Rondão sobre Paula Calado “estou em choque e decreto 3 dias de luto municipal”

Rondão Almeida

Em declarações à Rádio ELVAS, José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, sobre o falecimento de Paula Calado, disse: “em primeiro lugar quero prestar as minhas sinceras condolências à família. Em segundo lugar queria dizer que Elvas perdeu uma grande senhora.

Felizmente posso dizer que contei com uma excelente vereadora, ela fez sempre uma leitura de que o mais importante era servir a cidade. Para mim tem um valor incalculável, foi um grande choque saber da sua morte.

“Quero pedir a Deus que a receba no reino dos Ceus. Estou ainda preocupado com o seu companheiro que esta internado no Hospital de Évora” referiu aos nossos microfones Rondão Almeida.

“Decretarei hoje três dias de luto pela Paula Calado, de domingo até terça feira – frisou Rondão que terminou dizendo ainda que “os funcionários municipais estarão todos dispensados do trabalho para que possam ir ao funeral. Irei colocar a bandeira da cidade na urna da vereadora Paula Calado.”

 

Voto de pesar da Câmara de Elvas pelo falecimento de Paula Calado

À redação da Rádio ELVAS chegou o voto de pesar da Câmara de Elvas pelo falecimento da vereadora Paula Calado que reproduzimos abaixo:

A vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Paula Cristina Henriques Mota Calado, faleceu este sábado, vítima de acidente de viação sofrido ontem.

A Câmara Municipal de Elvas ao tomar conhecimento do seu falecimento, emite um voto de pesar em honra à vida e à memória da autarca.

Decreta também os dias 25, 26 e 27 de junho, como dias de Luto Municipal, expressando o mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome de todo o executivo.

Ao apresentar sentidos pêsames à família, a Câmara Municipal recorda o trabalho da vereadora Paula Calado, eleita pela coligação PSD/CDS-PP em 26 de setembro de 2021, de 52 anos, natural de Elvas, e empossada a 8 de outubro de 2021.

A docente, formada em ensino de Português e Inglês pela Universidade de Évora, antes de assumir funções executivas no Município de Elvas, lecionava na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e no Instituto Politécnico de Portalegre.

Na Câmara Municipal de Elvas, tinha os pelouros da Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo), gestão do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia; dos Museus Municipais, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e Arquivos; da coordenação de Elvas Património Mundial e da Feira Agrícola.

A nível político, Paula Calado era presidente da concelhia do PSD de Elvas e integrou a direção de Rui Rio e fez parte da presidência da Mesa da Assembleia Distrital do PSD.

Morreu Paula Calado

Paula Calado foto de 16 de junho de 2023

Paula Calado morreu este sábado, 24 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa.

A vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Paula Cristina Henriques Mota Calado, de 52 anos, deu entrada no hospital, transportada pelo helicóptero do INEM, na sequência do despiste de moto em que seguia, na Estrada Nacional 4, em Arraiolos, como a Rádio Elvas noticiou (ver aqui).

A professora Paula Calado era presidente da Secção de Elvas do PSD e foi membro da Comissão Política Nacional do partido sob a presidência de Rui Rio.

Foi eleita vereador após ter encabeçado a lista da coligação PSD/CDS-PP nas eleições autárquicas em 2021 e, apesar da sua candidatura não ter vencido as eleições, recebeu do vencedor e atual presidente Rondão Almeida os pelouros da Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo município (Castelo), gestão do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia, dos Museus Municipais, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e Arquivos, da coordenação de Elvas Património Mundial e da Feira Agrícola.

Antes de ser eleita, Calado era docente, formada em ensino de Português e Inglês pela Universidade de Évora e lecionava na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e no Instituto Politécnico de Portalegre.

À família enlutada, a Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências.

Agredido proprietário de café em Campo Maior

O proprietário do Xisto Café, na Rua Capitão Manuel António Vieira, nº 1, Campo Maior, junto à estatua do Comendador Rui Nabeiro foi agredido esta tarde.

