Programa de atividades para jovens nos Dias na Diocese

É já esta quarta-feira, 26 de julho, que os cerca de 300 jovens vindos do Togo, Espanha, França e México chegam a Elvas, para os Dias na Diocese.

Estes jovens, com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, vão ficar alojados, durante estes dias no CNT, explica o padre Ricardo Lameira, afirmando que o objetivo foi “ter os jovens todos centrados e é ali que será, de certa forma o quartel general, porque é onde estão os espaços de refeições, capelas, dormitório, entre outros”.

O pároco explica em que consistirá o programa de atividades para estes dias. “Durante a manhã os jovens terão acesso à cultura, à tarde lazer com sentido espiritual e à noite vigília, comunhão, oração ou festa”.

Os jovens serão divididos em três grupos e, durante a manhã farão três percursos, para conhecerem a cidade: “as igrejas, os museus e as fortificações”.

Ao final da manhã haverá Eucaristia, “celebrada em três línguas (português, espanhol e francês), no CNT, seguindo-se, durante a tarde atividades distintas para os três grupos: pilates e zumba nas piscinas, com o sentido de preparar uma coreografia sobre o hino da Jornada Mundial da Juventude e o terceiro grupo visitará o Forte da Graça”.

Já à noite, durante dois dias, haverá festa para os jovens, sendo um dia na Praça da República, para acolhimento institucional, e o outro, no CNT, com uma festa dos povos, onde cada um apresenta algo da sua cultura e também terá Dj, sendo uma festa com a experiência de barracas de bifanas e carrochos”.

Estes jovens terão ainda no sábado, 29 de julho, “uma missão com Nossa Senhora, uma vez que se vão juntar-se em três lugares diferentes e vão rezar o terço pelas ruas da cidade até à Sé, convidando as pessoas para que se juntem”.

Já no domingo, 30 de julho, a Eucaristia Dominical no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, contará com a presença de todos.

300 jovens, vindos de Espanha, França, Togo e México que chegam hoje a Elvas para participar nos Dias na Diocese, uma preparação para o encontro com o Papa, na Jornada Mundial da Juventude que decorre em Lisboa.