Exposição de Artesanato e Doçaria em São Vicente com “casa cheia”

Até domingo, 28 de maio, o pavilhão multiusos de São Vicente e Ventosa acolhe a sétima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria, promovida pela junta de freguesia.

Com o evento, inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira, lembra o presidente da junta, João Charruadas, procura-se dar oportunidade aos artesãos de mostrar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, bem como àqueles que têm dedo para os doces darem a provar as suas iguarias.

Com uma adesão de expositores muito superior a anos anteriores, e para que nenhum ficasse de fora, revela ainda, foi preciso “dividir os stands”. “Nos outros anos, tinham sido só 19 expositores e este ano temos aí 26 ou 27. Temos casa cheia em termos de expositores e dou-lhes os parabéns e agradeço-lhes, porque a exposição é feita por eles e para eles”, assegura.

Em paralelo à mostra, não faltam atividades para miúdos e graúdos: “temos atividades em termos culturais e literários, temos exposições, diversão, música, para além dos stands, com o artesanato, bebidas, queijos, chouriços, roupa… um pouco de tudo”.

A pensar já na próxima edição do evento, e tendo em conta a adesão crescente de expositores, João Charruadas confessa que já lhe foi sugerido realizar o certame ao ar livre. Contudo, e não sendo uma hipótese totalmente descartada, explica que isso iria acarretar maiores custos à junta de freguesia, uma vez que seria necessário alugar stands e palco.

Nesta primeira noite da Exposição de Artesanato e Doçaria, para além do grupo de Cantares Alentejanices, sobe ao palco do multiusos de São Vicente o cantor Jorge Guerreiro.

Lembrando os dias intensos que viveu em Elvas, enquanto rei do Carnaval, Jorge Guerreiro, a atuar pela quarta vez em São Vicente e Ventosa, garante já sentir-se “em casa”, sendo sempre “um gosto” regressar à freguesia e ao concelho.

Encontro de VW Carocha de Cabeço de Vide é este sábado

O 11º Encontro de Volkswagen (VW) Carocha de Cabeço de Vide está marcado para amanhã, sábado, 27 de maio.

João Ribeirinho Leal, da Comissão Organizadora, revela que “Cabeço de Vide vai estar em festa, porque vai receber os amantes de carochas que vêm de norte a sul do país onde evidenciamos o valor histórico-cultural desta viatura mítica, que foi criada nos 30, e juntamos esta homenagem à viatura, com uma homenagem ao patrono deste encontro, que foi Joaquim Firmino Costa Pinto, que foi a pessoa que, mais carochas teve, na zona”.

Ribeirinho Leal adianta que este ano o encontro tem início às 11 horas, “na Avenida da Libertação, em frente à casa de Joaquim Firmino Costa Pinto, segue-se o desfile por Cabeço de Vide e depois seguimos para o Crato, onde iremos almoçar; após de almoço, são entregues os prémios nas categorias de: carro em melhor estado de conservação, melhor restaurado e com a matrícula mais antiga”. Segue-se uma visita ao Museu do Padre Belo e ao Mosteiro de Flor da Rosa.

Este membro da Comissão Organizadora diz ainda que este encontro se assume como “muito positivo para a região e para Cabeço de Vide”, adiantando que do júri do concurso para entrega de prémios faz parte o elvense Eduardo Cristiano, que é “um expert no que aos carros clássicos diz respeito”.

Los Palomos: Badajoz celebra diversidade de 1 a 10 de junho

Rocío Roxell, La Mare, Vicco e Agoney são alguns dos artistas que vão animar a festa dos Palomos, em Badajoz, que se realiza de 1 a 10 de junho.

O festival volta a ter a Alcazaba como cenário principal, com os Djs, como Piterarnao, Don Peipe e Supersexy Sound System, a atuarem junto à Porta de Palmas.

