Abertas inscrições para os Trilhos do Endovélico em Terena

As inscrições para os “Trilhos do Endovélico”, no concelho de Alandroal, já estão abertas e são limitadas; por isso, não perca tempo. A prova desportiva vai ter lugar em Terena, a 12 de novembro deste ano.

Os “Trilhos do Endovélico” são uma prova de Trail Running, com organização da Associação Alandroal United e da Câmara Municipal de Alandroal, com o apoio da Junta de Freguesia de Terena. A correr ou a caminhar, o castelo de Terena vai ser o ponto de partida desta aventura, que vos faz viajar no tempo os concorrentes e os guia através do Vale Sagrado do Lucefécit.

Esta prova permite percorrer trilhos milenares com paisagens de uma beleza avassaladora, santuários pagãos, povoados fortificados com mais de três mil anos, pontes medievais e tantos outros lugares que se julgam só existir em livros de uma história longínqua.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Dois andores do Museu de Beja expostos em Lisboa

Foto por: MRDL/FJP

Os andores em prata, de São João Baptista e São João Evangelista, pertencentes ao Museu Rainha Dona Leonor (Beja), vão estar em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa até janeiro de 2024.

Em cada andor, desenvolvem-se composições escultóricas com cenas da vida do santo respetivo: o Batismo de Cristo; o Martírio de São João Evangelista.

A opulência material e formal destes andores do século XVIII – em prata e prata dourada, com pedras preciosas e vidro, madeira policromada e têxteis – notáveis exemplares da ourivesaria portuguesa setecentista, testemunha a riqueza do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja.

Pertencentes às confrarias monásticas das Baptistas e das Evangelistas, rivais nas manifestações do culto prestado aos seus santos patronos, São João Baptista e São João Evangelista, favoreciam o aparato barroco das procissões do Corpo de Deus em que ambos eram levados pelas ruas de Beja.

Esta exposição resulta de um acordo de colaboração estabelecido entre o Museu Rainha Dona Leonor, tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque.

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas abre candidaturas

O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas já tem candidaturas abertas, até novembro.

Este programa que o IPDJ desenvolve há vários anos, conta este ano, com um “reforço orçamental de um milhão e meio de euros, para as candidaturas de todo o país”, revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, adiantando que podem candidatar-se à promoção de projetos entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Corporações de Bombeiros, estabelecimentos públicos de ensino, estabelecimentos privados de ensino, bem como outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Miguel Rasquinho explica que este programa pretende, acima de tudo, “defender a floresta, o meio ambiente e promover boas-práticas ambientais, num vasto leque de atividades, para jovens dos 14 aos 30 anos, que podem ser desenvolvidas, desde sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, recuperação de caminhos, limpeza e manutenção de matas, zonas de lazer ou praias, vigilância, plantação de árvores, entre outras”.

Tendo em conta que o voluntariado, atualmente, tem um grande valor nos currículos dos jovens, Miguel Rasquinho apela “às autarquias, associações, bombeiros e outras entidades para que candidatem projetos, a serem desenvolvidos pelos jovens, porque não vai ser por falta de verba que vamos deixar de apoiar projetos”.

Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude que tem candidaturas abertas até novembro, para projetos de associações, autarquias bombeiros, entre outras a serem desenvolvidos pelos jovens, na promoção de boas práticas ambientais e defesa do meio ambiente.

Mais informações sobre este programa AQUI.

GNR alerta para crescimento de burlas online

Nos últimos tempos, tem-se verificado uma evolução no tipo de burlas. Por isso, mesmo a Guarda Nacional Republicana alerta as pessoas para que não caiam em esquemas fraudulentos.

As burlas online são aquelas que têm registado maior crescimento. Ainda assim, as burlas presenciais continuam a ser uma realidade, alerta o capitão João Lourenço, da Guarda Nacional Republicana.

“Estamos a alertar as pessoas, principalmente no caso das pessoas que estão nas zonas do interior, mais isoladas, que não forneçam informações ou pessoais a indivíduos estranhos, que não transportem grandes quantidades de dinheiro, que tentem anotar os dados de veículos estranhos na zona, que não assinem documentos sem ter a certeza do conteúdo”, elucida a GNR.

No caso das burlas online, que acontecem através de sistemas informáticos e plataformas digitais, o conselho da GNR é para que “não se aceite métodos de pagamento que desconheça, verifique que o site ou plataforma onde se encontra é de facto um sítio seguro, não forneça dados confidenciais e pessoais via correio eletrónico ou sms, e não siga também ligações recebidas por correio eletrónico ou mensagem”.

A verificação recorrente do extrato da conta bancária é outra das ações de segurança que deve efetuar com regularidade.

 Uma das burlas online mais recorrentes tem acontecido através da rede social Whatsapp. Os burlões fazem-se passar por familiares das vítimas, de forma a tentar roubar-lhes dinheiro. Recebem uma mensagem como sendo um familiar referindo que necessita de um determinado valor de dinheiro e que ficou sem bateria, e por sua vez indica-lhe um método alternativo de pagamento. Aí, o que aconselhamos é que confira, tente ligar para aquele contacto e conferir que é mesmo o familiar que está a pedir aquele valor e que não se deixe apenas levar por aquela mensagem porque muitas vezes pode deixar-se levar por uma burla”, explica o capitão João Lourenço, da GNR.

No caso de suspeitar que foi vítima de burla online, deve agir e informar o posto policial mais próximo, que tratará das diligências no sentido de apurar os autores da burla.