António Luís Caldeira Carrapato, de 59 anos, foi agredido por vários indivíduos e sofreu cortes profundos nas costas, num braço e na face, provocados pela quebra da vitrine de exposição de produtos,  no interior do café.

Um indivíduo que alegadamente terá provocado desacatos e insultado o proprietário anteriormente, terá tentado entrar no estabelecimento, reagindo de forma violenta, partindo o mobiliário, a vitrine do café e agredido o proprietário. A esse individuo juntaram-se outros que também o agrediram. Outros clientes de alguma idade, tentaram serenar os acontecimentos e também foram agredidos.

Segundo o Comandos Sub-regional de Portalegre, o alerta foi dado às 17.15 horas, tendo a vítima sido transportada para o Hospital de Santa Luzia em Elvas, pela ambulância do INEM. No local estiveram os Bombeiros de Campo Maior e a GNR.

A Rádio ELVAS contactou o comandante do Destacamento de Elvas que confirmou a existência de “uma rixa”, mas quando a patrulha chegou ao local “já não encontrou os alegados agressores”.

Segundo o relato de proprietários de cafés de Campo Maior à Rádio ELVAS, há também vários casos de pessoas que em grupo consomem e não pagam. O Xisto Café encontra-se fechado.

Portalegre: “Damas da Noite” este sábado à noite no CAEP

“Damas da Noite – Uma Farsa de Elmano Sancho” é o espetáculo apresentado, na noite deste sábado, 24 de junho, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), no âmbito de “Junho em Cena – Mostra de Teatro”.

O início do espetáculo, para maiores de 16 anos, está marcado para as 21h30. Os bilhetes têm um custo de cinco euros.

Sinopse:

Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expectativas à volta do seu nascimento para levantar o véu de “Damas da Noite”: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que “Damas da Noite” encena. Para erguer essa figura ficcionada chamada Cléopâtre, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas “vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”. São “flores que abrem de noite”, intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”. Através dessa interpretação paradoxal da diferença, “Damas da Noite” explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite. Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, “rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.

Espaço Cénico: Samantha Silva

Desenho de Luz: Alexandre Coelho

Assistência de Encenação: Paulo Lage

Produção Executiva: Nuno Pratas

Interpretação: Elmano Sancho, Dennis Correia aka Lexa Black, Pedro Simões aka Filha da Mãe

Co-produção: Casa das Artes de Famalicão, Culturproject, Loup Solitaire, Teatro Nacional D. Maria II, TNSJ

Apoio à Circulação: Direção-Geral Das Artes

Outros Apoios/Parceiro Institucional: República Portuguesa/Ministério da Cultura, Deixa o Amor Passar

Los Romeros este sábado na Praça de Touros de Bencatel

A Junta de Freguesia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, promove na noite deste sábado, 24 de junho, uma festa de inauguração da iluminação da Praça de Touros da aldeia.

A festa, com início às 22 horas, vai contar com as atuações de Los Romeros, Chicas del Rio e Dj S-Silva. As entradas são livres.

Caminhada solidária da Loja Social é domingo em Campo Maior

Para assinalar o 10º aniversário da Loja Social, em Campo Maior, o município promove amanhã, domingo, 25 de junho, uma caminhada solidária.

A vereadora na Câmara, São Silveirinha, revela que os interessados em participar devem “contribuir com bens alimentares que revertem para as famílias carenciadas do concelho de Campo Maior”.

Loja Social em Campo Maior que comemora dez anos na quinta-feira e para assinalar o aniversário decorre amanhã uma caminhada, marcada para as 9.30 horas, no jardim municipal.

Este sábado há sardinhada em São Vicente

Uma sardinhada, promovida pela Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, tem lugar esta noite de sábado, 24 de junho, junto ao pavilhão multiusos da freguesia.

Hélio Roldão, presidente da coletividade, revela que este é acima de tudo “um momento de convívio, entre a população”, de forma de assinalar o Dia de São João.