Durante dez dias, o público poderá ainda desfrutar de um vasto leque de atividades, como exposições, a tradicional corrida pela diversidade (marcada para dia 4), pela margem direita do Guadiana, um passeio de caiaque, colóquios, sessões de karaoke e a rota LGBT, com vários pratos disponíveis, dedicados em exclusivo ao evento, em mais de vinte estabelecimentos da cidade.

A edição deste ano do evento contempla também, no dia 3, o Palom@s Kids: uma programação destinada aos mais novos e às famílias, com o espetáculo musical “La Peke Party” e uma sessão de “Drags Kids Cuentacuentos”, pela mão da drag queen Femurosa.

A programação completa do evento para consultar aqui.

Casa EquiAtiva apresentada amanhã em Campo Maior

A nova associação de Campo Maior, a “Casa EquiAtiva” é apresentada este sábado, 27 de maio, no CIFA – Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior.

Com o objetivo de prestar apoio a crianças, jovens e adultos portadores de deficiência, bem como às suas famílias, o projeto surge da união de esforços entre três mulheres: as educadoras de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e a geógrafa Dália Nunes.

“Verificámos que havia muitas lacunas na área da deficiência, então juntámo-nos a ver o que poderíamos fazer relativamente a estas lacunas, e foi a partir daí que surgiu a associação”, revela Anabela Carlos.

Além da ajuda a pessoas portadoras de deficiência, a associação pretende também “dar um apoio às famílias”, explica Anabela, uma vez que “muitas vezes sentem-se perdidas e não sabem a quem recorrer”.

A Casa EquiAtiva vai ter a sua sede na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

A apresentação do projeto vai acontecer este sábado no auditório do CIFA, a partir das 10h00, num momento que conta com uma programação diversificada durante toda a manhã.

Pelas 10h30 acontecerá a apresentação propriamente dita do projeto, seguindo-se pelas 11h00 uma conversa, sobre o tema “A deficiência chegou, e agora?”. Já pelas 11h45, tem lugar um pequeno momento musical seguido de um espaço para testemunhos de vida. Ao fim da manhã, pelas 12h30, acontece a sessão com debate aberto ao público sobre “Direito à inclusão – que leis nos regem?”.

Consulte o programa completo de seguida:

 

Primeira Reunião Ibérica de Cirurgia é em Elvas este sábado

A primeira Reunião Ibérica de Cirurgia vai decorrer em Elvas, este sábado, dia 27 deste, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).

Trata-se de um evento pioneiro, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Santa Luzia de Elvas e tem como tema central Patologia Ano-Rectal Benigna.

O diretor do Serviço de Cirurgia do hospital de Elvas, Miguel Ángel, revela que “foi criada uma consulta específica, em Elvas, para fazer cirurgia com laser em hemorroidas e fístulas, daí vieram muitos médicos formar-se aqui, por isso fazemos esta reunião para trocarmos impressões sobre o que nós fazemos aqui e o que os outros médicos fazem nos hospitais, espanhóis e portugueses, onde trabalham”.

Este tipo de tratamento já existe, desde 2017, no Hospital de Santa Luzia, tendo começado com o tratamento de varizes e sido um dos primeiros hospitais a realizar este tipo de cirurgia e daí começamos a publicitar esta cirurgia, para tratar hemorroidas e fístulas, que “é mais rápida e tem uma melhor recuperação”.

O médico Miguel Ángel revela que, em termos de benefícios, para o utente, esta cirurgia, no que diz respeito às hemorroidas dura cinco minutos, o doente sai no mesmo dia e o pós operatório não causa feridas, uma vez que é feito com laser”. Quanto ao tratamento para dores, a recuperação é melhor e mais rápida, e esta é uma cirurgia e pode ser repetida as vezes que forem necessárias”.

O diretor do Serviço de Cirurgia do hospital de Elvas espera que esta primeira reunião ibérica traga “benefícios para o hospital e para a população da cidade”.

