Hugo Mimoso vai apresentar lista para dirigir “O Elvas” CAD

José Eduardo Gonçalves

A Assembleia Geral de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) reuniu na sede social, na Rua dos Chilões, com o ponto principal na agenda da eleição da nova Direção e restantes órgãos sociais.

Quando se chegou ao impasse de não haver candidatos, o sócio Hugo Mimoso avançou, no final da reunião, disponibilizando-se para criar uma equipa diretiva no espeço de uma semana.

Hugo Mimoso

A reunião começou com a leitura da acta da reunião anterior, nomeadamente o ponto em que foi aprovada que constasse a entrada de dinheiro da família Marques como entradas de dinheiro e não como empréstimo ao clube. Os sócios aprovaram a acta por unanimidade.

José Eduardo Gonçalves e Manuel Caldeira Fernandes, da Comissão Administrativa, esclareceram que as negociações com os investidores espanhóis e mexicanos estão avançadas, mas informaram a Assembleia que surgiram outros investidores interessados na criação da futura SAD de “O Elvas”, inclusive um empresário com ligações a Elvas.

A Assembleia Geral de “O Elvas” vai continuar no dia 4 de julho, terça-feira, às 21 horas.

 

 

Coffee Cone volta às lojas Delta The Coffee House Experience

Dando as boas vindas ao verão e revolucionando a forma de beber café nos dias mais quentes do verão, as lojas Delta The Coffee House Experience, voltam a disponibilizar o Coffee Cone, servindo o café num cone de chocolate e baunilha prometendo um momento irresitível. E a novidade deste ano é que, a estes sabores deliciosos, se junta também uma tentadora bola de gelado, proporcionando uma experiência ainda mais refrescante para os momentos de calor intenso.

A bolacha crocante do cone de baunilha combina com o sabor do chocolate negro que acompanha na perfeição com o café tirado no momento. Uma nova tentação aos sentidos que acaba de chegar às três lojas da Delta The Coffee House Experience e que é sempre uma boa opção para momentos descontraídos entre amigos e para desfrutar de um momento de pura indulgência.

Com um custo de 3,50€ e mais 0,50€ pela bola de gelado (opcional) esta experiência promete ser uma aventura na descoberta de novos sabores e momentos verdadeiramente inesquecíveis.

Para quem ainda não provou e para todos aqueles que já são apreciadores, o Coffee Cone está disponível, até setembro, em qualquer uma das lojas Delta The Coffee House Experience, em Lisboa, na Avenida da Liberdade, Loja 144 E/F, no Prata Riverside Village, Lote 8, Loja 1 e no Porto, na Rua de Alexandre Braga 2, junto ao Mercado do Bolhão.

Campo Maior: Academia Sénior encerra ano letivo a homenagear Rui Nabeiro

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior deu esta segunda-feira, 26 de junho, por terminado mais um ano letivo, com uma singela homenagem ao Comendador Rui Nabeiro.

Como explica a chefe de serviço na instituição, Anselmina Caldeirão, a homenagem serviu para recordar tudo aquilo que Rui Nabeiro fez pela instituição e para a agradecer todo esse apoio à família Nabeiro. “Tivemos dois anos de pandemia, não tem sido fácil levar esta casa, como todas as IPSS a nível nacional, mas o senhor Rui esteve sempre connosco, bem como o filho, a dona Amélia e estamos-lhes muito gratos, pelo que quisemos deixar aqui o nosso agradecimento”, revela.

A homenagem consistiu numa flor de café, feita a partir de papel, à qual se juntaram várias mensagens e dedicatórias de cada uma das alunas da Academia Sénior, na entrada da instituição que, por esta altura, é uma pequena réplica de uma rua engalanada das Festas do Povo. Todo este trabalho foi realizado no âmbito da Oficina do Papel.