Esta sardinhada tem início a partir das 20 horas, no pavilhão multiusos de São Vicente e Ventosa.

AF Portalegre conquista Liga de Bronze do Torneio Lopes da Silva

A Seleção Distrital de Portalegre conquistou a Liga de Bronze do Torneio Lopes da Silva, a
mítica competição que neste ano decorre nos distritos de Castelo Branco e Guarda e que
anualmente junta as Seleções de Futebol Masculino Sub-14 das 22 Associações Distritais e
Regionais do país.

A equipa orientada pelos treinadores Hugo Lopes, André Alfaia, Mário Claudino e Francisco Teixeira garantiu presença nesta fase da competição após defrontar as Associações de Futebol do Porto, Coimbra e Castelo Branco (com duas derrotas e um empate, respetivamente).

Na Liga de Bronze, a AF Portalegre venceu a AF Horta (2-0) e a AF Bragança (2-1) e empatou com a AF Angra do Heroísmo (1-1), combinação de resultados que bastou para a conquista desta fase da prova.

O Presidente da Direção, Daniel Pina, mostra-se “muito orgulhoso por esta conquista” e
aproveita para sublinhar que “o mais importante é o facto de os nossos atletas terem conseguido mostrar-se aos Selecionadores Nacionais”, um dos principais propósitos deste
Torneio.

Daniel Pina faz “um balanço geral muito positivo de toda a época, tanto no masculino como no feminino, uma vez que as nossas Seleções alcançaram muito boas
prestações ao longo de 2022/2023”.

Conferência em Campo Maior “10 Anos de Uma Vila Solidária”

O Centro de Ciência do Café acolheu ontem, dia 23 de junho, a conferência “10 Anos de Uma Vila Solidária – Campo Maior, Interioridade e Inovação Social”, que marcou uma década de atividade do Projeto “Campo Maior Vila Solidária da Europa”.

Na sessão de abertura participaram Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro, Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior e Catarina Marcelino, Vice-Presidente do Instituto da Segurança Social.

O Presidente do Município, Luís Rosinha, na sua intervenção na sessão de abertura, realçou o trabalho efeito por este Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) no sentido de “promover laços entre pessoas de diferentes origens, de diferentes crenças e de diferentes culturas, fortalecendo ligações e promovendo uma comunidade mais coesa, unida e solidária.

Seguiram-se as intervenções de Maria Manuel Valentim, em representação do Coração Delta/CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, José Miguel Leonardo, Assessor do Comité Executivo da Randstad Portugal, sobre Emprego, Formação e Qualificação, e de Beatriz Imperateri, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, sobre Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil.
A sessão de encerramento ficou a cargo de Sandra Cardoso, Diretora da Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social e de João Manuel Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro.

Tiro ao alvo dos JAA este sábado em São Vicente

O Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa acolhe, hoje, sábado, 24 de junho, uma prova de tiro ao alvo, inserida na edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo (JAA).

Esta é uma modalidade que tinha sido interrompida, nos Jogos do Alto Alentejo, devido à pandemia e que este ano foi retomada, uma vez que “tem sempre muita participação”, revela Duarte Claudino, técnico de Desporto na Comunidade Intermunicipal dos Jogos do Alto Alentejo adiantando que, no total “são cerca de 60 os participantes, em equipas de cinco atiradores, dos vários municípios do distrito”.

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de São Vicente e Ventosa é parceira, na organização desta prova, uma vez que se dedica à prática da modalidade. Hélio Roldão, presidente da Associação revela que “para além da organização, também será oferecido um lanche a todos os participantes”.

Hélio Roldão acrescenta que, por parte da Associação irão participar, na prova, dez atletas, garantindo que “é uma mais-valia poder organizar esta prova”.

A prova, hoje, tem início marcado para as 14.30 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa.

Festival de Folclore este sábado na Casa do Povo de Orada

A cerimónia de abertura das “Comemorações dos 85 Anos do Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal – Festival de Folclore da Orada 2023”, tem lugar este sábado, 24 de junho, na Casa do Povo de Orada e está marcada para as 12 horas.

