Caracol, caracoleta e lagostim voltam a sair da casca em Alandroal

O caracol, a caracoleta e o lagostim voltam a ser os “reis” da festa, em Alandroal, no decorrer de mais um festival “Fora da Casca”, que promete animar o castelo da vila até domingo à noite.

O evento, que é feito também de muita animação musical, e em que cabe às associações do concelho confecionarem as mais variadas iguarias, sobretudo, à base destes três produtos típicos da região, teve esta sexta-feira, 7 de julho, ao final da tarde, a sua abertura, ao som dos SevenDixie. Ainda esta noite, animam o festival a dupla Rafa & Beltran e o DJ S-Silva.

Para além de tudo isto, o evento tem este ano um novo atrativo: uma obra de arte pública que, na verdade, e como explica o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, é um lagostim que, depois do festival, irá ficar instalado na Praia Fluvial de Azenhas d’el Rei. Para os mais novos, no recinto, há ainda insufláveis, para que se possam divertir.

Com este evento, bem diferente daquele que é o “A Beer in The Sky”, dedicado à cerveja artesanal e à astronomia, explica ainda João Grilo, procura-se “agregar a comunidade local”, e em que sobressai “o envolvimento do associativismo” do concelho. Aqui, diz ainda, as associações acabam por ajudar o Município e o Município as associações: por um lado, porque as coletividades conseguem angariar verbas, com a venda de produtos, e por outro, porque desta forma “não precisam de pedir tantos apoios à Câmara Municipal”.

A programação de amanhã do evento arranca às 18h30, com o passeio pedestre “Rota do Giro”. A partir das 19 horas, no castelo, há animação com Zuluband. Seguem-se os XP Covers, num tributo aos Xutos & Pontapés, a partir das 22 horas. A partir das 23h30, a animação prossegue, noite dentro, com DJ Malasiano.