Vila Viçosa quer “experiência única e memorável” na Feira Renascentista

A Feira Renascentista de Vila Viçosa está de regresso entre os dias 8 e 11 de junho, ao recinto do Castelo, sendo este o local principal onde se desenrolam as atividades.

No entanto, este ano, no Paço Ducal há, no feriado de 10 de junho, pelas 23 horas, “um espetáculo especial”, garante o município.

Através desta iniciativa, o Município de Vila Viçosa pretende “disponibilizar a todos aqueles que os visitarem uma experiência histórica única e memorável”.

A programação completa e o mapa do certame já podem ser consultados nas imagens abaixo:

 

Até dia 31 aproveite campanha de descontos na Lusiberia

É já dia 4 de Junho que abre, para esta temporada de verão, o Parque Aquático Lusiberia, em Badajoz.

Até dia 31, pode beneficiar de uma campanha de preços com descontos para passes de 7, 15 e 30 dias (ver aqui).

As diversas atracções do parque aquático, que fica junto às instalações da IFEBA em Badajoz, têm tobogãs, várias piscinas (uma delas de ondas), o rio Aventura e uma piscina infantil que garantem muita diversão a todos.

Na Lusiberia, não só encontra escorregas, água e muita diversão, mas também restaurantes, atividades e muito mais (veja aqui).

Criança de Arraiolos com leucemia procura dador de medula óssea

Diogo Arroches, de apenas dez anos, precisa de encontrar um dador de medula óssea compatível.

Esta criança, natural e residente em Arraiolos, vê-se a braços com uma recidiva de leucemia, doença que teve aos cinco anos, altura em que enfrentou tratamentos de quimioterapia.

O Diogo está, atualmente, internado no IPO de Lisboa, em tratamento, sendo que a sua salvação passa por um transplante de medula óssea.

Nesse sentido, através de uma campanha de angariação de dadores, lançada nas redes sociais, está-se a apelar a todas as pessoas que tenham entre 18 e 45 anos para fazer o teste de compatibilidade.

Os interessados devem dirigir-se ao Serviço de Imunohemoterapia do Hospital do Espírito Santo de Évora, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e entre as 14 e 16 horas.

FICOR regressa a Coruche já esta quinta-feira

A 15ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, este ano subordinada às temáticas
do Ano Europeu das Competências, realiza-se em Coruche, entre amanhã, 25 de maio, e domingo, dia 28.

O programa, repleto de eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, espetáculos e exposições, alia ainda conferências e debates a desfiles de moda, concertos, artesanato ou provas de vinho no espaço Wine & Cork.

Aos concertos de Monda e Beatriz Rosário, somam-se o desfile de moda Coruche Fashion Cork, a exposição de pintura “A Cortiça na Arte Contemporânea”, de Alves Piloto, o Playnetário no Espaço Criança e Sustentabilidade, a arrasadora Festa M80 ou, no último dia de FICOR, a Corrida das Pontes e da Família.

Valorizando o montado de sobro como nicho ecológico e económico de valor inestimável e reforçando a liderança internacional de Portugal no setor, a FICOR abre novamente uma janela de Coruche para o mundo, assumindo-se como certame internacional capaz de reunir os principais atores da fileira do sobreiro e da cortiça. Porque Coruche é Capital Mundial da Cortiça.

São incontáveis os motivos de interesse da maior feira de cortiça do país, que reúne expositores, produtores, transformadores e agentes económicos nacionais e estrangeiros da fileira no Centro de Exposições e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, reservado para conferências e debates.

A forte aposta do Município na FICOR mantém-se, como “reflexo do trabalho desenvolvido em prol da fileira da cortiça”, afirma Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche. “É legítimo que, sendo Coruche a Capital Mundial da Cortiça, seja este o local privilegiado para realizar e acolher o único certame nacional dedicado ao recurso natural da cortiça”, observa a vereadora, assumindo que, em 2023, Ano Europeu das Competências, a FICOR representa também “um investimento acrescido, mais eficaz e inclusivo na formação e na melhoria de competências”. “Queremos aproveitar todo o potencial da mão-de-obra e adequar as aspirações e as competências das pessoas às oportunidades no mercado de trabalho, em particular no respeita às transições ecológica e digital, bem como à recuperação económica”, acrescenta.

O programa completo para consultar aqui.

Alunos do 6.º ano aprendem como funcionam os órgãos autárquicos

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, acompanharam na tarde do dia 23 de maio duas turmas do 6.º ano numa visita aos vários órgãos do poder local democrático.

