A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora esta quinta-feira, dia 15 de junho, o 145º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.
O Comando Distrital de Portalegre tem por missão “assegurar a legalidade democrática e garantir a segurança de pessoas e bens não só na capital de distrito, como também na cidade fronteiriça de Elvas”.
Em comunicado a PSP refere que, atualmente, a área de responsabilidade territorial deste Comando é de, aproximadamente, 90 km², com uma densidade populacional de cerca de 337 habitantes/km², repartida pelas cidades de Portalegre e Elvas”.
A sua estrutura compreende “a sede do Comando Distrital, em Portalegre, e a Divisão Policial de Elvas. Em cada uma destas subunidades existem ainda quatro Esquadras: uma de Competência Genérica e três de Competência Específica (Trânsito, Investigação Criminal e Intervenção e Fiscalização Policial).
Da atividade operacional levada a cabo no ano de 2022 o Comando Distrital de Portalegre da PSP destaca a “detenção de 241 cidadãos, na sequência de vários ilícitos criminais, sendo 116 por condução de veículo sob a influência do álcool, 57 por condução sem habilitação legal, 14 por tráfico de estupefacientes, entre outros; a realização de 483 operações de fiscalização rodoviária e de 1295 contactos e ações de sensibilização de prevenção criminal; a apreensão de 39 armas, 128 munições, cerca de 3kg de liamba, 1.556 doses de haxixe, 2.768 doses de heroína e 544 de cocaína; a realização de 43 cursos de formação e atualização técnica e cívica para o uso e porte de armas, abrangendo-se cerca de 90 formandos; o envio de 507 armas para destruição; e, o início de 215 processos de contraordenação por infrações várias ao “regime jurídico das armas e munições” e demais legislação sobre explosivos, bem como a conclusão de outros 327.
No ano de 2022 o Comando de Portalegre primou, especialmente, “pelo reforço da visibilidade policial, promoção da segurança rodoviária e investimento na consolidação do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), no sentido de fortalecer a segurança objetiva dos cidadãos e reduzir a criminalidade”.
Da implementação desta estratégia realça-se, desde logo, a “redução dos crimes contra a propriedade, nomeadamente dos furtos. Em 2019 (ano pré-pandemia) registaram-se 276 furtos e em 2022, 187 (-32,2 %)”.
A cooperação técnico-policial e o intercâmbio de informações com o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha foram também algumas das grandes apostas no ano transato, tendo-se realizado cinco ações em território nacional e nove em território espanhol, entre patrulhas conjuntas e sessões de esclarecimento a alunos do ensino secundário de Portalegre e Elvas, que efetuaram viagens de finalistas para o país vizinho na altura da Páscoa.
Nos primeiros meses de 2023, o Comando Distrital de Portalegre tem-se empenhado em “comunicar mais e melhor com a comunidade que serve”, não só direta e presencialmente, como ainda através das redes sociais e dos próprios órgãos de comunicação social.