A primeira Reunião Ibérica de Cirurgia vai decorrer, em Elvas, no CNT, amanhã, dia 27. Com espaço para debate e apresentação de novas técnicas de intervenção, o evento tem início marcado para as 8.30 horas e é dedicado a profissionais de saúde. Durante a tarde, está ainda agendada uma visita guiada ao Forte da Graça.

Campo Maior acolhe Encontro Nacional de Centros de Formação do SNS

Campo Maior acolhe hoje o II Encontro Nacional de Centros de Formação do Serviço Nacional de Saúde. O evento, que tem lugar no Centro de Ciência do Café, é organizado pela Associação Portuguesa de Centros de Formação do SNS.

O presidente da associação, Jorge Oliveira, explica que a escolha do Alentejo para a realização deste evento nacional é um importante passo na descentralização deste tipo de eventos.

Este ano com a temática dedicada ao “Pensar o Futuro”, Jorge Oliveira explica que estes encontros nacionais servem para “desconstruir o que existe, pensar de novo”. “O que queremos que os centros de formação sejam no futuro e que competências que as pessoas que lá trabalham tenham. A maior parte dos centros de formação ainda têm uma visão muito tradicional, institucional e nós queremos que passem a ser centros de futuro, de criatividade, de humanização”, acrescenta, referindo que este é “um desafio muito grande que temos pela frente”.

Até Campo Maior, acorreram profissionais de todo o país, incluindo ilhas. Uma das participantes deste encontro é Teresa Alvim, diretora de recursos humanos do Hospital Beatriz Ângelo, em Lisboa.

Explica que aquilo que a motivou a vir foi “a importância que o mesmo tem, porque dá-nos uma visão mais completa e maior conhecimento”. “São pessoas que vão ajudar-nos imenso a melhorar a nossa atuação e formação dentro do hospital”, acrescenta.

O II Encontro Nacional de Centros de Formação do Serviço Nacional de Saúde contou também com a presença do empresário João Manuel Nabeiro, em representação do Grupo Nabeiro, que na sessão de abertura realçou este “momento significativo em torno de um tema fundamental: a aprendizagem contínua e a capacitação pessoal e profissional na melhoria dos serviços no SNS”.

“Este encontro é um estímulo valioso no sentido de facilitar a expansão de horizontes, a troca de experiências significativas, a integração de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências relevantes”, acrescentou.

Na ocasião, estiveram ainda presentes o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, Vitor Herdeiro, o presidente da Unidade de Saúde Local Norte Alentejo, Joaquim Araújo, e o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.

ACD Belhó e Raposeira promove Torneio de Futsal Cidade de Elvas

O 2º Torneio de Futsal “Cidade de Elvas” disputa-se a partir da próxima segunda-feira, 29 de maio, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova.

A competição, organizada pela Associação Cultural e Desportiva (ACD) da Belhó e Raposeira, contempla jogos de seniores masculinos e femininos, veteranos e sub-13 misto.

Com prémios para os finalistas, o sorteio dos jogos é realizado no domingo, dia 28.

Gastronomia e artesanato em São Romão este fim de semana

A 2ª Feira da Gastronomia e Artesanato de São Romão decorre entre sexta-feira e domingo, dias 26 a 28 de maio, numa organização da Junta de Freguesia de Ciladas.

O evento é inaugurado às 18 horas de sexta-feira, dia 26, e até domingo conta com diversas atividades desde gastronómicas, musicais e culturais.

A programação completa para conhecer no cartaz, abaixo:

Festa dos Aventais este fim de semana em Portalegre

Três anos depois, a Festa dos Aventais volta a realizar-se em Portalegre. A centenária festa decorre ao longo deste fim de semana, dias 27 e 28, sábado e domingo, no Mercado Municipal da cidade.

Estava prevista a realização do evento na Serra de São Mamede, mais propriamente no espaço exterior do restaurante ‘A Lareira da Serra’; contudo, revela a organização, as condições meteorológicas adversas que se prevêem para o fim de semana, obrigaram a uma alteração excecional de local.

