Campo Maior: Academia Sénior encerra ano letivo a homenagear Rui Nabeiro

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior deu esta segunda-feira, 26 de junho, por terminado mais um ano letivo, com uma singela homenagem ao Comendador Rui Nabeiro.

Como explica a chefe de serviço na instituição, Anselmina Caldeirão, a homenagem serviu para recordar tudo aquilo que Rui Nabeiro fez pela instituição e para a agradecer todo esse apoio à família Nabeiro. “Tivemos dois anos de pandemia, não tem sido fácil levar esta casa, como todas as IPSS a nível nacional, mas o senhor Rui esteve sempre connosco, bem como o filho, a dona Amélia e estamos-lhes muito gratos, pelo que quisemos deixar aqui o nosso agradecimento”, revela.

A homenagem consistiu numa flor de café, feita a partir de papel, à qual se juntaram várias mensagens e dedicatórias de cada uma das alunas da Academia Sénior, na entrada da instituição que, por esta altura, é uma pequena réplica de uma rua engalanada das Festas do Povo. Todo este trabalho foi realizado no âmbito da Oficina do Papel.

Por outro lado, adianta a responsável, esta festa de final de ano letivo serviu também para que os trabalhos feitos pelas mãos “habilidosas” das senhoras que frequentam a Academia Sénior fossem dados a conhecer: os trabalhos de pintura, de costura, as flores de papel e muito mais. No decorrer da festa, e ainda antes de um lanche convívio, foi apresentada uma pequena peça de teatro, com recurso a vocabulário, muito dele já em desuso, mas também muito característico de Campo Maior.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, todas as homenagens feitas a Rui Nabeiro, seja em Campo Maior, em Portugal ou no mundo “serão sempre poucas”. Esta foi “uma homenagem singela, sobretudo de mulheres campomaiorenses, que percebem que o senhor comendador teve um papel preponderante para que as suas atividades se desenrolassem”, adianta.

Luís Rosinha diz ainda que, apesar de não ter estado presente nesta festa, não tem dúvidas que o presidente da CURPI, José Pedro Caldeirão estará “muito feliz” por perceber que a instituição continua a ter “um grande dinamismo”, lembrando que este tem feito sempre de tudo para que esta continue a ser uma casa “cheia de vida”.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton, diz ser sempre bom recordar toda a ajuda que Rui Nabeiro sempre deu a instituições como a CURPI. Hugo Milton destaca ainda o trabalho desenvolvido por Anselmina Caldeirão, não tendo dúvidas que a instituição tem sido uma grande “terapia” para quem a frequenta.

Para além de Luís Rosinha e Hugo Milton, estiveram ainda nesta festa os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino.