Homem de 83 anos encontrado sem vida na estrada da Calçadinha

Um homem de 83 anos foi encontrado sem vida na estrada da Calçadinha, em Elvas.

Segundo a Rádio ELVAS soube no local, a
vizinha estranhou “o facto da porta da residência e do veículo do senhor estar aberto ontem. Hoje pela manhã estava na mesma.”

Esta situação fez com que tivesse alertado as autoridades que à chegada ao local, tivessem encontrado o homem sem vida, em posição de cúbito ventral.

Os Bombeiros Voluntários de Elvas e o INEM estiveram no local, tendo solicitado a presença do médico legista que viria a autorizar o levantamento do corpo, por volta das 17 horas.

As autoridades responsáveis tomaram conta da ocorrência para averiguar as causas da morte.

 

Festas da cidade de Portalegre já foram inauguradas

As Festas da cidade, em Portalegre, já decorrem na capital de distrito, sendo que a cerimónia de inauguração oficial teve lugar junto à Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira, 19 de maio, ao som do grupo Bombos D’ Arraia.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre, revela que o programa destas festas “é muito dinâmico e repleto de atividades para todos os gostos, com artistas para todas as idades”, destacando o facto de a entrada ser gratuita, o que para si “é fundamental que as pessoas possam desfrutar, de tudo, sem pagar”.

Para além de estarem representadas as coletividades e associações do concelho, estas festas também se fazem de gastronomia e momentos culturais. A presidente garante que “estão reunidas todas as condições para que estas sejam umas festas em grande, que são acima de tudo para os portalegrenses e para toda a região”.

O objetivo este ano foi ter “um grande dinamismo” nestas Festas, abrangendo várias áreas, “desde a cerimónia solene, no dia 23, onde serão condecoradas algumas entidades, bem como a homenagem a João Tavares e temos que aprender a dar valor aos nossos e à nossa terra e por isso apelo ao orgulho portalegrense”.

Presente neste ato inaugural esteve o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, que destacou o facto de estas festas serem “uma referência, de muita qualidade e que se têm afirmado, ao longo dos últimos dois anos, o que é bom para Portalegre e para toda a região”.

O programa deste primeiro dia inclui às 20 horas um Espetáculo Musical do grupo de música tradicional portalegrense “Os Lagóias”, no Palco do Jardim da Corredoura

Pelas nove da noite, atua no mesmo local o grupo de Dança, Grupo Flamencura. Às 22h30 sobem ao palco da Avenida George Robinson os D.A.M.A. Já a partir da meia noite Dj artur, anima os presentes também no palco da Avenida George Robinson.

As Festas de Portalegre decorrem até à próxima terça-feira, contando com um conjunto de atividades bastante diversificado.

“28ª Feria del Mueble y la Decoración” na IFEBA Badajoz até domingo

A “28ª Feria del Mueble y la Decoración” (móvel e decoração) foi inaugurada esta sexta-feira, dia 19, pelo “alcaide” de Badajoz, Ignacio Gragera, acompanhado da “consejala” responsável pela IFEBA, Blanca Subirán.

Durante três dias, este evento dedicado ao mobiliário e decoração reúne inúmeras atividades e secções de apresentação, mostrando as novidades e tendências do segmento têxtil, lar e jardim.

O espaço “Home, Sweet Home” procura estimular a imaginação do visitantes, com o contributo dos estudantes da Escola de Arte e Design Superior de Mérida.

Até domingo, a IFEBA reúne os adeptos da decoração e mobiliário na “28ª Feria del Mueble y la Decoración”.

Programa cheio das Festas de Portalegre com Ivandro no sábado

Neste sábado, 20 de maio, o programa das Festas de Portalegre tem muitas atividades e para quase todos os gostos.

Às 10h00, no Mercado Municipal, numa organização dos Ases do Pedal, realiza-se o Torneio de Tiro ao Alvo.

Entre as 10 e as 12h00 realiza-se o Encontro do escalão “Traquinas e Petizes” – Os Estrelinhas, no Estádio Municipal de Portalegre, numa organização do Sport Club Estrela.

Às 10h30 pode assistir à Dança para bebés até aos 3 anos, no Palco do Jardim da Corredoura, numa organização da EsPasso de Dança Catarina Miranda.

Entretanto, no Estádio Municipal Eduardo de Sousa Lima, às 11h00 decorre o Torneio Carolina Mendes Sub – 12 Feminino – Futebol de 7, numa organização da  Associação de Futebol de Portalegre.

Em vários horários, 10h00 – 12h30 e 15h00 – 17h30 realiza-se o Encontro Nacional de Karaté, no Pavilhão Municipal de Portalegre, numa organização do Clube de Artes Marciais do Alto Alentejo.

À tarde, pelas 14h00 o Dress a Girl Grupo de Portalegre promove o desfile “DRESS A GIRL”, no Palco do Jardim da Corredoura.

Pelas 15h00, no mesmo local será vez da EsPasso de Dança Catarina Miranda apresentar o  Espetáculo de Dança Contemporânea.

O Orfeão de Portalegre promove, pelas 16h30, o Encontro de Coros no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

Às 17h00, a Casa Museu José Régio acolhe “Gigantes Enterrados – Poesia Visual baseada na Toada de Portalegre”.

O atletismo também terá uma prova, trata-se da Milha Urbana Cidade de Portalegre que terá a partida às 18horas, com Partida no Largo do Semeador e passagem pela Rua 1º de Maio, Rossio, Avenida da Liberdade, Rua General Lacerda Machado, com a chegada montada na Rua Guilherme Gomes Fernandes.

Quem organiza é a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre/União de Freguesias da Sé e São Lourenço e as inscrições pode ser feitas no site: www.aadp.pt

Às 18h00 tem lugar  “Dança a 3 Gerações: Avós, Pais e Filhos”  Aberto a toda a população, no palco do Jardim da Corredoura, numa organização da Escola Silvina Candeias, Professora Ana Candeias.

Uma hora e meia mais tarde, pelas 19h30, no mesmo local, no Palco do Jardim da Corredoura realiza-se o espetáculo musical / CONCERTO de ACORDEÃO por João Almeida e Rodrigo Amaro.

Às 20h30, outro espetáculo Musical, desta feita com THE LAGOYANS, também no Palco do Jardim da Corredoura.

IVANDRO atua a partir das 22h30 no palco da Avenida George Robinson.

Fecha a noite o DJ S-Silva, no palco da Avenida George Robinson.

Dois passeios de automóveis antigos em Borba no fim de semana

Borba vai ser o destino de dois passeios de automóveis antigos no fim de semana de 20 e 21 de maio.

No dia 20, sábado, é a vez da cidade ser visitada pelo Passeio de Carros Antigos, organizado pelos Carros Amigos e Atividades da Região Sul (CAARS): vai ligar Alcochete a Borba e os veículos vão ficar em exposição no Largo da Fonte das Bicas, durante todo o dia.

No dia 21, domingo, Borba recebe um Passeio de Minis, no âmbito do International Mini Meeting (IMM) 2023. Os carros irão ficam expostos na Praça da Republica entre as 13 e as 15 horas.

AF de Portalegre organiza nove jogos no fim de semana

A aproximação do final da época desportiva reduz a atividade; assim, a Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza apenas nove encontros de cinco competições no fim de semana de 20 e 21 de maio, sábado e domingo: dois desafios de duas provas de futebol e sete partidas de três competições de futsal.

A competição informal de benjamins sub-11 de futebol, fase única, tem um jogo no sábado às 10.30 horas: Fronteirense – Portalegrense.

Na competição informal de benjamins sub-10 de futebol, fase única, há um desafio no sábado às 10.30 horas: “O Elvas” – Nisa.

O torneio de encerramento de juvenis de futsal tem duas partidas marcadas para sábado: Monfortense – Avisenses (10.30 horas) e Eléctrico A – Eléctrico B (11.30 horas).

No torneio de encerramento de infantis de futsal, há três jogos no sábado: Eléctrico A – Eléctrico B (10 horas), Avisenses – Monfortense (10.30 horas) e Sousel – Montargilense (11 horas).

O torneio de encerramento de benjamins de futsal tem dois encontros: Sousel – Montargilense (sábado às 9.30 horas) e Avisenses – Eléctrico B (domingo às 10.30 horas).

Autores elvenses divulgam obras na Feira do Livro de Badajoz

Ao longo da 42ª edição da Feira do Livro de Badajoz, os municípios que compõem a Eurocidade, Badajoz, Elvas e Campo Maior, divulgaram os autores dos três concelhos.

No stand da EuroBEC estiveram à venda livros de vinte autores elvenses, tendo o Município de Elvas promovido a apresentação de obras, autores e venda de livros, entre as quais as apresentações de Teresa Guerreiro na temática poesia; Rui Jesuíno na temática fronteira; e Joaquim Santos na temática infanto-juvenil.