A Associação Grupo Pró-Portalegre volta, com a Festa dos Aventais, a “cumprir a tradição e assegurar a valorização e difusão dos mais de 200 Aventais de Portalegre, do Concurso de Aventais, dos workshops de aventais para crianças, da Marcha dos Balões e do ‘Ataque ao Farnel’”.

Programa completo do evento:

Cerveja artesanal e petiscos no Castelo de Alandroal até domingo

A segunda edição do Festival A Beer In The Sky arranca ao final da tarde desta sexta-feira, 26 de maio, no Castelo de Alandroal, onde decorre até domingo, dia 28.

Com destaque para “as cervejas artesanais da região, do país e algumas estrangeiras, a preços acessíveis, o evento conta também com alguns petiscos regionais, elaborados pelas associações locais”, como revela o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo.

Para além da cerveja e dos petiscos, há também “animação musical e animação de rua, no espaço do Castelo que convida ao convívio, num fim de semana diferente”, garante João Grilo.

No total, são 20 os stands presentes, onde para além da cerveja há também produtores de vinho. João Grilo salienta que este é um festival “acessível a todos, que vale a pena conhecer, onde no Castelo de Alandroal reinará o bom ambiente”.

Aliada a este certame decorre, amanhã, uma color run, com partida do Complexo Desportivo da vila. O presidente da Câmara de Alandroal afirma que esta iniciativa vai levar “mais cor às ruas”, através das cerca de 200 pessoas que já se inscreveram e às quais o município irá oferecer uma bebida dentro do Festival, sendo esta uma “ponte muito interessante entre o desporto e o próprio Festival”.

Cervejas artesanais e petiscos regionais são os ingredientes chave da segunda edição do Festival “A Beer in The Sky”, que tem início hoje, às 19 horas, no Castelo de Alandroal e decorre até domingo.

Apoio ao arrendamento por parte Governo na rubrica da “DECO”

O Governo aprovou uma das medidas de apoio ao arrendamento anunciadas no pacote Mais Habitação, para ajudar as famílias a fazer face aos elevados custos habitacionais em Portugal.

Na edição desta semana da rubrica da “Deco”, a jurista na Delegação Alentejo, da Associação para a Defesa do Consumidor, a Sofia Batista, revela que este apoio, mensal, tem a duração, no máximo, de cinco anos e destina-se a famílias com uma taxa de esforço superior a 35%. No entanto, este apoio tem o valor máximo de 200 euros, no caso de ser inferior a 20 euros é pago a cada seis meses.

Tudo para saber sobre este apoio, quem tem o pode receber e a forma como é pago, na edição desta semana da rubrica da “Deco”, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Junta de Freguesia da Expectação promove rastreio cardiovascular

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, decidiu assinalar o mês do coração com um rastreio aberto à população.

Da medição da glicémia, colesterol e tensão arterial, o objetivo foi o de “controlar a situação cardiovascular das pessoas”, diz Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação.

“Como maio é o mês do coração pensámos neste evento porque muitas pessoas a partir de certa idade estão em casa, sedentários, passam o tempo sentados numa cadeira (…) e a Junta de Freguesia está a tentar ajudar para que as pessoas tenham uma vigilância mais diária da sua saúde”, acrescenta, sublinhando que “estes pequenos gestos podem fazer a diferença”.

Numa ação que decorreu na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, nas instalações da Curpi, em Campo Maior, Ana Maria Samora foi uma das habitantes campomaiorenses que aderiu à iniciativa.

Sempre é bom virmos para ver como temos a tensão, a glicémia e o colesterol, porque nós muitas das vezes nem vamos aos centros de saúde ver como é que a nossa saúde está”, admitiu.

A intenção da Junta da Freguesia da Nossa Senhora da Expectação é a de repetir a iniciativa para o próximo ano.

“Link Me Up” projetos de cocriação apresentados no IPP

A sexta edição do Final Pitch do Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo realiza-se esta sexta-feira, dia 26, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Este projeto prevê a formação de equipas de cocriação de inovação, multidisciplinares, compostas por estudantes do ensino superior e do ensino secundário profissional, empresas e professores que, em conjunto, refletem sobre os desafios reais das empresas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e orientação estratégica futura.