Por outro lado, adianta a responsável, esta festa de final de ano letivo serviu também para que os trabalhos feitos pelas mãos “habilidosas” das senhoras que frequentam a Academia Sénior fossem dados a conhecer: os trabalhos de pintura, de costura, as flores de papel e muito mais. No decorrer da festa, e ainda antes de um lanche convívio, foi apresentada uma pequena peça de teatro, com recurso a vocabulário, muito dele já em desuso, mas também muito característico de Campo Maior.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, todas as homenagens feitas a Rui Nabeiro, seja em Campo Maior, em Portugal ou no mundo “serão sempre poucas”. Esta foi “uma homenagem singela, sobretudo de mulheres campomaiorenses, que percebem que o senhor comendador teve um papel preponderante para que as suas atividades se desenrolassem”, adianta.

Luís Rosinha diz ainda que, apesar de não ter estado presente nesta festa, não tem dúvidas que o presidente da CURPI, José Pedro Caldeirão estará “muito feliz” por perceber que a instituição continua a ter “um grande dinamismo”, lembrando que este tem feito sempre de tudo para que esta continue a ser uma casa “cheia de vida”.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton, diz ser sempre bom recordar toda a ajuda que Rui Nabeiro sempre deu a instituições como a CURPI. Hugo Milton destaca ainda o trabalho desenvolvido por Anselmina Caldeirão, não tendo dúvidas que a instituição tem sido uma grande “terapia” para quem a frequenta.

Para além de Luís Rosinha e Hugo Milton, estiveram ainda nesta festa os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino.

 

Quarta conferência “Terras do Borrego” esta quarta-feira em Monforte

O Auditório do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, em Monforte, recebe, na quarta-feira, 28 de junho, a quarta Conferência “Terras do Borrego”, dedicada ao tema da transformação digital no sector agropecuário, que abordará desafios e oportunidades relacionados com o desenvolvimento tecnológico aplicado a este setor de atividade.

Esta é uma iniciativa no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover a região de Sousel e do Alto Alentejo, com o apoio do Município de Monforte.

Com início marcado para as 14h50, a conferência arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, seguindo-se as intervenções de três empresários ligados ao sector, e que fazem das ferramentas digitais o ADN da sua atuação diária: Vítor Ricardo, sócio-gerente da Sociedade Agropecuária do Vale Feijoal, João Paulo Crespo, fundador e proprietário da PECPLUS, e José Azoia, sócio-gerente na EGOCULTUM.

A sessão contará ainda com uma mesa-redonda, aberta a perguntas e respostas juntos dos intervenientes, para uma partilha de conhecimento e esclarecimento de eventuais questões ou mitos. O encerramento da conferência será efetuado pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério.

O “Ciclo de Conferências Terras do Borrego” é uma das ações do projeto de promoção territorial “Sousel, Capital do Borrego”, que se iniciou em 2022, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego.

A conferência é de entrada livre.

Corpo de Cláudia Silva chega esta segunda-feira a São Vicente

O corpo de Cláudia Silva chega na tarde, cerca das 17.30 horas, desta segunda-feira, 26 de junho, à Capela Mortuária de São Vicente e Ventosa, freguesia do concelho de Elvas onde residia. O funeral realiza-se esta terça-feira, pelas 10h30.

De recordar que esta mulher, natural de Elvas, de 35 anos, foi encontrada sem vida, na passada quinta-feira, 22 de junho, junto à Estrada Nacional 255, que liga Borba a Alandroal, com golpes de arma branca em várias zonas do corpo.

Cláudia estava dada como desaparecida desde a manhã, depois de ter deixado os filhos na escola. Estava grávida de aproximadamente 29 semanas e deixou dois filhos menores, de dois e sete anos.

Tiroteio em Borba faz feridos

Uma troca de tiros em Borba fez, pelo menos, dois feridos, ao princípio da tarde desta segunda-feira, 26 de junho.

Um homem ficou com ferimentos de bala, na região do abdômen, enquanto outro indivíduo apresenta um trauma na zona da cabeça, tendo  ambos sido socorrido pelos Bombeiros de Borba e transportados ao Hospital de Évora. Um dos intervenientes não se encontrava já no local e é agora procurado pela GNR.

Terá havido um desentendimento que acabou com o uso de arma de fogo. A GNR encontra-se a investigar o caso.

Município de Vila Viçosa assina protocolo no âmbito da JMJ

O Município de Vila Viçosa assina na quarta-feira, 28 de junho, um protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A assinatura do protocolo, pelas 9h45, será feita no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa.

Concurso “Portugal a Dançar” este fim de semana em Alter do Chão

Imagem: Portugal a Dançar

O concurso de Dança “Portugal a Dançar”, da Dance4You, disputa-se no fim de semana, de 30 de junho a 2 de julho, em Alter do Chão.

As eliminatórias desta competição, que percorre o país à procura dos maiores talentos de dança, estão marcadas para sexta-feira e sábado. No domingo, dia 2, a partir das 16 horas decorre a final local. Toda a prova acontece no cineteatro municipal de Alter do Chão.

No sábado, para além da segunda eliminatória, “Portugal a Dançar” conta com três workshops: de Bollywood, com Mafalda Carvalhinho, às 16h30; de Latin Fusion, com Vadim Potapov, às 17h45; e de Comercial, com Ana Carina Rodriguez, pelas 19 horas.

A apresentação oficial da competição é feita na sexta-feira, dia 30 de junho, pelas 18 horas, no cineteatro municipal de Alter do Chão.

Galamba inaugura Torre de Informação de Voo em Ponte de Sor

O edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é inaugurado amanhã, 27 de junho, pelas 14h30, com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba, da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do eurodeputado Pedro Marques, presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e de outras entidades de relevância do setor e no território.

A Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma “peça-chave para exponenciar a capacidade operacional da infraestrutura e aumentar a eficiência na gestão dos voos. Com um investimento de 1,7 milhões de euros, alia a excelência à funcionalidade e marca um novo capítulo no desenvolvimento do aeródromo e da região”, revela o Município de Ponte de Sor.

No decorrer do evento de inauguração será também apresentado o ponto de situação das três Agendas Mobilizadoras do PRR, em desenvolvimento no concelho de Ponte de Sor, onde se inclui a produção da primeira aeronave portuguesa. Estas Agendas Mobilizadoras do PRR, apresentadas em 2022 no Portugal Air Summit, destacam-se como principais marcos do futuro próspero do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, que visa continuar a afirmar a região como um polo de inovação e progresso no setor aeronáutico e aeroespacial.

Programa

14h30 – 15h00 – Receção dos Convidados

15h00 – 15h10 – Descerramento da Placa de Inauguração

15h10 – 15h30

– Intervenção de Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor

– Intervenção de João Galamba, Ministro das Infraestruturas

15h30 – 16h00 – Mesa Redonda – Ponto de situação das Agendas Mobilizadoras do PRR;

AERO-NEXT – CeiiA – Miguel Braga

NEURASPACE : Smarter Space Traffic Management – Carlos Cerqueira

NEWSPACE – Consórcio Magallan Orbital – Emir Sirage

16h00 – 16h30

– Intervenção de António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo

– Intervenção de Pedro Marques, eurodeputado

– Intervenção de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

16h30 – 17h30 – Visita ao Edifício da Torre de Informação de Voo

17h30 – 18h00 – Momento Musical

18h00 – 19h00 – Cocktail

19h30 – Encerramento do Evento

Bombeiros de Elvas resgatam operário que desmaiou na obra

Os Bombeiros de Elvas retiraram, ao início da tarde desta segunda-feira, 26 de junho, um trabalhador utilizando a grua da obra, no Largo de São Domingos, em Elvas, depois do mesmo ter desmaiado.

As elevadas temperaturas que se fazem sentir podem ter estado na origem desta ocorrência, à qual os Bombeiros de Elvas acorreram rapidamente.

O operário estava a fazer armação de ferro e foi retirado com a utilização da grua, acompanhado por um operacional dos Bombeiros de Elvas, como a Rádio ELVAS mostra no vídeo captado em direto, através da sua página de Facebook.

O trabalhador foi, posteriormente, conduzido ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, para observação.

Ministra da Agricultura: Governo “tomará as medidas necessárias” no uso da água

Com grande parte do território continental em seca severa ou extrema, o Governo ainda não avançou com novas medidas, para fazer face ao problema.

Em Espanha e França, por exemplo, há vários municípios a proibir a rega de jardins, o enchimento de piscinas particulares ou a lavagem de carros.

Contudo, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, à margem da sua visita ao reservatório da Barragem dos Minutos, na passada quarta-feira em Montemor, garantiu que a situação de Portugal “é diferente” daquela que é vivida no país vizinho e em França. “Nós continuaremos a acompanhar a situação e tomaremos as medidas necessárias para podermos garantir o uso da água, para todos os fins”, revela.

A título de exemplo, a ministra explica que, neste momento, a Barragem do Monte da Rocha, em Santiago do Cacém, “não rega”. “Esse plano de contingência foi acionado para podermos garantir o abastecimento público. É uma medida de contingência, uma medida estrutural”, adianta.

“Estamos, neste momento, já num período de avaliação das candidaturas para uma empreitada, que liga, definitivamente e em condições, Alqueva a Monte da Rocha e, com isso, podemos garantir a resiliência daquele sistema para o abastecimento público e a agricultura”, diz ainda Maria do Céu Antunes.

Para um verão sem problemas maiores, garante ainda a ministra, a população deve ter “todos os cuidados” no uso da água, considerando que a situação de seca deve ser “uma preocupação de todos”.

Recuperar o abutre-preto no Baixo Alentejo no “Ambiente em FM”

O projeto Life Aegypius Return pretende duplicar o número de casais de abutre-preto em Portugal e a instalação de novos ninhos artificiais.

Até ao momento foram detetados 14 casais reprodutores de abutre-preto no Baixo Alentejo, num total de 40,  a nível nacional.

Os núcleos reprodutores de abutre-preto em Portugal estão localizados na zona do Tejo Internacional, na Herdade da Contenda, na Serra da Malcata e no Douro Internacional.

Este projeto é tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Caminhada solidária juntou 50 participantes em Campo Maior

A Loja Social de Campo Maior celebra o seu 11.º aniversário no próximo dia 29 de junho e o programa de comemorações iniciou-se ontem, domingo, 25 de junho, com a realização de uma Caminhada Solidária.

Para além da comemoração do aniversário, esta caminhada teve também um cariz solidário, com todos os participantes a colaborarem com um bem alimentar para a Loja Social como forma de inscrição no evento.

Entre os cerca de 50 participantes que percorreram os três quilómetros do percurso, com início e final no Jardim Municipal, esteve a vereadora São Silveirinha, em representação do Município, acompanhada por Jorge Grifo e Anabela Carrilho, presidente e secretária da Assembleia Municipal.

Fonte: Município de Campo Maior

Degolados celebrou São João com arraial no sábado

Degolados celebrou no sábado, dia 24 de junho, o São João, um arraial organizado pela Junta de Freguesia de Degolados, com o apoio do Município.

Nesta noite de verão, a animação não faltou, e foram muitos aqueles que se quiseram associar a esta iniciativa, marcando presença no Largo da Igreja, para participar na sardinhada e no baile, que este ano contou com o Duo Musical R&C a animar.

A vereadora São Silveirinha marcou presença no evento, assim como Anabela Carrilho em representação da Assembleia Municipal. Da Junta de Freguesia de Degolados, o presidente João Cirilo e a secretária Olga Madeira estiveram junto da população no arraial de São João. Em representação da Freguesia de São João Baptista esteve Vanda Portela.

Fonte: Município de Campo Maior

Campo Maior voltou a celebrar São Joãozinho

A Ermida de S. Joãozinho voltou a ser palco, na noite de sexta-feira, 23 de junho, das celebrações das festas em Honra do Padroeiro de Campo Maior.

O tradicional leilão de fogaças, cujas receitas revertem a favor da Confraria de São Joãozinho, e o arraial popular, atraíram bastantes campomaiorenses até aquele espaço.

A animação ficou a cargo do Duo Sol Nascente, com os presentes a dançarem ao som das músicas, conhecidas de todos. Para além disso, os alunos do ATL Arco-íris tiveram oportunidade de dar a conhecer a sua marcha popular.