Travessia provisória da Ribeira Grande em Fronteira

Após a as chuvas do início de dezembro que inutilizaram a ponte de acesso à Fronteira, as Infraestruturas de Portugal, I.P. estão a concluir a travessia provisória da Ribeira Grande, na Estrada Nacional n.º 245, na freguesia e concelho de Fronteira.

De acordo com o presidente da Câmara de Fronteira Rogério Silva  “durante este período estiveram em cima da mesa outras soluções, nomeadamente a instalação de uma ponte provisória, comummente designada “ponte militar”. Tal solução não foi concretizada porquanto a disponibilidade da referida ponte militar era limitada a um vão de cerca de 30 metros. A distância entre margens da Ribeira Grande, mesmo no local onde é mais reduzida, corresponde a 42 metros.

A Infraestruturas de Portugal, IP., na sequência de inspeções realizadas pelos seus técnicos, considerou “inviabilizada a reabilitação da Ponte sobre a Ribeira Grande, devido aos danos sofridos, com ruína parcial da ponte e instabilização dos seus elementos estruturais”, gorando-se assim essa hipótese.

Na sequência de várias reuniões, o Município de Fronteira celebrou com a Infraestruturas de Portugal, I.P. um Acordo de Colaboração, na qual disponibilizou os terrenos municipais de forma a garantir o acesso à solução provisória agora implementada. O Município comprometeu-se a assegurar a vigilância e consequente encerramento e reabertura da travessia provisória sempre que tal se mostre necessário em virtude da subida do leito da ribeira. O Município construiu ainda o acesso primário.

A solução implementada, técnica e financeiramente suportada pela Infraestruturas de Portugal, IP., visa permitir que se circule naquela travessia durante grande parte do ano, mesmo durante o período de inverno. Trata-se de um pontão submersível composto por uma bateria de passagens hidráulicas. A circulação será apenas interrompida quando subir o caudal da Ribeira Grande e pelo período estritamente necessário à sua descida. Qualquer outra solução teria de ser retirada sempre que as previsões meteorológicas apontassem para uma subida do leito da ribeira, ainda que tal efetivamente não viesse a verificar-se”.

Vila Viçosa recebe 3500 jovens da Jornada Mundial da Juventude

No dia 31 de julho, Vila Viçosa vai receber cerca de 3.500 jovens, numa iniciativa inserida nas atividades da Jornada Mundial da Juventude.

Com o objetivo de garantir uma boa receção e estadia aos jovens que visitam o concelho, o Município de Vila Viçosa está à procura de voluntários para apoiar a equipa envolvida no projeto.

Aos voluntários que se inscrevam e participem, a autarquia irá garantir formação e alimentação.

As inscrições para fazer parte desta atividade podem ser feitas no Balcão Único do Município de Vila Viçosa, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 16.30 horas, através do email luis.lourinho.silva@cm-vilavicosa.pt ou ainda com o preenchimento do formulário disponível AQUI.

Moura Encantada este domingo nas Festas de Varche

O concerto com o grupo Moura Encantada, marcado para as 21.30 horas, destaca-se na programação das Festas de Varche, em honra de Nossa Senhora da Encarnação, neste domingo, dia 23.

O programa deste dia começa às 11 horas, com a disputa do habitual jogo da malha. Às 18 horas, há leilão de fogaças, com encerramento dos festejos à meia-noite.

As festas prolongam-se até esta segunda-feira, 24 de julho, com organização da Sociedade de Recreio de São Brás de Varche e apoios da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço e Câmara Municipal de Elvas.

Adega Mayor com visitas e programas para todos os gostos

A Adega Mayor conta com um conjunto de programas e experiências, a nível de enoturismo, para todas as idades e todos os gostos.

Ana Miguel, gestora de comunicação na Adega Mayor, revela que “depois do período de pandemia se nota que “a animação pelas visitas é cada vez maior e nós temos várias experiências de enoturismo disponíveis, bem como programas associados às vindimas, em agosto e setembro, e também temos sempre provas de azeites e vinhos”.

Para além de programas para adultos, adianta Ana Miguel, a Adega Mayor recebeu, recentemente, um prémio de enoturismo por sermos um projeto inclusivo, o “Projeto Mais Inclusivo”, o que nos orgulha muito, porque muitas vezes há pais que deixam de fazer estas experiências, porque tem crianças, e nós aqui na Adega Mayor temos espaço para todos e temos atividades para crianças, enquanto os pais fazem as suas atividades de enoturismo, portanto, temos atividades para miúdos e graúdos”.

A gestora de comunicação da Adega Mayor explica ainda de que forma, as pessoas podem marcar a sua visita à Adega Mayor, por um lado podem fazê-lo através das redes sociais do site, ou através dos contactos telefónicos e email, para reservarem diretamente.

Adega Mayor que conta com um vasto leque de programas de enoturismo para todos os gostos, que pode consultar no site da Adega.

Inscrições abertas até dia 31 para a Feira de São Mateus

Foto arquivo

A Confraria do Senhor Jesus da Piedade tem abertas inscrições, até dia 31 deste mês, para a Feira de São Mateus.

O juiz da Confraria, Carlos Damião, recordando que estamos a dois meses do certame, adianta que estas inscrições se destinam “a quem pretende permanecer na mata, Parque de Campismo, estacionamento na estrada junto ao Santuário e também para os expositores, sendo que muitos já se inscreveram”.

As inscrições podem ser feitas no Santuário, no entanto quem não reside no concelho de Elvas, mas pretende participar, poderá inscrever-se via telefone ou email.

A feira de São Mateus regressa de 20 de setembro a 1 de outubro, com varias exposições e muita animação.