Nesta edição, são apresentados nove projetos de cocriação, no Anfiteatro E1 – Edifício 2, no Campus Politécnico, às 16 horas, com a possibilidade de assistir online AQUI.

As apresentações destes projetos vão ser avaliadas para selecionar a equipa (de entre as participantes na quinta edição e na presente sexta edição) que representa o Politécnico de Portalegre no concurso nacional e na Semana Nacional, organizada pelo IPCA, em Barcelos e Braga, de 12 a 15 de junho.

O projeto é financiado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Assembleia Geral de “O Elvas” a 5 de junho

A reunião da Assembleia Geral extraordinária de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos tem lugar no dia 5 de junho, segunda-feira, na sede social da Rua dos Chilões.

Na ordem de trabalhos, constam a leitura, discussão e votação da ata da Assembleia Geral anterior; esclarecimento e análise da atual situação financeira do clube; SAD – futebol sénior, época de 2023/2024; e ainda outros assuntos de interesse para o clube.

Esta reunião magna dos azuis-e-ouro está marcada, em segunda convocatória, para as 21 horas.

Câmara de Elvas aprova concerto no jardim a 10 de junho

O Câmara Municipal de Elvas aprovou a realização de um concerto pela Orquestra de Sopros do Alto Alentejo, no Jardim Municipal, em Elvas, a 10 de junho. A iniciativa consta da apresentação ao público, em Elvas, deste projeto musical da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.

A deliberação foi tomada na passada quarta-feira, dia 24, na reunião do executivo em Santa Eulália (fotografias ao lado), onde a licença de ruído para o Centro Artístico Elvense foi aprovada, assim como a alteração à programação das reuniões da Câmara Municipal nas freguesias, com a inclusão de Vila Fernando.

O executivo aprovou designar Raquel Conceição como a representante para o Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo. Aprovadas as propostas do SAAS de apoio económico e a alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, no que respeita às Bolsas de Estudo.

Os eleitos deliberam aprovar a atribuição dos prémios em falta aos atletas participantes na 32ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas. A proposta de aceitação de doação de voucher para aquisição de livros para os fundos documentais da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo foi aprovada.

A proposta para estágios de Formação em Contexto de Trabalho – Curso de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas foi igualmente aprovada.

Os eleitos aprovaram as seguintes cedências: material ortopédico, nomeadamente duas camas articuladas à Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso; Centro de Negócios Transfronteiriço à Paróquia de San Benedetto (Guanzate e Bulgarograsso) da Diocese de Milão, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude 2023; auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, para realização de peça de teatro e apresentação do livro da escritora Maria João Lopo de Carvalho; espaço da Câmara Municipal de Elvas à PSP de Elvas; cadeiras à Câmara Municipal de Estremoz; joper para a rega do Centro Hípico de São Brás e São Lourenço; entradas gratuitas no Castelo, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, MACE e MAEE, para os participantes nos torneios do Clube Escola Ténis de Elvas; Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas para concerto do Coral Públia Hortênsia de Castro; sala polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, à Fundación Caja Badajoz; instalações e equipamentos à ASDEFUBA; transporte ao Rancho Folclórico de Elvas; e transporte a “O Elvas” CAD.

Foram também atribuídos apoios ao Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, a “O Elvas” CAD, ao Clube Elvense de Natação (adiantamento de duodécimos e logístico).

No fim da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Elvas apresentou as obras e atividades realizadas nesta freguesia, assim como os projetos futuros, entre os quais a ampliação do Lar de Santa Eulália, com a possibilidade de oferta de mais 21 camas, num investimento superior a um milhão de euros.