Neste evento marcaram presença o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e Fátima Vitorino, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo e a chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Anabela Carrilho. Sandra Rosa também esteve presentem em representação da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Fonte: Município de Campo Maior

IALBAX no Ultra Trail da Freita e na Corrida das Fogueiras

Carlos Carola, em representação da Associação Desportiva IALBAX, de Elvas, esteve no passado sábado, 24 de junho, num dos mais duros trails do país: o Ultra Trail da Serra da Freita, em Arouca.

Na distância de 31 quilómetros, e mesmo debaixo de “um sol abrasador”, diz a IALBAX, Carlos Carola conseguiu finalizar a prova.

Durante a noite, uma larga comitiva de atletas da IALBAX aceitaou o desafio de participar na noturna “mais espetacular de Portugal”: a Corrida das Fogueiras, em Peniche.

Integraram esta comitiva Francisco Nascimento, Humberto Pestana, Jorge Martins, Rita Magarreiro, Luís Cordeiro, Cristina Infante, Jéssica Dourado, Cristina Canário, Maria do Céu Cordeiro e Ana Pires, sendo que todos “alcançaram os objetivos pretendidos”.

“O Elvas” reúne em Assembleia Geral esta segunda-feira

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos reúne em Assembleia Geral nesta segunda-feira dia 26, na sede da coletividade. O ponto principal da ordem de trabalhos é a eleição dos corpos gerentes dos azuis-e-ouro para o biénio 2023/2025.

A reunião magna da coletividade da Rua dos Chilões está marcada, já em segunda convocatória, para as 21 horas e tem como outros pontos da agenda de trabalhos a leitura, discussão e votação da ata da Assembleia Geral anterior e “outros assuntos de interesse para a vida do clube”.

“O Elvas”, desde 28 de abril passado, é gerido por uma Comissão Administrativa de seis elementos, eleita por 90 dias, mas que vai dar lugar a uma Direção logo que empossada a nova equipa.

IPDJ quer premiar boas práticas desportivas com programa Clube Top

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a assinar vários memorandos de entendimento com as Câmaras Municipais do país, relativos ao programa Clube Top.

Para além de possibilitar a formação, com este programa, revela o diretor regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, o organismo quer também premiar “os clubes, as boas práticas na gestão dos clubes desportivos e tudo aquilo que os clubes fazem de bom, um pouco por todo o país”. Este, diz ainda, é um programa a que o IPDJ tem dado uma importância muito grande.

“Aquilo que queremos é que este programa seja divulgado, promovido e aplicado, em todos os clubes de todos os concelhos do país e nada melhor que os municípios para serem parceiros, aqui neste memorando de entendimento com o IPDJ”, assegura o responsável.

Ao nível deste programa Clube Top, explica ainda Miguel Rasquinho, decorre, neste momento, um período de candidaturas à “Medida Mérito”: “uma medida que queremos aplicar junto dos clubes, que se candidatam à apresentação das suas boas práticas de gestão, o que fazem de melhor, de diferente”.  Depois da candidatura, junto do IPDJ, e da avaliação por um júri, serão premiados.

O Programa Clube Top tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.

PCP: anúncio do Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo é “operação de propaganda” do PS

Em comunicado enviado a esta estação emissora, a direção regional do Alentejo do PCP acusa o Governo de “mais uma operação de propaganda” ao anunciar o Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo.

O comunicado para ler na íntegra:

“Sobre o anúncio do Plano de Eficiência Hídrica do Alentejo:

Três anos e cinco meses depois de publicar o despacho que o mandava elaborar, o Governo anunciou esta semana com pompa e circunstância o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo que foi aprovado em Conselho de Ministros na generalidade e que vai agora ser submetido a um processo de consulta pública.

Recorde-se que o Despacho que determina a sua elaboração, datado de 13 de dezembro de 2019 e publicado em 14 de janeiro de 2020, estabelecia que as bases do Plano deviam ser apresentadas aos ministros responsáveis no prazo de 90 dias.

