Badajoz nomeia Rui Nabeiro como Filho Adotivo

Foi a 25 de março que, por unanimidade, a autarquia de Badajoz deliberou distinguir, a título póstumo, o comendador Rui Nabeiro, como filho adotivo da cidade.

A cerimónia que concretizou a distinção aconteceu esta manhã, no salão nobre do município da cidade vizinha, com o alcaide, Ignácio Gragera, a homenagear o empresário campomaiorense, na presença da família Nabeiro e a Rádio ELVAS como único orgão de comunicação português presente.

“Hoje é um dia muito especial para a cidade de Badajoz e para a Eurocidade, que formamos com Elvas e Campo Maior. Depois de uma vida de proximidade e de generosidade palpável, Rui Nabeiro foi um empreendedor dedicado e incansável. Se somos os que somos, de certeza que é graças a ele e ao seu empenho para melhorar o mundo”, garante o alcaide.

João Manuel Nabeiro começou por agradecer: “obrigado a Badajoz, em nome do alcaide Ignácio Gragera, que personifica todos os pacenses. O meu pai tinha Badajoz no seu coração. Sei que o Comendador Rui Nabeiro queria que os laços de amizade se estreitassem com todos os amigos de Badajoz, para sempre”. “Era um humanista no sentindo mais amplo da palavra e a sua dedicação aos outros era constante. Era um líder ao serviço, punha as necessidade dos outros antes das suas. Em cada esquina um amigo”, diz ainda.

O filho do Comendador recordou ainda algumas frases do seu pai, como “toda a comunidade cabe dentro do coração”, lembrando que Rui Nabeiro sempre valorizou a amizade e a esperança”. Terminou com a célebra frase: “se quiséssemos, o mundo seria maravilhoso”.

Para Ivan Nabeiro, neto do comendador, é “um grande orgulho” esta homenagem feita ao seu avô, até porque, em Badajoz, Rui Nabeiro “sentia-se em casa”. Já Marcos Bastinhas, outro dos netos de Rui Nabeiro, considera que este foi um “reconhecimento muito especial”, num dia também ele “muito especial”.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este é um “reconhecimento mais que justo e merecido”. “É uma extensão daquilo que foi a vida do senhor Comendador, porque Badajoz, a fronteira e o lado espanhol estiveram presentes em toda a sua vida empresarial”, diz ainda.