A pouco mais de um par de jornadas para o fim das temporadas nas diversas ligas da Europa, alguns clubes já festejaram a conquista do título, como é o caso da Série A, onde o Napoli volta a erguer a Taça de Campeão de Itália, e outros ainda de calculadora na mão, fazem as últimas contas possíveis
Os campeonatos de futebol estão cada vez mais competitivos. Que o digam as casas de apostas que acompanham até o apito final, cada liga e cada prova, com resultados e classificações atualizados ao segundo.
A Liga Portugal
Matematicamente, ainda existem dois clubes que podem chegar a Campeões Nacionais: O SL Benfica e o FC Porto, separados por 4 pontos, a três jornadas do fim. O Benfica leva, óbvia, vantagem, tanto nos pontos (80), como nos golos marcados (72).
O SC Braga ocupa, por enquanto, um orgulhoso terceiro lugar, entrando para os “clubes grandes” da liga de futebol nacional.
O Sporting, com 67 pontos e a ocupar a quarta posição do campeonato, quer continuar na senda das últimas vitórias e, quem sabe, vencer o possível futuro campeão na penúltima jornada.
No fundo da tabela, Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara “jogam as últimas cartadas” para evitar os dois últimos lugares de desclassificação.
La Liga – Espanha
A 13 pontos do segundo lugar, o FC Barcelona já é campeão de Espanha, ainda que faltem cinco jornadas para o fim do campeonato, que correspondem a 15 possíveis pontos. Atlético de Madrid e Real Madrid lutam pelo segundo lugar, separados por 1 ponto, mais por uma questão de orgulho do que por um efeito prático. Tanto o segundo e o terceiro lugar da liga espanhola dão acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.
Os campeões expectáveis e esperados
Não devendo cantar vitória antes do último remate, algumas equipas e ligas europeias apresentam o futuro campeão sem grandes surpresas. Na Ligue 1, o Paris Saint Germain segue na dianteira com mais 6 pontos do que o Lens. Na Bundesliga, o Bayern de Munique deverá erguer (mais uma vez) a taça de Campeões. Mas a luta está renhida e apenas um ponto os separa do Borussia de Dortmund.
Porém, também no fundo de cada uma das tabelas, há alguns clubes que passam as temporadas entre subidas e descidas, cujos resultados estão quase vaticinados desde o início da época e que regressam, de novo, à 2º liga de futebol.