muda de vereadora, é que se ocupa o tempo com perguntas desnecessárias e só a tentar criar problemas onde não existem”.

Recordando que o PSD é o segundo partido com mais força a nível nacional e que Elvas também foi governada por este partido durante vários anos, Rondão Almeida afirma: “não venham a funcionar com a política do bota abaixo para levar o PSD para a cova, onde se encontra há quase 30 anos”.