Ainda para Santa Eulália, foram anunciados o calcetamento de ruas, em cubos de granito; a criação de uma pista pedonal; e a criação de uma gare para contentores de resíduos domésticos. Em termos de projetos de habitação, o Município de Elvas pretende investir num novo loteamento, no terreno junto à bomba de combustível, com a possibilidade de nove fogos destinados a habitação geral; nove fogos de habitação evolutiva; e nove fogos, para o 1º Direito, de renda social.

Apresentações de livros esta sexta-feira na Feira do Livro de Campo Maior

Está a decorrer a Feira do Livro de Campo Maior. Até sábado, são centenas as obras literárias nacionais e internacionais pelas quais se pode deixar encantar.

Organizado pelo Município de Campo Maior, na edição deste ano  Largo do Barata foi o local escolhido, no sentido de tentar chegar mais perto das pessoas.

O grande objetivo desta Feira do Livro é o de promover a leitura, não só nas crianças mas também nos adultos, numa altura em que a leitura “deixou de estar na moda, caiu em desuso, por causa das redes sociais”.

“Mas não há nada que seja igual ao cheiro de um livro novo, ao folhear do livro e àquilo que a leitura nos proporciona de podermos estar em vários sítios”, refere a vereadora da Cultura da Câmara de Campo Maior.

Com iniciativas abertas a toda a comunidade, para este sábado está prevista a apresentação livro de poesia infantil “Trolaró” de Carla Santos, para o 1.ºciclo, às 10h30 e para o 2.º ciclo às 11h30.

Já pelas 16h00, tem lugar a apresentação do livro “Filhas do Vento” de Fátima Moura da Silva, dirigido aos alunos do 3.º ciclo, secundário e comunidade em geral.

O paraíso do entretenimento na ponta dos dedos

Os casinos online começaram a tornar-se numa forma de entretenimento há muitos anos mas, somente há pouco tempo o negócio começou a expandir-se, principalmente porque as plataformas começaram a investir num marketing pesado e relacionado com as redes sociais. 

Vários influencers famosos em diferentes áreas começaram a jogar em plataformas como o https://mr.bet/pt e mostrar em suas redes como elas funcionam e isso motivou as pessoas que já aproveitavam dos sites de casino online e também as que ainda não conheciam esse universo.

O primeiro passo para quem quer começar a jogar é entender bem o que as plataformas podem oferecer. Os sites de casino online são uma extensão dos casinos presenciais, ou seja, os jogadores encontram os jogos de casino como jogos de caça-níqueis, roleta, blackjack, etc., dentro de uma plataforma online com um design criado para que os usuários realmente se sintam dentro de um casino. 

Os jogos não precisam ser baixados e muitos deles permitem que o jogador jogue de maneira ao vivo com um dealer, que é o representante do casino que dá as cartas e gerência o jogo.

Como escolher o melhor casino online

A vantagem de jogar em um casino online é ter diversos jogos na palma da mão, além de poder ganhar um dinheiro extra caso tenha sorte. Mas, ainda que as plataformas ofereçam um ambiente divertido, alguns pontos devem ser levados em consideração no momento de escolher a plataforma correta.

Segurança

A segurança é extremamente importante, o usuário deve verificar se o casino é regulado e licenciado, pois isso garante que ele segue as leis do seu país-sede. Outro ponto é verificar se existe o certificado de proteção de dados, que é um certificado que garante que os dados dos jogadores são criptografados desde o momento que o usuário entra no site.

Para verificar se um site possui esse certificado, o usuário deve olhar ao lado do endereço web se existe um cadeado, caso sim, o site possui o certificado SSL.

Quantidade de jogos

A quantidade de jogos é importante pois dá ao jogador mais possibilidades de diversão. Nos maiores casinos online os usuários encontram jogos como:

  • Caça-níqueis;
  • Roleta;
  • Poker;
  • Blackjack;
  • Jogos instantâneos;
  • Baccarat.

Facilidade de navegação 

Apesar das pessoas estarem cada vez mais conectadas, é importante que um casino online ofereça uma boa experiência em relação ao design e para isso todo um estudo anterior deve ser feito pelos designers e até mesmo pela equipe de marketing da empresa.