Esta foi uma iniciativa integrada na disciplina de História e Geografia de Portugal e serviu para os alunos contactarem de perto com os vários órgãos eleitos do concelho, de forma a perceber melhor o processo político a nível local, para além de ficarem a conhecer melhor o processo de tomada de decisões, assim como a forma como se articula o trabalho entre o Município, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do concelho de Campo Maior.

A visita terminou no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Campo Maior, onde Luís Rosinha e Jorge Grifo explicaram aos pequenos campomaiorenses toda a dinâmica de trabalho no Município, havendo ainda oportunidade para ouvir algumas sugestões.

Alunos da ESAE realizam saídas de campo no projeto ABC

O InnovPlantProtect, em parceria com a Escola Superior Agrária de Elvas, tem diversas saídas de campo programadas. No âmbito do projeto ABC, a primeira focou-se nos insetos e em como eles podem ser amigos da agricultura.

Para João Moura (na imagem), que estuda tecnologia de produção agropecuária, o facto de a escola ter entrado neste projeto é muito importante, uma vez que, no terreno, os alunos descobriram como “instalar armadilhas e ficaram a conhecer alguns dos insetos que são combatentes das pragas”.

O estudante refere que a sustentabilidade é “um dos pontos chaves da agricultura” e que o modo de produção da agricultura biológica “é um dos métodos fundamentais para proteger o solo”. João Moura refere ainda que aprendeu muito com os investigadores do InnovPlantProtect sobre o combate a pragas.

As saídas de campo da Escola Superior Agrária de Elvas estão em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão ou no podcast abaixo:

(A)mostra de Cinema Português até domingo em Estremoz

A (A)mostra de Cinema Português está de regresso ao Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, entre esta quarta-feira, 24 de maio, e domingo, dia 28.

A programação da iniciativa contempla um conjunto de filmes, curtas e longas-metragens de animação, documentário e ficção, com temáticas, abordagens e propostas distintas.

Uma programação, segundo a Câmara de Estremoz, “deliberadamente democrática”, conjuga a exibição de primeiras obras, primeiros gestos, através de uma seleção de filmes recentes, de jovens realizadores, com obras de autores mais estabelecidos e reconhecidos.

Estão confirmadas a presença de José Miguel Ribeiro, realizador do filme de animação “Nayola”, Carlos Conceição, realizador de “Nação Valente”, e Dídio Pestana, realizador de “Sobre Tudo Sobre Nada”.

Programação completa:

Produção e transformação de alimentos em ambiente sustentável debatidas em Elvas

A Escola Superior Agrária de Elvas vai receber o 6º Simpósio “Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável” já amanhã, quinta-feira, 25 de maio.

Este simpósio tem como objetivo divulgar conhecimentos, apresentar e estimular o pensamento e as ações inovadoras para acelerar as transformações do sistema agroalimentar.

O 6º Simpósio constitui-se num momento interinstitucional centrado na divulgação de conhecimento e num estímulo para a evolução de projetos conjuntos entre as várias instituições do consórcio e com a integração de novas instituições com trabalho relevante nas áreas em debate.

Neste contexto, adota-se uma perspetiva de continuidade relativamente aos Simpósios anteriores que decorreram noutras instituições de Ensino Superior: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

Este simpósio é patrocinado pelo projeto de investigação DM4YOU “Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida” financiado pelo PRR e liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e no qual participam instituições de ensino superior, empresas e associações regionais e nacionais.

O sector agroalimentar está a ser condicionado por um conjunto diversificado de fatores que vão desde a situação pandémica ao crescimento demográfico, passando pelas alterações climáticas, pela escassez dos recursos da terra e da água, pela evolução tecnológica e pelas políticas públicas no âmbito da agricultura, da alimentação, da saúde e do ambiente.

Vencer estes desafios obriga a uma capacidade de inovação sem precedentes. A possibilidade de os vir a ultrapassar com sucesso implica que a ciência e a tecnologia devam estar alinhadas com os comportamentos da agroindústria e dos consumidores, envolvendo medidas ambientalmente mais sustentáveis.

O futuro da alimentação deve passar por uma abordagem integradora dos diversos saberes disciplinares relacionados com as problemáticas da alimentação e avaliadas com base em conhecimentos científicos sólidos. Só através de um diálogo entre o conhecimento científico e tecnológico e os saberes locais é que será possível encontrar soluções capazes de contribuir para a difusão de dietas saudáveis e sustentáveis, acessíveis para todos. A cultura, a tradição e os modos de produção e de alimentação do passado e do presente, vão ter que ser reinventados no futuro contexto global, regional e local, com realismo e com o apoio à moderna ciência e tecnologia.

Este simpósio tem como objetivo divulgar conhecimentos, apresentar e estimular o pensamento e as ações inovadoras para acelerar as transformações do sistema agroalimentar.