O certame contou ainda com a presença e apresentação dos autores Nuno Franco Pires e Isabel Stilwell, ambos com obras de narrativa transfronteiriça, numa iniciativa que tinha como objetivo a missão de divulgar a cultura elvense.

Homem detido em Portalegre por posse de armas proibidas

Um homem de 36 anos foi detido ontem, 18 de maio, no concelho de Portalegre, pela GNR, por posse de armas proibidas.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado, os militares, “ao abordarem a viatura verificaram que o suspeito tinha várias armas no seu interior, tendo sido de imediato apreendido o seguinte material: 11 munições, uma pistola, um punhal e um boxer.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Esta operação, desenvolvida pelo Destacamento Territorial de Nisa, contou com o reforço do Posto Territorial de Portalegre e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Portalegre.

A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, “quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma”.

Arraiolos pintada a aguarela por André Leitão em exposição

Chegou a Arraiolos para dar aulas de Educação Física, mas rapidamente percebeu que, naquela vila, no coração do Alentejo, tinha muitos motivos para dar asas à imaginação e inspiração suficiente para dar continuidade ao seu projeto de arte.

André Leitão, que tem retratado os locais para onde viaja, através não só do desenho, mas também da escrita e da música, e que tem divulgado este seu trabalho numa plataforma digital, vê agora a sua arte, dedicada a Arraiolos, saltar dos seus cadernos e do online para se materializar numa exposição, que pode ser visitada, a partir desta sexta-feira, 19 de maio, na Biblioteca Municipal da vila.

Iniciado em 2017, revela o artista, o projeto “Céu de Baunilha” inclui já trabalhos relacionados com cerca de 14 viagens, incluindo Marrocos, Japão e Veneza. “Andei um bocadinho por todo o lado, mas a minha profissão, na realidade, não é esta. Sou professor de Educação Física do Primeiro Ciclo e, tendo sido colocado em Arraiolos, pensei porque não transformar isto numa viagem e retratar Arraiolos num dos meus cadernos e foi isso que eu fiz”, revela o artista natural do Porto.

No caso de Arraiolos, e no trabalho que desenvolveu, André Leitão deu destaque, entre outros, ao castelo da vila, à biblioteca municipal, à vida quotidiana e às paisagens, incluindo as cegonhas que fazem os seus ninhos nos postes de eletricidade. “O que eu desenho, normalmente, é a vida das pessoas. Gosto muito do quotidiano”, assegura.

Garantindo que não faltou assunto para produzir este caderno que dedicou a Arraiolos, até porque “em cada canto da vila há uma coisa interessante para desenhar”, o artista explica que procura sempre retratar a realidade através de banda desenhada. Parte de uma conversa que teve com algumas tapeteiras de Arraiolos, no centro interpretativo, também está neste caderno. “Gosto de pôr, às vezes, uns balõezinhos de conversa, quando converso com as pessoas”, adianta.

Ainda que o trabalho de André Leitão seja mais abrangente, esta exposição é focada apenas na componente do desenho. Contudo, quem quiser descobrir a visão do artista sobre Arraiolos, num todo, através também da música e de um conto, poderá fazê-lo através da internet, na plataforma Behance (ver aqui: https://www.behance.net/ceubaunilha).

A exposição “André Leitão desenha Arraiolos” pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, até dia 2 de junho, na Biblioteca Municipal da vila, onde é inaugurada esta sexta-feira, pelas 18 horas.

Montemor reabilita Convento da Saudação com 5,9 milhões do PRR

São quase seis milhões de euros que, através da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura, Montemor-o-Novo vai ter ao dispor para o financiamento da reabilitação do histórico Convento da Saudação.

A notícia, anunciada ontem, 18 de maio, em Évora, pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na cerimónia de apresentação desta reprogramação, não podia ter deixado o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, mais satisfeito.

Para o autarca, os 5,9 milhões destinados ao Convento da Saudação, num total de nove milhões para todo o Alentejo, reflete e valida “a sua importância”. “Foram excelentes as notícias que foram confirmadas, oficialmente, pelo ministro da Cultura, na reprogramação do PRR para a Cultura, em que se acrescentam 40 milhões de euros aos 150 milhões já programados”, revela.

“Foi com grande alegria que recebi esta notícia e depois, em conversa com o ministro da Cultura, o mesmo expressou que é muito importante vir ao terreno, ver in loco as coisas, ver a importância do património”, adianta Olímpio Galvão.

