A Fonte de São Lourenço, em Elvas, foi recentemente recuperada, após intervenção da Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.
Explicando todo o trabalho levado a cabo para reabilitar uma das fontes que considera “mais bonitas da cidade”, o presidente da junta, Joaquim Amante, lembra que esta não se encontrava em funcionamento há já vários anos: “retirámos todo o isolante que ela tinha, limpámo-la e recuperámo-la, com fibra, tendo sido pintada com tela e levou uma bomba nova”.
Assegurando que esta é uma fonte que tem “muita visibilidade” e que atrai os turistas que visitam Elvas, Joaquim Amante adianta que a conclusão total da obra só ficará terminada depois da colocação de alguns focos, dentro de água. “Os focos que existiam estavam partidos, mas estamos há espera, porque tivemos de encomendar. É um material que tem de estar submerso e não têm em armazém para entrega direta”, explica ainda.
O investimento nesta obra, revela ainda Joaquim Amante, situa-se entre os 800 e 900 euros. A intervenção foi realizada pelos funcionários da junta de freguesia, tendo estado a componente elétrica, para a ligação da bomba, a cargo dos funcionários da Câmara Municipal de Elvas.