Essa facilidade de navegação ajuda não só os usuários novos mas também os mais antigos que querem se aprofundar em novos jogos e aproveitar de todos os recursos que possam ser oferecidos.

Serviço ao cliente

Poder entrar em contato com a plataforma é outro ponto extremamente importante. O cliente precisa ter uma forma de acesso ao casino para tirar suas dúvidas e fazer reclamações ou até mesmo enviar sugestões.

Normalmente, os casinos oferecem opções como chat ao vivo, email ou número de telefone.

Avaliação dos outros usuários 

Os usuários podem pesquisar avaliações relacionadas às plataformas e essa é uma maneira de entender mais os pontos fortes e fracos de um site através das experiências de outros clientes.

Aproveitando o casino

Existem diversas maneiras de aproveitar os casinos online. Os grandes casinos oferecem uma ótima variedade de jogos como por exemplo jogos de caça-níqueis, que são jogos temáticos rápidos onde os jogadores devem conseguir após clicar no botão de girar uma linha de pagamento. 

Os jogos de caça-níqueis podem oferecer diversos prêmios e alguns deles possuem a função jackpot, que pode acumular valores realmente altos já que a cada jogo feito e não ganho o casino aumenta o prêmio.

Para aqueles que gostam de algo mais refinado, é possível jogar jogos de mesa, como roleta e blackjack. Apesar de muitas pessoas acharem que jogos de roleta são todos iguais, na verdade existem diferenças fundamentais neles. Os jogos de roleta mais comuns são três: roleta americana, europeia e francesa. 

Cada tipo de roleta possui suas próprias regras, que o jogador pode verificar no menu dos jogos e, inclusive, as roletas europeias e francesas possuem maior probabilidade de ganho do que a americana.

No geral, os usuários de casino online podem aproveitar de diferentes tipos de jogos na ponta dos seus dedos, sem precisar baixá-los ou ocupar a memória dos seus celulares já que os jogos são 100% online. Essa é uma ótima forma de se divertir em qualquer lugar e, caso tenha sorte, ainda ganhar dinheiro real.

Estremoz associou-se à iniciativa “Bom Dia Cerâmica”

Estremoz voltou a participar nas Jornadas Europeias das Cidades Cerâmicas “Bom Dia Cerâmica”, que decorreram no passado fim de semana, dias 20 e 21.

Durante estes dois dias, os espaços do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho e do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz tiveram entrada gratuita e os visitantes puderam assistir, ao vivo, ao trabalho desenvolvido por diversos artesãos.

Fotos: município de Estremoz

Veja aqui o programa das Festas de Portalegre para sexta 26

O programa das Festas de Portalegre para sexta-feira, dia 26 de maio contempla os seguintes eventos:

Às 10h00 Uma prova de atletismo, a “Estafeta Solidária São Bernardo”, com e partida e chegada à Avenida George Robinson, com passagem pela Praça da República e Rossio, numa organização dos Formandos e Militares do CFP/GNR

Às 15h30, tem lugar as “Conversas em Portalegre” – Seminário subordinado ao tema “O MOSTEIRO DE S. BERNARDO E A GNR”, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, organizado pelo IDECI – Instituto para o Desenvolvimento, Cultura e Ciência.

Jorge Guerreiro atua esta sexta-feira em São Vicente

A sétima edição da Exposição de Artesanato e Doçaria decorre entre esta sexta-feira e domingo, dias 26 e 28 de maio, no Pavilhão Multiusos de São Vicente, depois de três anos de interregno.

Este ano, o número de expositores é superior, num total de 20, vindos de várias partes da região, num certame onde se pretende dar destaque “aos produtos regionais, ao nível da doçaria e artesanato, bem como aos espetáculos musicais que são sempre um ponto alto”, revela o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, esperando que estes dias sejam, acima de tudo, de “convívio entre todos”.