Este anúncio trata-se no essencial de mais uma operação de propaganda do Governo PS que não ilude nem a falta de transparência e clareza nos conteúdos e, sobretudo, financiamento do Plano, nem a as pesadas responsabilidades do PS na sistemática recusa de medidas nesta área.

O PS que acabou de eleger o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo como um dos pontos altos da iniciativa “Governo Mais Próximo” no Distrito de Évora é o mesmo que:

  • Recusou no âmbito do processo de alteração do PRR, propostas do PCP para que o PRR pudesse contemplar recursos financeiros para a concretização do Plano Hídrico do Alentejo.
  • Não votou favoravelmente um projecto de resolução do PCP na Assembleia da República que previa a ligação entre o Alqueva e o Monte da Rocha, acção agora anunciada como uma das grandes medidas deste Plano.
  • Votou, em Outubro de 2022, contra a proposta do PCP de elaboração de um Plano Nacional para a Prevenção Estrutural dos Efeitos da Seca e seu Acompanhamento.
  • Votou, no passado dia 16 de Junho, contra o Projecto de Resolução do PCP relativo a medidas imediatas de apoio aos sectores agrícola e pecuário para combate aos efeitos da seca.

A DRA do PCP entende que a gestão dos recursos hídricos na região deve ser uma preocupação central da actividade governativa e de todos os que intervêm no seu processo, situação cada vez mais relevante atento a repetição de períodos de seca, a ocorrência de períodos de escassez de água, uma menor disponibilidade tendencial de água e uma maior pressão através dos processos de intensificação da agricultura que cada vez mais se afasta do que são as necessidades da região e da forma como esta poderia contribuir para a soberania e segurança alimentar.

Acresce a esta situação a pressão também exercida por grandes empreendimentos turísticos e pelo negócio do hidrogénio – uns e outros a servirem os apetites do grande capital –  que não mereceram do Governo nenhum reparo, reflexão ou considerações.

O PCP tem desenvolvido ao longo dos tempos um conjunto vasto de iniciativas sobre os recursos hídricos, desde a realização de debates a tomadas de posição e a iniciativas a nível das autarquias locais, Assembleia da República e Parlamento Europeu.

É nesse sentido que irá continuar a agir, encontrando-se a preparar iniciativas já durante o mês de Julho visando o aprofundamento e alargamento da discussão sobre a situação de seca, suas causas e consequências, e sobre as soluções estruturais necessárias.

A DRA do PCP reafirma a determinação do PCP em intervir para alterar a política de gestão de recursos hídricos do Alentejo, defendendo a necessidade de se passar das palavras aos actos, de serem mobilizados os recursos financeiros indispensáveis e de a política hídrica para o Alentejo ser associada a mudanças de fundo na política de uso e posse da terra na região.

O PCP prosseguirá a sua intervenção promovendo acções e iniciativas e incentivando e mobilizando as populações pela resolução dos problemas existentes e em defesa do desenvolvimento do Alentejo.”

Atletismo: GDCRM com vários pódios no Grande Prémio de São João

A 41ª edição do Grande Prémio de São João, em Atletismo, disputou-se, em Évora, no fim de semana, dias 24 e 25 de junho, com a participação de cerca de 500 atletas de todo o país, para percorrer os dez quilómetros de prova, e cerca de 300, dos escalões de formação.

Entre os atletas em prova, nos escalões principais, estiveram cinco do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos (GDCRM), de Borba, dos quais se destacam os terceiros lugares de Vanessa Schnitzer, em F35 (quarta classificada da geral), e Paulo Galego, em M50 (16º classificado da geral). Participaram ainda Helena Caldeira (17ª em F40), Henrique Moura (5º classificado em Juniores) e Carlos Caldeira (45º em M40).

No que diz respeito à formação, em Benjamins B (800 metros), Rita Vicente foi terceira classificada; Leonor Baeta classificou-se em quarto lugar; e Carolina Carmo em 10º. Em Infantis (1.000 metros), Carolina Geadas alcançou o terceiro lugar e Laura Cristo o quinto.