Não tendo dúvidas que, depois da obra, o Convento da Saudação será uma “âncora turística e económica muito importante para o concelho de Montemor-o-Novo”, o espaço irá passar a ter uma outra dimensão, não só regional, mas também nacional.

Terminadas as obras, o convento voltará a ser, novamente, a casa da associação “O Espaço do Tempo” que, por ano, promove “mais de cem” residências artísticas. “É a associação cultural que tem mais residências artísticas, em termos nacionais e que, neste momento, está espalhada pela nossa cidade, mas que, desde o início deste século funcionava nas instalações do Convento da Saudação e para lá irá retornar”, garante o presidente da Câmara.

Sem esquecer aqueles que contribuíram para que este financiamento se tornasse uma realidade, Olímpio Galvão agradece ao antigo diretor artístico de “O Espaço do Tempo”, Rui Horta, que sempre “batalhou muito” neste sentido; à antiga ministra da Cultura, Graça Fonseca, que foi ela “quem deu um empurrão para que se acionar o fundo de salvaguarda, de 1,6 milhões de euros, porque se não hoje o Convento podia já ter abatido colunas; e ao atual ministro, Pedro Adão e Silva, “nesta reprogramação do PRR, que é validada por ele”. “Um agradecimento muito especial também à doutora Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, que teve um papel fundamental nesta reprogramação, ao conseguir trazer mais de nove milhões euros para o Alentejo e conseguir que o Convento da Saudação seja, finalmente, financiado, para que seja uma realidade, nos próximos anos”, diz ainda.

A sessão de apresentação da reprogramação do PRR para a área da Cultura realizou-se ontem, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Festas da Cidade começam em Portalegre esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 19 de maio, às 18 horas, será feita a inauguração oficial das Festas da Cidade, em Portalegre, com a concentração inicial junto do edifício da Câmara Municipal.

O programa do primeiro dia inclui uma arruada no Jardim da Corredoura e Avenida George Robinson.

Às 20 horas realiza-se um espetáculo musical, do grupo de música tradicional portalegrense “Os Lagóias”, no Palco do Jardim da Corredoura. Pela 21 horas, atua, no mesmo local, o grupo de dança Flamencura.

Uma hora e meia mais tarde, às 22h30, sobem ao palco da Avenida George Robinson os D.A.M.A.. A partir da meia-noite, a animação musical fica a cargo do DJ Artur, também no palco da Avenida George Robinson.

Taxa fixa no crédito à habitação na rubrica da DECO

O pacote de medidas + habitação apresentado pelo governo prevê que os bancos tenham que mostrar aos clientes soluções com oferta de taxa fixa, para que a prestação da casa não flutue tanto como as oscilações da taxa variável.

A grande vantagem da taxa fixa no crédito à habitação é o consumidor saber com o que contar todos os meses. E, perante uma subida acentuada dos juros, a opção pela taxa fixa pode revelar-se vantajosa e gerar poupanças relativamente à variável.

Optar por um crédito de taxa variável, historicamente mais barato a longo prazo, mas sujeito às oscilações da Euribor, ou fixar a taxa de juro e garantir constância mensal, mesmo que, no fim, possa pagar mais?

As vantagens e desvantagens à lupa da taxa fixa no crédito à habitação é o tema desta semana da rubrica da DECO, com a jurista Ana Sofia Batista, que pode ouvir no podcast abaixo:

Prémios do Concurso de Poesia entregues na Secundária de Elvas

O 25º Concurso de Poesia decorreu na manhã de ontem, quinta-feira, 18 de maio, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, cujos objetivos são fomentar o gosto pela poesia e incentivar a criatividade.

Este concurso contou com várias faixas etárias e, este ano, houve prémios para os 1º, 2º e 3º ciclos, ensino secundário e seniores. Foi o ano com mais poesias, cerca de 200, que chegaram de várias partes do país e de Espanha.

Durante a sessão de entrega de prémios, houve espaço para alguns momentos musicais com alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e Amigos e alguns alunos do 5º e 6º-B do Agrupamento de Escolas nº 3. Também as turmas 9º-B animaram este evento, com declamações em grupo dos poemas: “Amor é fogo que arde sem se ver” e “Ser poeta é ser mais alto”.

Os vencedores, para a categoria 1º ciclo, foram: Miguel Anjos Matias (3º prémio) com o poema “Oceano”; Joana Tenreiro Adagas (2º prémio) com o poema “O Mar”; e Érica Filipa Balsinhas Ferreira (1º prémio) com o poema “Halloween”.