Elvense Leonor Abreu lança o seu primeiro single “Outra Vez”

A elvense Leonor Abreu lançou, recentemente, o seu primeiro single intitulado de “Outra Vez”, acompanhado de videoclip.

Foi ainda em criança que Leonor Abreu começou a gostar de música, tendo ingressado na Academia de Música de Elvas, onde começou a estudar e aprender a tocar piano; foi, a partir daí, que a música começou a ganhar outro dinamismo na sua vida.

Depois de ter lançado uma primeira música, que segundo diz, “ainda amadora e que se chama Ainda ‘Somos Pequeninos’”, esta elvense lança agora este primeiro single, em que a letra é da sua autoria, e explica que “foi um projeto de 11 meses, o videoclip foi gravado em Lisboa e gravado e editado em estúdio”.

Este single fala de amor, “em que uma rapariga que se apaixonou pela primeira vez, em que o seu primeiro grande amor lhe partiu o coração”, revela Leonor Abreu.

Leonor Abreu sente-se “muito orgulhosa” deste seu trabalho e de todas as pessoas que a ajudaram e considera que “é uma sensação incrível ver que consegui fazer algo a sério e gostei muito do resultado final”.

Toda a produção desta música bem como o videoclip contou com a participação de “Tomás Lopes, na guitarra, João Batuca, que tratou de gravar e editar a parte de estúdio, Joaquim Abreu foi o figurante do videoclip e Bernardo Gomes Almeida e Diogo Branco foram os produtores

“Outra Vez” é o nome do primeiro single da elvense Leonor Abreu, que já pode ouvir aqui.

Associação “Casa EquiAtiva” apresentada este sábado no CIFA

A nova associação de Campo Maior, a “Casa EquiAtiva” é apresentada no próximo sábado, 27 de maio, no CIFA – Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior.

Com o objetivo de prestar apoio a crianças, jovens e adultos portadores de deficiência, bem como às suas famílias, o projeto surge da união de esforços entre três mulheres: as educadoras de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e a geógrafa Dália Nunes.

“Verificámos que havia muitas lacunas na área da deficiência, então juntámo-nos a ver o que poderíamos fazer relativamente a estas lacunas, e foi a partir daí que surgiu a associação”, revela Anabela Carlos.

Além da ajuda a pessoas portadoras de deficiência, a associação pretende também “dar um apoio às famílias”, explica Anabela, uma vez que “muitas vezes sentem-se perdidas e não sabem a quem recorrer”.

A Casa EquiAtiva vai ter a sua sede na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

A apresentação do projeto vai acontecer este sábado no auditório do CIFA, a partir das 10h00, num momento que conta com uma programação diversificada durante toda a manhã.

Pelas 10h30 acontecerá a apresentação propriamente dita do projeto, seguindo-se pelas 11h00 uma conversa, sobre o tema “A deficiência chegou, e agora?”. Já pelas 11h45, tem lugar um pequeno momento musical seguido de um espaço para testemunhos de vida. Ao fim da manhã, pelas 12h30, acontece a sessão com debate aberto ao público sobre “Direito à inclusão – que leis nos regem?”.

Inscrições para os programas OMTL e Férias Ativas em Elvas

As inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), da Câmara Municipal de Elvas, estão abertas até dia 15 de junho, assim como para a iniciativa Férias Ativas, esta destinada aos alunos de 1º ciclo.

O objetivo do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres, com início a 15 de julho, destinado a alunos com mais de 18 anos e menos de 25, explica o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, é “ocupar os jovens, no período de férias, que irão receber uma bolsa de 120 euros, para os ajudar em algumas despesas”.

Já os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Elvas podem inscrever-se na iniciativa Férias Ativas, que decorre entre 5 de julho e 31 de agosto.

As inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), da Câmara Municipal de Elvas que estão abertas até dia 15 de junho, assim como para a iniciativa Férias Ativas, esta destinada aos alunos de 1º ciclo e estende-se também às freguesias rurais do concelho. As inscrições devem ser feitas no Balcão Único do município.

Sorteio de sexta-feira do Euromilhões com jackpot de 77 milhões

O sorteio de ontem, 23 de maio, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que o jackpot em jogo, na sexta-feira, dia 26, será de 77 milhões de euros.

Três apostadores no estrangeiro amealharam o segundo prémio, de 187 mil euros. Para Portugal vem um dos sete terceiros prémios, no valor de 18.700 euros.

Num total de 38 jogadores, três deles em território nacional, conquistaram o quarto prémio, de 1.074 euros.

A chave vencedora de ontem era composta pelos números 5, 6, 14, 23 e 34 e pelas estrelas 2 e 11.

A divulgação destes resultados não dispensa a consulta na página oficial dos Jogos Santa Casa.