Já em Iniciados (2.000 metros), Miguel Piteira conquistou o primeiro lugar e Afonso Barreiras o quarto. Carolina Fortes, na prova feminina, foi a segunda melhor. Nicole Alves e Alice Pita foram segunda e quarta classificadas, respetivamente, em Juvenis (2.000 metros).

Com o apoio da Câmara Municipal de Évora, a organização técnica da prova, integrada nas festas de São João de Évora, esteve a cargo da Associação de Atletismo de Évora. Desta vez, os circuitos de cinco e dez quilómetros contaram com medição oficial em estrada, com ambas as distâncias homologadas e a constar nos rankings da World Athletics.

“Vidas Contadas” é a aula com mais adesão sénior em Campo Maior

A CURPI, em Campo Maior, é um dos principais espaços de dinamização de atividades para a comunidade, nomeadamente através da sua Academia Sénior.

Uma das aulas que mais adesão tem é a de “Vidas Contadas”. A professora Carolina Grilo explica que aqui se fala de tudo. “É falar da sua vida, de tudo o que viveu até então e fazer partilhas sobre os mais diversos temas. Em maio, por exemplo, falámos da Espiga, de como era antigamente. E dentro dessas aulas, cada uma mostra um bocadinho os seus talentos também, temos sempre cantares, poesia, textos”, refere.

Com o final do ano letivo da Academia Sénior da CURPI a chegar, no final deste mês de junho, a turma de “Vidas Contadas” está a preparar atividades especiais para assinalar o momento.

“Nós vamos fazer as nossas festas, vamos fazer uma homenagem e todos os dias, de 26 a 30 de junho, vamos ter atividades: um teatro feito por uma aluna, que escreveu um teatro de como se falava antigamente, com os trajes. Vamos ter também fados, outros cantares, poesia”, desvenda Carolina Grilo.

Já a treinar para o fim do ano letivo, uma das aulas das “Vidas Contadas”, Idaulina Borrega, ensina-nos algumas das palavras de antigamente.

“Está a muginar, que significa ‘está a chover’”, explica. “Aprende-se muito, a professora tem-nos levantado a nossa autoestima, tem buscado coisas de antigamente, faz-nos viver o que vivíamos na nossa juventude e fazemos estas brincadeiras que, ao fim ao cabo, não é uma brincadeira, é um ensinamento”, acrescenta.

Entrega de propostas do Orçamento Participativo em Elvas até dia 30

A Câmara Municipal de Elvas volta a ter disponível, para este ano, o Orçamento Participativo e as propostas podem ser entregues até dia 30 deste mês.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, revela que se pretende “colocar os munícipes numa participação direta, naquilo que é o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, dando a oportunidade para que apresentem projetos, de iniciativa particular e que nos digam quais são as suas ideias”.

O valor disponível, este ano, à semelhança da edição anterior é de 25 mil euros, acrescenta o presidente, para que os interessados apresentem “uma iniciativa de investimento, que produza efeitos para a comunidade”:

Propostas para o Orçamento Participativo, 2023, da Câmara Municipal de Elvas, que já podem ser entregues até dia 30 de junho. Todas as informações podem ser consultadas aqui.

CDS-PP de Elvas: Paula Calado “sempre lutou pela democracia”

No seguimento da morte de Paula Calado, a Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Elvas emitiu uma nota de pesar, lembrando que a vereadora na Câmara Municipal de Elvas “sempre lutou pela democracia” e que fará “muita falta a Elvas”.

A nota de pesar, assinada por Tiago Picão de Abreu, para ler na íntegra:

“A Concelhia de Elvas do CDS-PP lamenta profundamente a inesperada morte de Paula Calado.

A não concordância com a forma de lutar pelo desenvolvimento de Elvas não diminui em nada o vazio que agora deixa em todos os que com ela se cruzaram.

A Dra. Paula Calado sempre lutou pela democracia e, por isso, pela existência de diferentes convicções e abordagens à vida.

O diálogo com o nosso partido sempre foi realizado de forma aberta, cordial e verdadeira.

Partiu cedo demais e o seu desaparecimento precoce fará muita falta a Elvas.

Que a sua alma descanse em paz.”