PSD de Elvas quer nome de Paula Calado em rua da cidade

A vereadora na Câmara Municipal de Elvas Tânia Morais Rico (na imagem), do PSD, na reunião do Executivo de ontem, 12 de julho, realizada em Barbacena, recomendou a atribuição do nome de Paula Calado a uma rua, largo, avenida ou praça da cidade, “em honra à sua vida e à sua memória”, revela a Comissão Política Concelhia do partido, em nota de Imprensa.

Para além disso, a vereadora sem pelouros recomendou a retirada de dois pontos da ordem de trabalhos, uma vez que o envio da documentação relativa a esses mesmos pontos aos eleitos “não cumpriu o disposto legalmente, sendo um deles a Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, em que a documentação nem sequer foi enviada”.

Tânia Morais Rico questionou ainda o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, por que motivo não participou na reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, realizada na CIMAA, em Portalegre, no passado dia 4, e ter delegado essa responsabilidade no vereador Hermenegildo Rodrigues.

A nota de imprensa para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 12 de julho de 2023 que decorreu em Barbacena, no período antes da ordem do dia, a Vereadora Tânia Morais Rico apresentou os seguintes pontos ao executivo para resposta:

– Um protesto, pois o envio da documentação de dois pontos da ordem do dia aos eleitos não cumpriu o disposto legalmente, sendo um deles a Alteração da Carta Municipal de Habitação e Estratégia Local de Habitação, em que a documentação nem sequer foi enviada aos eleitos e no atraso de um dia no envio da documentação referente ao Apoio ao Clube de Tiro e Caça de Elvas. Deste modo, recomendou a retirada destes dois pontos pois não houve tempo útil para a sua análise. Se os mesmos não fossem retirados, a declaração de voto nestes dois pontos seria de abstenção;

– Foi feita a recomendação da atribuição de uma rua, largo, praça, avenida…. à senhora vereadora Paula Calado, em honra à sua vida e à sua memória;

– Foi feita a recomendação para que o caminho que conduz à Anta da Coutada de Barbacena e à ponte de origem romana de Barbacena seja mantido de modo a estar sempre transitável, em qualquer estação do ano, tendo em conta o interesse turístico destes pontos assim como o acesso dos moradores na cercania;

– Um pedido de esclarecimento solicitando se estava criado o Regimento de Funcionamento da Câmara Municipal de Elvas;

– No âmbito da reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, representada pelo seu presidente Pedro Dominguinhos, que reuniu na CIMAA em Portalegre, no dia 4 de julho, e os presidentes dos municípios para divulgar os projetos para beneficiários finais no Alto Alentejo, no âmbito do PRR, nomeadamente, as candidaturas feitas por empresas e outros agentes privados, a vereadora do PSD solicitou que o senhor presidente informasse dos projetos a realizar no concelho de Elvas assim como o valor do investimento do PRR que aqui será executado. Inquirindo também o senhor presidente, qual o motivo para não ter participado nesta reunião e ter delegado no senhor vereador Hermenegildo Rodrigues. E também não ter estado presente na quase totalidade das reuniões do Conselho Intermunicipal da CIMAA. Em cerca de 16 reuniões, esteve uma única vez presente, na realizada em janeiro de 2023 e porque foi em Elvas. Nas outras ocasiões, fez-se sempre representar pelo senhor vereador Hermenegildo Rodrigues.

Todos os pontos da ordem de trabalhos da reunião de Câmara Municipal foram aprovados pela Vereadora Tânia Morais Rico.

O PSD Elvas irá pugnar pelos interesses dos elvenses e de Elvas com determinação, sempre valorizando a transparência do processo democrático.”