A iniciativa conta ainda com mostra de artes e sabores, pelas 15.30 horas, seguindo-se às 16.30 horas um momento musical e pelas 21.30 horas o Festival de Folclore.

De recordar que a freguesia de Orada, no concelho de Borba, foi uma das 12 finalistas do referido concursos, pelo que agora é altura de lembrar esta participação que lhe deu o título de uma das mais autênticas aldeias de Portugal.

Estado de saúde de Paula Calado e Miguel Velasques

Paula Calado, vereadora no Município de Elvas e o seu companheiro Miguel Velasques, funcionário no mesmo município, sofreram ontem um acidente de viação, tendo resultado feridos com gravidade.

O estado de saúde de Paula Calado inspira mais cuidados, uma vez que a vereadora continua em estado muito grave, encontrando-se em risco de vida, com prognóstico reservado, podendo não resistir aos graves ferimentos sofridos.

Paula Calado está no Hospital de São José, em Lisboa, para onde foi transportada no helicóptero que aterrou em plena Nacional 4.

Miguel Velasques, que também sofreu ferimentos graves, tem várias fraturas nas costelas, punho e nariz, embora se encontre fora de perigo, internado no Serviço de Observação (SO) no Hospital do Espirito Santo, em Évora.

O acidente de moto ocorreu na Estrada Nacional 4, sentido Elvas – Lisboa, antes de chegar à localidade de Vimieiro, no concelho de Arraiolos, perto da entrada do Monte Velho, ao km 127.

A Rádio ELVAS avançou ontem com a noticia em primeira mão ver Aqui

Município de Elvas cancela agenda deste fim de semana

As atividades previstas pela Câmara Municipal de Elvas para este fim de semana foram canceladas, devido ao estado de saúde da vereadora Paula Calado (ver aqui).
Não se vão realizar os Percursos pelo Património; a inauguração da exposição de João Pires, 50 anos de fotografia no Museu António Tomaz Pires; e a Visita Especial ao Forte de Santa Luzia.
Estes eventos serão reagendadas para datas a designar.

Cancelada inauguração da exposição no Museu de Arte Contemporânea de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas, em virtude do acidente sofrido na manhã desta sexta-feira, dia 23, pela vereadora Paula Calado, decidiu cancelar a inauguração da nova exposição do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, “Contravisões. A Fotografia na Coleção António Cachola. Parte 2”.
A cerimónia estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 26, mas já não se irá realizar e todos os espaços relacionados com a exposição irão permanecer encerrados, abrindo em data posteriormente a anunciar.

Arronches celebra este sábado o feriado municipal

Arronches assinala este sábado, 24 de junho, o feriado municipal com várias iniciativas, ao longo do dia.

O presidente da Câmara, João Crespo, revela que este dia “é o mais importante para a população” e começa com o içar das bandeiras, às 9 horas com o desfile da Banda de Alegrete pelas ruas da vila e ao meio-dia à missa solele por alma de todos os arronchenses”.

Tendo em conta a “forte aposta turística, por parte do município, na promoção turística deste território”, revela João Crespo”, pelas 17 horas será apresentada a nova marca turística do concelho”, no auditório do Centro Cultural.

Para além disso, está também agendada uma corrida de touros às 22 horas, que segundo João Crespo conta com “um cartel muito interessante”. Em praça, vão estar os cavaleiros Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Miguel Moura e as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Arronches e Académicos de Elvas.

Feriado municipal em Arronches que é comemorado com diversas iniciativas, ao longo do dia.

Arraial de São João este sábado em Degolados

No mês dos Santos Populares, a Junta de Freguesia de Degolados, em Campo Maior, vai promover um Arraial de São João esta noite de sábado, 24 de junho, no Largo da Igreja.

Num momento que vai contar com a típica sardinhada de verão, a partir das 21h30 vai haver ainda animação com o duo musical R&C.