Esta noite, é Jorge Guerreiro quem atua no Pavilhão Multiusos, sendo que até domingo são várias as atividades para crianças, bem como atuações musicais que decorrem no certame.

Esta sexta-feira, 26 de maio, a inauguração do certame está marcada para as 19 horas, seguindo-se, às 21.30 horas, a atuação do Grupo de Cantares Alentejanices e, pelas 23 horas, é Jorge Guerreiro quem anima a noite.

A partir da meia-noite e meia, a animação está garantida com música dos anos 80/90.

Futsal: AFP contesta condições de acesso à III Divisão Nacional

A Taça Nacional Sénior Masculina de Futsal inicia-se este sábado, 27 de maio, tendo uma vez mais os campeões distritais necessidade de participar nesta prova para terem acesso à III Divisão nacional de futsal na época 2023/2024.

Como na mesma estrutura federativa não podem existir “dois pesos e duas medidas”, a Direção da Associação Futebol Portalegre (AFP) diz que “o futsal distrital continua a não ser respeitado” e reafirma a posição que já anteriormente tornou pública.

Num comunicado enviado à nossa Redação, pode ler-se que “no futebol (com cinco equipas) o campeão distrital tem acesso direto ao Campeonato de Portugal em 2023/24; já no Futsal (com dez equipas) o campeão distrital tem de ir à Taça Nacional de Seniores para ter acesso à III Divisão nacional na referida época”.

Significa isto, segundo a AFP que, “na próxima época e tal como já aconteceu em 2022/23 e também anteriormente, serão vários os Campeões Distritais de Futsal que não vão ter lugar na III Divisão Nacional, uma realidade que não traduz nem o mérito desportivo nem a representatividade das Associações Distritais e Regionais”.

“Não é compreensível que, quando existiam apenas duas divisões nacionais, os campeões distritais tinham acesso direto à II Divisão Nacional e agora, com três divisões nacionais, os campeões distritais não tenham esse acesso direto à III Divisão”.

A AFP tem sido uma das Associações Distritais e Regionais que “mais têm reivindicado, de forma incansável, a alteração deste modelo competitivo junto dos responsáveis do futsal da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que sempre se mostraram intransigentes relativamente a esta situação”.

“Até quando será necessário esperar para que, de uma vez por todas, seja feita justiça e os campeões distritais tenham acesso direto às competições nacionais?”, questiona a Associação de Futebol de Portalegre.

Avis: Quercus alerta para proliferação de cianobactérias na Albufeira do Maranhão

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vem alertar para a ocorrência de grandes manchas de cianobactérias na Albufeira do Maranhão, concelho de Avis, que ao longo das últimas semanas se têm depositado ao longo das suas margens.

“Esta é uma situação que se tem, infelizmente, repetido ao longo dos últimos anos e que poderá trazer riscos à saúde humana, à saúde animal e ao ambiente em geral, uma vez que algumas das espécies de cianobactérias produzem toxinas, com efeitos negativos, por contacto ou ingestão. Algumas cianotoxinas são cancerígenas e podem inclusive ser letais a partir de determinada dose”, revela o núcleo da Quercus, em nota de imprensa.

Perante este cenário, a Quercus “exige a intervenção imediata das autoridades competentes, de modo a que situação em causa seja rapidamente analisada e possam ser determinadas as causas deste fenómeno”. A associação ambientalista apela também a que as autoridades locais, “como medida de prevenção e até a que existam conclusões relativamente às análises que certamente serão realizadas, impeçam o acesso público aos locais de concentração destas cianobactérias, pelos perigos que as mesmas podem representar”.

A Quercus relembra ainda que ao longo dos últimos anos foram instalados milhares de hectares de olival intensivo e superintensivo nas margens da Albufeira do Maranhão, pelo que “insta as entidades competentes a estudar uma eventual relação causa-efeito entre esta instalação e o fenómeno que está a ocorrer, dado que a proliferação de cianobactérias pode ter origem em processos de eutrofização, devido ao excesso de nutrientes que são utilizados na agricultura”.