Os vencedores, para a categoria 2º e 3º ciclos, foram: Mélissa Trindade Lopes (3º prémio) com o poema “Um Poema sobre um poema”; Maria Leonor Coelho Santos (2º prémio) com o poema “O amor”; e Gabriela Lopes (1º prémio) com o poema “Quero voltar a ser criança”.

Os vencedores, para a categoria ensino secundário, foram: Carlota Brinquete (3º prémio) com o poema “O que é o tempo?”; Santiago Travanca Carvalho (2º prémio) com o poema “Eu sou…”; e Margarida Reis (1º prémio) com o poema “A ténue linha que nos separa”.

Os vencedores, para a categoria seniores, foram: António Brinquete (3º prémio) com o poema “A minha janela”; Manuela Garcia Seco (2º prémio) com o poema “Barcos para todos os destinos”; e António Teixeira (1º ciclo) com o poema “Campo Maior ficou órfão”.

Joaquim Santos apresenta obra na Feira do Livro de Badajoz

A 42ª edição da Feira do Livro de Badajoz termina no próximo domingo e têm sido muitos os autores que ali têm apresentado as suas obras literárias.

Hoje, pelas 12 horas é Joaquim Santos que apresenta a sua obra “Os Gémeos e a Arca do Tempo – Um Encontro Acidental”.

Básquete de sub-16 e sub-18 do CEN joga em Beja domingo

As equipas de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) enfrentam no domingo, dia 21 de maio, uma jornada dupla em Beja, com os sub-16 e sub-18 a defrontar, na capital do Baixo Alentejo, as congéneres do Beja Basket Clube.

No sábado passado, 13 de maio, em Elvas, os sub-18 do CEN defrontaram e venceram a equipa da Associação Juvenil de Estremoz (AJES), enquanto no domingo, dia 14, os sub-16 receberem a equipa do Atlético Clube de Montemor-o-Novo, que levou a melhor, acabando por vencer a partida de forma “justa”, revelo o CEN, em nota de imprensa.

“Independentemente dos resultados obtidos no fim de semana, o mais importante foi a forma digna com que todos vestiram a camisola do CEN, dando mais um passo na sua evolução enquanto atletas, mas também enquanto jovens com valores e princípios bem estruturados”, lê-se ainda na referida nota.

Fernando Fitas apresenta livro “Um Corpo Sob o Pó” amanhã em Elvas

O escritor campomaiorense Fernando Fitas apresenta amanhã, 20 de maio,  pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo, a sua mais recente obra “Um Corpo Sob o Pó”, vencedora da quarta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa.

O autor refere que o livro é composto por poemas dedicados ao tema da perda: a perda de amigos, de familiares e até da casa dos pais. Fala sobre “um conjunto de coisas que, ao longo dos anos, fui perdendo, ao longo da vida”, diz Fernando Fitas.

Depois de ter sido apresentada em Campo Maior, a obra é agora dada a conhecer ao público de Elvas, cidade onde Fernando Fitas tem as suas raízes, apesar de ter nascido em Campo Maior.

“Ainda que eu tenha nascido em Campo Maior, as minhas raízes maternas e paternas radicam em Elvas. O meu avô paterno era primo ainda de um antigo futebolista do Elvas, o Rana, e o meu pai era de Vila Fernando”, elucida.

Escritor campomaiorense Fernando Fitas vai apresentar amanhã a sua mais recente obra, “Um Corpo Sob o Pó”, na Biblioteca Municipal de Elvas.

Feira de Maio arranca esta sexta-feira no Parque da Piedade

A Feira de Maio, em Elvas está de regresso hoje, sexta-feira, 19 de maio, ao Parque da Piedade, em Elvas, onde decorre até domingo, 21 de maio.

Numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, pretende-se, este ano, segundo revela o Juiz, Carlos Damião, que a feira seja “maior que no ano passado” e atraia “mais expositores”, que em anos anteriores.

No entanto, Carlos Damião explica que este ano, haverá “uma pista gigante de automóveis”, lamentando que o Festival da Juventude e Académico de Elvas, não seja na mesma altura, “porque atrairia muito mais pessoas”.

No total, são mais de 20 expositores de louças, entre outros artigos, haverá mais bares com comes e bebes, bem como os stands automóveis, que ali estarão representados e ainda os carrosséis.